TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Parceiros registram grande procura de atendimentos na Caravana da Saúde em Paranaíba

Publicado em

Paranaiba (MS) – Mais de 30 parceiros estão participando das ações em saúde levadas pela Caravana da Saúde que realizou nesta sábado o Dia D de mobilização no município de Paranaíba. Entre as instituições que participam das ações estão: Hemosul, Corpo de Bombeiros, SESI, Tribunal de Justiça, PROCON, Instituto de Identificação da Polícia Civil, DETRAN, Ministério Público entre outros.

Um dos serviços de maior procura, a Justiça Itinerante é um trabalho do Tribunal de Justiça para atender as demandas cívico-judiciais de menor complexidade pendentes para a população da região visitada. Além da regularização judicial, a Justiça Itinerante é também responsável pela realização de casamentos que registra o maior numero de procura a cada edição. Durante a manhã deste sábado vários casais compareceram até a unidade móvel para a oficialização do matrimônio. O principal motivo da procura é a grande demora e burocracia de documentos exigida pelos cartórios.

IMG_2921

A gerente de departamento comercial Juliane Romeira, 22 anos e o gerente de hotel Tiago Queiroz, 29, moradores de Aparecida do Taboado, foi uma dos casais que buscaram o atendimento do Tribunal de Justiça pela praticidade oferecida pelo serviço. “A praticidade do serviço é o principal motivo da procura. Também a disponibilidade do atendimento na nossa cidade é muito difícil, então aproveitamos que a Caravana sempre traz este serviço para casarmos”, disse Juliane. “A burocracia nos cartórios é muito grande, e as vezes não há tempo hábil para conseguir tudo. Por isso escolhemos a Justiça Itinerante que é bem mais rápido. É muito interessante e estamos muito felizes que a Caravana traga não apenas atendimentos em saúde, mas os serviços sociais são uma necessidade nos municípios.”, destacou Tiago enquanto aguardava a sua chamada na unidade móvel.

O casal Wagner Rogério Leite e Naubia de Souza Machado, de Paranaíba, também procuraram os atendimentos da Justiça Itinerante para oficializar o casamento. De acordo com Wagner, a rapidez é um dos principais benefícios para a procura do atendimento. “É um serviço bem mais ágil que os cartórios. Como a caravana veio até Paranaíba foi tudo mais prático e então aproveitamos para casarmos”, disse.

Hemosul

O Hemosul também está presente a cada edição da Caravana da Saúde onde realiza os serviços de captação e cadastro de doadores de medula. Para a coordenadora de captação de doadores de sangue do Hemosul, Joana Lea Rodrigues, a parceria com a Caravana auxilia na ampliação para a captação de sangue realizados pelo Hemosul.

“O Hemosul já conta com um trabalho itinerante em Campo Grande e a parceria com a Caravana da Saúde em outros municípios amplia o nosso trabalho de captação. Desde Coxim, conseguimos doações expressivas e isso é de total importância para o trabalho do Hemosul. Como estamos chegando no período de inverno o numero de doações cai, com isso o trabalho conjunto da Caravana nos auxilia para suprir esta queda”, afirmou a coordenadora.

IMG_2954

Moradora em Paranaíba, Graciele Monica Oliveira falou sobre sua primeira vez como doadora e a importância de participar de uma iniciativa como a Caravana da Saúde. “Sempre tive o interesse de doar sangue e hoje foi a primeira vez que participei da iniciativa. É um trabalho interessante para a população de Paranaíba principalmente pela ajuda proporcionada a quem precisa” disse Graciele.

Saúde da Mulher

A unidade móvel do grupo Onça Pintada é responsável pela realização de exames para detecção de câncer de mama com média de 60 exames diários. Para a coordenadora do grupo, Maria Benites Filartiga, o trabalho tenta atender ao máximo todas as mulheres que procuram o exame e encaminhamentos além da orientação e prevenção ao câncer de mama. “A nossa unidade realiza exames de ultrassom e orientamos sobre a prevenção ao câncer de mama. Percebemos uma grande procura por parte das mulheres das regiões visitadas. Dessa forma fazemos os exames e encaminhamentos de acordo com a complexidade da paciente”, destacou a coordenadora.

IMG_2982

“Acredito que é uma iniciativa que estimula uma vida melhor para as mulheres. A conscientização é primordial para o sucesso do exame. Já sabia dos serviços da Caravana nas edições anteriores e hoje resolvi não fazer os exames de ultrassom, mas também o preventivo. É um programa que beneficia completamente a população e é uma idéia que deve continuar nos próximos anos”, destacou a moradora em Inocência, Cleonice Hissako Iceri Neves, enquanto aguardava seus exames.

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul inspira MT em práticas de educação profissional e programa de aprendizagem

Published

on

By

Secretária adjunta de Educação de Mato Grosso, Jéssyca Campos, lidera comitiva em visita técnica para conhecer experiências exitosas em ensino técnico e aprendizagem profissional

Profissionais da Educação de Mato Grosso, acompanhados da secretária adjunta de Educação do Estado, Jéssyca Campos, realizaram uma visita técnica a Mato Grosso do Sul para uma imersão nas políticas de Educação Profissional e no PAP (Programa de Aprendizagem Profissional), desenvolvido pela SED (Secretaria de Estado de Educação). A agenda teve como objetivo fortalecer o intercâmbio de experiências e conhecer de perto iniciativas que vêm se destacando nacionalmente.

Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de dialogar com equipes gestoras, conhecer práticas pedagógicas e entender a estrutura integrada que permite ao estudante sul-mato-grossense concluir o ensino médio com até três certificações e um curso técnico, ampliando suas possibilidades profissionais e educacionais.

De acordo com a secretária adjunta Jéssyca Campos, Mato Grosso do Sul é hoje uma referência nacional quando o assunto é educação profissional de qualidade.

“Para nós, essa troca de experiências e de aprendizados é extremamente importante. Mato Grosso do Sul é uma referência, não só para o Estado de Mato Grosso, mas para todo o Brasil, principalmente quando falamos em educação profissional e ensino médio integrado. Estar aqui, conhecer as práticas de perto e conversar com a equipe enriquece muito nosso trabalho”, afirmou.

Ela também destacou a integração do ensino médio com a formação técnica como um diferencial relevante para os estudantes.

“Vimos ótimas práticas, com estudantes que têm a oportunidade de concluir o ensino médio com três certificações e ainda um curso técnico. Isso agrega muito à vida do jovem, amplia suas possibilidades e contribui diretamente com o setor produtivo, gerando riqueza e qualidade de vida”, pontuou.

Sobre o PAP, Jéssyca demonstrou interesse em aplicar a experiência sul-mato-grossense em seu Estado.

“A educação é essencial para que o jovem tenha mais oportunidades, melhor remuneração e qualidade de vida. A proposta de aliar o ensino médio com a aprendizagem profissional, como ocorre aqui, representa um enorme ganho. É algo que levamos como exemplo para Mato Grosso”, concluiu.

A visita reforça o compromisso dos dois estados com uma educação pública de qualidade, alinhada às necessidades do mercado de trabalho e à formação integral dos estudantes.

Para o superintendente de Modalidades e Programas Educacionais da SED/MS, Davi Santos, a troca entre os estados fortalece ainda mais as políticas educacionais da região.

“A visita da equipe da Secretaria de Educação de Mato Grosso permitiu uma troca muito rica de experiências sobre a nossa política de educação profissional. Esse intercâmbio foi fundamental para reforçarmos as nossas próprias práticas e, ao mesmo tempo, contribuir com o estado vizinho na complementação de suas ações. Juntos, crescemos e fortalecemos a educação profissional na nossa região”.

Jackeline Oliveira, Comunicação SED
Fotos: Ricardo Agra/SED


Relacionada:

Programa de Aprendizagem Profissional transforma a vida de jovens sul-mato-grossenses

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Imasul leva apoio e cidadania às margens do rio Paraguai em ação do ‘Povo das Águas’ no Alto Pantanal

Published

on

By

Em uma jornada de cuidados com a população pantaneira, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) integrou, mais uma vez, a comitiva da 4ª edição da ação itinerante ‘Povo das Águas’, realizada entre os dias 5 e 11, em Corumbá.

A iniciativa, organizada pela prefeitura do município, levou atendimento essencial a comunidades ribeirinhas isoladas no Alto Pantanal, levando dignidade e presença do Estado até onde o acesso é difícil muitas vezes chegar.

Por meio de barcos e muito empenho, a ação percorreu localidades como Domingos Ramos, Castelo, Paraguai-Mirim, Bonfim, Chané, Amolar, Barra do São Lourenço, Rio São Lourenço, Porto Formigueiro, Porto da Manga, Porto Esperança e Forte Coimbra — comunidades onde o acesso é limitado, mas onde o compromisso com a cidadania falou mais alto.

O Imasul levou um atendimento especializado aos pescadores da região, com foco na legalização da atividade pesqueira, principal fonte de sustento de muitas famílias pantaneiras. Desde 2024, o Instituto é parceiro dessa ação, oferecendo orientações e promovendo a regularização ambiental com a emissão das Autorizações Ambientais para Pesca Comercial (AAPCs).

“Estar presente nessas comunidades é mais do que uma ação técnica. É um ato de respeito, de escuta e de valorização das pessoas que vivem do Pantanal e pelo Pantanal. O Imasul cumpre seu papel de promover o desenvolvimento sustentável, mas também de garantir que esses trabalhadores tenham acesso a seus direitos”, destaca Mariana Maciera, representante do Instituto na ação.

Nesta edição, 137 pessoas foram atendidas em atividades voltadas à pesca comercial e amadora. Foram formalizados 40 processos de AAPC, além de diversos atendimentos com orientações sobre normas e legislação pesqueira vigente.

Os pescadores com documentação adequada foram cadastrados no Sistema de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente (SIRIEMA), o que garante segurança jurídica e acesso a políticas públicas futuras.

“O que posso dizer é que muitos pescadores das comunidades ribeirinhas estão sendo beneficiados ao regularizarem sua atividade como profissionais. Isso não só garante direitos e benefícios para eles, como também mostra que é possível trabalhar dentro da legalidade, respeitando as normas ambientais”, explicou a técnica da área de pesca do Imasul, Fânia Campos.

A participação do Imasul na ação ‘Povo das Águas’ reafirma o compromisso com a inclusão social e a preservação ambiental. Em meio à imensidão do Pantanal, cada orientação, cada atendimento e cada documento emitido são passos concretos para uma convivência mais harmônica entre homem e meio ambiente.

Gustavo Escobar, Comunicação Imasul

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana