Mato Grosso do Sul
Rede social é utilizada para estudar “Clube do Manoel” na EE Arlindo de Sampaio Jorge

Estudantes, durante a eletiva, vêm postando desenhos, letterings, vídeos, caricaturas, biografia, obras e muitas outras coisas relacionadas ao poeta sul matogrossense Manoel de Barros
No início do ano, diversas escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) inseriram em sua grade a disciplina itinerária intitulada de “Clube do Manoel”. Entre elas, a Escola Estadual Arlindo de Sampaio Jorge, localizada no Bairro Moreninha II, em Campo Grande, sob orientação do professor de Língua Portuguesa e da disiciplina de Clube de Manoel, Lucas Lester Pereira Ipólito.

O professor propôs aos seus alunos que de fato fizessem um “Clube”, entretanto, que não ficasse somente entre as quatro paredes da sala de aula, mas que propagasse na rede social “Instagram”, onde este (@clubemanoelasj) teria o propósito de estudar profundamente e divulgar ainda mais Manoel de Barros.
Clube do Manoel ASJ
Com isso, formaram o “Clube do Manoel ASJ” e há pouco mais de um mês eles vêm postando desenhos, letterings, vídeos, caricaturas, biografia, obras e muitas outras coisas relacionadas ao nosso poeta amado.
O professor Lucas Ipólito quando recebeu a proposta de ministrar esta disciplina, a única certeza que ele tinha em mente era de que não faria mural biográfico com fotos, não levaria os alunos a lerem um livro de Manoel de Barros por obrigação, “mas, queria formar um grupo onde os alunos pudessem fazer parte dele e também sentissem vontade e gosto ao buscar da biografia, das obras e de outros materiais que temos neste mundo sobre Manoel”, enfatiza.
Os estudantes Kennedy da Silva Constantino e João Vitor Martins dos Santos, do 2º ano do Ensino Médio afirmam que ter escolhido esta disciplina e participar do clube foi uma das suas melhores decisões, pois os ajudaram a romper as barreiras da timidez e os têm levado a verem com outros olhos sobre o ato de falar em e com o público.
Já a aluna Larissa Corrêa Rocha de Oliveira, do 2º ano do Ensino Médio, ressalta o fato de que vê com bons olhos a forma como esta disciplina vem sendo trabalhada e avaliada, “afinal, as metodologias que são mais agradáveis e eficazes. Percebemos que a substituição das avaliações tradicionais por avaliações atuais e mais dinâmicas (produção de material para o Instagram) tem sido mais instigante e atraente para a aprendizagem”, relata Larissa.
“A turma do “Clube do Manoel ASJ” pontua em voz uníssona que cursar esta e outras disciplinas itinerárias tem sido fantástico, pois cada dia é superado os desafios e trabalhos que lhes são propostos”, relata diretora Rosana Cristina Ferreira Soares.
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Chuva e queda de temperatura é a previsão do tempo para o Mato Grosso do Sul nos próximos dias

A previsão para o final de semana indica tempo estável devido a atuação de bloqueio atmosférico que favorece o tempo quente e seco em grande parte do estado de Mato Grosso do Sul.
O destaque entre sexta-feira (05/08) e sábado (06/08) é a previsão de altas temperaturas (entre 30-36°C) e baixos valores de umidade relativa do ar (UR), com valores entre 15-35%, principalmente para a região centro-norte do estado.
Porém entre a noite de quinta-feira (04/08) e a sexta-feira (05/08), há previsão para o avanço de uma frente fria oceânica pela região sul o que deverá favorecer um aumento de nebulosidade na maioria dos municípios, porém espera-se chuvas e tempestades isoladas no extremo sul do estado.
Já entre a tarde/noite do dia 06/08 (sábado) e o dia 07/08 (domingo) a aproximação e o avanço de um cavado, aliado ao transporte de umidade vindo da Amazônia irão favorecer chuvas de intensidade moderada a localmente forte e tempestades acompanhadas de raios, na região sul do estado.
Nas regiões Pantanal, Grande Dourados e leste do estado são esperadas chuvas de intensidade fraca a localmente moderada e tempestades isoladas no domingo (07/08).
Destaca-se que o sistema meteorológico mencionado acima irá quebrar o bloqueio atmosférico a partir de domingo no sul do estado e no restante do estado a partir de segunda (08/08). Na sexta-feira, prevê-se temperaturas mínimas entre 16-18°C e as máximas podem atingir valores de até 25°C nas regiões sul-fronteira, cone-sul, grande dourados e sudoeste do estado.
Já nas outras regiões as mínimas ficam entre 17-21°C e as máximas podem chegar aos 35°C. E na capital, mínimas de 18°C e as máximas chegam aos 29°C. Além disso, há previsão de baixos valores de UR, entre 15-35%, por isso recomenda-se beber bastante líquido, evitar exposição nos horários mais quentes e secos do dia e umidificar os ambientes.
Entre a noite de quinta-feira (04/08) e a sexta-feira (05/08), há previsão para o aumento de nebulosidade na maioria dos municípios da região sul, porém espera-se chuvas e tempestades isoladas no extremo sul do estado devido ao avanço de uma frente fria oceânica.
No sábado (06/08) entre a tarde/noite e o dia 07/08 (domingo) a aproximação e o avanço de um cavado, aliado ao transporte de umidade vindo da Amazônia irão favorecer chuvas de intensidade moderada a localmente forte e tempestades acompanhadas de raios, nas regiões sul e sudoeste do estado.
São esperadas temperaturas mínimas entre 15-18°C e as máximas podem atingir valores de até 29°C nas regiões sul-fronteira, cone-sul, grande dourados e sudoeste do estado. Já nas outras regiões, as mínimas ficam entre 17-20°C e as máximas podem chegar aos 36°C. E na capital, mínimas de 18°C e as máximas chegam aos 32°C.
No domingo, a previsão indica chuvas de intensidade moderada a localmente forte e tempestades acompanhadas de raios na região sul do estado devido ao avanço de um cavado, aliado ao transporte de umidade vindo da Amazônia.
Nas regiões Pantanal, Grande Dourados e leste do estado há probabilidade de chuvas de intensidade fraca a localmente moderada e tempestades isoladas.
São esperadas temperaturas mínimas entre 19-22ºC e máximas de até 35ºC nas regiões norte e bolsão. E na Capital, mínimas de 22 e máximas de até 30ºC.
Sexta (05)
Sábado (06)
Domingo (07)
Tendência meteorológica para os próximos dias:
Na Figura 1 são apresentados os acumulados de precipitação previstos pelo modelo GFS para os próximos dias, entre os dias 04 a 19 de agosto de 2022.
Os modelos indicam probabilidade de chuvas com acumulados de até 100mm, principalmente para as regiões Sudoeste, Cone-Sul, Sul-Fronteira e Pantanal do estado. Para o restante do estado espera-se acumulados entre 20-60 mm neste período. Há previsão de chuvas mais generalizadas, acompanhadas de tempestades com raios, entre os dias 07 e 09 de agosto (com maior probabilidade dia 08/08) devido ao avanço de um cavado, aliado ao transporte de umidade sobre Mato Grosso do Sul.
A queda mais acentuada das temperaturas deve ocorrer entre os dias 10 e 11 de agosto, com temperaturas mínimas entre 5-7°C no centro-sul e 10-14°C no norte do estado. Porém, ressalta-se o acompanhamento das atualizações das previsões semanais, devido às incertezas inerentes às previsões que ultrapassam três dias.
Com informações da CEMTEC
Mato Grosso do Sul
Zigurats entra para a rota Expedição Sertões e passagem acontece no dia 30 de agosto

A modalidade Expedição 4×4 Aventura, que faz parte do Rally dos Sertões, vai passar pelo complexo turístico de Havalon e Zigurats, em Corguinho, no dia 30 de agosto. O anúncio foi feito por Renato Perotti, organizador da Expedição, durante visita da equipe Pantaneiros no Sertões e shakedown das caminhonetes realizado, pela primeira vez, nas propriedades de Dakila Pesquisas.
Shakedown é analisar toda a estrutura e revisão completa dos carros. Por três anos, os testes dos automóveis da equipe Pantaneiros no Sertões aconteciam no Pantanal. Desta vez, a convite do Ecossistema Dakila, pela empresa 067 Vinhos, o grupo realizou as manobras e treinamentos pré-evento em Havalon, onde um percurso off-road foi criado a fim de preparar o pessoal para o grande evento que acontece a partir do dia 26 de agosto, com saída em Foz do Iguaçu (PR). Também percorreram pela estrada principal até Zigurats e conheceram parte da beleza e aventura que possui o lugar.
“Queremos mostrar o Brasil de uma forma diferente, pois nosso país não é só grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte ou Campo Grande. A Expedição gosta de mostrar o interior, o tempero das pequenas comunidades espalhadas por nossa nação. Quando chegamos em Dakila e eu vi todo mundo nos esperando com muito carinho, foi algo extraordinário, e eu quero que todos do Sertões tenham essa sensação, sintam essa recepção calorosa. Vamos vir pela primeira vez em Havalon e Zigurats mostrar para o Brasil inteiro o que essa comunidade faz”, afirmou Renato Perotti, durante o shakedown realizado no sábado, 30 de julho.
Dakila abriu uma trilha para que a equipe pudesse experimentar as caminhonetes de uma maneira bem radical, com bastante inclinação e desafio. “Ficamos muito felizes, pois o fato de podermos ter um ambiente off-road para treinar nos proporciona mais segurança e menos riscos, dessa forma vamos ao Rally com muito mais propriedade”, complementou Renato.
A abertura da trilha se torna mais um atrativo em Corguinho e vai fomentar o turismo na região, explica Maite Bernal, coordenadora de turismo de Zigurats. “A criação desse caminho fica como um legado, pois marca esse momento histórico onde o Rally passa pela nossa comunidade e também a inserção deste tipo de atividade em nossos roteiros turísticos, pois o trajeto criado dá um gostinho de como é uma aventura off-road”.
O grupo Off-Road Rochedo ficou bem animado com a notícia e vai estrear a trilha oficialmente em alguns dias. “Temos um grupo em Rochedo de pessoas que adoram pegar estradas e curtir a adrenalina sobre quatro rodas fora do asfalto. Esse percurso é uma oportunidade de realizar a atividade próximo de casa e da capital, o que vai trazer mais visibilidade para o estado que ainda carece desse tipo de turismo. Quando saímos com nossos veículos, temos que ir em uma região que fica cerca de 200 km depois de Rio Negro, é uma experiência bacana, mas bem longe”.
Contribuir com a projeção de Mato Grosso do Sul faz parte da missão da 067 Vinhos, empresa que integra o Ecossistema Dakila. Firmar parcerias são ferramentas importantes para valorizar o estado, fomentar a cultura, o turismo e mostrar os trabalhos de Dakila.
“Há anos nós pensamos em abrir as portas e mostrar tudo o que construímos, esse momento chegou e eu fico muito feliz de estar acontecendo dessa forma. Dakila por meio de seu Ecossistema e das pessoas que acreditam nos trabalhos desenvolvidos, leva conhecimento e prosperidade. Com essa parceria, vamos potencializar nosso estado, colocando-o num patamar turístico de referência no Brasil. Quero agradecer a todos que nos seguem, sem o nosso pessoal nada disso existiria, cada um tem uma importância fundamental em tudo o que existe aqui [Havalon e Zigurats], pois ninguém faz nada sozinho”, disse Alan Fernandes de Oliveira, um dos sócio-proprietários da 067 Vinhos.
O Rally
Na celebração dos 30 anos de história, o Rally dos Sertões terá 7.216 quilômetros, roteiro mais longo de todas as competições, e passará por oito estados das cinco regiões do país – pela ordem, Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte –; até a chegada, em Salinópolis (PA).
Dentro do Rally existe uma categoria chamada Expedição 4×4 Aventura. Nesta modalidade, os participantes percorrem todo o trajeto do Sertões, mas desfrutando do turismo e da adrenalina off-road em quatro rodas. Na programação, a chegada em Campo Grande está prevista para o dia 29 de agosto. Conforme anunciado pelo organizador da Expedição Sertões, Renato Perotti, no dia 30 de agosto, todas as equipes desta modalidade passarão por Havalon e Zigurats antes de seguir o percurso para Costa Rica.
Todos os anos as expedições acontecem com cerca de 10 carros 4×4, nesta edição 40 caminhonetes e 80 pessoas participam da modalidade e celebram os 30 anos do maior Rally das Américas.
-
Arapuá4 de agosto de 2022, 08:34
Educação de Três Lagoas de Luto com o falecimento do professor José Antônio dos Santos, ex-morador de Arapuá
-
Eldorado3 de agosto de 2022, 13:25
Paper Excellence vence na Justiça e passa a ter o direito de controle da Eldorado Brasil Celulose
-
Arapuá1 de agosto de 2022, 14:26
Morre em Andradina/SP, aos 82 anos Sebastião Bessão, ex-morador de Arapuá
-
Campo Grande2 de agosto de 2022, 11:07
Homem mata esposa a facadas e passa quatro dias com o corpo
-
Três Lagoas1 de agosto de 2022, 11:10
Com parceria da Prefeitura de Três Lagoas e entidades, Ação Cidadania realiza mais de 8 mil atendimentos no Novo Oeste
-
PRF2 de agosto de 2022, 15:10
82 Kg de cocaína são apreendidos em Terenos (MS)
-
Campo Grande2 de agosto de 2022, 09:23
Festival da Carne de MS valoriza cultura e pecuária local com estações e pratos que exaltam a culinária pantaneira e fronteiriça
-
Três Lagoas4 de agosto de 2022, 14:08
Três-lagoense lança livro “caminhos tortuosos” em 13 de agosto
-
Mato Grosso do Sul5 de agosto de 2022, 09:13
Chuva e queda de temperatura é a previsão do tempo para o Mato Grosso do Sul nos próximos dias
-
Tecnologia4 de agosto de 2022, 14:48
Quanto custa marketing especializado em comércio exterior?
-
Mato Grosso do Sul4 de agosto de 2022, 14:34
Zigurats entra para a rota Expedição Sertões e passagem acontece no dia 30 de agosto
-
AFXT4 de agosto de 2022, 13:37
Escola de Estadual de Arapuá abre chamada pública para Alimentação Escolar “PNAE”