TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Agente Digital MS: novo app do Detran-MS facilita fiscalização e traz mais segurança ao trânsito

Publicado em

Agentes de Autoridade de Trânsito de todo o Estado passam a contar, a partir desta quarta-feira, 12 de novembro, com um novo aplicativo que vai facilitar a consulta de dados de veículos e condutores. O Detran-MS, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, desenvolveu e disponibilizou a todas as forças municipais, estaduais e federais o Agente Digital MS.

O novo aplicativo tem como propósito agilizar e tornar mais eficiente o processo de consulta durante fiscalizações, patrulhamentos e operações conduzidas por agentes de trânsito, trazendo mais agilidade e rapidez nas abordagens. Agora, as consultas feitas são realizadas diretamente na base do Detran-MS, o que traz uma resposta quase instantânea, agilizando a tomada de decisão de quem está na via e aumentando a confiabilidade das informações acessadas.

Anteriormente, o sistema levava, em média, 24 horas para mostrar ao agente qualquer ocorrência incluída. Com o Agente Digital MS, em até uma hora já está disponível no sistema qualquer irregularidade registrada em nome do condutor ou do veículo. Além disso, o condutor que for flagrado devendo alguma taxa ao Detran-MS pode efetuar o pagamento no momento da abordagem, pois o aplicativo gera o boleto na hora.

O novo aplicativo, desenvolvido pelo Detran-MS, também conta com geolocalização em tempo real, o que permite mapear os locais com maior incidência de infrações e identificar as irregularidades mais comuns, possibilitando, assim, a elaboração de estudos estratégicos que podem apoiar a definição de novas fiscalizações, campanhas educativas e ações preventivas sempre com o intuito de prevenir acidentes e preservar vidas.

Além disso, o Agente Digital MS representa um avanço tecnológico significativo para o Detran-MS, reforçando o compromisso do órgão com a modernização de seus processos, a melhoria contínua do serviço público e a promoção de um trânsito mais seguro para todos.

Para o gerente da Gerência Especial de Patrulhamento e Fiscalização Viária, Rubens Ajala, o aplicativo é mais uma ferramenta que vai contribuir ainda mais para a segurança viária:

“Com o lançamento deste aplicativo, integramos todas as forças de segurança que atuam na segurança viária, com mais agilidade e rapidez nas tomadas de decisão e mais celeridade para o cidadão, que muitas vezes ficava aguardando as consultas para ser liberado.”

O tenente-coronel comandante do BPMRv (Batalhão de Policiamento Rodoviário) destacou o auxílio do aplicativo no combate à criminalidade:

“O BPMRv agradece e parabeniza o Detran-MS, que desenvolveu essa ferramenta que vai ajudar o nosso policial lá na ponta a combater as infrações de trânsito e a criminalidade, o que vai contribuir muito para a segurança pública de Mato Grosso do Sul.”

Segundo o inspetor Luiz Sakai, da Polícia Rodoviária Federal, a integração com o sistema estadual é motivo de orgulho:

“Prestamos nossa homenagem a esse trabalho regional desenvolvido pelo Detran-MS, pois temos acesso a inúmeros sistemas nacionais, e este é motivo de orgulho. Acessar o banco de dados estadual facilita bastante nosso trabalho, ainda mais porque atuamos em fronteiras com o Paraguai e a Bolívia.”

O vice-governador José Carlos Barbosa destacou a digitalização do Detran-MS:

“O Detran-MS é o exemplo mais digital do governo. Ao longo dos últimos anos, o aprimoramento digital tem sido muito acentuado, além do investimento na estrutura pessoal e em equipamentos. Esse processo de digitalização é muito importante. O aplicativo Agente Digital MS possibilita aquilo que, às vezes, podia levar um dia ou mais para receber uma resposta — uma consulta de veículo ou até de condutor. Todos esses avanços trazem mais segurança, conforto para o cidadão, respostas rápidas e liberação imediata do veículo.”

O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, afirmou que não adianta investir em tecnologia se ela não estiver à disposição do cidadão:

“Não adianta a gente investir em TI e isso não funcionar na rua. Tem que ser na prática — investir para que o cidadão consiga tirar sua CNH em 15 minutos. E, na questão do policiamento, é muito mais rápido. Essa rapidez e o uso da boa informação vão trazer frutos enormes para a sociedade, principalmente porque, hoje em dia, se você não tiver esse controle de quem está dirigindo e como está dirigindo, é muito perigoso. É uma agilidade tanto para a população quanto para os agentes.”

Estiveram presentes no lançamento, realizado no auditório do Detran-MS, diversas forças de segurança municipais, estaduais e federais, além do diretor-executivo do Detran-MS, João César Matogrosso; do diretor-presidente Rudel Espíndola Trindade Júnior; da presidente do Cetran-MS e do Focotran, Régia Maria Duarte; e do vice-governador José Carlos Barbosa.

Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS

Foto: Melina Moraes

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Turismo de MS amplia conectividade com mais um voo da Latam entre São Paulo e Bonito

Published

on

By

A conectividade aérea de Bonito, considerado o principal destino de ecoturismo do Brasil, será fortalecida a partir de 25 de outubro com a ampliação da operação da LATAM Airlines entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e Bonito (MS). A companhia aérea passará a oferecer três voos semanais, o que amplia a integração de Mato Grosso do Sul com o principal hub aéreo do país.

Atualmente com operações às quartas-feiras e aos sábados, a LATAM incluirá um novo voo aos domingos e ajustará sua malha para operações às quartas, sextas e domingos. Os voos seguirão os seguintes horários: saída de Guarulhos (GRU) às 9h30, com chegada em Bonito (BYO) às 10h30, e retorno às 11h10, pousando em São Paulo às 14h05.

A ampliação da frequência representa um importante avanço para o turismo sul-mato-grossense, proporcionando mais opções de deslocamento aos visitantes, maior flexibilidade na programação das viagens e ampliação das conexões nacionais e internacionais por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O elevado índice de ocupação dos voos foi determinante para viabilizar a expansão da operação, resultado do trabalho contínuo desenvolvido pelo Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur MS), em parceria com o trade turístico.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, a nova frequência representa mais um avanço na estratégia de fortalecimento da malha aérea do estado. “A ampliação da operação da LATAM demonstra que o mercado responde positivamente aos investimentos realizados na promoção do destino. O bom desempenho da taxa de ocupação dos voos comprova o protagonismo de Bonito e a confiança da companhia em ampliar sua oferta. Além de facilitar o acesso ao principal destino de ecoturismo do Brasil, essa nova frequência amplia as possibilidades de conexão com diversos destinos nacionais e internacionais via Guarulhos, tornando Mato Grosso do Sul ainda mais competitivo no mercado turístico”.

Débora Bordin, comunicação FundturMS
Foto: Infraero

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

MS consolida protagonismo e recebe reconhecimento internacional por vigilância de vírus respiratórios

Published

on

By

Visita técnica do Ministério da Saúde, TEPHINET e CDC de Atlanta destacou modelo integrado desenvolvido pela SES e fortaleceu cooperação para enfrentamento de doenças respiratórias

Mato Grosso do Sul encerrou quinta-feira (25) a programação da visita técnica promovida pela Coordenação-Geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde, com participação da TEPHINET e do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), de Atlanta, nos Estados Unidos. Durante três dias, representantes das instituições conheceram de perto a estrutura e as estratégias adotadas pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) para vigilância, prevenção e resposta aos vírus respiratórios.

A escolha do Estado para receber a missão técnica representou o reconhecimento dos avanços alcançados na área e da capacidade de articulação entre diferentes setores envolvidos na vigilância em saúde.

Reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Estado

Para a gerente de Influenza e Doenças Respiratórias da SES, Lívia Mello, a visita reforçou que Mato Grosso do Sul vem construindo, ao longo dos anos, uma resposta sólida e integrada frente aos vírus respiratórios.

“A visita da Coordenação Nacional da CG Covid, do Ministério da Saúde, da TEPHINET e da equipe do CDC de Atlanta nos trouxe a certeza de que estamos no caminho certo. Desde o convite, ficou claro que Mato Grosso do Sul foi escolhido por conseguir implementar medidas satisfatórias no enfrentamento aos vírus respiratórios, resultado de um trabalho contínuo de qualificação das equipes e fortalecimento das capacidades institucionais”, afirmou.

Segundo Lívia, a programação permitiu apresentar a estrutura estadual de vigilância, envolvendo áreas como Gerência de Influenza e Doenças Respiratórias, unidades sentinelas, imunização, Lacen, RENAVEH (Rede Estadual de Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar), Cievs, assistência farmacêutica e rede hospitalar.

“São diferentes áreas e superintendências que atuam de forma integrada para garantir uma resposta conjunta e eficiente. Esse reconhecimento nos estimula a continuar aprimorando nossas ações e buscando novas ferramentas para fortalecer ainda mais a vigilância”, destacou.

Modelo sul-mato-grossense recebe avaliação positiva do Ministério da Saúde

Durante a visita, a equipe do Ministério da Saúde conheceu o funcionamento do Lacen, do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, referência para SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), além de unidades sentinelas em Campo Grande e Sidrolândia.

Para a assessora técnica da Coordenação-Geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde, Walquiria Almeida, o Estado se destaca nacionalmente pela capacidade de resposta e pela adoção de estratégias alinhadas às recomendações internacionais.

“A avaliação do Ministério da Saúde é muito positiva. Mato Grosso do Sul segue as diretrizes preconizadas pelo Ministério, alinhadas às recomendações da OMS/OPAS (Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde). O Estado frequentemente está à frente na implementação de estratégias e na capacidade de resposta da vigilância dos vírus respiratórios”, ressaltou.

Ainda conforme Valquíria, a integração entre os diferentes setores envolvidos no enfrentamento das doenças respiratórias contribui para uma atuação mais eficiente e qualificada no território.

Cooperação internacional fortalece vigilância em saúde

A consultora da TEPHINET e articuladora do projeto de cooperação técnica entre Ministério da Saúde e CDC, Graziela Alvares, destacou que Mato Grosso do Sul foi selecionado não apenas por características estratégicas, como a extensa faixa de fronteira internacional e a forte presença da suinocultura e avicultura, mas também pelos resultados alcançados pelo Estado.

“Mato Grosso do Sul foi escolhido com muito cuidado e carinho justamente pelo trabalho consistente que vem desenvolvendo na vigilância dos vírus respiratórios. Esta visita representou uma oportunidade importante para conhecermos, na prática, a realidade brasileira e fortalecermos a troca de experiências para qualificar ainda mais as ações em todo o país”, avaliou.

Ao longo da programação, os participantes acompanharam o fluxo laboratorial realizado pelo Lacen, conheceram a atuação dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalares e visitaram unidades sentinelas estratégicas para monitoramento de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave, reforçando a importância da vigilância integrada para proteção da saúde pública.

André Lima, Comunicação SES
Fotos: André Lima

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana