TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Primeiro mês de 2025 tem saldo positivo de 3.176 empregos com carteira assinada em Mato Grosso do Sul

Publicado em

Em janeiro de 2025 foram criados 3.176 empregos formais em Mato Grosso do Sul, com destaque para o setor da Agropecuária. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, e constam na publicação Observatório do Mercado de Trabalho, compilada pela Assessoria de Economia e Estatística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Com isso, o total de pessoas trabalhando com carteira assinada no Estado chegou a 673.560 no mês passado, aumento de 0,47% em relação ao mês anterior.

Dos quatro grandes setores da economia, três apresentaram saldo positivo nas contratações no mês de janeiro: Agropecuária com 1.524 novos empregados, Indústria com 746, Construção (790) e Serviços (625). Somente o setor de Comércio apresentou saldo negativo de -509 vagas. Esse número não surpreende, conforme o titular da Semadesc, Jaime Verruck.

“No mês de janeiro, como é comprovado, nós temos normalmente uma demissão no setor de Comércio e Serviço decorrente do final do ano das vagas abertas em função das atividades de final do ano. É normal que no mês de janeiro a gente tenha um aumento, um maior número de demissões do que contratações no mês no setor de Comércio. Isso foi configurado”, avaliou.

Por outro lado, o secretário destaca o incremento de contratações no setor da Agropecuária, que já reflete o início da colheita agrícola e também a contratação de trabalhadores para as novas culturas, como a citricultura, além do crescimento verificado na Indústria. “Esses são fatores positivos. Quando olhamos a Construção Civil, a gente percebe uma grande ativação desse mercado com o surgimento de novos empreendimentos, mas também cobertura desse problema que nós temos na habitação”, pontuou.

Mapa do emprego

Na distribuição regional dos empregos durante o mês de janeiro, Campo Grande liderou com maior saldo de empregos no estado (620), logo em seguida aparecem Chapadão do Sul (333) e Nova Alvorada do Sul (220). Por outro lado, os municípios que mais fecharam postos foram Rio Brilhante ( -142), Dourados (-77), Aparecida do Taboado (-53).

Quanto ao grau de instrução dos novos empregados no mês de janeiro, a grande maioria (2.054) concluíram o Ensino Médio, 678 não chegaram a concluir o Ensino Fundamental, 202 tinham o Fundamental incompleto e 161 o Ensino Médio incompleto. Apenas 103 haviam cursado o Ensino Superior e 6 se declararam analfabetos. Entre as pessoas com Ensino Superior incompleto houve retração com demissões a mais do que as admissões.

Para Verruck, janeiro foi “um mês bastante positivo para a geração de empregos e melhoria da renda das famílias”. Esse ritmo garante ao Estado o crescimento da economia com ampliação do mercado formal de empregos. “É o caminho que nós queremos para o desenvolvimento do trabalho no Mato Grosso do Sul. Maior número de vagas, maior renda e maior empregabilidade”.

João Prestes, Comunicação Semadesc
Foto: Álvaro Rezende/Secom

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Cidadania empossa membros do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de MS

Published

on

By

Com o papel de propor e fiscalizar as políticas públicas para mulheres, a Secretaria de Estado da Cidadania empossou as integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher nesta terça-feira (18). Os membros passam a compor a gestão do triênio 2025-2028.

Composto por 22 integrantes mulheres, e suas respectivas suplentes, o Conselho tem 50% de representantes do poder público estadual e a outra metade, da sociedade civil organizada.

A cerimônia de posse contou com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)

A cerimônia de posse foi acompanhada pelo vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que ressaltou o papel fundamental do órgão.

“Este Conselho é extremamente relevante para dar voz, principalmente àquelas mulheres que não têm. O papel do Conselho é direcionar, e a determinação do governador Eduardo Riedel é que todo o esforço que demandar do poder público, para políticas aprovadas por este conselho, tenham o encaminhamento e estrutura do Estado para acontecer”, frisa Barbosinha.

Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, homenageou todas que antecederam o atual conselho pedindo uma salva de palmas, e ainda ressaltou como a entidade é fundamental para fortalecer direitos.

Secretária da Cidadania, Viviane Luiza pediu uma salva de palmas para todas as mulheres que fizeram história no Conselho em MS. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)

“O Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres é uma garantia da cidadania feminina, e para isso nós estamos aqui, com representatividade, sabendo que as mulheres dos quilombos, as mulheres rurais, as indígenas ainda enfrentam barreiras muito maiores do que aquelas que nós vivenciamos, e é por elas e com elas que viemos lutar”, enfatizou Viviane.

Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa, afirma que no Brasil, o conselho tem escrito, ao longo dos anos, a história da democracia brasileira.

“Foi através da luta de mulheres em movimentos sociais, da luta feminista, organizada e representada pelo Conselho da Mulher, que conseguimos conquistar um conjunto de direitos, de políticas públicas e de acesso. Ter um conselho hoje com maior representatividade institucional e pluralidade étnica, racial, de movimentos sociais é histórico”, pontua Manuela.

Após a assinatura do termo de posse, a assembleia-geral elegeu a mesa diretora, que nesta gestão será comandada pela sociedade civil. Com apenas uma candidatura, o Conselho escolheu como presidente Jamille Augusta Weiss Penteado de Freitas, da Marcha Mundial das Mulheres de MS.

Para vice-presidência, dois nomes se colocaram à disposição, e houve votação entre as representantes governamentais. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)

Segundo o regimento, quando a presidência é comandada pela sociedade civil organizada, a vice-presidência fica a cargo do poder público. Durante a assembleia, a subsecretária Manuela Nicodemos Bailosa e a defensora pública Zeliana Saballa se colocaram como candidatas.

Por cinco votos a três, a vice-presidência ficou com a defensora e coordenadora do Nudem (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher), Zeliana Saballa.

Conselho Estadual dos Direitos da Mulher

Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de MS conta com 22 representantes, metade do poder público e a outra metade da sociedade civil organizada. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)
Da esquerda para a direita, defensora pública Zeliana Saballa, eleita a vice-presidente; Jamille Weiss, da Marcha Mundial das Mulheres, presidente do Conselho, e a secretária-executiva, Cláudia Bernardes. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher foi criado em 1987, e é um órgão colegiado de deliberação coletiva, de composição paritária entre o Governo e a sociedade civil organizada, que tem a finalidade de propor e fiscalizar, em âmbito estadual, as políticas para as mulheres, assegurando-lhes o exercício pleno de seus direitos, sua participação e integração no desenvolvimento econômico, social, político e cultural.

As representantes do poder público estadual são:

Secretaria de Estado da Cidadania
TITULAR: Viviane Luiza da Silva
SUPLENTE: Vania Lucia Baptista Duarte

Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres
TITULAR: Manuela Nicodemos Bailosa
SUPLENTE: Gisele Francelino

Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul
TITULAR: Zeliana Luzia Delarissa Sabala
SUPLENTE: Christiane Maria dos Santos Pereira

Fundação da Cultura de Mato Grosso do Sul
TITULAR: Giovana Correa Ferreira
SUPLENTE: Larissa Marca Pudel

Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos
TITULAR: Silvia Regina Nakamatsu
SUPLENTE: Vera Lucia Silva Ramos

Secretaria de Estado de Administração
TITULAR: Elizangela Lima Franco
SUPLENTE: Viviane Gorete Sonego

Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica
TITULAR: Ana Carolina Araújo Nardes
SUPLENTE: Katia Xavier Farias

Secretaria de Estado de Educação
TITULAR: Priscila Fernandes Dantas
SUPLENTE: Myleide Meneses de Oliveira Machado

Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul
TITULAR: Marcia Campos
SUPLENTE: Brenda Costa Silva Souza

Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública
TITULAR: Elaine Cristina Ishik Benicasa
SUPLENTE: Neidy Nunes Barbosa

Representantes da sociedade civil organizada:

Comissão Regional de Justiça e Paz/MS
TITULAR: Rosilda Ribeiro Rodrigues Salomão
SUPLENTE: Neyla Ferreira Mendes

Coletivo de Mulheres Indígenas de Campo Grande Kaguateca
TITULAR: Miriam Marcos Tsibodowapre
SUPLENTE: Rebeca Polidorio

Instituto Sociocultural Dandara
TITULAR: Rosana Santos de Oliveira
SUPLENTE: Adriane da Silva Soares

Associação das Mulheres Solidárias Indígenas Terena
TITULAR: Danieli Luiz de Souza
SUPLENTE: Katia Francisco

Grupo Trabalho e Estado – Zumbi
TITULAR: Débora de Souza Bueno Mosqueira
SUPLENTE: Fernanda Gomes Serafim

Conselho Regional de Psicologia 14ª Região – MS
TITULAR: Mayara Christine Duarte Biscarra
SUPLENTE: Bárbara Marques Rodrigues

Central Única dos Trabalhadores de MS
TITULAR: Cleoni Bostolli Salviano
SUPLENTE: Aliceia Alves Araújo

Movimento de Associadas e Gestantes e Mulheres em Ação
TITULAR: Laura Vicuna Jesus Tavares
SUPLENTE: Ana Patrícia Nassar

Marcha Mundial das Mulheres de MS
TITULAR: Jamille Augusta Weiss Penteado de Freitas
SUPLENTE: Fabiana Pereira Machado

União Brasileira de Mulheres de Mato Grosso do Sul
TITULAR: Madalena Pereira da Silva
SUPLENTE: Anita de Valdonado dos Santos

Associação de Capacitação e Instrução de Economia Solidária do Povo
TITULAR: Ceureci Fátima Santiago Ramos
SUPLENTE: Morgana Santos Maia.

Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania
Fotos: Matheus Carvalho/SEC

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Com apoio do Governo do Estado, TecnoAgro 2025 reúne novidades do setor e conhecimento

Published

on

By

Consolidada como um importante ponto de conexão entre produtores rurais, consultores, pesquisadores e investidores, a TecnoAgro 2025 apresenta a partir desta terça-feira (17), na sede da Fundação Chapadão, em Chapadão do Sul, as inovações tecnológicas do setor, além de proporcionar um ambiente favorável para debate e negócios.

A edição deste ano da TecnoAgro terá uma participação expressiva de estudantes, do ensino fundamental ao superior, promovendo integração de crianças e jovens com a principal atividade econômica da região, o agronegócio sustentável.

O Governo do Estado, por meio da Fundect e da Fundems, aporta recursos na ordem de R$ 9 milhões para pesquisa e desenvolvimento na Fundação Chapadão, realizadora da TecnoAgro.

Na solenidade de abertura, o governador Eduardo Riedel elogiou o trabalho da Fundação Chapadão e seus pesquisadores e lembrou do índices de desenvolvimenro econômico e social do Estado.

“O Mato Grosso do Sul possui a quarta maior renda média salarial do Brasil. Isso faz uma diferença gigante. O nível de investimento no setor privado de Mato Grosso do Sul está operando uma carteira, com mais de R$ 70 bilhões. O Governo investe 15,3% da sua receita liquida do Estado em diferentes políticas públicas. Não é custeio, é investimento a segunda maior taxa do Brasil.
Tudo isso se reflete no oportunidade das pessoas, com uma em emprego, uma capacidade da gente construir uma sociedade mais justa, não adianta a gente crescer deixando bolsões de miséria para trás”, frisou.

O prefeito de Chapadão do Sul, Walter Schlatter, destacou a alta produtividade do campo, que em breve deve alcançar 90 sacas de soja por hectare. Em seu discurso, o presidente da Fundação Chapadão, Ilton Henrichsen, reconheceu o esforço do Estado junto as reinvindicações dos produtores.

“Os grandes aumentos de produção são resultados da competência e empreendedorismo do setor, com inovação, novas tecnologias, parcerias públicas e privadas e muita pesquisa. A 27ª edição da TecnoAgro, que acontece até o próximo dia 20, conta com a participação de 110 empresas e uma estimativa de público de cerca de 15 mil pessoas durante os três dias de evento.

A abertura do evento contou com a presença do secretário Jaime Verruck (Semadesc), do presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, do secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Semadesc, Rogério Thomitão Beretta, o secretário-executivo da Secretaria-Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Semadesc, Ricardo Sena,além de prefeitos da região, os deputados estaduais Junior Mochi e Pedro Pedrossian Neto,representantes de entidades e presidentes de sindicatos rurais.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende/Secom

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana