TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Notícias da Região

Primeiro edifício residencial carbono zero do Brasil é inaugurado em Curitiba

Publicado em

As incorporadoras ALTMA e HIEX anunciaram a conclusão das obras do Árten, primeiro multirresidencial carbono zero do Brasil, que será entregue no fim de novembro. O empreendimento, construído em Curitiba (PR) – capital ecológica do Brasil – incorporou diversas soluções para redução de gases do efeito estufa durante e após a construção. E o saldo de emissões da obra, calculado em 2.640 toneladas de CO2, já está sendo compensado, por meio da manutenção dos estoques de carbono de uma área de Mata Atlântica, em reserva ecológica situada no Litoral do Paraná.

Com oito pavimentos e 34 apartamentos, o Árten tem 5.845m² de área construída. A fórmula que tornou possível a construção de um empreendimento carbono zero desse porte partiu do cálculo de footprint (pegada de carbono), feito por metodologia internacional. O projeto inicial, de 2019, foi lapidado para alcançar a máxima eficiência, endossada com o selo PROCEL Edifica A. Além disso, foi adotado um check list de boas práticas que reduziram de forma significativa o impacto ambiental da obra.

De acordo com a engenheira Júlia Berticelli Basso, coordenadora de Sustentabilidade Corporativa da HIEX, foram consideradas as emissões associadas à construção do empreendimento e também as estimadas com o uso do edifício pelos futuros moradores. “Levamos em conta o carbono incorporado, associado aos impactos atribuídos aos materiais ao longo de seu ciclo de vida, e também o carbono operacional, relacionado às emissões durante a vida útil do edifício, como consumo de eletricidade, aquecimento, resfriamento e todo o impacto na cadeia de valor”, explica.

Com a escolha de materiais de menor impacto ambiental e gestão eficiente das sobras da obra, mais de 107 toneladas de resíduos de construção civil – o que corresponde a 156 caçambas – foram desviadas de aterros sanitários. Ao longo da construção, o material passou por triagem e, em vez de descartado, foi reaproveitado, por meio de doações e destinação para reciclagem.

O cálculo de emissões do Árten também considerou o combustível usado no transporte de matéria-prima e estruturas para o canteiro de obras. Para reduzir o impacto com os deslocamentos e fomentar a economia local, foram priorizados fornecedores locais. A seleção resultou em 40% de empresas e indústrias situadas em um raio de até 200 km da obra.

Além das medidas de redução do impacto ambiental da obra, o projeto do Árten recebeu uma série de itens de sustentabilidade com efeito nas emissões pelo uso do empreendimento, após a entrega. Entre as soluções de eficiência energética e hídrica, foi implantado no edifício um sistema fotovoltaico para uso da energia elétrica de matriz solar nas áreas comuns, equipadas com sensores de presença e lâmpadas de LED. Nos apartamentos, foram instalados os sistemas de ecoclick – que permite o desligamento de interruptores e lâmpadas de forma remota – e de banho inteligente com recirculação da água, que possibilita acionar o aquecimento da água dos chuveiros por smartphones.

As soluções de conforto térmico, como ventilação cruzada e esquadrias termoacústicas, contribuíram para a redução das emissões futuras, em função da redução do uso de climatizadores. No manual do proprietário, os moradores serão orientados a optar por modelos de ar condicionado com fluído R032, de baixo impacto de GWP (Potencial de Aquecimento Global). A partir de simulações, o projeto arquitetônico do Árten também incorporou a eficiência lumínica, para máximo aproveitamento da iluminação natural.

Como medidas de eficiência hídrica, o empreendimento recebeu metais hidrossanitários com controle de vazão, nas áreas comuns e nos apartamentos, além de sistema de coleta e reaproveitamento da água da chuva para rega dos jardins suspensos, com sistema automatizado de irrigação.

Com VGV (Valor Geral de Vendas) de R$40 milhões, o empreendimento será inaugurado com 80% das unidades vendidas. Segundo o engenheiro Gabriel Falavina Dias, sócio e diretor da ALTMA, o excelente resultado das vendas ratifica a preferência crescente do consumidor imobiliário por produtos de menor impacto ambiental, especialmente em um setor que está entre os maiores emissores de gases de efeito estufa. “A construção civil é responsável por cerca de 40% das emissões globais de CO2 e nos sentimos cobrados a assumir um posicionamento mais consciente com relação à emergência climática. Para nós, que participamos de todo o processo pioneiro que viabilizou o primeiro edifício carbono zero do país, a missão cumprida é a de inspirar e encorajar iniciativas semelhantes”, afirma.

Compensação: 5 hectares de floresta em pé

Considerando as estratégias de redução do impacto ambiental do Árten, o saldo da obra, calculado com o uso da metodologia confiável e validada por terceira parte, ficou em 2.640 toneladas de dióxido de carbono. A fim de compensar 100% das emissões, as incorporadoras ALTMA e HIEX optaram por uma parceria com a SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental), umas das mais importantes organizações brasileiras dedicadas à conservação do bioma Mata Atlântica.

Firmado oficialmente em dezembro de 2021, o Termo de Cooperação Técnica e Científica prevê a adoção de cinco hectares de floresta em pé na Reserva das Águas, no Litoral do Paraná. O compromisso vai garantir o estoque de 734 toneladas de carbono, correspondente ao total de emissões de CO2, com a conservação da área por no mínimo 30 anos. O parâmetro é calculado com base na capacidade de captura de gás carbônico presente na atmosfera pelas florestas biodiversas, por meio do método de sequestro de carbono.

A metodologia usada pela SPVS para compensação de emissões e escolhida para o Árten está embasada no conceito de “produção de natureza”, que considera que ecossistemas completos são capazes de gerar cada vez mais serviços ecossistêmicos, garantir e incrementar o estoque de carbono já presente em ambientes florestais. “As áreas naturais bem conservadas funcionam como uma grande ‘fábrica produtora de natureza’, sendo capazes de produzir e ofertar, à toda sociedade e formas de vida, as melhores condições para a manutenção da vida na Terra”, argumenta o diretor-executivo da SPVS, Clóvis Borges.

Para isso, são desenvolvidas atividades de manejo de alta qualidade nas áreas protegidas, que são precificadas pelo Método de Valoração Ambiental de Custo Evitado, chegando a um valor médio por hectare necessário para sua execução. Além do manejo, são considerados os custos operacionais, investimentos em vigilância, manutenção e monitoramento de trilhas. “Avaliamos quanto se deve gastar para que os recursos naturais se mantenham inalterados tanto em qualidade como em quantidade, evitando, assim, qualquer dano ao ambiente e preservando a biodiversidade presente no local”, detalha a analista de processos ambientais da SPVS, Natasha Choinski, responsável pelos projetos de compensação da ONG.

Sobre o Árten

Localizado na região do Juvevê, uma das mais nobres de Curitiba, o Árten é um empreendimento residencial de alto padrão, com 32 unidades. Com quatro opções de plantas, o edifício tem apartamentos com metragens que vão de 86 m² a 175 m².

Com as áreas comuns concentradas na cobertura, o residencial tem rooftop com terraço, espaço gourmet, coworking, academia com vista panorâmica, brinquedoteca, churrasqueira e fireplace. No térreo, o empreendimento tem bicicletário, com estrutura para manutenção das bikes e duas bicicletas elétricas para uso compartilhado; central de delivery e vestiário para os ciclistas e os prestadores de serviços. O hall de entrada é integrado com o jardim de recreação pet friendly.

O Árten será entregue com infraestrutura completa para instalação de portaria virtual, que inclui circuito com câmeras de segurança e sensores conectados à central de videomonitoramento.

Comentários Facebook

Notícias da Região

Evento do CRA-SP aborda a importância da cultura da qualidade nas organizações

Published

on

A cultura da qualidade é um conceito essencial para os profissionais e as organizações que buscam excelência em seus processos e resultados. No universo da Administração, ela também é fundamental para a construção de uma organização sustentável, competitiva e orientada para a satisfação das partes interessadas. Ela ajuda a reduzir desperdícios, a aprimorar processos e a entregar valor superior ao cliente, o que contribui para o fortalecimento da marca e para a retenção de clientes.

Por isso, em alusão ao Dia Mundial da Qualidade, celebrado com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância da qualidade em produtos, serviços e processos organizacionais, o Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP realizará, no próximo dia 14 de novembro, das 15h00 às 17h30, o “V Encontro da Qualidade: da conformidade ao desempenho”.

A live, totalmente gratuita, será transmitida ao vivo pelo Canal A Serviço da Administração, no YouTube, e contará com a participação do Adm. Leonardo Ferreira, consultor organizacional e gestor de melhorias e inovação; Marco Gouveia, engenheiro e professor doutor do ensino superior; Marcelo de Col Rezende, gerente de qualidade na multinacional MTU Maintenance; e Luiz Fernando, especialista em engenharia de processos de qualidade. Para a moderação, o encontro receberá Norberto Gonçalves Neto, consultor empresarial e professor universitário.

Entre os assuntos que serão abordados no evento estão a cultura da qualidade, produtividade e pensamento enxuto; a qualidade 4.0, integrando a inteligência artificial e o machine learning; a cultura da qualidade e segurança operacional; e a qualidade em projetos com a utilização de engenharia robusta.

De acordo com o Ferreira, coordenador do Grupo de Excelência em Gestão da Qualidade – GEQUALI, correalizador do evento, o encontro é voltado não apenas para os profissionais da área, mas também para os estudantes de Administração que buscam uma formação sólida e atualizada sobre o tema. “Além de inspirar os profissionais a adotarem uma postura proativa, o debate visa promover uma cultura de qualidade que vá além do cumprimento dos requisitos, focando na entrega de valor real aos clientes e partes interessadas. Essa troca de experiências e conhecimentos cria um espaço de aprendizado coletivo, fundamental para a formação de redes de contato e o compartilhamento de melhores práticas”, conta.

Os participantes do encontro terão direito a certificado desde que cumpram duas etapas: inscrição prévia na página do evento e a solicitação durante a transmissão ao vivo, por meio de um link disponível no chat do YouTube.

Serviço 

V Encontro da Qualidade: da conformidade ao desempenho

Data: 14 de novembro (quinta-feira)

Horário: das 15h00 às 17h30

Informações e Inscrições:  https://crasp.gov.br/crasp//site/on-line/v-encontro-da-qualidade-da-conformidade-ao-desempenho

Sobre o Grupo de Excelência em Gestão da Qualidade – GEQUALI:  Fundado em 2020, o grupo é focado em estudar, desenvolver, inovar e disseminar as práticas de Gestão da Qualidade e Excelência Organizacional que possam gerar conhecimento às organizações, profissionais, acadêmicos, estudantes e pesquisadores para ampliar a competitividade e sustentabilidade em seus diferentes setores.

Sobre o CRA-SP: O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP é uma autarquia federal, criada em 1968 (três anos após a regulamentação da profissão de Administrador) que atualmente reúne cerca de 7 mil empresas e 60 mil profissionais registrados. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional nas áreas da Administração, o CRA-SP tornou-se referência na qualificação de profissionais, ao disponibilizar, de forma gratuita, palestras e eventos em um ambiente onde o conhecimento é tratado como uma poderosa ferramenta, capaz de promover profundas mudanças sociais. Atualmente, o CRA-SP é presidido pelo Adm. Alberto Whitaker.

