TRÊS LAGOAS-MS
  Últimas
Polícia Militar prende autor de furto de bicicleta em Coxim
Camionete furtada em São Paulo foi recuperada pelo DOF durante a operação Hórus
Luzes de natal da Praça “Ramez Tebet” serão acesas às 19h desta segunda-feira (06)
Campanha “Aluno Inteligente Confia na Ciência – Vacine-se” imunizará alunos de 12 a 17 anos contra Covid-19 em TL nesta terça-feira (07)
Polícia Militar Ambiental prende e autua 5 infratores, aplica R$ 17 mil em multas e apreende 47 kg de pescado no primeiro mês de piracema
Comandante do 8°BPM participa de evento e lança policiamento de final de ano em Nova Andradina
Camionete com quase quatro toneladas de maconha foi apreendida pelo DOF durante a operação Hórus
Bonito 21K une esporte e turismo e aquece a baixa temporada do destino
PM prende homem que agrediu esposa e desacatou policiais
Arapuá de luto com o falecimento da sitiante Cleodete de Araujo Souza “Dona Dete”
PMA de Campo Grande prende 8 e apreende 2 adolescentes por caça e apreende 12 armas entre rifles, espingardas, revólveres, muita munição, veículos e animais abatidos
Polícia Militar apreende Arma de Fogo em Brasilândia.
Bahia respira, Grêmio agoniza e Atlético-MG faz a festa com a torcida
PRF apreende uma tonelada de maconha em Rio Brilhante (MS)
Polícia Militar realiza a prisão de autores de Furto na Região central de Três Lagoas.
PRF apreende 301,5 Kg de maconha e 12 Kg de skunk em Caarapó (MS)
Atletas de Campo Grande e Iguatemi vencem minimaratona da Bonito 21K; hoje tem ciclismo
Homem é preso pela PM após agredir esposa com cabo de vassoura
Brasil se classifica para segunda fase do Mundial feminino de handebol
MS acumula 37,2 mil empregos criados com carteira assinada em 2021
Covid-19 foi temática em eletiva na unidade escolar do município de Miranda
Sonho de muitas gerações, asfalto no acesso ao distrito de Taunay em Aquidauana é realidade
Plano de ação define metas para políticas de atenção a mulheres privadas de liberdade em MS
Com auxílio do Nupaces, Procon Estadual possibilita consumidores a renegociar dívidas
Evento sobre regulação e PPP tem a presença de profissionais renomados
Tempo: variação de nebulosidade e chuva de fim de tarde
Já campeão, Atlético-MG recebe Bragantino em reencontro com torcida
Com nova Caravana da Saúde, prefeitos apostam em redução drástica na fila de cirurgias e exames
Caravana da Saúde começa em Fátima do Sul com realização de 110 cirurgias
Polícia Militar prende homem por descumprimento de medida protetiva de urgência
Next
Prev

Três Lagoas

Três Lagoas conseguiu imunizar 866 crianças e adolescente na Campanha Multivacinação, mas 1.150 ainda precisam atualizar a carteirinha

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Imunização, divulgou os resultados do Dia “D” da Campanha de Multivacinação que foi realizada em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) no sábado (16) com o intuito de atualizar a carteira de vacinação de criança e adolescentes menores de 15 anos de idades.

De acordo com o setor, compareceram no Dia “D” 1.568 crianças e adolescentes, sendo que desses, 654 precisaram vacinar e os demais, já estavam com a Carteira Nacional de Vacinação em dia.

Além disso, desde o início da Campanha, em 14 de outubro, a SMS conseguiu imunizar 866 crianças. Apesar disso, Humberta Azambuja, que é coordenadora de Imunização da SMS, diz que ainda faltam cerca de 1.150 crianças e adolescentes a serem vacinadas.

CONSEQUÊNCIA DE NÃO VACINAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Além da questão de saúde da própria criança e adolescente que, sem a devida imunização, está exposto a diversas doenças que podem até levar à morte ou ter sequelas por toda a vida, a Lei  Nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, prevê o parágrafo primeiro de seu artigo 14, traz que “é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”, além disso essa determinação do ECA está relacionada com uma questão de responsabilidade social coletiva.

Outro ponto, é que não caso de não vacinação de seus filhos, a atitude ilegal pode causar danos a terceiros. Não se tratando de um direito do pai em escolher, mas do direito da criança de receber a vacina, ou seja, os pais não podem dispor desse direito do filho.

Juristas alegam, ainda, que os pais que se recusarem, por motivos injustificados, a vacinar seus filhos, no tocante aos casos recomendados pelo Ministério da Saúde, podem ser responsabilizados legalmente, se houver uma denúncia de maus tratos ou de negligência.

PRINCIPAIS VACINA OBRIGATÓRIAS

Meningite ACWY

Devem receber uma dose todos os adolescentes de 11 e 12 anos de idade como reforço ou como dose única, a depender da situação vacinal encontrada. Mesmo que o adolescente tenha recebido a vacina meningocócica C, ele deverá receber a meningocócica ACWY, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

Hepatite A

Essa vacina tem dose única e serve para evitar a inflamação do fígado, causada por um vírus transmitido por meio de água e de alimentos contaminados. Apesar de existir a hepatite fulminante, que pode levar à morte, ela não é tão frequente. Já a comum não apresenta complicações.

Poliomielite

A vacinação contra a poliomielite, antigamente conhecida como paralisia infantil, consiste em 3 doses intramusculares (aos 2, 4 e 6 meses) e duas doses de reforço orais (aos 15 meses e aos 4 anos).

Essa doença é causada por um vírus também transmitido por alimentos e água contaminada, além do contato com pessoas infectadas. Felizmente a doença já foi erradicada em diversos países devido à vacinação obrigatória.

Febre amarela

A febre amarela é causada pela picada de um mosquito afetado pelo vírus. Quando a pessoa infectada apresenta sintomas, o quadro costuma ser preocupante e representa grande risco à saúde. Para se prevenir dessa doença é preciso tomar a vacina por volta dos 9 meses e reforçar a dose a cada 4 anos aproximadamente (Obs: não há mais reforço de 4 em 4 ou 10 em 10 anos). Geralmente a vacinação logo no início da vida da criança é feita apenas quando ela reside em área de risco.

Fonte: Prefeitura de Três Lagoas

Comentários Facebook

Três Lagoas

Luzes de natal da Praça “Ramez Tebet” serão acesas às 19h desta segunda-feira (06)

Publicado

por


A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), convida os cidadãos três-lagoenses para o ato de acendimento das luzes da decoração de natal da Praça Senador “Ramez Tebet”, que ocorrerá às 19h desta segunda-feira (06).

O evento contará com a presença de personagens infantis e Papai Noel que animarão o evento simbólico de natal.

Comentários Facebook
Continue lendo

Três Lagoas

Campanha “Aluno Inteligente Confia na Ciência – Vacine-se” imunizará alunos de 12 a 17 anos contra Covid-19 em TL nesta terça-feira (07)

Publicado

por


O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, realizará nesta terça-feira (07), das 8h às 20h, na Escola Estadual “Afonso Pena” a Campanha “Aluno Inteligente Confia na Ciência – Vacine-se” que visa imunizar alunos de 12 a 17 anos de idade contra a Covid-19.

Conforme a SES, em ofício aos municípios, a intensão do Dia “D” é imunizar todos os alunos com 12 a 17 anos de idade da rede privada, municipal e estadual de ensino. A SMS, por sua vez, disponibilizará os meios e insumos em quantidade necessária para a realização do evento, bem como equipe com profissionais de saúde para vacinação.

REGRAS DE VACINAÇÃO

Como norma do Ministério da Saúde, a faixa etária de 12 a 17 anos deve ser vacinada com o imunizante do laboratório Pfizer. Desse modo, qualquer aluno que se enquadre nas regras da campanha pode se imunizar com a 1ª dose. Se recebeu a 1ª dose há mais de 21 dias, pode receber a 2ª.

VOCÊ PRECISA DISSO PARA DE VACINAR

Para se vacinar, os alunos precisarão apresentar no ato da Campanha o CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), desde que acompanhado pelos pais ou responsável legal. No caso em que o adolescente comparecer desacompanhado, deverá apresentar, além de um dos documentos mencionados, a apresentação do Termo de Autorização assinado pelos pais ou responsável legal, que pode ser baixado AQUI.

SERVIÇO

A Escola Estadual Afonso Pena fica localizada à Rua Zuleide Pérez Tabox, 444 – Centro.

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana