Câmara Municipal de Três Lagoas
Vereadores aprovam mudanças administrativas e antecipam a próxima sessão ordinária

Durante a 3ª sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (25), os vereadores aprovaram 4 das 8 matérias na pauta. As aprovações dispõem em sua maioria sobre mudanças administrativas no Poder Legislativo. E considerando o feriado de carnaval, os parlamentares aprovaram requerimento para antecipar a próxima sessão ordinária.
A 4ª sessão do ano vai acontecer na quinta-feira, dia 27, às 9h (um pouco mais tarde do que o horário tradicional). Sendo assim, a agenda da Câmara fica da seguinte forma:
– Quarta-feira, dia 26/02, às 19h: sessão solene alusiva aos 120 anos do Rotary Internacional
– Quinta-feira, dia 27/02, às 9h: 4ª sessão ordinária
– Segunda-feira, dia 10/03, às 19h: audiência pública com o tema: “Violência contra as mulheres e o Feminicídio”
– Terça-feira, dia 11/03, às 8h: 5ª sessão ordinária
PAUTA
Aprovados em regime de urgência, os Projetos de Lei (PL) nº10, nº11 e de Decreto Legislativo nº5, dispõem sobre alterações na estrutura da Câmara, como a Escola do Legislativo e Procuradoria da Mulher. Por ser início de uma nova legislatura, é comum e fundamental projetos desse tipo para que o órgão se organize e adeque estrategicamente.
O PL nº12, de autoria do Poder Executivo, autoriza a abertura de crédito adicional especial, para execução orçamentária de elementos de despesas que não foram previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA). Essa adequação se faz necessária para viabilizar o pagamento para segurados do Regime Próprio de Previdência Social.
Além destas aprovações, confira os demais projetos que foram apresentados e encaminhados para comissões permanentes da Casa de Leis emitirem parecer:
- Projeto de lei nº02, de 07 de fevereiro de 2025: “torna de utilidade pública o Sistema de Integração Ambiental do Cerrado – Cutia do Cerrado e dá outras providências.” (autoria: Evalda Reis)
- Projeto de lei nº09, de 19 de fevereiro de 2025: “dispõe sobre o “Programa Farmácia Veterinária Popular” e dá outras providências.” (autoria: Marcus Bazé)
- Projeto de lei nº13, de 21 de fevereiro de 2025: “dispõe sobre a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para unidades residenciais que possuam moradores portadores de deficientes intelectuais e múltiplas e dá outras providências.” (autoria: Professora Maria Diogo)
- Projeto de Decreto Legislativo nº04, de 20 de fevereiro de 2025: “concede ao senhor Marcelo Silva Correa o título de cidadão três-lagoense.” (autoria: Sargento Rodrigues)
INDICAÇÕES E REQUERIMENTOS
Sargento Rodrigues indica redutores de velocidade. Marcus Bazé indica semáforo, faixa elevada e ruas livres aos domingos para lazer. Fernando Jurado indica desburocratização, atendimento exclusivo para corretores e creche noturna. Daniel da Farmácia faz indicações para o bairro Montanini. Silverado indica ponto de ônibus, reparo em parquinho e estacionamento.
Mi do Santa Luzia indica drenagem e duplicação de rua. Sirlene dos Santos indica redutor de velocidade, pintura de faixas e endocrinologista infantil. Davis Martinelli indica redutor de velocidade e pintura de faixa de pedestres. Mário Grespan indica mais atenção no trânsito nas saídas das escolas, modernização de internet pública e pavimentação.
Professora Maria Diogo indica jardim sensorial, rede de esgoto e manutenção de academia ao ar livre. Evalda Reis indica redutor de velocidade e melhorias no postinho da Vila Piloto. Professor Pedrinho Junior indica manutenção de campo, faixa elevada e pavimentação. Marco Silva indica limpeza, iluminação, pavimentação e faixas elevadas das escolas. Robson do Alinhamento indica iluminação, pavimentação e retomada de obras de infraestrutura.
Para conferir cada um dos pedidos, acesse a “Página dos Vereadores” em linktr.ee/camara.treslagoas.
Câmara Municipal de Três Lagoas
Vereadores de Três Lagoas aprovam crédito para Assistência Farmacêutica e subsídio tarifário ao transporte coletivo

Durante a manhã desta terça-feira (18) os vereadores se reuniram no plenário para a realizar a 6ª sessão ordinária. Na pauta do dia, os parlamentares debateram cinco projetos de lei (PLs), aprovando três de autoria do executivo, que tramitaram em regime de urgência. São eles:
> Projeto de lei nº16, que “autoriza a abertura de crédito adicional especial por anulação”. A autorização visa atender as despesas da “Assistência Farmacêutica” do Fundo Municipal de Saúde.
> Projeto de lei nº17, que “revoga o inciso IV do §3 e o inciso III do §6 ambos do art. 134 da lei nº698, de l4 de março de 1985”. A proposta legislativa é para adequação da legislação atual, haja vista a dificuldade gerada pela construção de “playground” de uso comum em habitações multifamiliares de casas em série, conforme previsão no Código de Obras do Município, que torna obrigatória a instalação de um “playground” para a construção acima de cinco residências.
> Projeto de lei nº18, que “autoriza a concessão de subsídio tarifário mensal ao transporte coletivo urbano de passageiros no município”. Com essa aprovação, os três-lagoenses ganham em melhorias no serviço de transporte coletivo.
Os outros dois PLs que tramitaram: nº14, de 14 de março de 2025: “institui Programa de Incentivo à contratação de mulheres em situação de violência doméstica” e o nº15, de 14 de março de 2025: “dispõe sobre a criação do Programa de Certificação de Qualidade dos Produtos Alimentícios Artesanais Urbanos e Rurais do Município de Três Lagoas/MS”, ambos de autoria do vereador Fernando Jurado.
Requerimentos e indicações
Os parlamentares apresentaram coletivamente uma indicação ao senhor Alessandro Antônio Stefanutto, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com cópia a Bancada Federal do Mato Grosso do Sul, solicitando que disponibilize mais profissionais para oferecer atendimento presencial do INSS em Três Lagoas, dado a falta de profissionais para agilização dos serviços oferecidos naquele órgão à população.
Sargento Rodrigues apresentou pedidos para Moção de Reconhecimento. Fernando Jurado indicou iluminação, faixa, pavimentação e estacionamento. Tonhão indicou em prol da APAE, PM e trânsito. Sirlene dos Santos indicou sinalização de trânsito e manutenção de parquinho. Professor Pedrinho Junior indicou projeto para natação e hidroginástica.
Daniel da Farmácia indicou adesão ao programa Casa da Mulher Brasileira. Robson do Alinhamento indicou fiscalização de serviços de internet. Professora Maria Diogo indicou instalação de academia ao ar livre. Silverado indicou melhorias em calçada, semáforo e redutor de velocidade.
Evalda Reis indicou tapa buraco e limpeza de terreno. Marco Silva indicou iluminação, limpeza de terreno e informações sobre transporte coletivo. Mi do Santa Luzia indicou limpeza, tapa buracos e patrolamento.
Confira as indicações completas na PÁGINA DE VEREADORES em: linktr.ee/camara.treslagoas.
Câmara Municipal de Três Lagoas
Câmara aprova solenidade para homenagem a artesãos de Três Lagoas

A Câmara de Vereadores de Três Lagoas realizou sua 5ª sessão ordinária, nesta terça-feira (11/3), tendo aprovado a realização de sessão solene para entrega do “Diploma Artesão de Excelência”, previsto no decreto legislativo n°4, de 12 de setembro de 2023, o qual regulamenta a concessão de honrarias e dá outras providências. A solenidade será realizada no dia 19 de março de 2025, às 18h30. A concessão da honraria foi uma proposta do vereador Marcus Bazé.
Após a aprovação da solenidade, foram aprovados decretos legislativos para definir os nomes dos homenageados, que serão os seguintes: Clair de Moraes Arruda ( Marcus Bazé), Sônia Maria Costa (Daniel da Farmácia) , Joana de Almeida Rocha (Mi do Santa Luzia), Gilsely Duarte Pimenta Ferreira (Mário Grespan), Ana Patricia Sobral dos Santos (Evalda Reis), Maria de Lourdes Soares de Freitas (Fernando Jurado), Dalgisa de Souza (Maria Diogo), Keller Cristina Fachine de Almeida (Sargento Rodrigues), Dagmar Soares Alencar (Robson do Alinhamento), Cássia Mara Martins Gregório (Pedrinho Júnior) e Aline Santos Araújo (Tonhão).
Na mesma sessão, os vereadores encaminharam para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, para parecer, o projeto de decreto legislativo nº 14, o qual concede o Diploma de Honra ao Mérito “Antônio Trajano dos Santos” ao senhor Manoel Fernandes Negrão, por propositura do vereador Mário Grespan.
-
Bataguassu4 dias atrás
Acidente na MS-338 entre Bataguassu e Santa Rita do Pardo deixa uma mulher morta
-
Cassilândia4 dias atrás
Adolescente de 16 anos é obrigado a realizar atos obscenos com cavalo em propriedade rural
-
Brasil4 dias atrás
Onde vai ter chuva? Confira na previsão do tempo para hoje
-
Notícias da Região4 dias atrás
Grave Acidente na PR-239 deixa um Morto em Campina da Lagoa/PR

