Assembléia Legislativa MS
PSDB se irrita com programa do PT e pede nova eleição já

É destaque na coluna do Ilimar Franco (O Globo), da tarde desta quinta-feira (6), que o PSDB de Aécio Neves ficou “muito irritado” com trechos do programa do PT que vai ao ar mais à noite, usando imagens do ex-candidato a presidente da República e do deputado Carlos Sampaio, entre outros políticos de oposição, para apelar à população que não caia nas investidas dos que tumultuam a política e apostam no “quanto pior, melhor”.
“O PSDB vai dizer não ao apelo do vice Michel Temer para reunificar as forças políticas do país. Os tucanos concordam com a tese desde que acompanhada do afastamento da presidente Dilma e, também, de Temer. Na entrevista dos líderes Cassio Cunha Lima e Carlos Sampaio, eles dirão que qualquer entendimento nacional passa pela realização de novas eleições já. Para os tucanos esta é a melhor saída para enfrentar a crise e o esgotamento do apoio ao governo no Congresso.”
Carlos Sampaio, ainda segundo o colunista, ironizou a crise do governo Dilma e a redução da bancada governista com a saída do PDT e PTB. Ele lembrou que no último governo, a oposição somava pouco mais de 100 parlamentares na Câmara. Hoje, os números se inverteram e a maioria tem votado contra os interesses do Planalto.
Enquanto a oposição sobe o tom contra Dilma, a base aliada, reunida com Temer, defendeu que Dilma monte um novo governo. “A reforma ministerial já era considerada no Planalto. Ela vai ocorrer após se saber quem se salvará da denúncia de Rodrigo Janot [na Lava Jato]. Ontem, com o apoio dos demais, o líder Leonardo Picciani (PMDB) a defendeu, dizendo que os ministros não representam suas bancadas e que isso se reflete nas votações.”
Assembléia Legislativa MS
Fazendo Arte entra no balanço dos 35 anos da Ginga Cia de Dança

Criada em 1986 por Chico Neller para divulgar e valorizar a arte da dança em Mato Grosso do Sul, a Ginga Cia de Dança elabora pesquisas práticas e aperfeiçoa a atuação de bailarinos, por meio de experiências estéticas e coreográficas que passam por balanços modernos e de jazzísticos. Já conquistou importantes prêmios em festivais nacionais de dança, como o de Joinville, em Santa Catarina, considerado o mais renomado do país, e para celebrar os 35 anos, lançou neste ano o espetáculo ‘Silêncio Branco’, com tema voltado à violência contra a mulher. Documentário a respeito dela você confere no programa Fazendo Arte, na grade da TV ALEMS.

Foto: Marithê do Céu
A Ginga permite acesso democrático à dança, tornando popular essa arte, além de incorporá-la à identidade regional do Estado. Tornou-se conhecida nacionalmente a partir de 1989, quando participou do Festival de Dança de Joinville, avaliado pelo Guiness Book como o maior evento de dança do mundo.
A partir daí, a Ginga passou a se apresentar frequentemente no festival, até se tornar companhia profissional em 1999. Um ano antes, a coreografia ‘Camille’ foi premiada na categoria ‘Trio Livre’ do Festival de Dança de Joinville e ainda conquistou o ‘Prêmio Especial da Crítica’, através do Troféu Anfestival.
Quando se tornou companhia profissional, realizou o espetáculo ‘Despalavras’ e em 2000 apresentou ‘Conceição de todos os bugres’. No ano seguinte celebrou os 15 anos com o espetáculo ‘Corpo Latino’, mergulhando nos ritmos latinos, como o tango e a música flamenca.
Cultura Bovina?
A pergunta deu nome ao espetáculo realizado em 2007, que discutiu o papel da arte, por meio da dança, num lugar em que a língua falada é a da soja, da arroba e do boi gordo. A exploração, poder e prazer, a partir do animal, que não pode dizer nada no caminho rumo ao abate, também provocaram reflexões no público.
O espetáculo percorreu 31 cidades brasileiras em 2009, integrando o projeto Palco Giratório, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Um ano depois a Ginga Cia de Dança lançou o documentário ‘Ginga Documenta – Cultura bovina em trânsito’, dirigido pelo jornalista Helton Pérez, que mostra essa turnê, sendo que a produção contou com patrocínio do FIC (Fundo de Investimentos Culturais), do governo do Estado.
Grande marco na trajetória da Ginga, o espetáculo ‘Estudos de Superfície’ foi contemplado pela Funart (Fundação Nacional de Artes) com o prêmio Klauss Vianna 2011, e realizado em 2012, tendo como inspiração a coreografia ‘Superfície do Homem’, criada em 2004 por Chico Neller. Em 2013, realizou o espetáculo ‘Se você me olhasse nos olhos’, quando em cena se apresentaram oito bailarinos, entre eles profissionais da companhia e convidados especiais de outros grupos de dança, que mostraram ao público os cinco sentidos na hora de uma boa paquera, por meio da dança contemporânea.
35 anos

Foto: Vaca Azul
Para marcar os 35 anos, na verdade comemorados em maio do ano passado, Ginga lançou neste ano o espetáculo ‘Silêncio Branco’, com objetivo de conscientizar o público sobre a violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul. O trabalho foi um dos mais desafiadores da trajetória do grupo, fazendo com que os bailarinos visitassem a Casa da Mulher Brasileira, conversassem com psicóloga e se interassem a respeito dessa problemática para se prepararem cenicamente.
O documentário ainda reúne depoimentos do bailarino, professor e coreógrafo Diogenes Pivatto, da artista de dança Paula Bueno, da bailarina, professora e pesquisadora Gisela Dória, do ator e iluminador Espedito Di Montebranco, da bailarina Frantielly Khadij, do coreógrafo Romano Vargas, e da bailarina Patricia Signoretti.
Fazendo Arte

Foto: Reprodução TV ALEMS
As artes são formas de expressão criadas através de inúmeras formas e materiais e, de acordo com a vontade do artista, se transformam em grandes produções. Para valorizar esse universo, a TV ALEMS implantou em sua grade de programação o programa ‘Fazendo Arte’, que vem exibindo documentários sobre artistas e movimentos que enriquecem a cultura sul-mato-grossense.
Produzido, apresentado e roteirizado pelo jornalista João Humberto, o programa pode ser assistido na TV ALEMS, canal 9 da Claro NET TV, às segundas, a partir das 15h, quartas às 19h e sábados às 14h30, além do canal oficial do YouTube da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Assembléia Legislativa MS
Projeto Segunda Legal traz dicas de comunicação para o pleito de 2022

“Quem não se comunica não se elege” foi o tema de nova edição do Segunda Legal realizada nesta segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O projeto, coordenado pela Escola do Legislativo Ramez Tebet, apresentou dicas para uma melhor comunicação para as eleições de 2022, nas diversas plataformas.
O primeiro a falar foi o gerente da TV Assembleia, Maurício Picarelli, que foi deputado estadual entre 1987 e 2019, e ressaltou a importância do veículo televisivo para os candidatos e suas assessorias. “A TV é imagem. A comunicação visual é primordial, antes de sequer ver o que a pessoa está falando, ela está reparando na imagem da pessoa, que tem que ser sempre bem cuidada. Quem não tem o dom da comunicação, deve fazer do investimento na comunicação a prioridade. E a televisão é um veículo que gera identificação, então escolha bem o que vai comunicar ao seu público”, argumentou.

O evento foi assistido por servidores da Casa de Leis que atuam nas diretorias e gabinetes. Para tanto, Picarelli reforçou que a TV Assembleia é transmitida ao vivo pelo Canal 9 da NET e YouTube Oficial e que está à disposição dos 24 deputados eleitos, mas que também recebe sugestões de pauta de todo o estado.
Da mesma forma, a coordenadora da Rádio ALEMS, jornalista Karine Cortez, usou da palavra e enalteceu que os conteúdos deste veículo chegam aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. “Chegamos em lugares aonde sequer tem internet. Aquele ribeirinho, a dona Maria no assentamento ou na aldeia indígena que pode não ter celular, mas eles têm um rádio ligado e ouvem o deputado, se sentem valorizados e criam o vínculo de empatia com o parlamentar. Eles podem até não saber o que é uma emenda, mas o rádio leva a eles, de forma simples, rápida e direta, que a verba para a aquela creche saiu daquele gabinete ou que aquele político está na tribuna fiscalizando e fazendo leis que cuidam das nossas vidas”, destacou. Ouça clicando aqui.
Já o diretor da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Ben-Hur Ferreira falou sobre a comunicação “corpo a corpo”, para os encontros presenciais entre candidatos e eleitores e deu dicas para melhorar a empatia com o público. “O candidato não pode ir a uma reunião estressado, sem paciência para ouvir as pessoas. Anotem as questões apontadas, tenhamos noção da invisibilidade, elas querem ser ouvidas. Anunciem o horário de início e término da conversa para deixar todos confortáveis. Preste atenção no público. É jovem? É um tipo de fala. Tem mulheres com crianças? Outro tipo. Entre em assuntos do momento para gerar identificação, saia da bolha, porque hoje as pessoas tem três ou quatro opções de voto e a sua relação horizontal de empatia pode conquistar o indeciso”, ressaltou. Ben-Hur já foi vereador, deputado estadual e também federal por Mato Grosso do Sul.

No quesito mídias sociais, a jornalista e gerente de Site e Mídias Sociais da ALEMS, Fabiana Silvestre, trouxe formas de como melhorar a comunicação no meio digital. “É preciso fazer um diagnóstico de presença para perceber como está a reputação do seu candidato e a partir disso definir quais canais vão comunicar melhor para o seu nicho, com quais estratégias. Vale lembrar da necessidade de um site pessoal que compile todo o conteúdo de forma documental e usar as mídias, cada uma com sua potencialidade, para ampliar a comunicação. Valorize a equipe, que sempre deve estar muito alinhada no conteúdo e sugiro sempre um media training”, explicou.
A jornalista trouxe conteúdos de como lidar com as fake news, a valorização da escuta empática, as ações de crossmedia e diversas outras dicas que podem ser acessadas neste slide. Ela também reforçou que o Site Oficial faz a cobertura em tempo real de tudo o que acontece na Casa de Leis e as Mídias Sociais trazem a humanização do trabalho político realizado na ALEMS, veja mais neste slide, com dados de acesso das redes que fazem o trabalho digital de forma orgânica, ou seja, sem investimento de recurso público.
Saiba mais dicas e assista ao evento na íntegra abaixo:
-
Suzano21 de junho de 2022, 13:36
Suzano está com vagas abertas para a área de Tecnologia e Inovação florestal em Três Lagoas
-
Água Clara21 de junho de 2022, 23:29
Homem acusado de matar ex-companheira com tiro na testa em Água Clara será julgado em Três Lagoas
-
Três Lagoas21 de junho de 2022, 15:20
Prefeitura de Três Lagoas entregará primeiras matrículas do Programa Regularização Fundiária
-
Galeria de Imagens25 de junho de 2022, 06:05
Pavimentação da MS-320 integra rota da celulose e realiza sonho de produtores
-
Mato Grosso do Sul22 de junho de 2022, 17:35
Grupo chileno vai investir R$ 15 bilhões para construir a quinta fábrica de celulose de MS
-
Policial22 de junho de 2022, 08:05
Polícia Militar recupera objetos furtados e apreende adolescente infrator em Bonito
-
Policial21 de junho de 2022, 09:50
Polícia Militar prende dois condutores por crimes de trânsito em menos de quatros horas em Bonito
-
Água Clara22 de junho de 2022, 00:53
Peões de Água Clara conquistaram resultados importantes na última semana
-
Policial21 de junho de 2022, 13:35
Polícia Militar Ambiental de Miranda autua arrendatário em R$ 9 mil por incendiar restos de vegetação em leiras em período proibido
-
PRF21 de junho de 2022, 19:05
Unidade de Apoio Operacional da PRF em Porto Murtinho (MS) é inaugurada durante comemorações de 110 anos da cidade
-
Policial21 de junho de 2022, 17:35
PMA de Miranda recebe filhote de tamanduá encontrado pela PRF agarrado ao dorso da mãe morta por atropelamento e orienta sobre os procedimentos em atropelamentos de animais
-
Policial21 de junho de 2022, 10:20
Polícia Militar prende homem com mandado de prisão no Distrito Águas do Miranda