Mato Grosso do Sul
Previsão do Tempo: Semana será marcada por altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar

Previsão do Tempo com a especialista em meteorologia do Cemtec/Agraer Franciane Rodrigues, para a semana.
MS no Rádio – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Mato Grosso do Sul
Estado faz repasses a clubes para a disputa do Estadual de Futebol 2021

Nesta sexta-feira, dia 26, o governo do estado oficializou o repasse financeiros aos clubes que participam do campeonato estadual de futebol Série A deste ano de 2021. No total serão destinados R$ 820 mil em recursos proveniente do Fundo de Investimentos Esportivos (FIE/MS). O Secretário de Governo Sérgio Murilo ressaltou que a verba é fundamental para estruturação dos clubes.
Segundo o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, a administração estadual contribui para o resgate do futebol.
Este ano o Estadual, que tem início no domingo (28) e, conforme a Federação Estadual de Futebol (FFMS), está previsto para terminar no dia 23 de maio, será disputado em novo formato. Os 10 times foram separados em dois grupos iguais. Na primeira fase, classificatória, as agremiações vão se enfrentar em turno e returno. As três melhores equipes de cada grupo garantem vaga ao hexagonal final. Já os últimos colocados das chaves A e B serão rebaixados.
Participarão neste ano Dourados Atlético Clube, Três Lagoas Sport Club, Clube de Esportes União/ABC e Novo Futebol Clube, recém-promovidos da Série B; além de Esporte Clube Comercial, Aquidauanense Futebol Clube, Costa Rica Esporte Clube, Operário Futebol Clube, Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Serc) e Esporte Clube Águia Negra.
Katiuscia Fernandes – Subcom
Mato Grosso do Sul
Sinergia-MS presta homenagem à eletricista e denuncia terceirizada da Energisa

Na manhã desta sexta-feira (26), os diretores do Sinergia-MS e os eletricitários estão em frente da Energy, em Naviraí, para um culto ecumênico pelos 7 dias de falecimento do trabalhador Wesley Tavares de Oliveira, de 35 anos, após acidente com o caminhão da empresa durante plantão de manutenção da rede elétrica. Familiares do eletricista também estão presentes.
“Esse é um momento de muita tristeza para toda a categoria. O sindicato acompanha a situação dos trabalhadores que ficaram feridos e da família do Wesley, conseguimos inclusive que fosse prestada a assistência necessária para o translado do corpo”, destaca o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas.
O eletricista é da cidade de Rosana, em São Paulo. Durante a ação, o sindicato também denuncia as péssimas condições de trabalho aplicadas pela Energy, terceirizada da Energisa.
O acidente que provocou a morte do eletricista ocorreu no dia 19 de fevereiro, na MS 295, em Iguatemi. Conforme as informações apuradas pelo sindicato, a equipe saiu de Naviraí para realizar a troca de um transformador em Tacuru.
“Esse serviço surgiu de madrugada, eles estavam trabalhando desde às 7 horas da manhã e foram chamados para o plantão. O acidente aconteceu quando a equipe retornava para Naviraí e tudo indica que eles dormiram. É um trabalho pesado e eles estavam cansados”, afirma o diretor do Sinergia-MS e técnico de segurança do trabalho da Energisa-MS, Francisco Ferreira.
O motorista teria perdido o controle do caminhão da empresa e atingido uma árvore às margens da pista. Com o impacto da colisão, o veículo pegou fogo. Três trabalhadores conseguiram sair, mas Wesley ficou preso às ferragens e morreu carbonizado.
No local, não foram encontradas marcas de frenagem na pista, objetos ou obstáculos que tenham contribuído para o acidente.
Para o Sinergia-MS, o acidente é um exemplo dos perigos da terceirização e do descaso da Energy com os trabalhadores. A empresa tem sede em Maceió (AL) e iniciou as atividades no Estado em julho de 2020.
“Tivemos muita dificuldade em fechar acordo coletivo de trabalho com essa empresa. A categoria realizou paralisações e greves porque a Energy se recusava a atender as reivindicações dos trabalhadores e condições mínimas já praticadas por outras empresas no Estado”, lembra Elvio Vargas.
O ACT entre os trabalhadores e a Energy foi fechado somente após mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT). Ainda conforme o sindicato, as péssimas condições de trabalho enfrentadas pela categoria são consequência da terceirização desenfreada.
“Por essas fatalidades que o Sinergia faz uma luta contra a terceirização da forma que é praticada. Serviços de atividade fim como manutenções emergenciais, manutenções preventivas, ligações, cortes, deveriam ser feitos diretamente pela Energisa e não por empresas terceirizadas”, afirma Elvio Vargas.
-
Policial27 de fevereiro de 2021, 00:15
PMMS realiza solenidade do Espadim Tiradentes, evento inédito em Mato Grosso do Sul
-
Mato Grosso do Sul26 de fevereiro de 2021, 23:47
Estado faz repasses a clubes para a disputa do Estadual de Futebol 2021
-
Mato Grosso do Sul26 de fevereiro de 2021, 22:42
Sinergia-MS presta homenagem à eletricista e denuncia terceirizada da Energisa
-
Emprego26 de fevereiro de 2021, 22:34
Em MS, Suzano abre processos seletivos com vagas para Água Clara, Brasilândia e Três Lagoas
-
Policial26 de fevereiro de 2021, 17:52
PMA de Porto Murtinho utiliza imagem de satélite e autua infrator em R$ 55 mil por desmatamento ilegal de vegetação nativa protegida por lei ocorrido em 2019
-
Policial26 de fevereiro de 2021, 17:52
Polícia Militar de Maracaju encerrou a 1º reunião de treinamento e planejamento do “Plano de Defesa”
-
Policial26 de fevereiro de 2021, 17:52
Força Tática do 4º BPM apreende menor infrator pelo crime de tráfico de drogas
-
Três Lagoas26 de fevereiro de 2021, 17:19
Equipes da Sanesul iniciam obras de setorização em Três Lagoas
-
Três Lagoas26 de fevereiro de 2021, 17:19
BOLETIM COVID-19: Saúde registra 56 novos casos positivos e 82 recuperados nesta sexta-feira (26)
-
Mato Grosso do Sul26 de fevereiro de 2021, 17:19
Alterações no regimento interno têm o intuito de otimizar os serviços prestados pela PGE
-
Mato Grosso do Sul26 de fevereiro de 2021, 16:52
Escolagov e Prefeitura de Costa Rica firmam termo de cooperação para intercâmbio de conhecimentos
-
Mato Grosso do Sul26 de fevereiro de 2021, 16:52
Aberto período de inscrições para contratação de Técnicos de Suporte em Tecnologia da REE
