TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Representantes da Adepol e AOFMS são eleitos para o Conesp

Publicado em

Representantes de entidades de classe ligadas à segurança pública foram eleitos para compor o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Consesp) de Mato Grosso do Sul. A escolha ocorreu na manhã desta segunda-feira (14), durante reunião do colegiado.

Foram eleitos como membros do Conselho, com mandato de dois anos, representantes da Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul (ADEPOL) e da Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul (AOFMS).

Pela ADEPOL, o delegado André Matsushita Gonçalves assume como membro titular, tendo como suplente o delegado Carlos Delano Gehring Leandro. “É a oportunidade de contribuir com a expertise do delegado de polícia, que trabalha diretamente na linha de frente, reunindo informações na base, para a formulação de políticas públicas mais eficazes no âmbito estadual”, destacou titular pela ADEPOL.

Já pela AOFMS, o coronel PM Juracy Pereira da Paz será o titular, com o coronel PM Marcelo Santos do Amaral como suplente. “Nossa expectativa é contribuir ativamente nas discussões sobre as políticas de segurança pública, trazendo a perspectiva de quem está presente em todos os rincões do Estado. A Polícia Militar tem representantes nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul”, disse titular pela AOFMS.

“A eleição fortalece a representatividade dos profissionais da segurança pública nas decisões estratégicas do setor, conforme a missão do Conselho, que tem caráter consultivo e deliberativo no âmbito da formulação e avaliação das políticas públicas de segurança e defesa social do Estado”, destacou o presidente do colegiado e Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.

Além dos representantes recém-eleitos, o Consesp é composto por membros de diversos órgãos e instituições, são eles:

  • Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública
  • Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica
  • Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos
  • Polícia Militar
  • Corpo de Bombeiros Militar
  • Polícia Civil
  • Coordenadoria-Geral de Perícia
  • Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário
  • Superintendência de Assistência Socioeducativa da SEJUSP
  • Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
  • Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul
  • Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul
  • Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul
  • Ordem dos Advogados do Brasil – Seção MS
  • Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul

Comunicação Sejusp-MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Governo de MS institui Programa de Verticalização da Educação Profissional Técnica e Superior na REE/MS

Published

on

By

Iniciativa integra a formação técnica de nível médio à formação superior, ampliando oportunidades e consolidando trajetórias educacionais contínuas

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul anunciou a criação do Programa de Verticalização da Educação Profissional, no âmbito da REE/ MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul). A iniciativa tem como foco articular e fortalecer a formação técnica dos estudantes do ensino médio, promovendo a continuidade dos estudos em cursos superiores de tecnologia, de maneira integrada e contínua.

O objetivo principal do programa é oferecer itinerários formativos profissionais contínuos, permitindo que os estudantes iniciem sua qualificação profissional técnica no ensino médio e prossigam seus estudos em cursos superiores, ampliando suas oportunidades acadêmicas e profissionais. A ação busca preparar jovens sul-mato-grossenses para as demandas do mundo de trabalho contemporâneo, que exige formação sólida, competências técnicas atualizadas e progressão acadêmica consistente.

De acordo com a SED (Secretaria de Estado de Educação), o programa reforça o compromisso da gestão estadual com uma educação pública de qualidade, que valoriza tanto a formação cidadã quanto a formação técnica e tecnológica. A proposta está alinhada às diretrizes nacionais que reconhecem a educação profissional e tecnológica como eixo estratégico para o desenvolvimento econômico e social.

A implementação do Programa de Verticalização será realizada gradualmente, considerando as especificidades regionais, o perfil dos estudantes e as demandas do mundo de trabalho no Estado. Com essa medida, o Governo de Mato Grosso do Sul busca ampliar as perspectivas de carreira dos jovens e fomentar o desenvolvimento local, utilizando a educação como ferramenta de inclusão social e crescimento econômico.

Jackeline Oliveira, SED
Foto: Arquivo SED

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Dia D de vacinação nas escolas impulsiona imunização de crianças e adolescentes

Published

on

By

Com foco na ampliação da cobertura vacinal de crianças e adolescentes, promovendo a atualização da caderneta de vacinação e reforçando a importância da imunização, a estratégia do Programa Aluno Imunizado impulsiona a imunização dos estudantes da rede pública de ensino.

Na última sexta-feira (25), alunos da Escola Estadual Zélia Quevedo Chaves, no bairro Iracy Coelho, em Campo Grande, receberam doses de vacinas conforme o calendário vacinal e com autorização dos pais.

Realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a ação faz parte do PSE (Programa Saúde na Escola), dentro do projeto ‘MS Vacina Mais’ da SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), responsável pela coordenação da estratégia que integra esforços em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação) e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), fortalecendo a articulação entre saúde e educação.

Com a presença do Zé Gotinha, símbolo das campanhas de vacinação no Brasil, o evento tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre os estudantes da rede pública. Foram ofertados serviços como vacinação de rotina, verificação da caderneta, emissão da DVA (Declaração de Vacinação Atualizada) e ações de resgate da vacina contra o HPV.

A campanha teve início em 1º de abril e segue até 30 de maio, abrangendo toda a comunidade escolar, desde a educação infantil até o ensino médio.

Autorizado pelos pais, o aluno do 8° ano, Diego Henrique Lopes, de 13 anos, foi um dos primeiros a ser imunizado e atualizou a caderneta vacinando contra o HPV e a meningocócica. “Foi ‘de boa’ se vacinar na escola e não doeu nada. É muito importante e positiva essa vacinação na escola, me sinto mais seguro e protegido”, afirma o estudante.

O aluno do 8° ano, Diego Henrique Lopes, de 13 anos, foi um dos primeiros a ser imunizado e atualizou a caderneta vacinando contra o HPV e a meningocócica

Gerente estadual de imunização, Frederico de Moraes.

De acordo com o gerente estadual de imunização, Frederico de Moraes, em março a SES recebeu a estratégia do Ministério da Saúde e, desde então, passou a organizar as ações junto às secretarias dos 79 municípios.

“A vacinação é uma das estratégias mais efetivas que temos para prevenir doenças, proteger nossas crianças e adolescentes e avançar nos compromissos de saúde pública. Vacinar é garantir qualidade de vida e contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o de promover saúde e bem-estar para todos”, explica Frederico Moraes.

Mesmo com a iniciativa nacional, o gerente de Imunização da SES ressalta que o Estado já possui o Programa Aluno Imunizado, que foi ampliado com a proposta do governo federal. “O governo do Estado também mantém o programa MS Vacina Mais, que no início do ano destinou R$ 1,9 milhão para imunização contra a dengue. No entanto, a vacinação contra a doença não é realizada nas escolas, por determinação do Ministério da Saúde”, completa Moraes.

Técnica da SES responsável pelo PSE, Claudineia Firmino.

Para a técnica da SES responsável pelo PSE, Claudineia Firmino, a ação é coordenada por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica reforça a integração entre as áreas da saúde e da educação, fortalecendo as redes de corresponsabilidade e a atuação conjunta dos serviços públicos.

“No Programa Saúde na Escola, saúde e educação atuam juntas para cuidar dos estudantes de forma completa. Mais do que levar serviços para dentro da escola, essa parceria entre as redes públicas cria uma responsabilidade compartilhada, que garante ações mais fortes, contínuas e que realmente melhoram a vida das crianças, adolescentes e jovens da rede pública nos 79 municípios”, destaca.

O Coordenador da CGC (Coordenadoria-Geral de Gerenciamento de Crises, Riscos e Acidentes) da SED, coronel Fraiha, enfatizou a parceria entre as instituições.

“É fundamental termos essa visão de promover essas ações em conjunto com as secretarias municipais de saúde. Fazer o entrelaçamento com diferentes setores, não só da saúde, mas também os demais setores da educação, da infraestrutura, tudo aquilo que é multidisciplinar que envolve a rede estadual de ensino, disse.

O Coordenador da CGC da SED, coronel Fraiha, Frederico Moraes e Zé Gotinha.

O representante da SED também faz um apelo aos pais e responsáveis para que autorizem a vacinação dos filhos nas escolas. “Essa é uma oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação e protegermos nossos alunos e toda a comunidade escolar. É fundamental manter os cuidados não só com doenças prevalentes, mas também com as sazonais, por meio das campanhas de vacinação”, alerta Fraiha.

Criada em 2023, a estratégia Aluno Imunizado segue mobilizando escolas, profissionais de saúde e famílias em todo o Estado. A vacinação em ambiente escolar é reconhecida como estratégia eficaz no controle e eliminação de doenças imunopreveníveis, além de contribuir para o cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

A mobilização busca facilitar o acesso dos alunos à imunização e reforçar a importância da prevenção de doenças desde a infância e adolescência.

Helton Davis, Comunicação SES
Fotos: Helton Davis

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana