TRÊS LAGOAS

Três Lagoas

Saiba como emitir o cartão para vaga especial de estacionamento em Três Lagoas

Publicado em

Idosos e pessoas com deficiência que moram em Três Lagoas podem procurar o Departamento Municipal de Trânsito para emitir, gratuitamente, o cartão de estacionamento para vaga especial. Vale lembrar que o cartão é pessoal e intransferível e pode ser utilizado em qualquer veículo, desde que esteja transportando o titular.

De acordo com a Coordenadora de Educação para o Trânsito, Carol Feliciano, no caso dos idosos, basta que tenham 60 anos completos para solicitar o cartão, já no caso das pessoas com deficiência (PCD), não existe um limite de idade definido, sendo necessário apenas a apresentação de atestado médico, com CID, comprovando a dificuldade de locomoção.

Carol lembra que a validade do documento é de 5 anos, mas que existem casos em que a pessoa tenha uma dificuldade de locomoção pontual, durante, por exemplo, o tratamento de uma perna quebrada, e que também pode contar com o benefício de estacionamento especial por um prazo determinado e neste caso o prazo é menor.

O Direito é conferido à pessoa com mobilidade reduzida, seja ele condutor ou passageiro.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Conforme a Coordenadora, para a emissão do cartão, é necessário que a pessoa leve os documentos até a sede do departamento, localizado na Rua Paranaíba, 2600, em horário comercial, portando:

  • Cópia do documento pessoal com foto (RG, CPF ou CNH);
  • Comprovante de residência;
  • No caso dos PCD é necessário também anexar o laudo médico com número do CID especificando deficiência de locomoção.

Com estes documentos em mãos é iniciado o processo de emissão do cartão, que para os idosos é emitido na hora e no caso dos PCD é enviado para apuração técnica para posterior impressão.

O prazo máximo de vencimento do cartão é de 5 anos, por isso é importante que as pessoas que já tem o beneficio, se atentem para as datas e, se necessário, procurem o Departamento de Trânsito para atualizar o documento.

VAGAS ESPECIAIS

A vaga especial é um direito assegurado por Lei Federal com uso regulamentado por Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que determina que 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a idosos e 2% a portadores de deficiência.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o uso de vaga especial, sem credencial, é infração gravíssima, sujeita à multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e remoção do veículo.

Caroline ainda reforçou que os agentes têm autorização para emitirem notificações aos que estiverem estacionados irregularmente, seja em vias públicas ou em estacionamentos privados.

Fonte: Prefeitura de Três Lagoas

Comentários Facebook

Três Lagoas

Apresentações folclóricas, shows locais e Rionegro e Solimões esquentam a 2ª noite da 32ª Festa do Folclore de TL

Published

on

By

A dupla Rionegro e Solimões vai esquentar o clima nesta sexta-feira (19), no Galpão da NOB, na segunda noite da 32ª Festa do Folclore. Considerado um dos shows sertanejos mais animados do Brasil, os cantores prometem não deixar nenhum três-lagoense parado.

Antes do show da dupla paulista, a segunda noite vai contar com um belo esquenta com música local com a performance do Grupo Os Caçulas, Tiamita Show e Thamires Mori e Anderson e Claudinho.

Também começam hoje as tradicionais apresentações folclóricas estreladas pelos alunos dos Centros de Educação Infantil (CEIs), Escolas Municipais, Particular e Studio de Dança do Município, na exibição desta sexta-feira terão danças pantaneiras, Boi Bumbá, Carimbó, Pau de Fita entre outros estilos regionais.

A FESTA

Além de música e dança, a Festa oferece outras atrações ao público, a Praça de Alimentação é composta por 25 instituições e entidades filantrópicas três-lagoenses, 75 barracas de artesanato, com artesãos da Associação Costa Leste de Artesãos do Mato Grosso do Sul (ACLAMS) e parque de diversões.

Em sua 32ª Edição, a Festa do Folclore é promovida pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e tem apoio do Estado de Mato Grosso do Sul.

AGENDA

Dia 19 (sexta-feira)

Horário: A partir das 19h

Apresentações folclóricas: CEI Profª M. Aparecida Castro, CEI Profª Clarinda Dias, CEI Profº Diógenes de Lima, CEI Guanabara, Escola M. Flausina de Assunção, Escola M. Olynto Mancini, Profª. Maria Eulália, Aposentadas do Sinted e Colégio Hermesindo A. Gonzales (FUNLEC).

Shows regionais: Grupo Os Caçulas, Tiamita Show e Thamires Mori e Anderson e Claudinho

Show principal: Rionegro e Solimões

Fonte: Prefeitura de Três Lagoas

Comentários Facebook
Continue Reading

Três Lagoas

Entomologia entrega coleção que permite alunos verem evolução do Aedes aegypti

Published

on

By

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do setor de Entomologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou o projeto “Entomologia nas Escolas” que tem como objetivo estimular o aprendizado dos alunos e a prevenção de doenças.

O projeto consiste em oferecer uma coleção entomológica e orientação para professores de biologia e ciência da rede pública e privada de ensino, além de serem capacitados por técnicos da SMS dos setores de Entomologia e Promoção em Saúde. Os educadores recebem instruções para utilizar a coleção entomológica durante as aulas práticas, como ferramentas complementares do ensino e aprendizagem, para doenças como arboviroses, leishmanioses entre outras.

A coordenadora do setor de Entomologia da SMS, Georgia Medeiros, explica que a entomologia é uma ciência que está designada ao estudo dos insetos. Devido ao clima tropical do Brasil é comum a proliferação desses insetos que podem transmitir diversas doenças para os seres humanos, os mais comuns são Dengue, Leishmaniose, Febre Amarela e a Doença de Chagas.

“A Prefeitura realiza a identificação, análise e estudos mais profundos de cada vetor, por meio da observação de ovos, larvas pupas e alados de mosquitos capturados através de armadilhas, e esse material biológico foi submetido a tratamentos químicos e conservador, que foram organizados e identificados com propósitos científico e didático entre outros fins” destacou a coordenadora.

COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA

Nesta semana, o setor entregou as primeiras coleções nas escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) e outras instituições também serão completadas ao decorrer do ano.

As coleções entomológicas são compostas do ciclo biológico do Aedes aegypti (ovo, pupa, larva e adultos), espécime de flebotomineo, larva e alado de Culex sp. O material entregue foi armazenado em tubos de ensaio de plástico com álcool 70% compostas de exemplares de insetos.

Essas amostras que compõem a coleção didática foram produzidas a partir de material biológico coletado durante os trabalhos de campo e também criados no laboratório de Entomologia da SMS.

Fonte: Prefeitura de Três Lagoas

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana