Assembléia Legislativa MS
Proposta que disciplina o processo administrativo de entidades assistenciais será votada

Conforme pauta da Ordem do Dia da sessão ordinária desta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), os deputados votarão o Projeto de Lei 299/2023 de autoria do deputado Junior Mochi (MDB). O projeto altera a redação e acrescenta dispositivos na Lei nº 3.498, de 13 de fevereiro de 2008, nos termos que menciona. A matéria dispõe sobre o processo legislativo de declaração de utilidade pública das entidades que menciona, disciplina o processo administrativo de registro das mesmas, seu cancelamento, entre outras providências.
A proposta será analisada e votada em primeira discussão. A mudança acrescenta o artigo 6ª, alínea a, à Lei 3498, com a seguinte redação: “Excetua-se se da vedação estabelecida na alínea b, inciso XI do artigo 6 as entidades assistenciais, associações, fundações ou organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, cujos dirigentes poderão ser remunerados, desde que cumpridos os seguintes requisitos”.
Entre esses requisitos estão que as entidades em questão devam atuar em áreas de Educação, Assistência Social, Pesquisa Científica, Cultura, Artes, Filantropia e outras atividades sem fins lucrativos. A remuneração dos dirigentes será permitida desde que atuem efetivamente na gestão executiva das mesmas, respeitados como limites máximos os valores praticados pelo mercado na região correspondente a sua área de atuação. A administração será transparente e divulgada anualmente em relatórios públicos.
Serviço
As sessões plenárias podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis: TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS; Facebook e Youtube.
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
Assembléia Legislativa MS
Projeto institui utilização de tecnologia do reconhecimento facial em MS

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 63/2025, de autoria do deputado João Henrique (PL), que institui a utilização de tecnologia de reconhecimento facial no Estado de Mato Grosso do Sul e dá outras providências. A matéria segue para análise da Comunicação de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
O objetivo é que a tecnologia de reconhecimento facial seja utilizada para a identificação de criminosos no Estado de Mato Grosso do Sul, visando melhorar a segurança pública e auxiliar as autoridades na prevenção e no combate à criminalidade. Os recursos tecnológicos serão instalados em locais públicos e ficarão estrategicamente posicionados, preferencialmente, em lugares acessíveis e de ampla circulação de pessoas, incluindo as áreas de fronteira com os países vizinhos e rodovias de acesso internacional.
O sistema poderá ser integrado à funcionalidade de leitura de placas de veículos, permitindo a identificação de veículos registrados como roubados ou furtados, contribuindo para a prevenção de crimes e a pronta recuperação de bens subtraídos. O uso da tecnologia de reconhecimento facial deverá observar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O deputado João Henrique justifica sua proposta. “A adoção da tecnologia de reconhecimento facial no Estado de Mato Grosso do Sul é uma resposta urgente às crescentes demandas advindas dos problemas sociais que assolam a segurança pública estadual. Números obtidos em São Paulo refletem o sucesso do Programa para a segurança da população, com a captura de 841 foragidos desde o início do programa”, destacou o parlamentar.
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
Assembléia Legislativa MS
Agenda: CCJR, visitas de acadêmicos e sessões plenárias são destaques da semana

Na programação da semana de 23 a 29 de março, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), estão a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e a visita de acadêmicos. Além disso, constam na agenda as sessões plenárias na terça, quarta e quinta-feira, às 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia.
Os eventos são abertos ao público e à imprensa. A Assembleia Legislativa está localizada na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, no Jardim Veraneio, Parque dos Poderes, Bloco 9, em Campo Grande.
Quarta-feira (26)
No Plenarinho Deputado Nelito Câmara, ocorrerá às 8h a reunião CCJR. A pauta dos projetos relatados e a serem distribuídos é divulgada por este link. São membros da comissão, os deputados Caravina (PSDB), Junior Mochi (MDB), Neno Razuk (PL), Paulo Duarte (PSB) e Pedrossian Neto (PSD).
Professores e acadêmicos do curso de Direito da Uniderp participarão da reunião da CCJR, para entender como se dá a deliberação dos pareceres emitidos nas matérias em tramitação. Em seguida, assistirão à sessão ordinária, acompanharão o debate do Plenário e a votação das proposições.
Quinta-feira (27)
Pela manhã, serão os acadêmicos do curso de bacharelado em Direito, do Centro Universitário Estácio de Campo Grande, que farão uma visita ao Parlamento Estadual. Eles serão recebidos na Sala Multiuso, pelo deputado João Henrique (PL).
Acompanhe
O trabalho dos parlamentares pode ser acompanhado pelas mídias sociais Facebook, Instagram, Twitter e Youtube e no Portal da ALEMS. Confira também pela TV Assembleia MS nos canais 7.2 e 9 da Claro NET TV, e ainda no link TV ALEMS. O sinal aberto da Rádio ALEMS está na FM 105.5, ou no link Rádio ALEMS.
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
-
Bataguassu4 dias atrás
Acidente na MS-338 entre Bataguassu e Santa Rita do Pardo deixa uma mulher morta
-
Cassilândia4 dias atrás
Adolescente de 16 anos é obrigado a realizar atos obscenos com cavalo em propriedade rural
-
Brasil4 dias atrás
Onde vai ter chuva? Confira na previsão do tempo para hoje
-
Notícias da Região4 dias atrás
Grave Acidente na PR-239 deixa um Morto em Campina da Lagoa/PR

