Mato Grosso do Sul
Procon/MS participa do Festival da Cultura Kadiweu com orientação aos consumidores
O 1º Festival da Cultura Kadiweu terá a participação, na quarta-feira (17), do Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos).
Na Aldeia Campina, localizada na região de Bodoquena, a comunidade indígena celebra suas tradições e cultura com exposição de fotografias, mostra de comidas típicas, cinema infantil, exposição de grafismos, pintura facial e dança típica do povo Kadiweu. Equipe do Procon/MS estará presente no evento das 8h às 16h.
“O convite da liderança local também nos permite lançar em conjunto a primeira etapa do projeto ‘Procon vai as Comunidades Quilombolas e aos Territórios Indígenas’, onde vamos levar nossos serviços de atendimento, orientação e defesa dos consumidores as pessoas que vivem nessas comunidades”, explica o secretário-executivo do Procon/MS, Angelo Motti.
A participação da instituição ocorre a convite do cacique Pedro Nunes e do subsecretário de Políticas Públicas para Povos Originários, Fernando da Silva Souza. Outras ações ainda estão sendo formatadas junto a subsecretaria para atendimento a outras comunidades no Estado.
Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Bonito ganha reforço na proteção ambiental com obra de saneamento que protege o Rio Formoso
Investimento de R$ 26 milhões da Sanesul vai transferir emissário da estação de tratamento de esgoto para a bacia do Rio Miranda e ampliar a preservação de um dos principais patrimônios naturais do Estado
Bonito avança com uma obra estratégica de saneamento voltada à preservação dos recursos hídricos de Mato Grosso do Sul. A Sanesul anunciou recentemente a antecipação de uma obra estratégica que irá retirar o lançamento do produto final do tratamento de esgoto (efluente tratado) da bacia do Rio Formoso e direcioná-lo para a bacia do Rio Miranda, que possui maior capacidade hídrica para receber esse volume.
Com investimento estimado em R$ 26 milhões, em parceria com a Ambiental MS Pantanal, o projeto prevê a implantação de um emissário de aproximadamente 22 quilômetros, ligando a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Bonito à nova área de lançamento.
A medida integra um conjunto de ações voltadas à proteção ambiental do município, reconhecido internacionalmente pelo turismo sustentável e pelas águas cristalinas que atraem visitantes de todo o mundo.
Segundo o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul, Leopoldo Godoy do Espírito Santo, a obra representa uma ação concreta para transformar o saneamento em um ativo ambiental, antecipando investimentos que originalmente estavam previstos para a próxima década.
“Bonito deixou de ser apenas a joia de Mato Grosso do Sul. Hoje é uma referência nacional e mundial, o que exige uma atenção diferenciada e um olhar ainda mais cuidadoso sobre seus recursos naturais”, afirmou.
Preservação do Rio Formoso
A obra é resultado dos estudos e discussões conduzidos pelo Grupo de Trabalho do Rio Bonito, criado há cerca de dois anos por iniciativa do Governo do Estado, da Prefeitura local, da Sanesul e da MS Pantanal.
O objetivo é desenvolver ações capazes de preservar o Rio Formoso e contribuir para reverter processos de degradação observados na bacia hidrográfica local.
De acordo com Leopoldo, o efluente atualmente tratado na ETE é lançado no Córrego Bonito, que integra a bacia do Rio Formoso. Com a nova estrutura, esse lançamento será transferido para a bacia do Rio Miranda, considerada mais adequada para receber o volume tratado sem comprometer o equilíbrio ambiental da região.
A antecipação da obra está alinhada à política ambiental do Governo do Estado, que tem a sustentabilidade como um dos pilares estratégicos de desenvolvimento.
Para o diretor da Sanesul, a preservação dos recursos naturais deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade permanente nas decisões de gestão pública. Leopoldo destacou que o projeto estava previsto dentro do planejamento de longo prazo da companhia, mas foi antecipado diante da preocupação com a conservação dos recursos hídricos da região.
“Estamos tirando o efluente tratado da bacia do Rio Formoso e levando para a bacia do Rio Miranda, que possui maior capacidade hídrica. É um investimento que estamos antecipando porque a sustentabilidade é uma prioridade e uma responsabilidade permanente”, ressaltou.
Além dos ganhos ambientais, a obra reforça o papel do saneamento na promoção da saúde pública e da qualidade de vida. Segundo ele, investimentos em água e esgoto geram impactos positivos diretos na redução de doenças, na preservação dos mananciais e no desenvolvimento sustentável das cidades.
“Estamos falando de dignidade, qualidade de vida, saúde e meio ambiente. É um ciclo em que a água é captada, tratada, distribuída à população, retorna para tratamento e volta à natureza em condições adequadas, preservando os recursos para as futuras gerações”, concluiu.
A expectativa é que a nova estrutura fortaleça ainda mais a condição de Bonito como referência nacional em preservação ambiental, conciliando crescimento econômico, turismo e sustentabilidade.
Comunicação Sanesul
Foto de capa: Arquivo Secom
Interna: Arquivo Sanesul
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul começam sexta-feira com mais de 3,2 mil participantes
Competição será dividida em três blocos, reunindo estudantes de 57 municípios
Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, voltados para atletas de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, começam nesta sexta-feira, dia 12 de junho, em Campo Grande. A competição será dividida em três blocos, reunindo estudantes de 57 municípios em diversas modalidades esportivas. Ao todo, 3.268 pessoas participam da competição, entre atletas, técnicos e dirigentes.
A cerimônia oficial de abertura dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul será realizada nesta sexta-feira (12), às 16h30, no Rádio Clube Campo, localizado na Av. Toros Puxian, 477 – Vila Morumbi, em Campo Grande.
O primeiro bloco de disputas vai até o dia 15 de junho e inclui as modalidades de atletismo, badminton, judô, karatê, tênis de mesa e xadrez na faixa etária de 12 a 14 anos, e ginástica artística, natação e wrestling nas faixa etárias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Entre os locais de prova estão o Parque Olímpico Ayrton Senna (atletismo), o Rádio Clube Campo (badminton), o Cefat (ginástica artística), o Poliesportivo Dom Bosco (judô, karatê e wrestling ), o Rádio Clube Cidade (natação) e o Nipo Centro (tênis de mesa e xadrez). As competições acontecem nos períodos da manhã e tarde em horários específicos por modalidades. Confira os endereços e horários completos no Informativo.
O centro de convivência será no Rádio Clube Campo e funcionará das 11h às 13h e das 18h30 às 20h30. Entre as atrações preparadas para os participantes estão: sessões de karaokê, a transmissão da partida da seleção brasileira pela Copa do Mundo 2026 e um espaço dedicado à troca de figurinhas do álbum oficial da Copa.
Na segunda etapa, entre os dias 15 e 22 de junho, entram em cena as equipes de voleibol e futsal, nas categorias da 1ª e 2ª divisões. O encerramento será com o terceiro bloco, que vai de 22 a 28 de junho, com disputas no basquetebol, handebol e vôlei de praia (também nas duas divisões).
O evento é organizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), e serve como etapa classificatória para os JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros) de 2026 (12 a 14 anos), que ocorrerão em Brasília (DF) em setembro, e os Jogos Escolares da Juventude – COB 2026, (15 a 17) em Foz do Iguaçu (PR) em novembro.
Confira mais informações no Informativo dos Jogos Escolares da Juventude de MS.
Programação – Centro de Convivência (Bloco 1)
Local: Rádio Clube Campo
Endereço: Av. Toros Puxian, 477 – Vila Morumbi
Horário de funcionamento: das 11h às 13h e das 18h30 às 20h30
13 de junho (sábado)
Karaokê
- 12h
- 18h30
Troca de figurinhas
- 12h
- 19h
Transmissão do jogo do Brasil
- 18h
Premiações
Nos locais de competição
(Conforme o término das competições)
Atletismo
- 13/06, a partir das 10h
- 14/06, às 11h
Local: Parque Olímpico Ayrton Senna
Endereço: Rua Jornalista Valdir Lago, 512 – Aero Rancho
Lutas
- 13/06, a partir das 10h
- 14/06, às 11h
Local: Poliesportivo Dom Bosco
Endereço: Av. Júlia Maksoud, 815 – Monte Castelo
Natação
- 13/06, a partir das 10h
- 14/06, às 11h
Local: Rádio Clube Cidade
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 1924 – Centro
No Centro de Convivência
Local: Rádio Clube Campo
Endereço: Av. Toros Puxian, 477 – Vila Morumbi
Ginástica Artística, Tênis de Mesa e Xadrez
- 14/06, às 13h
Badminton
- 14/06, às 18h
Observação: As premiações realizadas nos locais de competição ocorrerão conforme o encerramento das disputas de cada modalidade.
Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto de capa: Coolab/ Registros Esportivos
Fonte: Governo MS
-
Três Lagoas2 dias atrásEm Três Lagoas| Arraiá da Escola Olinto Mancini promete noite de tradição, cultura e diversão nesta quarta-feira (10)
-
Três Lagoas2 dias atrásToninha Campos completa 70 anos: Comunicação e dedicação a Três Lagoas
-
Celulose em Destaque3 dias atrásArauco reforça parceria com MPMS em campanha de combate à violência doméstica e ao feminicídio
-
Trânsito3 dias atrásSindicalista morre após oito dias internado por grave acidente na BR-262 em Três Lagoas