Comentários Facebook
Continue Reading

Notícias da Região

Corpo de criança arrastada por enxurrada após forte chuva no Paraná é encontrado

Published

on

Foi encontrado, na manhã desta sexta-feira (8), o corpo da criança de dois anos que desapareceu durante uma enxurrada que invadiu uma casa em General Carneiro, no sul do Paraná. As informações foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros, que conforme os militares, o corpo de Kimberly Valentina Camargo foi encontrado a cerca de 2,5 quilômetros da residência.

De acordo com o capitão André Fonseca, um morador da cidade viu o corpo no Rio Jangada por volta das 7h30 e acionou as autoridades.

“Estávamos retomando as buscas pela menina agora cedo e quando estávamos chegando no local, um civil nos parou e informou que teria localizado ela, na margem do rio. Fomos até o local e confirmamos. Infelizmente, já sem vida”, disse o tenente Daniel Kaneko Leal.

Desaparecimento e buscas

No dia do desaparecimento, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), General Carneiro registrou o maior volume de chuvas do estado: 160,8 mm de precipitação acumulada entre a noite dessa quarta-feira (6) e a manhã dessa quinta (7). O valor é maior do que a média histórica do mês inteiro de novembro, sendo de 134 mm.

A casa onde a criança morava fica próxima de um rio e, conforme o Corpo de Bombeiros, a menina foi arrastada quando estava dormindo após uma enxurrada invadir a residência. Os pais e as duas irmãs também estavam no local, e conseguiram se salvar.

As buscas foram realizadas por pelo menos 60 profissionais nos rios Torino e Jangada, com o auxílio de barcos e o apoio de equipes de União da Vitória e Irati, incluindo equipes do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST).

Chuva na cidade

Segundo o Corpo de Bombeiros, diversas edificações da cidade foram danificadas devido à força da água. Informações divulgadas pelo Governo do Estado apontam que cerca de 1.725 pessoas foram afetadas pelas chuvas, sendo 1.450 delas em situação de vulnerabilidade social, que tiveram as casas inundadas pelas fortes enxurradas.

O município de São Sepé, na região central do Rio Grande do Sul, também foi atingido por chuva extrema em curto período atingiu na manhã desta quinta-feira (7). A chuva provocou alagamentos e inundações repentinas, mobilizando as autoridades para socorrer a população atingida.

O Rio São Sepé não suportou o volume de água e transbordou em alguns pontos. A prefeitura confirma estragos e pedidos de ajuda aos bombeiros. A força da enxurrada arrancou o asfalto em algumas vias. No bairro São Cristóvão, a água invadiu algumas residências.

Há risco de mais chuva forte para os três estados do Sul do Brasil.

Por Itatiaia Brasil

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas05/12/2024

Projeto da Saúde de TL é reconhecido nacionalmente por levar planejamento reprodutivo para mulheres em situação de rua

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi reconhecida nacionalmente no Congresso Brasileiro de...

Três Lagoas05/12/2024

SMAS realiza palestra na Petrobras em alusão ao “Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”

Na manhã desta quarta-feira, 05 de dezembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Centro de...

Três Lagoas05/12/2024

Veja as 117 vagas de emprego disponíveis na Casa do Trabalhador de TL nesta quinta-feira (05)

Você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vagas disponíveis na Casa...

Três Lagoas04/12/2024

Música e cinema encantam Três Lagoas na Apresentação “Luz, Câmera e Música”

Três Lagoas foi palco de um espetáculo natalino na noite de terça-feira, 03 de dezembro, com a apresentação “Luz, Câmera...

Três Lagoas04/12/2024

Caçambas do Mutirão da Limpeza estarão até segunda-feira (09) no Jardim Imperial

Quem ainda não utilizou as caçambas do Mutirão da Limpeza, localizado nesta semana, no bairro Jardim Imperial, terá até o...

Três Lagoas04/12/2024

Três Lagoas inicia “Dezembro Vermelho” com ações de prevenção e conscientização sobre HIV e IST

Foi iniciado nesta semana, pela Prefeitura de Três Lagoas, através do Programa Municipal de IST/AIDS/HIV da Secretaria Municipal de Saúde...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana