Mato Grosso do Sul
Secretaria da Cidadania tem nova gestora na pasta das políticas públicas para Pessoas com Deficiência

A partir desta segunda-feira (31), as pessoas com deficiência contam com um novo nome à frente das políticas públicas no Estado: Maria Lucia Nogueira Fernandes. Com mais de 30 anos dedicados à causa, a nova gestora tem a missão de construir e aplicar políticas públicas para este público, de forma efetiva e transversal em todo o Mato Grosso do Sul.
Malu Fernandes é fundadora da Associação Juliano Varela, entidade que atende mais de 1,3 mil pessoas com autismo, microcefalia, síndrome de down e outras deficiências, e já fazia parte da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) como assessora de gabinete.

Secretária da Cidadania, Viviane Luiza enfatiza que a nomeação publicada hoje em Diário Oficial reforça o compromisso do Estado com a promoção da inclusão e da cidadania.
“Com vasta experiência e profundo conhecimento das demandas desse público, Malu que é uma mãe atípica e luta pela causa há muitos anos, assume o desafio de consolidar políticas públicas que garantam direitos, dignidade e participação plena na sociedade. Sua trajetória profissional, marcada pelo diálogo e pela construção de soluções práticas, é um diferencial importante para enfrentar os desafios da inclusão com responsabilidade e efetividade. Acreditamos que sua gestão será pautada pelo fortalecimento das políticas já existentes e pela ampliação de ações que promovam a igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência em todos os municípios do Mato Grosso do Sul”, destaca Viviane.
Para a nova subsecretária, a gestão à frente da pasta é a oportunidade de construir pontes entre o poder público e as pessoas com deficiência visando a inclusão social de forma produtiva, responsável e com respeito.
“A militância na causa da pessoa com deficiência por 33 anos me faz otimista com a missão recebida. Trabalhar na Cidadania no último ano e ter a oportunidade de vivenciar as políticas públicas voltadas para todas as deficiências me fez sonhar mais alto. Estou certa de que o caminho trilhado pela Subsecretaria da Pessoa com Deficiência está pronto para levar políticas públicas eficientes para as pessoas com deficiência nos 79 municípios do MS”, ressalta Malu Fernandes.
Subsecretaria
À pasta vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania cabe elaborar e executar políticas públicas voltadas para as Pessoas com Deficiência no Estado de Mato Grosso do Sul, como desenvolver campanhas educativas e ações de sensibilização para promover a conscientização sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência, estimulando a sociedade a reconhecer e a respeitar seus direitos e necessidades.
A Subsecretaria atuar na promoção e na garantia dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência, combatendo a discriminação e proporcionando sua participação na sociedade, incluindo o acesso à justiça e a igualdade de oportunidades, além de promover a participação democrática das pessoas com deficiência em processos decisórios, incluindo-as na elaboração e na implementação de políticas públicas para essa população.

Perfil da gestora
Malu Fernandes é graduada em Direito, e tem no currículo a assessora jurídica da Empresa Estadual de Turismo – MS TUR; da Fundação Estadual de Assistência Social – FASUL; além da Sanesul, onde atuou como advogada e também chefe de gabinete da presidência.
Foi chefe de gabinete parlamentar e também da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de MS, e superintendente do Terceiro Setor na Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.
Malu entrou para o movimento das pessoas com deficiência quando nasceu o primogênito, Juliano Varela, em 1991. Três anos depois, ela fundava com o apoio do Governo do Estado, a associação que leva o nome do filho.
A Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência está localizada na Avenida Ceará, 984, bairro Vila Antônio Vendas, em Campo Grande.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Em horário especial, Bioparque Pantanal abrirá as portas para visitantes no Dia do Trabalhador

O Bioparque Pantanal estará de portas abertas em horário especial no feriado do Dia do Trabalhador, 1º de maio, e no dia 2 de maio, considerado ponto facultativo em Mato Grosso do Sul. Nesses dois dias, o ponto turístico funcionará das 8h30 às 14h30, com o último horário de entrada às 13h30.
As visitas ao maior aquário de água doce do mundo devem ser agendadas exclusivamente pelo site oficial do empreendimento, bioparquepantanal.ms.gov.br.
Gratuitamente, os visitantes poderão vivenciar uma experiência única, observando diversas espécies de água doce do Pantanal e de outras regiões. Condutores especializados estarão posicionados em pontos estratégicos para fornecer informações e curiosidades sobre cada tanque.
Entre os animais em destaque estão a lobinha, o pacu albino, o jaú, os pintados, os pirarucus e as serpentes. Além disso, o espaço conta com o Museu Interativo da Biodiversidade (MiBio) e com a exposição da Marinha do Brasil, ambos reforçando o trabalho de educação ambiental e conservação desenvolvido no local.
Rosana Moura, Bioparque Pantanal
Foto: Lara Miranda
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Com tecnologia e integração, Governo de MS atua para combater incêndios florestais no Pantanal

Como parte da preparação para atuar no período de maior ocorrência de incêndios florestais no Pantanal sul-mato-grossense, o Governo do Estado reativou a operação do CICC (Centro Integrado de Comando e Controle).
Além disso, também foi expandido o funcionamento do SCI (Sistema de Comando de Incidentes), uma ferramenta importante para planejamento e execução de ações de curto médio e longo prazo da DPA (Diretoria de Proteção Ambiental), do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar), responsável pela Operação Pantanal 2025.
“O Corpo de Bombeiros passou a operar a partir do Centro Integrado de Comando e Controle. Com a proximidade da temporada de incêndio florestal, do período crítico no nosso Estado, é necessária uma integração maior entre os órgãos da Segurança Pública, Meio Ambiente, Defesa Civil e demais participantes. Ainda utilizamos a ferramenta do SCI, e assim agregar outros órgãos na nossa operação. Para que a resposta do Estado seja única, promovendo a integração, economia de recursos e principalmente, possibilitar que o socorro ou a demanda seja atendida com mais brevidade possível”, explicou o subdiretor da DPA, major Eduardo Teixeira.
O sistema, uma plataforma com dados e monitoramento das ações em campo, é utilizado desde o ano passado, e contribuiu para atuação rápida dos bombeiros e demais envolvidos no trabalho de combate ao fogo no Estado.
A atuação coordenada, além da tecnologia, envolve instituições diversas nas ações de prevenção e resposta aos incêndios florestais no Pantanal, e outros biomas.
“A integração das equipes no CICC permite que a gente opere com eficiência, especialmente na parte do monitoramento das ocorrências, na resposta e responsabilização. E também é um centro de decisões para o que é necessário, de uma maneira logística eficiente e com os recursos que serão úteis em cada local. A gente agrega diversos conhecimentos, tanto do Corpo de Bombeiros como do órgão ambiental, Defesa Civil e das polícias Militar, Civil e a própria Coordenadoria de Perícias, quando for o caso”, explicou o major Teixeira.
As boas práticas desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, para monitoramento dos biomas e ações efetivas de combate a incêndios florestais contribuem de forma decisiva na preservação ambiental.
Com planejamento e organização para a Operação Pantanal 2025, equipes do Corpo de Bombeiros, desde março, já iniciaram o trabalho de formação de brigadas e avaliação de áreas para instalação das bases avançadas no Pantanal sul-mato-grossense.
Bases avançadas
Em paralelo ao trabalho preventivo – com orientação e educação ambiental –, também serão instaladas bases avançadas, de combate aos incêndios florestais, na região pantaneira, para facilitar o deslocamento das equipes e a resposta no controle das chamas, especialmente em áreas de difícil acesso.
Com atuação planejada e organizada, o Corpo de Bombeiros desenvolve importante trabalho nas ações de controle e combate a incêndios florestais em todo o Estado. O apoio de diversas tecnologias contribui para a pronta resposta e efetiva extinção de focos – especialmente no Pantanal.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom
—
Relaciona:
Fonte: Governo MS
-
Câmara Municipal de Três Lagoas6 dias atrás
Em Três Lagoas| Semana Municipal de Trânsito é lançada durante a 11ª sessão da Câmara de Vereadores
-
Mato Grosso do Sul6 dias atrás
No MS| Período reprodutivo ou falta de comida podem ter motivado ataque de onça no Pantanal
-
Suzano6 dias atrás
Suzano abre inscrições para Programa de Estágio Superior com 18 vagas em Mato Grosso do Sul
-
Policial4 dias atrás
Cinturão Verde em Três Lagoas| Família é rendida, amarrada e tem T-cross levado em assalto violento