TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Policial

Promuse se reúne para fortalecer ações de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica

Publicado em

Campo Grande (MS) – A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) realizou, na tarde desta sexta-feira (21/02), uma reunião estratégica com o efetivo do Programa Mulher Segura (Promuse) para apresentar formas de aprimorar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, otimizando o atendimento em Campo Grande – MS.

O encontro faz parte de uma iniciativa conjunta entre a PMMS, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, visando fortalecer a rede de proteção e garantir um acolhimento mais ágil e eficiente.

A reunião abordou as ações de otimização dos protocolos e a aceleração dos processos administrativos, ampliando as visitas técnicas e o acompanhamento das Medidas Protetivas de Urgência, bem como o atendimento de urgência e emergência, por meio do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), atuando de forma integrada aos demais órgãos de segurança pública.

Com a expansão das atividades do Promuse, junto ao CPM, por meio das equipes estabelecidas em cada Batalhão e Companhia Independente da Capital, já tivemos melhora de cerca de 80% na quantidade de atendimentos do programa, em relação ao ano passado.

Entre as principais medidas em implementação, estão a ampliação da colaboração entre instituições para garantir um atendimento coordenado e eficaz; a redução da burocracia para proporcionar respostas mais rápidas na proteção das vítimas e a modernização das estruturas de atendimento, incluindo investimentos em informatização e capacitação contínua dos profissionais envolvidos.
Por meio do Promuse, na última semana, por exemplo, foram realizados 29 atendimentos em virtude do descumprimento de medidas protetivas, culminando em 12 prisões, com dois autores estando inclusive dentro da residência da vítima.

No início do ano, uma das estratégias utilizadas foi contar com o apoio do efetivo da Ronda Escolar, que reforçou as equipes para o acompanhamento das mulheres e das MPU, em decorrência das férias escolares, tendo contribuído de forma efetiva com o programa e no combate à violência contra a mulher. Então, desde a última semana, retomaram suas atividades junto à comunidade escolar.
A PMMS reafirma sua dedicação à segurança das mulheres sul-mato-grossenses e seguirá implementando ações que fortaleçam a rede de proteção, assegurando que as vítimas de violência doméstica recebam a assistência necessária com agilidade e eficiência.

Assessoria de Comunicação Social da PMMS

Fonte: Policia Militar MS

Comentários Facebook

Policial

Polícia Militar realiza reunião para o Proerd e Patrulha Mirim em Sonora

Published

on

By

Coxim (MS): A Polícia Militar na manhã desta sexta-feira (14), realizou uma reunião para alinhar os detalhes dos programas Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e Patrulha Mirim em Sonora.

O encontro contou com a presença do Comandante do Pelotão de Sonora, Tenente Agnaldo Santos Oliveira, do Gerente de Educação, Josevam Lopes do Nascimento, além dos instrutores, Sargento Robison Lima da Cruz e Sargento Célio Roberto da Silva Arruda e da Professora Elizete Paulista Castro, que deram o pontapé inicial para as atividades ao longo do ano letivo.

Durante a reunião, o Tenente Oliveira agradeceu a parceria com a Gerencia de Educação e reforçou a importância da continuidade dos programas, destacando o compromisso em ampliar e aprimorar as iniciativas que beneficiam crianças e adolescentes.

O Patrulha Mirim, que teve suas aulas iniciadas no dia 17 de fevereiro, já está em andamento, e no encontro foram alinhadas melhorias em conjunto com a Gerência de Educação e a Assistência Social.

Já o Proerd tem previsão de início na primeira semana de abril, atendendo alunos do 5º ano das escolas municipais e Particular e da educação infantil no segundo semestre.

O Gerente de Educação, professor Josevam Lopes, representando a prefeita municipal, manifestou apoio à continuidade dos projetos e reforçou o compromisso da administração em manter o sucesso das edições anteriores.

O Proerd e o Patrulha Mirim são executados em parceria entre a Prefeitura Municipal e o Conselho de Segurança, com o objetivo de educar e conscientizar crianças e adolescentes sobre cidadania, disciplina e prevenção ao uso de drogas e à violência.

Assessoria de Comunicação Social – 5º BPM

Fonte: Policia Militar MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Polícia Militar realiza palestra de prevenção ao uso de drogas, em Aparecida do Taboado

Published

on

By

Nesta sexta-feira (14), a Polícia Militar realizou uma importante palestra para os colaboradores da indústria Pais e Filhos – Gala Embalagens, no município de Aparecida do Taboado-MS, com o tema “Drogas e Suas Consequências”, um assunto de relevância crucial, que impacta profundamente a sociedade e exige atenção da população. Veja mais detalhes!

Durante o encontro, foi destacado o impacto devastador que o uso de drogas, tanto lícitas quanto ilícitas, causa nos usuários e também nas famílias dos dependentes, que enfrentam o grande desafio de viver com a dor, a angústia e as dificuldades diárias de apoiar um ente querido nesta batalha. A discussão envolveu como esses vícios podem resultar em acidentes de trânsito, aumentar os índices de violência, agressões no ambiente familiar e sobrecarregar os sistemas de saúde pública. Assim, deixam de ser um problema individual e se tornam uma questão coletiva, que exige união, conscientização e ações eficazes para combater suas causas e consequências.

O evento contou com a presença de 140 colaboradores e foi marcado por reflexões profundas, diálogos enriquecedores e depoimentos emocionantes, o que demonstrou o engajamento significativo dos presentes. As questões levantadas e as trocas de experiências reforçaram a importância de tratar o tema de forma aberta e transparente, promovendo a conscientização e a prevenção como pilares fundamentais para enfrentar esse desafio social.

A Polícia Militar de Aparecida do Taboado-MS enaltece a parceria com a Pais e Filhos – Gala Embalagens, que busca proporcionar aos seus funcionários, cidadãos aparecidenses, conhecimento para prevenir mazelas da sociedade e contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente e segura para todos.

“A informação é nossa maior aliada na luta contra o uso de drogas. Vamos juntos construir um futuro melhor!”

Fonte: Policia Militar MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana