Mato Grosso do Sul
Técnico de MS é reconhecido como referência nacional no desenvolvimento do paradesporto
Profissional de Educação Física, Rafael Alves da Silva Alencar foi um dos homenageados na 11ª edição do Prêmio Paralímpicos, em São Paulo (SP). Realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2011, a solenidade condecora atletas paralímpicos que se destacaram em competições nacionais e internacionais, além de técnicos inspiradores do paradesporto no país.
O sul-mato-grossense de 31 anos recebeu o Prêmio Braskem, como “personalidade que se destacou por comportamento exemplar e inspirador no Movimento Paralímpico, sendo referência em ações que motivaram a transformação positiva, dentro e fora das competições”.
Rafael Alencar é técnico de paratletismo e trabalha na formação esportiva de crianças e adolescentes em Dourados e região, atendendo principalmente comunidades indígenas. “Gratidão é a palavra que resume esse prêmio. É a prova de que meu trabalho feito em prol do esporte paralímpico é significativo”, destaca, complementando.
“É uma motivação a mais para continuar trabalhando com amor. Esporte paralímpico é isso, é amor ao próximo. Tenho a certeza que os atletas nos veem de uma forma diferente, como parte da família, e por isso temos que dar o nosso melhor sempre”, diz.
O professor de Educação Física integra o Programa MS Desporto Escolar (Prodesc), desenvolvido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, via Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte) junto à Secretaria de Estado de Educação (SED). O programa oferece treinamento esportivo no contraturno das aulas da Rede Estadual de Ensino (REE).
Em Dourados, Rafael ensina crianças e adolescentes com deficiência visual, intelectual e física. Um dos participantes é David Morales, de 15 anos, que nasceu e vive na Aldeia Bororó. O jovem indígena conheceu o paratletismo em 2020, durante uma visita do técnico à comunidade em busca de novos integrantes para o treinamento.

“A maioria dos atletas não têm condições de comparecer aos treinamentos na cidade. Então, gente tem ido até as comunidades, levando os materiais de treinamento e adaptando o trabalho à realidade deles”, relata Rafael, que acompanha David duas vezes por semana, dependendo da rotina do jovem.
O atleta da classe T38 (para pessoas com paralisia cerebral) participou da primeira competição nacional em 2021, as Paralimpíadas Escolares, em São Paulo (SP), conquistando três medalhas de bronze, nos 75 e 250 metros livres, e no salto em distância.
“Para ele e sua família, tudo isso é uma novidade. Os pais ficaram muito felizes com a possibilidade de o filho competir no alto rendimento em outra cidade. Há pouco tempo, eles não imaginavam que isso era possível”, enfatiza o técnico, em entrevista ao Comitê Paralímpico.
Lucas Castro, Comunicação Fundesporte
Fotos: Divulgação
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Penitenciária de Paranaíba amplia segurança com instalação de alambrados e telas de proteção nos pavilhões
A Penitenciária de Paranaíba concluiu a instalação de alambrados no perímetro externo da unidade e iniciou a implantação de telamento sobre os pavilhões, ampliando as medidas de segurança e prevenção adotadas pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).
As intervenções têm como objetivo criar uma barreira de proteção próxima à muralha da unidade, dificultando o arremesso de materiais ilícitos por terceiros a partir da área externa, além de reduzir as possibilidades de utilização de drones para o transporte irregular de objetos ao interior dos pavilhões.
Com a instalação dos alambrados em todo o entorno do prédio da penitenciária e o início da implantação das telas de proteção, a unidade passa a contar com uma estrutura adicional de controle e vigilância. A medida contribui para dificultar a entrada de drogas, aparelhos celulares e outros materiais proibidos que possam comprometer a segurança, a disciplina e a rotina operacional do estabelecimento penal.
Segundo a direção do presídio, a iniciativa integra um conjunto de ações voltadas ao aprimoramento da estrutura de segurança da unidade e ao fortalecimento do trabalho desenvolvido pelos policiais penais. “Essa é uma iniciativa que fortalece o controle interno da unidade e proporciona mais segurança tanto para os servidores quanto para a população carcerária, dificultando práticas ilícitas que possam comprometer a rotina operacional do estabelecimento penal”, destacou o diretor André França.

O uso de drones para o envio de materiais proibidos em estabelecimentos penais tem se tornado um desafio para os sistemas penitenciários em todo o país. Nesse cenário, a adoção de barreiras físicas, aliada às ações de vigilância, inteligência e monitoramento, representa uma importante ferramenta preventiva para coibir tentativas de acesso irregular ao interior das unidades.
A Agepen tem investido continuamente em melhorias estruturais e operacionais nas unidades penais de Mato Grosso do Sul, com foco no aprimoramento da segurança institucional, na valorização do trabalho dos policiais penais e na manutenção da ordem e da disciplina no sistema penitenciário estadual.
Tatyane Santinoni, Comunicação Agepen
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Chuvas superam média histórica em Campo Grande e Três Lagoas, mas distribuição é irregular em MS
Fonte: Governo MS
-
Câmara Municipal de Três Lagoas6 dias atrásEm Imagens| Câmara homenageia personalidades durante solenidade pelos 111 anos de Três Lagoas
-
Três Lagoas5 dias atrásDefesa Civil de Três Lagoas realiza reunião de alinhamento para atuação na Expotrês 2026
-
Galeria de Imagens5 dias atrás111 ANOS TL – Prefeito Cassiano Maia participa da inauguração da 70ª Sala Lilás da Polícia Civil e reforça compromisso com a proteção às vítimas de violência
-
Suzano5 dias atrásSuzano abre oito vagas de emprego para atender suas operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas (MS)


