Mato Grosso do Sul

Protagonismo Digital é ferramenta para EaD durante período de suspensão das atividades presenciais na REE

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Com a mudança na rotina dos estudantes da Rede Estadual, SED estimula gestores para a utilização das plataformas disponíveis para realização de aulas virtuais.

Campo Grande (MS) – Uma ferramenta lançada pela Secretaria de Estado de Educação (SED) em 2017, se tornou o principal instrumento para os professores e estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE) neste período de suspensão das aulas presenciais, em decorrência do avanço da Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Disponível para todos na REE, a plataforma Protagonismo Digital já atendeu milhares de alunos desde então e, com a mudança na rotina, se tornou um importante caminho para as aulas virtuais.

Com quase três anos de existência e já consolidada na REE, a plataforma é a principal aliada de professores e estudantes em função da oferta de recursos digitais para a aprendizagem e oferece as ferramentas necessárias para a criação de aulas à distância. “Nós vivemos um momento atípico. As escolas da REE suspenderam as aulas presenciais como medida preventiva ao contágio pelo novo Coronavírus e, nesse sentido, nós mantivemos o que chamamos de ‘aulas remotas vinculantes’ como uma alternativa para as escolas”, explicou o professor Paulo Cezar Rodrigues, responsável pela Superintendência de Informação e Tecnologia (Sitec).

“Os gestores foram orientados – no primeiro momento – a criar um canal de comunicação entre diretores e professores e outro entre professores e suas turmas. Através desses canais, dialogamos com as escolas sobre como usar as diversas tecnologias para dar continuidade a essa aprendizagem dos nossos alunos”, completa o superintendente.

Criada em 2017, plataforma Protagonismo Digital está disponível para acesso de professores, estudantes, gestores e comunidade escolar em geral

Com esse contexto, a plataforma passou a ser utilizada de forma ainda mais intensa, com a adição de diferentes recursos úteis no período de suspensão das atividades presenciais. Uma das “filhas” de outro sistema semelhante chamado Escola Digital – base para plataformas de todo o País – a Protagonismo Digital se tornou um grande repositório de Objetos Digitais de Aprendizagem (Odas).

“Esses Odas são classificados por disciplina, etapa de ensino, por ano, entre experimentos científicos e planos de aulas. Toda essa organização já existia antes de vivermos a atual situação e a plataforma sempre foi alimentada como um suporte a mais para o professor. (…) Nós apresentamos as ferramentas para que eles possam explorar novos conteúdos e novas possibilidades com os estudantes”, salienta Paulo Cezar.

Com a adesão das aulas remotas, a plataforma foi repensada pela equipe de tecnologia da SED e passou a contar – também – com diversas alternativas aos professores para o desenvolvimento de aulas EaD com o auxílio ferramentas, desenvolvidas por parceiros, específicas para a aprendizagem. Além das indicações, o desenvolvimento da plataforma trouxe campos com sugestões, manuais para professores e alunos, e materiais multimídia.

“Criando esse repositório, nós damos possibilidades para que os professores explorem diversas tecnologias que eles podem usar nas aulas remotas vinculantes. A principal, que estamos dando foco, é o Google G Suite ou Google Classroom, onde o professor vai ter a possibilidade de criar uma sala de aula, passar atividades, ter o feedback dos alunos e ainda poder tirar dúvidas, como se fosse uma sala de aula, porém, à distância”, detalha o gestor.

Aplicação prática

Plataforma conta com diversos recursos e ferramentas para o processo de aprendizagem.

Na EE Emygdio Campos Widal, de Campo Grande, o uso das ferramentas já virou rotina. De acordo com a diretora da escola, Fernanda Bucallon, foram organizados cronogramas de estudos e de acompanhamento, tudo para manter a proximidade, apesar da distância entre alunos e professores.

“Anexamos a plataforma Protagonismo Digital para os estudantes e nesta primeira semana eles recebem as orientações sobre o uso das ferramentas. Montamos as turmas no Google Sala de Aula e agora apontamos sites como recomendações para eles durante esse período. Com essas indicações e materiais da plataforma, eles podem estudar e nós temos instrumentos que servem para a devolutiva das atividades”, explicou.

Para a organização nesses dias de suspensão das atividades presenciais, o diálogo durante o período de adaptação foi fundamental. “Nós combinamos com eles que toda segunda-feira teremos orientações com os assuntos do dia e as novas recomendações de filmes e sites, links e atividades para a semana. A ideia é atualizar esses conteúdos e indicações periodicamente”, destacou a diretora.

Por fim, a gestora salienta que o período é de aprendizagem para todos e que os professores poderão enxergar o resultado em pouco tempo. “Quando tudo isso terminar, um saldo positivo que vai ficar é o avanço tecnológico na educação. Aquele tempo que o professor dizia ‘não ter’, ficou para trás. Agora, ele precisa encontrar novas ferramentas. Sabemos que nada substitui a presença do professor, mas precisamos saber que existem ótimas ferramentas disponíveis para o desenvolvimento dos nossos estudantes. Temos que fazer uso disso”, finalizou Fernanda.

Alternativa

Com cerca de 210 mil estudantes matriculados, a Secretaria também trabalhou para orientar os gestores, durante a adaptação das escolas antes do período de suspensão das aulas presenciais, para o envio de materiais impressos.

“É importante ressaltar que os alunos que não possuem conectividade – sem internet em casa – foram contemplados com o material impresso. Eles levaram as atividades para casa e deverão devolvê-las ao final desse período de 15 dias, quando nós iremos traçar novas metodologias, novas formas de organização para ver como vai se comporta a REE”, concluiu Paulo Cezar.

 

Vinícius Espíndola – Secretaria de Estado de Educação (SED)

 

Fonte: Governo MS

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Mato Grosso do Sul

Devido à pandemia, cobrança de empréstimos consignados pode ser suspensa por 90 dias

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Em decorrência de problemas financeiros provocados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), cobranças de empréstimos consignados podem ficar suspensas por 90 dias. A medida é prevista no Projeto de Lei 55/2020, de autoria do deputado Coronel Davi, e contempla servidores públicos estaduais e municipais de Mato Grosso do Sul, ativos e inativos, tanto civis quanto militares.

De acordo com a proposta, as parcelas não pagas serão acrescidas no final do contrato, sem incidência de juros e multas. O projeto também prevê a possibilidade de prorrogação no período da suspensão por mais 90 dias ou pelo tempo que durar a pandemia.

A administração da folha de pagamento dos servidores públicos estaduais caberá à Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) ou outro órgão competente do Estado. Com relação aos funcionários públicos municipais, a incumbência será do setor de Recursos Humanos das prefeituras. Esses órgãos deverão orientar os servidores e intermediar o diálogo deles com as instituições financeiras.

“Grande parte das atividades e estabelecimentos econômicos do nosso Estado tiveram seu funcionamento suspenso ou reduzido, o que acarreta automaticamente na redução da renda de milhares de famílias. Concomitantemente, o distanciamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pelos governos Federal, Estadual e Municipal, resulta em um aumento nas despesas familiares”, justifica o parlamentar.

O projeto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável, seguirá para votação dos deputados em plenário.

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Mato Grosso do Sul

Governador nomeia Alexandre Magno novo Procurador-Geral de Justiça

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Ato sai publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial do Estado

Campo Grande (MS) – O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) será comandado no biênio 2020/2022 pelo promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda. Ele foi nomeado Procurador-Geral de Justiça pelo governador Reinaldo Azambuja, em ato publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (8). É a primeira vez na história do MP estadual que um promotor de Justiça assume o mais alto cargo.

“Chefiar uma instituição tão importante para a sociedade como o Ministério Público é um desafio que, temos certeza, o novo procurador-geral de Justiça saberá enfrentar com determinação. É um jovem que desde o início da carreira se destacou pelo empenho, comprometimento e dedicação. E temos certeza que a harmonia entre o Executivo e os outros poderes e instituições, elemento fundamental para um trabalho profícuo, prosseguirá nos próximos anos”, disse o governador.

Com 42 anos de idade, Alexandre Magno diz estar pronto para essa nova fase na carreira. “É um orgulho ser nomeado o primeiro promotor de Justiça para o cargo de Procurador-Geral de Justiça. Da mesma forma, parabenizo o governador Reinaldo Azambuja pelo espírito democrático de respeitar a vontade de respeitar a vontade da maioria da classe, e pelo compromisso de trabalhar com todos os poderes e instituições na defesa incondicional da sociedade sul-mato-grossense”. O promotor foi o mais votado durante eleição realizada pelo MPMS na semana passada.

Reinaldo Azambuja enalteceu o trabalho executado pelo procurador de Justiça, Paulo Passos, durante os dois mandatos de Procurador-Geral de Justiça. “Ao procurador Paulo Passos, só temos que agradecer pela parceria construída nesses anos, sempre com a preocupação da preservação das garantias do cidadão, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento do nosso Estado”.

 

Paulo Yafusso – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Foto: Saul Schramm

 

Fonte: Governo MS

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