Assembléia Legislativa MS
Desafios e oportunidades são temas de Seminário Estadual do Leite
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza na próxima terça-feira (30), no Plenário Deputado Júlia Maia, a partir das 13h, o Seminário Estadual do Leite, que neste ano terá o tema “Desafiando Gestores e Criando Oportunidades”.
A propositura do evento é do deputado Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente Parlamentar do Leite, com a parceria da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
“Vamos promover a união da classe produtiva do setor e, principalmente, apontar um caminho como resposta ao grito de socorro de nossos produtores da pecuária de leite, dentre eles, os da agricultura familiar. Sobretudo, queremos ajudar a construir uma Política Estadual de Incentivo à Bacia Leiteira. Este é o motivo dessa edição do Seminário Estadual”, informou Câmara.
Mato Grosso do Sul possui cerca de 60 laticínios e 20 mil produtores de leite. São três polos de produção que se destacam pelo volume de leite produzido, pela presença de indústrias lácteas, pelo comércio de insumos e pela assistência técnica. São eles: Leste, Centro e Sul, totalizando 31 municípios, responsáveis por mais de 70% da produção estadual.
Nos últimos sete anos, ocorreu uma redução do número de produtores. Apesar da melhoria da produtividade por vaca, o Estado registrou uma queda de mais de 48% no volume de leite captado. Isso porque ocorre uma migração para outras atividades mais rentáveis.
“Hoje, Mato Grosso do Sul está importando leite de outros Estados para atender o consumo local. Temos a informação de que somente no período de 2015 a 2022, a produção sofreu redução de 45,42%, e a queda continuou em 2023, com os produtores migrando para outras opções produtivas, como soja e milho”, disse Câmara.
Programação
13h – Credenciamento
13h30 – Mesa de abertura
14h – Palestra: Panorama do mercado do leite no Brasil, com Samuel José de Magalhães, da Embrapa Gado de Leite, Juiz de Fora (MG)
14h30 – Palestra: Leite A2 e Certificações ESG, com Heloise Duarte, do Movimento Beba Mais Leite, Belo Horizonte (MG)
15h – Palestra: Leite Missões, um Case de Sucesso, com Lineu Pasqualotto
15h30 – Mesa de debate
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
Assembléia Legislativa MS
ALEMS estende para rodovias da Rota da Celulose atuação da Comissão que acompanha concessões
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
Assembléia Legislativa MS
Dia do Estado Laico pode ser incluído no Calendário de Eventos de MS O objetivo principal da matéria é democratizar o conceito de Estado Laico
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
-
Galeria de Imagens1 dia atrásEdilaine Evelyn celebra 30 anos com festa especial ao lado de familiares e amigos em Três Lagoas
-
Agronegócios1 dia atrásAlta do diesel corrói margem no campo e pode custar até R$ 14 bilhões ao agronegócio
-
Água Clara6 dias atrásPRF apreende 14 Kg de maconha em Água Clara (MS)
-
Celulose em Destaque5 dias atrásArauco capacita instituições para captação de recursos voltados a projetos sociais
