TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Três Lagoas

Três-lagoense Mario Art’s a paixão pela miniatura

Publicado em

O artesão construiu seu primeiro brinquedo em miniatura com apenas 8 anos de idade

N

um passado um pouco distante, as crianças tinham desenvolvimento e criatividade para criar seu próprio brinquedo, não havia a tecnologia de hoje, e assim os brinquedos sem nenhum dispositivo eletrônico eram criados, como: carrinhos, bonecas, pipas, fazendinhas, etc. Quase todas as brincadeiras precisavam de algum esforço físico, bem diferente dos tempos atuais, onde as crianças ficam horas sentadas em frete a uma tela.

Esperamos que está história leve a criatividade a alguma criança, como aconteceu em 1989, quando Mario Luis, criou seu primeiro brinquedo, uma Julieta.

O ArapuáNews esteve no bairro Carandá em Três Lagoas, fazendo uma visita ao artesão Mario Luis Brito da Silva de 40 anos, motorista, e nos momentos de folga, constrói brinquedos de madeiras e motorizados.

Mario nasceu na cidade paulista de Santa Fé do Sul, e com 7 anos de idade mudou-se com seus pais Luis Bezerra da Silva e Maria Brito da Silva, para Três Lagoas-MS no Bairro Alvorada.

Mario conta que tudo começou quando ainda tinha 8 anos de idade, numa viagem viu de fronte a rodovia, vários brinquedos de madeira, e o que lhe chamou a atenção foi um caminhão boiadeiro, já que seus brinquedos eram todos de plástico.

“Pai compra um desses pra mim! — Meu filho o pai não tem condições, o negocio é pegar um martelo e serrote, e fazer um pra você. Isso foi um incentivo, peguei o martelo e um serrote velho, que nem dente tinha direito, e assim comecei a serrar as madeiras, e fiz meu primeiro brinquedo de madeira, uma julieta, não ficou bem feito, por ter apenas 8 anos de idade”.

E com os anos Mário foi aprimorando, e tendo experiência, construindo brinquedos de madeira em tamanho escalonado, ou seja do tamanho real para miniaturas.

Foto:ArapuáNews

O trabalho começou a chamar a atenção de todos, e surgiu o desafio de construir os primeiros tratores de pedal, em que as crianças pudessem subir em cima, seu pai trabalhava na Feira Livre em Andradina-SP, e começou a levar os tratores para vender.

Foto:ArapuáNews

E assim surgiu o primeiro pedido, de um trator motorizado de 63 cilindradas, com freio, acelerador com valor de R$ 3.700,00, de material reciclado, PVC e ferro. Feito para aguentar até 150 quilos, mas exclusivo para crianças, a criação dura cerca de 2 meses para ser finalizado.

O trator Massey Ferguson é a paixão do artesão, que com a venda de 6 tratores de pedal para crianças de 7 à 8 anos, pode comprar um terreno no bairro Carandá e construir sua casa, onde mora com sua esposa Valdice Alves, e os filhos Gustavo (08) e Henrique (17).

Além dos brinquedos masculinos, Mario cria casa de bonecas, onde cabe até 6 crianças. A casinha do seu pet já está sem graça? Veja essa que nosso artesão desenvolveu.Em parceria com sua esposa Valdice, uma grande incentivadora do artesão, foi confeccionado arranjo no cacho do coco, um produto que teve uma boa aceitação no Dia das Mães.

A OFICINA

De um martelo e serrote, a oficina de Mário foi tomando forma, mas até os maquinários foram feitos manualmente pelo artista, que espera por um apoio financeiro, e assim ter uma nova oficina, com ferramentas avançadas.

“Na minha oficina, os meus maquinários são feitos por mim todo manualmente, bancada com motor de gol e de tanquinho, nada é comprado. Mais um dia creio em Deus, que terei um patrocinador e terei meus maquinários novos, mas para quem fazia no serrote e no martelo, está bom né”.

O PRAZER

A juventude está mudada, quando criança era obrigado ficar em casa, obedecia a minha mãe, e passei a gostar de fazer os brinquedos.

“Só de ver as pessoas me elogiar, me emotiva, não é nem o valor agregado, a satisfação é o agradecimento pelo produto entregue”.

O TRABALHO

Mário trabalha como motorista de carreta há 8 anos em empresas que prestam serviço à Suzano, e agradece por trabalhar com transporte de madeiras.

“Eu trabalho com carreta há 8 anos, peço a Deus muita saúde, e chegar do serviço e trabalhar com brinquedos, não só faço isso, mas cuido bem da minha casa, sou bem detalhista. A pessoa ter amor ao que faz, e se tem um dom a mais, você tem que cultivar, não tenho preguiça de trabalhar. Dou valor nas empresas que trabalho, me motiva a querer trabalhar mais, é o sustento da minha família, prezo muito a Empresa e agradeço o serviço que faço, no transporte de madeira, que exige trabalhar sem cansaço e ter cuidado com a saúde, para voltar bem para a família”.

CONTATO

Canal no Youtube Mario Artes Luis, dar um like e inscrever no Canal, meu contato no Zap 67 9 9310 6603.

Comentários Facebook

Três Lagoas

Shopping Três Lagoas se consolida como palco da Copa na região

Mais de 2 mil pessoas acompanharam Brasil X Japão na Praça de Alimentação

Published

on

A torcida brasileira de Três Lagoas e região tem um ponto de encontro para chamar de seu: o Shopping Três Lagoas. O Centro de Compras, através de ações pontuais para a Copa do Mundo, vem arrastando multidões para suas dependências.

No último jogo do Brasil, contra o Japão, válido pela fase 16 avos, levou cerca de 2 mil pessoas à praça de alimentação. “Não é uma surpresa. Pelo contrário, preparamos um cenário para este grande momento: decoração, telão de led, promoções e brindes”, disse Juliana Carrara, coordenadora de marketing do Shopping Três Lagoas.

O Brasil enfrenta a Noruega neste domingo (05), a partir das 16h, pela fase oitavas de finais. “Além da transmissão do jogo, teremos promoção de chopp por R$ 5,00 por 5 minutos a cada gol da seleção brasileira, premiação para os três torcedores mais bem caracterizados e som ao vivo após a partida”, finalizou Carrara.

Comentários Facebook
Continue Reading

Três Lagoas

Secretaria de Saúde de Três Lagoas confirma caso de meningite meningocócica e reforça medidas de prevenção

Published

on

By

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas confirmou um caso de meningite causada pelo meningococo do sorogrupo C no município. O paciente está hospitalizado e recebe toda a assistência necessária.

Desde a confirmação, na quarta-feira, 03 de julho, a equipe da Vigilância Epidemiológica iniciou imediatamente a investigação do caso, adotando todas as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde para interromper a cadeia de transmissão.

Adriana Louro Spazzapan, enfermeira coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica da SMS, enfatizou que “é importante destacar que este caso não está relacionado ao caso anteriormente confirmado, que foi causado pelo meningococo do sorogrupo B. Embora ambas sejam doenças meningocócicas, foram provocadas por sorogrupos diferentes.”

Entre as ações realizadas estão a identificação e o acompanhamento dos contatos próximos do paciente, a administração da quimioprofilaxia (medicação preventiva) para as pessoas elegíveis e demais medidas de vigilância e controle previstas nos protocolos nacionais.

MANTENHA A CALMA

A SMS orienta que a população mantenha a tranquilidade, pois as medidas de controle para esse tipo de ocorrência são bem estabelecidas e estão sendo executadas de forma rápida e adequada pelas equipes técnicas.

“A Vigilância Epidemiológica segue monitorando a situação e reforça que qualquer pessoa que apresente sintomas compatíveis com a doença deve procurar imediatamente uma unidade de saúde”, destacou a secretária da pasta, Juliana Salim.

O QUE É A MENINGITE MENINGOCÓCICA?

A meningite meningocócica é uma infecção grave causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo), que provoca inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode evoluir rapidamente e necessita de atendimento médico imediato.

COMO ACONTECE A TRANSMISSÃO?

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por meio de gotículas de saliva e secreções respiratórias, eliminadas ao falar, tossir, espirrar ou durante contato próximo e prolongado, como entre familiares que convivem na mesma residência.

Por isso, o acompanhamento e a medicação preventiva são direcionados apenas aos contatos próximos do paciente, conforme avaliação da Vigilância Epidemiológica.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS?

Os sinais e sintomas podem surgir de forma repentina e incluem:

  • Febre alta;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Rigidez na nuca;
  • Vômitos;
  • Sonolência excessiva;
  • Manchas avermelhadas ou arroxeadas na pele.

Ao apresentar qualquer um desses sintomas, especialmente quando associados, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente.

COMO PREVENIR?

A principal forma de prevenção é a vacinação, disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Também são importantes medidas como:

  • Manter a vacinação em dia;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
  • Higienizar frequentemente as mãos;
  • Manter os ambientes bem ventilados.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que novas informações serão divulgadas, caso necessário, por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Três Lagoas e da SMS.

Texto por: Henrique Alves Foto por: Divulgação

Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS

Comentários Facebook

Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas04/07/2026

Shopping Três Lagoas se consolida como palco da Copa na região

Mais de 2 mil pessoas acompanharam Brasil X Japão na Praça de Alimentação

Três Lagoas03/07/2026

Secretaria de Saúde de Três Lagoas confirma caso de meningite meningocócica e reforça medidas de prevenção

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas confirmou um caso de meningite causada pelo meningococo...

Três Lagoas03/07/2026

Três Lagoas ganha relógio digital urbano por meio de parceria entre Prefeitura e Sicredi

Na manhã desta sexta-feira, 3 de julho, a Prefeitura de Três Lagoas e o Sicredi celebraram mais uma importante parceria...

Três Lagoas03/07/2026

Defesa Civil de Três Lagoas participa de palestra sobre prevenção e segurança na Eldorado Brasil

Sempre buscando por novos conhecimentos e experiências, a equipe da Defesa Civil de Três Lagoas esteve presente nesta quinta-feira, 02...

Três Lagoas03/07/2026

Prefeitura inicia 3ª etapa das obras no Jd. Alvorada e amplia transformação em região historicamente afetada por alagamentos

A Prefeitura de Três Lagoas segue avançando com um dos maiores conjuntos de obras de drenagem e pavimentação da cidade....

Três Lagoas03/07/2026

Formulário online de consulta a associações e instituições para comercialização de alimentos na Festa do Folclore segue aberto

A contagem regressiva para a tradicional Festa do Folclore de Três Lagoas já começou. Realizada todos os anos no mês...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana