Tecnologia
Rede de franquias lança campanha 100% criada com Inteligência Artificial
A criação da campanha foi uma iniciativa conjunta do marketing da Rockfeller e da agência TBS Group
São Paulo, dezembro de 2024. A Rockfeller Language, rede de franquias de idiomas com foco em inglês rápido e moderno, lança sua nova campanha de marketing “Be a Rocker, Be Unlimited”. Desenvolvida 100% com o uso de Inteligência Artificial em parceria com a agência TBS Group, a campanha tem como objetivo impactar o público com o conceito de um inglês acessível e de excelência em conversação, voltado para atender aos desafios e objetivos pessoais e profissionais de seus alunos. A campanha será veiculada em vários canais das redes sociais e para isso foram desenvolvidas peças em vídeo e artes conceituais e as ações visam alavancar o período de matrículas.
Para André Belz, CEO da Rockfeller, a campanha marca um novo momento de inovação na rede, cujo pilar “Unlimited” simboliza a visão de expansão e personalização do ensino. “A IA vem para somar a esse novo momento da Rockfeller, impactando ainda mais vidas, que visam conquistar seus objetivos e transformando sonhos em realidade”, destaca Belz. Segundo ele, a rede busca constantemente maneiras inovadoras de facilitar o aprendizado do inglês e, com o uso de IA na criação de suas campanhas, reafirma seu compromisso em ser disruptiva no mercado de idiomas.
A campanha foi um marco na nossa estratégia de comunicação e inovação. Ela nasceu de discussões dentro da nossa equipe de marketing in house, que desempenhou um papel essencial em todas as etapas do processo. Tivemos várias reuniões colaborativas com a agência TBS Group, que nos ajudaram a transformar ideias em ações estratégicas e altamente criativas. Esse trabalho conjunto reflete nossa visão de integrar expertise interna com parceiros de alto nível, comenta Ewerton Gonçalves, diretor de marketing e expansão da Rockfeller.
A TBS Group, agência parceira pela criação da campanha, compartilha da visão de transformação da Rockfeller. “Participar da criação de uma campanha para uma marca que tem como propósito realizar sonhos, seja facilitando uma viagem internacional ou garantindo destaque no mercado de trabalho, é extremamente inspirador”, afirma Thiago Beraldi, CEO da TBS Group.
O conceito “Be a Rocker, Be Unlimited” reforça a premissa da Rockfeller de ser mais do que uma escola de idiomas: é um caminho para que seus alunos conquistem novos horizontes, seja em vivências culturais, seja em desenvolvimento profissional. Com materiais dinâmicos, que incluem vídeos e posts interativos, a campanha convida o público a se identificar com a marca e explorar um inglês prático e ágil, pronto para ser usado nas mais diversas situações.
Ficha técnica da campanha
- Agência: TBS Group
- Thiago Beraldi: Sócio / Diretor de Planejamento
- Vinicius Lima: Sócio / Diretor de Criação
- Bruno Schultz: Sócio / Head de Arte e Design
- Roberta Gasparette: Associada / Planejamento
- Leandro Ferreira: Gerente de Projetos
- Marcelo Maciero: Designer
- Milson Jr.: Designer
- Júlio Jr.: Videomaker
- Thais Glavik: Copywriter
- Equipe in house: Rockfeller
- Ewerton Gonçalves: Diretor de Marketing, Comercial e Expansão
- Sâmia Munaretti:Gerente de Marketing
- Leandro Alves: Coordenador de Design
- Jhenifer Bento: Redatora
- Juliana Azevedo: Designer
- Dielisson de Lima: Redes Sociais
- Eduarda Hoffmann: Videomaker
Sobre a Rockfeller
Fundada em 2004, em Santa Catarina, a Rockfeller nasceu com o compromisso de buscar a excelência no ensino de idiomas. Com um crescimento rápido e sustentável, a Rockfeller abriu sua primeira franquia em 2006 e, em 2008, implementou seu modelo de negócios como franqueadora, expandindo suas unidades por várias partes do Brasil. Atualmente, a marca conta com 100 unidades instaladas em todo o país e tem planos de abrir mais 100 escolas nos próximos dois anos.
Atendendo a um público diversificado, desde crianças até adultos, a rede atua com modelo de negócios presencial e adapta-se às necessidades de seus alunos em que proporciona flexibilidade e conveniência. A escola recebeu diversas premiações e neste ano, os prêmios conquistados foram: o selo de excelência da ABF por 10 anos consecutivos e a classificação 5 estrelas da PEGN.
Com foco em conversação e salas de aulas que favorecem a interação, a Rockfeller se destaca não só pela qualidade de seu ensino, mas também pela satisfação de seus franqueados, mantendo-se como uma referência no mercado de idiomas.
Tecnologia
Análise de dados: Como as empresas vêm usando a IA generativa para trazer mais rapidez aos seus processos
Nos últimos anos, as empresas vêm experimentando de que modo a Inteligência Artificial Generativa (IAGen) pode ser útil para aprimorar processos e obter vantagens competitivas. Nesse cenário, pelo menos um tema tem sido abordado com frequência devido aos resultados especialmente positivos: trata-se da combinação desta ferramenta com a análise de dados.
Recentemente, por exemplo, a Pfizer, gigante farmacêutica global, buscou um programa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MiT), o “Sloan Master of Business Analytics”. Ele é focado em formar profissionais especializados na análise de dados e no uso de técnicas quantitativas e computacionais para resolver problemas empresariais. Por meio do programa, a Pfizer tinha como objetivo reduzir o tempo necessário para colocar novos medicamentos no mercado.
Uma das maneiras encontradas para isso, seria acelerar o processo de apuração e transmissão de conhecimento: quando a pesquisa e os desenvolvimentos relevantes são transferidos para o departamento de fabricação. Para se ter uma ideia, usando métodos manuais tradicionais, isso poderia levar 9 meses por molécula, no sentido de classificar milhares de documentos para um medicamento. A equipe do MiT Sloan usou mais de 33 mil documentos para construir um conjunto de produtos que torna o trabalho dos cientistas facilmente disponível ao reconhecer e recuperar informações de um jeito rápido.
Já referente a outro setor, a francesa CMA CGM, uma das maiores empresas de transporte marítimo e logística do mundo, tem usado a IA generativa para otimizar suas decisões de precificação. A empresa analisa dados complexos abrangendo demanda, tarifas históricas, rotas e outros fatores variáveis para ajustar seus preços em tempo real. A IA ajuda a determinar os preços ideais para os serviços de transporte, levando em consideração flutuações no mercado mundial, demandas específicas dos clientes e custos operacionais. A ideia é com isso oferecer uma precificação mais competitiva e ajustada à realidade do mercado, além de otimizar suas margens e melhorar a satisfação dos usuários.
Vale o adendo que, em julho deste ano, a empresa de navegação firmou uma parceria com o Google, por meio do conglomerado de tecnologia Alphabet. Tal colaboração se deu com o intuito de acelerar a integração de soluções de inteligência artificial nas operações mundiais da CMA CGM. Entre as premissas da parceria figuravam alavancar a IA na organização, com vistas a refinar diversos aspectos de seus negócios, incluindo otimizar as rotas de remessa, melhorar o manuseio de contêineres, aprimorar o gerenciamento de estoque, reduzir os prazos de entrega e até diminuir a emissão de carbono. Naquela oportunidade, Rodolphe Saadé, presidente e CEO da CMA CGM, destacou o acordo como um elemento-chave na estratégia de transformação mais ampla da empresa.
Em entrevista, o especialista na área, Paulo Henrique de Souza Bermejo, que tem pós-doutorado em Inovação na Bentley University, em Massachusetts/EUA, e Certificação Executiva em Estratégia e Inovação, através do MiT, comentou o impacto dessa tecnologia. “As empresas vêm enxergando a verdadeira proeza que é a análise de dados aliada à abordagem abrangente da IA. Para elas, é uma forma eficiente de apoiar sua trajetória de crescimento, já que permite que sejam realizadas tarefas complexas com uma rapidez e precisão antes impensáveis. No caso da Pfizer, por exemplo, a IA acelera o desenvolvimento de medicamentos, algo que para ela usualmente levava anos. No setor logístico, como na CMA CGM, a tomada de decisão sobre preços, antes dependente de análises humanas que poderiam ser demoradas, agora pode ser feita em tempo real, possivelmente conferindo uma enorme vantagem competitiva”, ressaltou Bermejo.
Segundo o especialista, a tendência é que mais empresas adotem essas tecnologias para otimizar suas operações. “À medida que a IA se torna mais acessível e integrada aos sistemas corporativos, espera-se que os avanços nos processos de análise de dados e tomada de decisão se ampliem. A capacidade de transformar grandes volumes de dados, em saberes super úteis e facilmente aplicados, representa uma das maiores oportunidades de crescimento para as empresas. No entanto, para obter tais vantagens, é essencial investir em uma cultura corporativa que valorize a inovação e a capacitação constante das equipes, pois a demanda por pessoas, que ajudem outras pessoas, para que seja feito o melhor trabalho possível, nunca irá embora”, finalizou.
Tecnologia
NAVA alerta sobre quatro erros de segurança que e-commerces precisam evitar na Black Friday
Na última sexta-feira deste mês, ocorre a Black Friday, um período caracterizado por promoções, mas também por um aumento considerável de fraudes e golpes. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, os crimes de estelionato virtual podem crescer até 13,6% durante esse evento. Enquanto muito se discute sobre como os consumidores podem se proteger contra-ataques, também existem estratégias que os e-commerces podem adotar para evitar que criminosos se aproveitem de suas informações.
O aumento no tráfego e nas transações online durante a Black Friday coloca os e-commerces em risco. Para ajudar as empresas a se prepararem, a NAVA Technology for Business compartilha quatro erros que e-commerces devem se atentar para aumentar a segurança durante a Black Friday
1- Infraestrutura de tecnologia frágil: Muitos sites não estão preparados para suportar o volume elevado de acessos. É fundamental revisar todos os elementos da infraestrutura, especialmente links de comunicação, para garantir a estabilidade do ambiente digital.
2- Segurança de dados limitada à Black Friday: a segurança deve ser um processo contínuo, integrado à governança corporativa e não ser uma preocupação apenas em uma época específica do ano, como o caso da Black Friday. Empresas que investem em um desenvolvimento seguro, testam e implementam práticas de segurança robustas no ambiente de tecnologia, seja na nuvem ou local, no decorrer do ano estarão mais bem preparadas para enfrentar picos de tráfego e ameaças.
3-Falta do conceito Zero Trust: controles tradicionais de segurança podem ser insuficientes para o cenário atual. Implementar uma abordagem Zero Trust – que valida continuamente usuários e dispositivos – ajuda a proteger o ambiente digital de forma mais abrangente.
4- Falta de treinamento da equipe: É vital que as equipes responsáveis pela operação do e-commerce sejam treinadas ao longo do ano. Profissionais preparados são capazes de identificar e resolver problemas com mais eficiência durante o período da Black Friday.
Proteção Contra Fraudes
Além das verificações citadas, as empresas precisam adotar cuidados técnicos específicos no ambiente virtual. E-commerces na nuvem devem seguir práticas que assegurem segurança e conformidade, começando pela definição das responsabilidades de segurança, separando os controles que competem ao provedor de nuvem daqueles da própria empresa. “A adesão a padrões de segurança, como os da Cloud Security Alliance (CSA), também é necessária para proteger dados e transações. Revisões regulares são recomendadas para garantir que todos os controles de segurança estejam corretamente implementados e funcionando com alto grau de confiabilidade”, afirma Edison Fontes, Chief Information Security Officer (CISO) da NAVA.
O executivo ainda alerta sobre a ameaça do aumento do uso da Inteligência Artificial por cibercriminosos. Embora a IA possa ser uma aliada para empresas, o crime organizado também a utiliza para ataques mais complexos. A velocidade e o volume de dados que a IA permite processar são explorados para aumentar o número e a complexidade das tentativas de invasão. “Antecipar-se a essas ameaças envolve investimento em Monitoramento de IA que identifica comportamentos suspeitos que possam indicar o uso malicioso de IA”, complementa o especialista.
Sobre a NAVA Technology for Business
Com mais de 28 anos de atuação, a NAVA Technology for Business fornece serviços e soluções de negócios e tecnologia, como Plataforma de AIOps & Observability Strategy, Digital Strategy & Agile Development, Payments, Intelligent Outsourcing, Cloud & Infrastructure Solutions, Advanced Analytics & Automation e Cybersecurity. Assim, a NAVA inspira pessoas e empresas dos setores financeiro, seguros, meios de pagamento, educação, energia, saúde, telecomunicações e varejo a transformar e impactar positivamente o mundo. Saiba mais em https://nava.com.br
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