Três Lagoas
Prefeitura de Três Lagoas garante atendimento e recreação para 980 crianças nos CEIs durante a Colônia de Férias
A Prefeitura de Três Lagoas deu início, nesta segunda-feira, 20 de julho, ao atendimento especial da Colônia de Férias para os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino (REME). A iniciativa atende cerca de 980 crianças da Educação Infantil matriculadas em período integral nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e segue até o dia 31 de julho, garantindo proteção às crianças e tranquilidade aos pais e responsáveis que trabalham durante o período de férias escolares e necessitam do apoio da Administração Municipal, por não estarem de férias em seus trabalhos.
As unidades ficam abertas para acolher os alunos com segurança, alimentação equilibrada e atividades lúdicas. Diferentemente do período letivo, a programação é voltada exclusivamente para recreação, brincadeiras orientadas e momentos de convivência.
PRIMEIRA INFÂNCIA COMO PRIORIDADE
Para o prefeito Dr. Cassiano Maia, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com o cuidado às crianças e o apoio às famílias. “É com esse olhar que preparamos nossas unidades para acolher esses alunos com todo carinho, alimentação de qualidade e segurança, garantindo que os pais possam exercer sua rotina de trabalho com tranquilidade”, destacou o prefeito.
Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMED) ampliou a cobertura do atendimento. Das 22 unidades da Educação Infantil do município, 20 Centros de Educação Infantil funcionarão normalmente durante a Colônia de Férias. “Das nossas 22 unidades, apenas os CEIs Interlagos e Cida Castro não estarão em funcionamento neste período, pois atendem exclusivamente em regime parcial. Todas as demais unidades de período integral estarão de portas abertas. Realizamos o período de inscrições entre 2 de junho e 15 de julho para planejar, com rigor, o quadro de profissionais, os monitores e toda a logística da alimentação escolar”, explicou a secretária municipal de Educação e Cultura, Ângela Brito.
A secretária reforça que o ambiente foi preparado para proporcionar um período de descanso escolar com muito acolhimento e diversão. “Não teremos aulas formais, mas, sim, um período de muita recreação, jogos e brincadeiras. O mais importante é que a criança esteja em um ambiente protegido e seguro, enquanto os pais trabalham com a tranquilidade de saber que seus filhos estão recebendo todo o cuidado necessário”, destacou.
SERVIÇO
Colônia de Férias da Rede Municipal de Ensino (REME)
Público-alvo: Crianças matriculadas em período integral nos CEIs e inscritas previamente
Período de atendimento: Até 31 de julho
Unidades participantes: 20 Centros de Educação Infantil (exceto CEI Interlagos e CEI Cida Castro)
| Texto por: | Da Redação | Foto por: | Moacyr Rogério |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Desfile de 7 de Setembro reúne população e forças de segurança na Lagoa Maior
A manhã desta segunda-feira, 7 de setembro, foi marcada pela celebração da Independência do Brasil em Três Lagoas. O tradicional Desfile Cívico-Militar reuniu instituições militares, forças de segurança, projetos sociais, bandas musicais e a população na região da Lagoa Maior.
A programação teve início com o hasteamento do Pavilhão Nacional, realizado em frente à Biblioteca Municipal Dr. Rosário Congro, acompanhado pela Banda Musical Cristo Redentor. Na sequência, foi realizada a Revista da Tropa, cerimônia militar que contou com a participação do prefeito Dr. Cassiano Maia, do comandante da Polícia Militar e do comandante do Exército.
O desfile teve início na Avenida Aldair Rosa, nas proximidades do Lacus Bar, e seguiu até o cruzamento com a Rua Munir Thomé. Ao longo do trajeto, o público acompanhou a passagem das instituições e projetos que participaram da programação.
Entre os participantes estiveram a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea, acompanhada do Pelotão Mirim; o 2º Batalhão de Polícia Militar, com a Patrulha Mirim; o 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM), acompanhado pelo Projeto Bombeiros do Amanhã; a Polícia Militar Ambiental, com a Patrulha Florestinha; o Batalhão de Polícia Militar Rural; a Polícia Militar Rodoviária; a Polícia Civil; a Polícia Científica; a Defesa Civil; a Polícia Penal; a Polícia Rodoviária Federal (PRF); e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A programação também foi acompanhada pelas bandas musicais Cristo Redentor, Jomap e XV de Junho, que contribuíram para o clima de celebração e solenidade durante o desfile.
EXPOSIÇÃO APROXIMOU POPULAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA
Além do desfile, a população também teve a oportunidade de conhecer equipamentos e materiais utilizados pelas forças de segurança e defesa durante uma exposição realizada simultaneamente ao evento.
O Exército Brasileiro apresentou materiais e equipamentos institucionais, enquanto a Polícia Militar Ambiental levou animais taxidermizados para uma ação educativa de conscientização ambiental. A Polícia Militar também participou com a exposição do Canil, apresentando os cães policiais ao público.
AÇÃO REFORÇOU ACESSIBILIDADE DURANTE O DESFILE
Uma das medidas adotadas neste ano foi a não utilização das sirenes pelas viaturas durante o desfile. Os veículos utilizaram somente o giroflex, como forma de reduzir estímulos sonoros intensos e promover um ambiente mais acolhedor e acessível, especialmente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições de sensibilidade sonora.
A Prefeitura também disponibilizou pontos de apoio com banheiros na Biblioteca Municipal e na Secretaria Municipal de Educação, além de pontos de água para atender a população durante a programação.
Realizado pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro reforçou a importância da integração entre o Poder Público, as instituições e a comunidade em um momento de celebração da história, da cidadania e dos símbolos nacionais.
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Defesa Civil e equipes da Prefeitura atuam desde ontem após tempestade que atingiu Três Lagoas
A Prefeitura de Três Lagoas mobilizou, desde a tarde desta sexta-feira (4), uma força-tarefa para atender as ocorrências provocadas pelo tempo severo que atingiu o município. A Defesa Civil esteve nas ruas desde os primeiros registros, trabalhando de forma integrada com diferentes setores da Administração Municipal para garantir a segurança da população e minimizar os impactos causados pelo vendaval.
De acordo com os dados do monitoramento meteorológico, foram registradas rajadas de vento de até 60,8 km/h e 11,2 milímetros de chuva. O radar meteorológico também identificou uma célula de Tempo Severo Convectivo sobre a região de Três Lagoas.
Desde o início da ocorrência, equipes da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), do Trânsito, do Corpo de Bombeiros e de outros setores estiveram mobilizadas em diferentes pontos da cidade.
Entre as áreas afetadas estão o entorno da Feira Central, a região da Lagoa e a Vila Nova. Também foram registrados pontos com fiações tombadas, que receberam atendimento em conjunto com a concessionária de energia elétrica.
Após a passagem do temporal, as equipes da SEINTRA e demais setores da Prefeitura permaneceram em campo para realizar a limpeza e a remoção de galhos e árvores que caíram sobre as vias públicas, além de organizar os locais atingidos e restabelecer as condições de segurança para a circulação da população.
Sob orientação direta do prefeito Dr. Cassiano Maia, as equipes municipais atuaram de forma integrada desde os primeiros registros, acompanhando de perto os efeitos do tempo severo e dando pronta resposta às ocorrências. A mobilização continua para garantir que os pontos afetados recebam os cuidados necessários.
O trabalho integrado também contou com o apoio dos voluntários da Defesa Civil, que auxiliaram no isolamento de áreas de risco, além do Corpo de Bombeiros, equipe de Trânsito, Meio Ambiente e demais secretarias municipais.
A população pode receber alertas climáticos da Defesa Civil realizando o cadastro pelo telefone (67) 98139-2876.



















Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
-
Policial7 dias atrásEm Três Lagoas| Ataque a tiros deixa um jovem morto e quatro feridos em conveniência no Novo Oeste
-
Brasil7 dias atrásMeteorologia prevê ciclone extratropical com chuvas em setembro
-
Brasil7 dias atrásPrazo para empresas optarem por Simples Nacional começa nesta terça
-
Política7 dias atrásLula enfrenta 52,9% de desaprovação em nova pesquisa












































