TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Corumbá

Projeto que inclui Festa de Nossa Senhora do Carmo no calendário oficial é aprovado em 1ª discussão

Publicado em

O Projeto de Lei que pede a inclusão no Calendário Oficial de Mato Grosso do Sul, da Festa de Nossa Senhora do Carmo, realizada tradicionalmente no distrito de Forte Coimbra, Município de Corumbá (MS), deu mais um passo para virar Lei. A proposta foi aprovada em primeira discussão nesta terça-feira (17) no plenário da Casa de Leis.

Após a aprovação em primeira discussão,  o parlamentar agradeceu os votos dos colegas parlamentares e destacou a importância da inclusão da festa no Calendário Oficial do MS.

“Agradeço aos colegas a aprovação desse projeto, que inclui a Festa de Nossa Senhora do Carmo no Calendário Oficial. Ressalto aqui que a população do Forte Coimbra é muito acolhedora, e espera o olhar de vocês para tornar o Forte Coimbra de visibilidade internacional”, disse Contar.

A festa que acontece todos os anos no dia de Nossa Senhora do Carmo (16 de julho), é organizada pela população local, com apoio do Exército Brasileiro e da Prefeitura do Município, através da Fundação da Cultura e Patrimônio Histórico.

No dia da comemoração, a imagem de Nossa Senhora do Carmo é carregada por um guarda real com vestimentas de gala da época do Império durante a procissão, que segue da capela para a vila militar e termina no Rio Paraguai. A programação inclui: missa, tradicional novena, procissões, shows musicais e dança.

Comentários Facebook

Corumbá

Concretagem da ponte sobre o Rio Paraguai em Corumbá inicia às 17h deste sábado

Published

on

By

A partir das 17h deste sábado (13), terá início a primeira etapa da concretagem na obra de recuperação da ponte sobre o Rio Paraguai, localizada em Corumbá, na BR-262. A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), vinculada à Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística), destaca a importância de alertar os motoristas sobre a interdição do tráfego no local, que ocorrerá por um período de 12 horas, iniciando no sábado e encerrando às 5h de domingo (14).

A escolha de realizar o serviço durante a noite visa minimizar o impacto para a população, considerando que o tráfego de veículos é menos intenso durante o período em que a ponte estará fechada para a concretagem.

O secretário Helio Peluffo enfatiza que essa interdição é essencial para garantir o pleno restabelecimento estrutural da ponte. “Essa obra é fundamental para assegurar a integridade estrutural da ponte”, ressalta.

Em situações de extrema necessidade, como o trânsito de ambulâncias, serão fornecidos veículos de apoio designados para acompanhar a travessia, garantindo segurança e suporte adequado.

O titular da Seilog solicita a compreensão de todos os envolvidos, especialmente empresas de transporte coletivo, de cargas e moradores que dependem da ponte para se locomover, para que se programem adequadamente durante esse curto período de interdição.

A Agesul emitiu comunicado informando a interdição temporária a empresas de transporte de minério, órgãos estaduais e federais, incluindo a Prefeitura de Corumbá e Ladário, Polícias Rodoviária Federal e Militar, Corpo de Bombeiros Militar de Corumbá, DNIT, Ministério Público Estadual, Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário de Corumbá e Ladário, e Marinha Brasileira.

Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesul
Foto: Saul Schramm


Relacionada:

BR-262: ponte sobre o Rio Paraguai em Corumbá vai receber 1ª etapa de concretagem

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Corumbá

PMA de Corumbá multa pesqueiro por construção em Área de Preservação Permanente

Published

on

By

Corumbá (MS) – Policiais Ambientais do Posto Avançado Buraco das Piranhas realizaram patrulhamento terrestre na terça-feira (09/04), na região de Porto Morrinho. Ao chegarem no local onde no passado existia um hotel, localizado às margens do rio Paraguai, constataram uma nova construção do atual empreendimento de pesca e recreação, dentro da área de preservação permanente, com cerca de 378 m².

Ao questionarem o proprietário sobre a autorização ambiental para realizar tal intervenção, este respondeu que não possuía. Diante disso, os Policiais Ambientais lavraram auto de infração no valor de R$ 5.000,00. As atividades foram paralisadas por construir ou fazer funcionar estabelecimento potencialmente poluidor sem licença ou autorização do órgão ambiental competente. Todos os documentos confeccionados também serão encaminhados aos órgãos competentes para providências cabíveis.

A Polícia Militar Ambiental alerta sobre a importância de observar a legislação ambiental antes de realizar qualquer intervenção ambiental, principalmente em áreas de preservação permanente, devido à sua importância para a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais.

Texto e imagem: Assessoria de comunicação social do 1º BPMA

Fonte: Policia Militar MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas18/04/2024

MAIS UMA VITÓRIA – Colégio Anglo leva o troféu de campeão no vôlei de praia masculino e feminino

A casa do vôlei em Três Lagoas é o Colégio Anglo. A escola faturou os títulos de campeão no vôlei...

Três Lagoas18/04/2024

Faixa etária da vacinação contra Dengue será ampliada temporariamente; entenda

A partir desta sexta-feira, 19 de abril, o público-alvo da vacinação contra a dengue será ampliado, conforme orientação da Nota...

Três Lagoas18/04/2024

SMAS realiza blitz em alusão a campanha “Esmola Não, Cidadania Sim!”

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para...

Três Lagoas18/04/2024

SMAS dá início aos cursos de capacitação voltados para a comunidade nesta quinta-feira (18)

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) por meio do Setor de Planejamento e Articulação Intersetorial e Departamento de Proteção...

Três Lagoas18/04/2024

ATENÇÃO CONDUTORES – Algumas ruas do Bairro Jardim Roriz passam a ter sentido único a partir desta sexta-feira (19)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Deptran), da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e...

Três Lagoas18/04/2024

SEMANA MUNICIPAL DE TRÂNSITO – Deptran realizou passeio ciclístico e blitz educativa com estudantes

Seguindo o cronograma da agenda de ações da 18ª Semana Municipal de Trânsito, promovida pelo Departamento Municipal de Trânsito (Deptran),...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana