TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Assembléia Legislativa MS

Redução de carga tributária do IPVA para carros híbridos é tema de proposta

Publicado em

Começou a tramitar, nesta quinta-feira (10), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 85/2025, do deputado Roberto Hashioka (União), que acrescenta dispositivos à Lei 1.810, de 22 de dezembro de 1997, e dá outras providências. A proposta legislativa reduz a carga tributária do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos híbridos. A Lei 1.810, de 22 de dezembro de 1997 passa a vigorar acrescido do inciso IV no artigo 153: 50% (cinquenta por cento), no caso de veículo com motores híbridos.” (NR).

“Com isso, a concessão de redução de 50% do IPVA para veículos híbridos representa uma política pública alinhada com o princípio constitucional da proteção ao meio ambiente e com as tendências nacionais e internacionais de mobilidade sustentável, bem como a responsabilidade fiscal”, destacou o parlamentar.

Conforme o texto, o projeto cria mais um mecanismo de incentivo fiscal para a aquisição e utilização de veículos híbridos, que combina um motor de combustão interna com um ou mais motores elétricos. Essa tecnologia apresenta vantagens ambientais em comparação com veículos movidos exclusivamente a combustíveis fósseis.

Diversos estados brasileiros já implementaram benefícios fiscais para veículos elétricos e híbridos, demonstrando as opções e os resultados positivos de tais iniciativas. Segundo a justificativa da matéria, essas experiências demonstram que a política de incentivos fiscais para veículos menos poluentes é uma tendência nacional, com resultados positivos tanto em termos ambientais quanto de renovação da frota.

O art. 153 da Lei Estadual nº 1.810/1997 já prevê, em seu caput, que o Poder Executivo poderá reduzir a carga tributária do IPVA para atendimento a programa de controle de poluição ou de desenvolvimento tecnológico. “A presente proposta se alinha perfeitamente a essa previsão legal, ampliando o escopo de incentivos já existentes na legislação estadual. No Mato Grosso do Sul, já houve modificação legislativa que visa implementar incentivos fiscais para veículos elétricos”, explica Roberto Hashioka.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook

Assembléia Legislativa MS

Deputados apreciarão cinco propostas nesta quarta-feira

Published

on

By

Os deputados devem votar na manhã desta quarta-feira (23), durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), cinco propostas pautadas conforme a Ordem do Dia. A redação final de dois projetos será apreciada pelos deputados. O Projeto de Lei Complementar 01/2025, de autoria do TCE-MS, altera a Lei Complementar 160/2012, que dispõe sobre o órgão. O texto proposto apresenta modificações em diversos dispositivos da lei. Já o Projeto de Resolução 2/2020, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), acrescenta, altera as redações do art. 42 e do art. 46, ambos da Resolução nº 65, de 17 de dezembro de 2008, com a finalidade de criar a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude.

Em discussão única os parlamentares apreciarão duas propostas. De autoria da Mesa Diretora (2025-2026), o Projeto de Decreto Legislativo 3/2025 aprova a indicação de membros para integrarem o Fórum Deliberativo do MS-Indústria para mandato de dois anos, correspondente ao período de 2025 a 2027. E o Projeto de Lei 51/2025, de autoria do deputado Caravina (PSDB), declara de Utilidade Pública Estadual a Associação Comunitária Cultural Itapoã, com sede e foro no Município de Ivinhema.

A matéria pautada para primeira discussão é o Projeto de Lei 45/2025, do Poder Judiciário, que altera dispositivo da Lei nº 1.511, de 5 de julho de 1994. A alteração na noma vigente tem o objetivo de ampliar o quadro de juízes auxiliares da capital de oito para nove magistrados. A Lei 6.365, de 11 de dezembro de 2024, modificou o parágrafo 2º do artigo 21 da Lei 1.511, de 5 de julho de 1994, aumentando o quantitativo de juízes auxiliares da Corregedoria-Geral de Justiça de dois para três. Tal alteração não foi acompanhada pela atualização correspondente do número de juízes auxiliares da Capital, que permaneceu fixado em oito.

Serviço

As sessões plenárias podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis: TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS; Facebook e Youtube.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Assembléia Legislativa MS

Assembleia e Você traz o Abril Azul na programação da TV Assembleia

Published

on

By

O Abril Azul, campanha de conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é o tema do próximo Assembleia e Você, que estreia essa semana na grade de programação da TV do Legislativo Estadual. Os entrevistados desta edição são o educador físico Gerson Jacobina e a secretária da Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Geraldo Castelo, Michelle Dibo. Os participantes falaram sobre suas experiências profissionais e de vida envolvendo o TEA e também avaliaram a movimentação legislativa produzida no estado acerca do tema.

Apresentado por Aretha Muritiba e Paulo Radamés, o “Assembleia e Você” tem exibições às segundas (7h), quartas (17h45), sextas-feiras (13h30), sábados (18h) e domingos (17h) na TV Assembleia, canal aberto 7.2, ou canal 9 da Claro TV, aos sábados (17h30) e domingos (22h30), podendo também ser assistido a qualquer momento pelo canal do ALEMS no Youtube.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas23/04/2025

Fiação da casa de bombas do Piscinão do Jardim Cangalha é furtada; Lagoa Maior e Avenida Rosário Congro também sofrem com vandalismo

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), registrou o furto da...

Três Lagoas23/04/2025

Campanha “Aluno Imunizado” segue com vacinação nas escolas de Três Lagoas até 30 de maio

Nos meses de abril e maio, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Central de Imunização da Secretaria Municipal...

Três Lagoas23/04/2025

Casa do Trabalhador de TL está com 349 vagas de empregos disponível nesta quarta-feira (23)

Você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vagas disponíveis na Casa...

Três Lagoas22/04/2025

Prefeitura de Três Lagoas avança nas estratégias para atendimento à população em situação de rua

Dando continuidade às tratativas iniciadas na semana passada, a Prefeitura de Três Lagoas promoveu, nesta terça-feira 22 de abril, uma...

Três Lagoas22/04/2025

Três Lagoas realiza Agenda Positiva do Bem-Estar Animal e anuncia avanços na causa

Na próxima quinta-feira, 25, das 16h às 18h, o Plenarinho da Câmara Municipal será palco de um momento histórico para...

Três Lagoas22/04/2025

SMS promove Ginástica da Conscientização do Autismo, nesta quarta-feira, 23, para toda a população

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Programa Equipe Multiprofissional (E-Multi) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoverá nesta...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana