Três Lagoas-MS

  Últimas
Força-tarefa prioriza controle das chamas para evitar o avanço dos incêndios na Serra do Amolar
CSA, Avaí e Juventude vencem na Série B do Brasileirão
TV Brasil transmite Série D do Campeonato Brasileiro 
Thiago Monteiro estreia com vitória e avança em Roland Garros
Geromel e Kannemann testam positivo para covid-19 e desfalcam Grêmio
Governo do Estado convoca policiais militares da reserva para reforçar segurança nas ruas
Queimadas no Pantanal destroem oito pontes de madeira; na MS-243 e MS-195
Coluna – O erro de estratégia e a falta de memória dos dirigentes
PRF apreende mais de 4,7 toneladas de maconha em Dourados (MS)
Veículo que seguia para Três Lagoas com mais de 140 quilos de entorpecente foi apreendido pelo DOF durante a Operação Hórus
Sancionada lei que prevê multas e punições para quem passar trote no 190 e 193
Polícia Militar de Coxim recebe visita de Orientação Técnica do General da 18º Brigada de Infantaria de Fronteira de Corumbá
Subsecretaria realiza 3º workshop “Mulheres na Política”
Rota Bioceânica: escolhida empresa que fará projeto do acesso à ponte do rio Paraguai
Médico alemão admite ter ajudado atletas com doping por vários anos
MS registra 638 novos casos de coronavírus em 24 horas
Polícia Militar Ambiental de Bela Vista autua infrator por desmatamento e exploração de madeira ilegalmente descobertos por imagem de satélite e orienta produtores rurais
Matéria dispõe sobre o destino dos celulares e tablets apreendidos nas prisões
Polícia Militar prende jovem e liberta família que era mantida em cárcere privado numa chácara em Nova Porto XV de Novembro.
Após descumprir Medida Sanitária, fornecer bebida à menores e perturbar o sossego alheio, dois homens são presos pela Polícia Militar em Mundo Novo
Terça cheia na Série B: Cuiabá e Náutico encerra noite de sete jogos
Com proximidade de novo feriado, SES alerta que Covid não está controlada no Estado
Mulheres são a maioria do eleitorado e número de candidaturas femininas aumenta em 2020
Com vitórias simples, Grêmio e Inter irão às oitavas da Libertadores
PRF apreende carreta adulterada em Água Clara (MS)
Polícia Militar Ambiental de Corumbá autua mulher de 48 anos em R$ 5 mil por atear fogo em resíduos com riscos se tornar grande incêndio no Pantanal
Meio Ambiente de Três Lagoas retira 54 sacos de lixo com resíduos no entorno da Segunda Lagoa
Com participação da Fundesporte, encontro on-line debate os impactos da pandemia aos idosos
MSGás de Três Lagoas tem vagas de estágio abertas
Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas realiza Audiência Pública online para Prestação de Contas do 2º Quadrimestre de 2020
Next
Prev

Mato Grosso do Sul

PIN: versão atualizada do Portal de informações e Geoposicionamento de MS já está no ar

Publicado


.

Já está disponível a versão atualizada do Portal de informações e Geoposicionamento de Mato Grosso do Sul (PIN/MS), sistema do Governo do Estado criado com base na arquitetura tecnológica da plataforma ArcGIS, o PIN/MS e que permite à sociedade o acesso a diversas informações geoespaciais do Estado, como base de dados georreferenciados, imagens de satélites, mapas temáticos entre outros itens relacionados ao campo de conhecimento ambiental territorial.

O sistema é administrado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) juntamente com a SGI (Superintendência de Gestão da Informação) e pode ser acessado pelo endereço https://www.pinms.ms.gov.br/portal/home/.

Por meio do PIN, por exemplo, o usuário tem à sua disposição dados geográficos e imagens de altíssima resolução de todos os municípios de Mato Grosso do Sul, os dados do CAR (Cadastro Ambiental Rural), das outorgas de uso de recursos hídricos, além de informações atualizadas sobre a oferta de serviços públicos como escolas, hospitais, estradas, e até mesmo a visualização de assentamentos, aldeias indígenas, com marcadores que demonstram as políticas públicas implantadas para atender essas comunidades.

“O PIN é uma ferramenta moderna que oferece à sociedade uma série de informações pertinentes ao Imasul e a outras secretarias, sistematizadas e padronizadas sobre todo o Mato Grosso do Sul”, lembra o diretor-presidente do Imasul, André Borges.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), “o PIN pode orientar investimentos privados, por exemplo. De qualquer lugar do planeta o empresário pode olhar no mapa a infraestrutura existente na localidade, o que produz, a logística disponível, e assim tomar a decisão acertada do município ideal para implantar sua empresa”, afirma.

Além da disponibilização de conteúdo para a sociedade, ainda é possível utilizar os recursos oferecidos pela plataforma ArcGIS para efetuar análises espaciais, integração com outras tecnologias de sistemas e consultas geoestatísticas utilizando os WebServices e API’s que são disponibilizados pela ferramenta. A plataforma ainda oferece uma série de aplicativos para smartphones e tablets, os quais possibilitam levantamento de dados em campo e navegação off-line.

O projeto foi subsidiado com recursos próprios do Governo do Estado. Só no banco de imagens de altíssima resolução (que aproxima o objeto como se estivesse a 30 centímetros de distância do observador) o governo investiu R$ 5 milhões. O mosaico de imagens com todos os municípios de Mato Grosso do Sul já está disponível no servidor do Portal, além de informações da Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e do Imasul.

Fizeram parte do projeto: Frederico Licio Pereira – Especialista GIS e Líder da equipe de Dados/BI (CSIC-SGI); Cristiane Riquelmes e Vinicius Tagliaferro – Analistas de Negócios da CRCC; Equipe Técnica e de Negócios da empresa Imagem (ESRI).

Marcelo Armôa, Semagro, com informações da SGI

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Força-tarefa prioriza controle das chamas para evitar o avanço dos incêndios na Serra do Amolar

Publicado

por


Os bombeiros concluíram nesta terça-feira a extensa linha de contrafogo – cerca de três quilômetros – para conter os focos de calo que avançam em direção à Serra do Amolar. O risco de o fogo chegar à morraria e se propagar por mais duas unidades de conservação, levou a coordenação da força-tarefa no Pantanal a priorizar o controle das chamas que já chegaram ao grande vale que liga a serra à morraria no entorno.

A tarefa nos próximos dias será monitorar a área e realizar alguns combates com a ajuda do helicóptero do Ibama, que chegou nesta terça-feira à região, e o avião Air Tractor contratado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Defesa Civil Estadual. As duas aeronaves têm capacidade para lançar, juntas, 2.450 litros de água. Não houve operação nesta terça-feira devido a falta de visibilidade por concentração de fumaça.

Amanhã, 30, o helicóptero fará um sobrevoo na área crítica logo pela manhã com os tenentes Pedro Faria e Luisiana Guimarães, que comandam a equipe de bombeiros paranaense, para definir as coordenadas para lançamento de água. A temperatura segue alta na região – em torno de 41 graus, com 22% de umidade relativa do ar às 15h, quando os focos reacendem na beira do Rio Paraguai, encobrindo a morraria.

 

Texto e fotos: Sílvio de Andrade

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso do Sul

Governo do Estado convoca policiais militares da reserva para reforçar segurança nas ruas

Publicado

por


O Governo do Estado publicou decretos no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (29), designando para o serviço ativo cabos, sargentos, subtenentes e tenentes que estavam na reserva remunerada da Polícia Militar.

Ao todo 42 policiais militares voltaram para a ativa, para reforçar a segurança em Campo Grande e outros municípios de Mato Grosso do Sul. A publicação de hoje integra as ações do Governo do Estado para aumentar em até 30% o número de policiais nas ruas, com a convocação de profissionais da reserva.

As relações dos policiais militares que foram convocados para voltarem à ativa estão publicadas a partir da página 109 do Diário Oficial do Estado de hoje e podem ser acessadas clicando aqui.

Joelma Belchior, Sejusp

Foto: Arquivo

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

BRASILÂNDIA

POLICIAL

Mais Lidas da Semana