TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Três Lagoas

TRÊS LAGOAS EM ALERTA – Reunião do Comitê discute combate à dengue e outras arboviroses

Publicado em

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu na quinta-feira, dia 26 de março, uma nova reunião do Comitê de Mobilização e Combate às Arboviroses. O encontro ocorreu no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM) e reuniu diversos setores e instituições para discutir estratégias de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

VISITAS NO COMITÊ

O Comitê tem como principal objetivo acompanhar e estabelecer estratégias para conter o avanço das arboviroses, planejando e executando ações de prevenção e controle, além de buscar respostas rápidas frente a possíveis epidemias. Nesta edição, o evento contou com a presença de convidados de outras cidades, incluindo representantes do Núcleo Regional de Vetores da Secretaria Regional do Estado, da Entomologia do Núcleo Regional e da equipe da cidade de Brasilândia. O coordenador de vetores desse município, Carlos, destacou que sua participação foi motivada pela busca de novas ideias para implantação em sua cidade.

Entre as iniciativas apresentadas, Mabel Oliveira dos Santos, representante do Lions Club, expôs o projeto da Crotalária, uma planta conhecida por auxiliar no combate ao Aedes aegypti. O projeto visa distribuir sementes da planta à população para incentivar o seu cultivo como método alternativo na luta contra a dengue. Ao final da reunião, foram entregues sementes da Crotalária aos participantes.

O coordenador de Endemias, Alcides Ferreira, apresentou os dados endêmicos das últimas semanas e explicou o funcionamento da “Sala de Situação”, realizada semanalmente com representantes da SMS para definir estratégias de combate às arboviroses. Já Edilson Rodrigues, do setor de Promoção da Saúde, relatou as atividades educativas promovidas recentemente, que incluíram ações em borracharias, floriculturas e oficinas, locais com alta incidência de focos do mosquito.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Adriana, explanou sobre os dados epidemiológicos das arboviroses, trazendo um comparativo entre 2024 e 2025. Durante sua apresentação, foram exibidos mapas de calor que indicam as regiões com maior incidência de casos, além de informações sobre o número de hospitalizações. Adriana também reforçou a importância da notificação dos casos e forneceu orientações sobre as arboviroses, destacando os sintomas que a população deve observar para buscar atendimento médico de forma precoce.

Um ponto de preocupação destacado pelo setor foi a subnotificação de casos de dengue. Durante as visitas domiciliares, agentes de saúde identificaram moradores com sintomas que não procuraram atendimento nas unidades de saúde, o que pode resultar em complicações para os pacientes e em uma falsa impressão sobre a real situação epidemiológica do município.

A coordenadora da Entomologia e presidente do Comitê, Georgia Medeiros, encerrou a reunião ressaltando a importância da participação coletiva no combate às arboviroses e abriu o debate para ideias e projetos que possam fortalecer as ações da Prefeitura.

CENÁRIO DA DENGUE EM TL

Até o momento, Três Lagoas já registrou em 2025 um total de 197 casos de dengue, 17 casos de Chikungunya e um óbito confirmado por dengue.

O encontro contou com a presença dos representantes dos setores da SMS, incluindo a Defesa Civil, Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e Aeroporto Municipal Plínio Alarcon. Diversas instituições também participaram, entre elas a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea (3ª Bia AAAe), Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul (CASSEMS), Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Suzano, Câmara Municipal, Sindicato do Comércio Varejista de Três Lagoas (SINDIVAREJO), 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPMMS), 5º Grupamento de Bombeiros Militar, Grupo Assistencial Espírita “A Candeia”, Associações de Moradores (UTAM), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM).

Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS

Comentários Facebook

Três Lagoas

Prefeitura e Governo do Estado têm novas tratativas com a Gol para retorno de voos comerciais

Published

on

By

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcos Gomes Junior, acompanhado do diretor da pasta, Renan Baptista, participou de uma reunião na sede da companhia aérea Gol, em São Paulo, hoje, 28. O encontro contou ainda com a presença de representantes da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

O objetivo da reunião foi apresentar uma proposta para que a Gol passe a operar voos comerciais em Três Lagoas. Desde março deste ano, a cidade está sem voos regulares, após a suspensão das operações da companhia Azul.

Segundo o secretário Marcos Gomes Junior, a reunião foi produtiva. “Conseguimos apresentar o potencial de Três Lagoas e a proposta construída junto ao Governo do Estado. Agora, estamos aguardando uma resposta da companhia, que avaliará internamente as condições para a possível implantação dos voos”, destacou.

Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Três Lagoas

Curso gratuito da Defesa Civil capacitou 100 voluntários em Três Lagoas

Published

on

By

Mais de cem pessoas participaram do Curso de Capacitação de Agente Voluntário em Defesa Civil, uma parceria da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Defesa Civil Municipal e em parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/MS), dos dias 22 a 24 de abril, nas dependências da Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul – Faculdades Integradas (AEMS), foram mais de 100 alunos, sendo 85 de forma presencial e o restante on-line.

A capacitação teve como objetivo fortalecer e qualificar a rede de apoio para atuação em situações de emergência, prevenção e resposta a desastres, tanto para novos voluntários quanto para aqueles já integrados à Defesa Civil. Durante os três dias de curso, os participantes puderam aprofundar conhecimentos sobre temas fundamentais como: Política Nacional de Defesa Civil; Histórico e conceitos da Defesa Civil; Sistema de Comando de Incidentes (SCI); Simulado do SCI; Radiocomunicação; Noções básicas de prevenção de incêndios florestais e Noções básicas de primeiros socorros.

O encerramento do curso, realizado na última quinta-feira (24), foi marcado pelo anúncio de uma importante parceria com o Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG) e a Alfa Treinamentos. Foram disponibilizadas 20 vagas gratuitas para o Curso de Brigadista de Incêndio, exclusivas para os voluntários participantes.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Três Lagoas, Maria Lucia Castro, a conclusão do curso marca o início de uma nova fase: “Após essa capacitação, vamos iniciar reuniões mensais com os voluntários. Nossos próximos passos incluem a elaboração do Plano de Contingência e a atualização das áreas de risco da cidade”, explicou.

Para a aluna Maria Izabel, que já atua como Bombeiro Civil, a experiência foi extremamente positiva: “Achei a capacitação muito boa, tanto pelo nível de conhecimento dos profissionais envolvidos quanto pelas dinâmicas práticas. A presença do Corpo de Bombeiros, dos tenentes e do coronel trouxe ainda mais credibilidade. Participar desse curso é um sonho realizado para mim, uma oportunidade que fortalece o espírito de solidariedade e de ajuda ao próximo”, declarou emocionada.

Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana