TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Assembléia Legislativa MS

Propostas do Executivo sobre investimento, educação e subsídios tramitam na ALEMS

Publicado em

Enviados pelo Poder Executivo, tramitam na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) três propostas, todas serão analisadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). O Projeto de Lei 94/2024 autoriza o Poder Executivo Estadual a instituir a Agência de Promoção de Investimentos de Mato Grosso do Sul (Invest MS), sob a modalidade de serviço social autônomo, na forma que especifica, e dá outras providências.

O objetivo da proposta é autorizar a instituição da Agência de Promoção de Investimentos de Mato Grosso do Sul, denominada Invest MS, como pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de interesse e finalidade públicos, com a função de captar novos investimentos, atraindo novos investimentos para o Estado, potencializando o desenvolvimento sustentável.

O Projeto de Lei 100/2024 altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei 5.676, de 21 de junho de 2021, que cria a Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica do Estado de Mato Grosso do Sul (FADEB /MS). Na prática, a matéria visa a realizar adequações no texto da Lei 5.676/2021, com o objetivo de possibilitar a formação de profissionais de educação superior e de acadêmicos para que esses, após a formação, atuem em projetos e em programas por ela desenvolvidos, por intermédio de tutoria aos estudantes do Estado de Mato Grosso do Sul, com previsão de bolsa-estudo, bolsa-tutoria, bolsa-auxílio e bolsa-formação e de iniciação científica e tecnológica.

Também tramita na ALEMS o Projeto de Lei Complementar 03/2024, que altera a redação e acrescenta dispositivos na Lei Complementar Estadual 95, de 26 de dezembro de 2001, e acrescenta dispositivo na Lei Complementar 155, de 9 de dezembro de 2011, nos termos que especifica.

Entre os objetivos está a alteração da base de cálculo da indenização ali prevista, para que incida sobre o subsídio do cargo do servidor designado para a respectiva função, sem mudança dos percentuais já fixados. Assim, com o acréscimo dos incisos X e XI no artigo 71 da Lei Complementar 95, de 2001, para dispor sobre a indenização de substituição, constará que o Procurador do Estado substituto fará jus à retribuição pela substituição de outro Procurador do Estado, exercida com acréscimo extraordinário às suas atribuições regulares, nos casos de afastamentos ou de impedimentos legais do titular, e de estabelecer a possibilidade de ressarcimento das despesas com aperfeiçoamento profissional, respectivamente. Conheça aqui as outras alterações propostas no projeto.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook

Assembléia Legislativa MS

Lei: Instituído em MS o Dia da Defensora e do Defensor Público

Published

on

By

Foi sancionada a Lei 6.234 de 2024, que institui o Dia da Defensora e do Defensor Público no Estado de Mato Grosso do Sul, a ser comemorado, anualmente, em 19 de maio. A nova norma, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (20).

A Lei 6.234 de 2024 estabelece ainda que a data passe a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado. A Constituição Federal conferiu ao Estado o dever de prestar assistência jurídica integral e gratuita a todas as pessoas que comprovem insuficiência de recursos.

O Congresso Nacional, após o início da vigência do texto constitucional, organizou a Defensoria Pública da União e do Distrito Federal e dos Territórios através da Lei Complementar 80 de 1994, que também estabeleceu normas gerais relacionadas à atuação da Defensoria Pública nos Estados, deixando a organização e a instituição do regime jurídico da carreira de Defensor Público Estadual a cargo das leis complementares estaduais.

Em Mato Grosso do Sul, a Lei Complementar 51 de 1990, criou a Lei Orgânica da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, estabelecendo a competência, estrutura, organização e funcionamento de seus órgãos e o Estatuto da carreira de seus membros.

“É fundamental o papel dos defensores públicos na garantia dos direitos daqueles que não têm condições financeiras de pagar por assistência jurídica privada, representando apoio e serviço indispensáveis para o cidadão sul-mato-grossense mais vulnerável”, destacou Mochi.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Assembléia Legislativa MS

Tia Eva, Niemeyer, japoneses, biodiversidade e liberdade de imprensa no Fazendo Arte

Published

on

By

A edição de maio do programa ‘Fazendo Arte’ tem artesanato regional, Comunidade Quilombola Tia Eva, imigração japonesa no Brasil e Mato Grosso do Sul, estatísticas a respeito de registros civis, liberdade de imprensa, biodiversidade e a arquitetura modernista de Oscar Niemeyer. A atração entra na grade da TV ALEMS neste sábado (18), às 12h45, e depois já pode ser vista no YouTube da Casa de Leis.

O artesanato regional retrata costumes, tradições e referências culturais, sendo produzido, em grande parte, com matérias primas locais, manifestando a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense. Conforme informações do Sistema de Cadastramento do Artesão Brasileiro (Sicab), ligado ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Mato Grosso do Sul possui 8,5 mil profissionais.


Comunidade Quilombola Tia Eva é mostrada no programa

(Foto: João Humberto)

Em alusão ao Dia Estadual do Artesão, celebrado em 19 de março, a ALEMS realiza anualmente a entrega da Medalha Conceição dos Bugres. Matéria sobre o evento pode ser conferida no programa.

O Fazendo Arte mostra ainda uma reportagem a respeito da Comunidade Quilombola Tia Eva, localizada no Jardim Seminário, região norte de Campo Grande, que destaca curiosidades do local, principalmente da igrejinha em homenagem a São Benedito, levantada em meados de 1905. Dados do IBGE apontam que a população quilombola do Brasil é de 1,3 milhão de pessoas, sendo que 2,5 mil se concentram em Mato Grosso do Sul, que ocupa a terceira colocação com as maiores proporções de quilombolas residindo em territórios delimitados.

Japoneses, registros e imprensa – Mato Grosso do Sul abriga cerca de 30 mil descendentes de japoneses, sendo a terceira maior colônia do Brasil, conforme dados do Consulado Geral do Japão e do IBGE. Por conta dessa representatividade, recentemente a Embaixada do Japão no Brasil recebeu homenagem da ALEMS, por meio de Título de Visitante Ilustre, concedido ao embaixador Teiji Hayashi.

Matéria sobre a entrega da homenagem e entrevista com Eduardo Kanashiro, presidente da Associação Okinawa, abrilhantam o programa, que aborda os 115 anos da imigração japonesa no Brasil, e a representatividade dessa colônia para a cultura regional.


Presidente da Associação Okinawa durante entrevista

(Foto: Kleber Teotonio)

Em abril deste ano, o IBGE divulgou estatísticas relacionadas a registro civil. Conforme os dados, apenas 0,83% dos recém-nascidos no Estado não são registrados dentro do período integral, configurando o menor número desde o início da série histórica em 2015. Lucas Zamperlini, vice-presidente da Arpen/MS (Associação dos Registradores Civis de Pessoas Naturais de Mato Grosso do Sul), fala mais ao programa a respeito desse estudo.

Já a liberdade de imprensa é a base para todo estado democrático, afinal, por meio dela, o povo exerce seu direito de ser informado e participar da cidadania com consciência a respeito da realidade pública. Ela garante que jornalistas investiguem e publiquem informações livremente, possibilitando esse acesso à população.

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é celebrado em 3 de maio, e por conta disso o jornalista Marcos Paulo da Silva, professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), explana essa pauta na atração.

Biodiversidade e Niemeyer – Em 22 de maio é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar as pessoas sobre a necessidade da cons

ervação e proteção da diversidade de vida no planeta. Ao ‘Fazendo Arte’, o biólogo Fernando Ibanez, doutor em Ecologia pela UFMS, explica a respeito desse cenário em Mato Grosso do Sul.

Em relação à arquitetura de Oscar Niemeyer, é importante destacar que Mato Grosso do Sul possui dois projetos do arquiteto, considerado uma das figuras-chave da arquitetura moderna brasileira: a Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, localizada no Centro de Campo Grande, e a Escola Estadual João Leite de Barros, em Corumbá. Matéria sobre a primeira, você confere no Fazendo Arte.

Fazendo Arte – Para valorizar o universo cultural regional, o programa ‘Fazendo Arte’ mostra produções sobre artistas e movimentos que enriquecem a cultura sul-mato-grossense. Produzido e apresentado pelo jornalista João Humberto, o programa pode ser assistido na TV ALEMS pelo canal 7.2 nas segundas às 18h30, quartas às 17h15, quintas às 14h, sábados às 7h30 e domingos às 12h45. Também pode ser visto na playlist da atração no Youtube da Casa de Leis.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana