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Educação

Empregabilidade: ensino superior aumenta chances no mercado de trabalho

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Além de melhores oportunidades, graduados possuem maiores salários

 

Campo Grande, MS — abril de 2022 – Uma simples pesquisa na internet por vagas de emprego já é capaz de sinalizar a quantidade de postos de trabalhos que exigem ensino superior como requisito básico para se tornar um candidato. É um direcionamento do mercado de trabalho que se consolidou ao longo das últimas décadas e revela uma tendência que deve se tornar ainda mais efetiva nos próximos anos.

O Dia da Educação, comemorado em 28 de abril, é uma data que convida a sociedade a refletir sobre a importância do tema, principalmente no que diz respeito à educação como uma ferramenta de transformação para a sociedade, capaz de assegurar mais oportunidades e competitividade na conquista e manutenção de um emprego, com melhores salários e cargos.

Para a mestre em Educação e professora do curso de Pedagogia da Anhanguera, Erika Karla Barros da Costa, à medida que a taxa de escolaridade da população aumenta é natural que o mercado de trabalho também amplie seu nível de exigência na qualificação da mão de obra. “É possível constatar essa tendência por meio de vários levantamentos e estudos que validam essa orientação dos empregadores em priorizar a contratação de profissionais cada vez mais capacitados e especializados. E é na exigência da formação superior que o mercado de trabalho cumpre esse propósito”, revela.

Um dos indicadores que comprovam a importância da educação na transformação da sociedade é o estudo realizado entre agosto e outubro de 2021 pelo Instituto Semesp — entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil –, que aponta um crescimento salarial para profissionais com ensino superior completo. O levantamento, feito com mais de 8.500 egressos e alunos de graduação do país, permite identificar a migração entre as faixas de rendimento mensal no período antes e após a graduação. Por exemplo, a quantidade de pessoas que recebem remuneração acima de R$ 5 mil teve crescimento de 135% após a conclusão do ensino superior.

Já entre os estudantes que recebiam até R$1.000,00 mil reais mensais antes de terminar o curso, pelo menos 91,4% apresentaram rendimento superior a esse valor após a conclusão. Aqueles que recebiam entre R$ 2.000,00 e R$ 3.000,00 mil antes do encerramento do curso, cerca de 66,8% avançaram para um rendimento acima de R$ 3.000,00 mil. O mesmo levantamento mostra, ainda, que antes de concluir o curso de nível superior, apenas 2,9% recebiam acima de R$ 5.000,00 mil. Já após a conquista do diploma, esse percentual saltou para 26%.

Dados da pesquisa apontam também que 78,8% dos egressos de instituições privadas consideram a graduação importante para entrar no mercado de trabalho. “É importante notar como a educação se traduz em ferramenta de transformação na vida dos cidadãos, de várias formas, seja como uma mudança na realidade financeira de muitas famílias ou permitindo novas oportunidades e servindo de inspiração. Muitas pessoas que não tiveram a chance de cursar uma graduação estão comemorando essa conquista com os filhos e os netos, por exemplo”, destaca a professora.

O ingresso no ensino superior possui diversos atrativos, tais como o aumento da renda, maior acesso a saúde, bens e serviços e até mesmo a continuidade dos estudos; porém, o principal é transformar sonhos em realidade.

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Educação

Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

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O governo federal apresentou, nesta sexta-feira (19), proposta de reestruturação da carreira dos servidores técnico-administrativos de universidades e institutos federais. As categorias estão em greve em boa parte do país. Pela proposta, será concedido aos servidores reajuste de 9%, a partir de janeiro de 2025, e de 3,5%, em maio de 2026. A informação foi divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A proposta foi apresentada na sede do MGI, em Brasília, durante a quarta reunião da Mesa Específica e Temporária que debate a reestruturação da carreira.

Para 2024, o governo já havia formalizado, para todos os servidores federais, proposta de reajuste no auxílio-alimentação, que passaria de R$ 658 para R$ 1 mil (51,9% a mais), de aumento de 51% nos recursos destinados à assistência à saúde suplementar (auxílio-saúde) e de acréscimo na assistência pré-escolar (auxílio-creche), de R$ 321 para R$ 484,90.

Segundo o ministério, se forem considerados o aumento nos benefícios e o reajuste de 9% concedido no ano passado, além da proposta feita nesta sexta-feira, os técnicos teriam um reajuste médio global de mais de 20% para a carreira.

De acordo com o MGI, a proposta apresentada nesta sexta-feira inclui ainda a verticalização das carreiras “com uma matriz única com 19 padrões; a diminuição do interstício da progressão por mérito de 18 para 12 meses; a mudança no tempo decorrido até o topo das carreiras, que passa a ser de 18 anos”.

Servidores

Os servidores técnico-administrativos da área de educação classificaram de “irrisória e decepcionante” a proposta apresentada pelo governo federal. Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), as negociações pela manhã foram dedicadas à carreira dos técnicos. Na parte da tarde, segundo ele, a mesa de negociação trataria da carreira dos docentes.

Além de reivindicar, inicialmente, uma recomposição salarial que varia de 22,71% a 34,32%, dependendo da categoria, os servidores pedem a reestruturação das carreiras da área técnico-administrativa e de docentes; a revogação de “todas as normas que prejudicam a educação federal aprovadas nos governos Temer e Bolsonaro”, bem como a recomposição do orçamento e o reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

De acordo com o Sinasefe, a tendência é que a greve continue, pois o termo apresentado pelo governo, até o momento, não recompõe salários nem reestrutura as carreiras. “A proposta do governo foi de um reajuste de 9% para janeiro de 2025 e 3,5% para maio de 2026 . Isso significa a manutenção do congelamento salarial para 2024”, avalia o sindicato.

A decisão dos servidores da área de educação será oficializada após consulta às assembleias locais e apresentação durante a plenária nacional, ainda a ser convocada.

Por Agência Brasil

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Educação

Projeto Arte da Música lança livro com composições de alunos de escolas públicas

• 20 canções foram selecionadas e gravadas pelos alunos com o auxílio de um produtor musical, em ritmos diversos

• As músicas mixadas podem ser encontradas nas principais plataformas de streaming

• Todo o material está ainda reunido em um livro, que será distribuído às escolas participantes

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Por meio do projeto “Arte da Música”, 3.240 alunos de 44 escolas de 10 cidades brasileiras descobriram, na prática, como letras e melodias são um rico elemento para a educação, contribuindo no processo criativo e nas habilidades motoras. 85 professores de escolas públicas de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo trabalharam com os estudantes na construção de mais de 200 composições inscritas no projeto. Dessas, 20 foram selecionadas e gravadas pelos alunos com o auxílio de um produtor musical, em ritmos diversos.

As músicas mixadas, resultado de um trabalho de cerca de seis meses, podem ser encontradas nas principais plataformas de streaming (Amazon Music, Apple iTunes, Deezer, Spotify, Tidal, TikTok e Youtube Music), procurando pelo nome “Arte da Música” ou na galeria do site do projeto, que conta ainda com vídeos dos bastidores das atividades. Todo o material também foi reunido em um livro, que será distribuído gratuitamente em todas as escolas participantes.

Para o coordenador do projeto, Allan de Amorim, participar de atividades musicais em grupo, auxilia no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, estimula a imaginação e a criatividade, favorecendo a concentração, a memória, a autodisciplina e a atenção. E ainda contribui para o desenvolvimento da sensibilidade e da percepção do senso rítmico dos alunos. “Aulas de música, atividades extracurriculares, experiências de escuta ativa e programas escolares podem ainda ajudar no desenvolvimento pessoal, como colaboração, paciência e respeito mútuo”, ressalta.

Realizado pela Horizonte Educação e Comunicação com patrocínio da CTG Brasil e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto envolveu os municípios de Andirá (PR), Avaré (SP), Carneirinho (MG), Ilha Solteira (SP), Iturama (MG), Ourinhos (SP), Piraju (SP), Ribeirão Claro (PR), Selvíria (MS) e Três Lagoas (MS).

O “Arte da Música” levou às salas de aula orientações para que os alunos pudessem criar canções sobre o tema “Água e Rios”. Destinado às escolas de Ensino Fundamental II, abrangendo estudantes dos 8º e 9º anos, as atividades utilizaram a música como ferramenta de ensino-aprendizagem.

Nesta edição, o projeto propôs como tema a importância da preservação da água e dos rios, como forma de incentivar a reflexão sobre a sobrevivência do planeta. “Ao unirmos esta temática à musicalidade, esperamos que o projeto ajude a sensibilizar toda a comunidade escolar”, reforça Amorim.

Estúdio portátil para as gravações do Arte da Música
(Créditos: Juliano Henrique Rosseti / Horizonte)

O projeto Arte da Música conta com o patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País e concessionária de diversas usinas hidrelétricas distribuídas pelo Brasil, e parceria com as Secretarias e Diretorias Regionais de Educação dos municípios contemplados.

Sobre a CTG Brasil

A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala.Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Sobre a Horizonte Educação e Comunicação

Há mais de 30 anos planejamos e realizamos projetos educacionais, culturais e editoriais, sob encomenda de dezenas de empresas e instituições. Com uma equipe que reúne pedagogos, professores, artistas plásticos, designers, editores, jornalistas e outros especialistas com ampla experiência, propomos soluções de comunicação para as temáticas socioambientais, com foco em resultado e inovação. Somamos nesta trajetória mais de 130 projetos nacionais realizados, com atuação em mais de 400 cidades brasileiras, mais de 8.600 professores capacitados, mais de 5 milhões de alunos impactados e mais de 580 publicações lançadas. Acesse: http://www.edhorizonte.com.br/

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