TRÊS LAGOAS MS
  Últimas
Rede social é utilizada para estudar “Clube do Manoel” na EE Arlindo de Sampaio Jorge
Presídio de Amambai amplia sistema de câmeras e garante reforço na segurança 24 horas por dia
Com recursos do Governo do Estado e União, 300 famílias recebem nesta quinta-feira apartamentos do Residencial Jardim Canguru
MS é o 4º estado que mais gera emprego formal no Brasil em 2022, revela Caged
MS recebe visita do presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, nesta quinta-feira
Quinta-feira tem previsão de tempo firme, com mínima de 13°C e máxima de 31°C no Estado
Mesmo com reservas, Santos arranca empate com Deportivo Táchira
Série B: Vasco cai diante do Novorizontino
Em ação rápida, Polícia Militar salva adolescente que ameaçava se jogar de torre de telefonia em Anaurilândia.
Em noite de festa e emoção, ALEMS presta homenagem à comunidade italiana
Ceará arranca vitória sobre o Strongest na altitude de La Paz
Rony marca dois e Palmeiras derrota Cerro Porteño na Libertadores
Corinthians anuncia contratação por empréstimo de Yuri Alberto
Coluna – Marina Dias e o sonho paralímpico da paraescalada
Polícia Militar Ambiental de São Gabriel do Oeste captura serpente em ferro velho e a solta em seu Habitat
Governo do Estado assina contrato para espaço múltiplo uso no Parque dos Poderes; veja como vai ficar
Edital regulamenta cadastro de artistas no Festival Sarau Cidadania e Cultura no Parque
Três Lagoas celebra 14 anos de vidas salvas pelo SAMU
Em solenidade do Dia dos Bombeiros, corporação reconhece papel histórico da ALEMS
Governo do Estado firma parceria com setor industrial para fortalecer a qualificação profissional
Começa a Copa dos Campeões de futsal e basquetebol em Coxim
Djokovic supera Kokkinakis e avança para terceira rodada em Wimbledon
Carga de contrabando e descaminho é apreendido pela Polícia Militar Rodoviária, na MS 164, em Maracaju
PMA, Colônia de Pescadores e voluntários realizam limpeza do rio Aquidauana e retiram uma tonelada de resíduos na 11ª edição do projeto Rio Vivo
Polícia Militar descobre plantação de maconha em residência e prende autor em Batayporã
Em Mundo Novo, Policia Militar recupera veículo furtado em menos de 24 horas
Programa Fortalece TL prorroga prazo para renegociação de dívidas
Polícia Militar Rodoviária apreende carga de contrabando e descaminho, na MS 162, em Dourados
Em Naviraí, Força Tática recupera veículo furtado e prende homem por receptação
DOE divulga abertura de processo seletivo na área da saúde e convocações da Sedhast, Sejusp e Funsau
Next
Prev

Mato Grosso do Sul

Paranaíba completa 158 anos neste sábado

Publicado

Paranaíba completa neste sábado 158 anos de emancipação política e administrativa.

O município possui grande quantidade de fazendas de gado de corte e de leite, e vê atualmente o setor industrial em expansão e o  comércio em pleno desenvolvimento.

O município, segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) no ano de 2014, está com  41.363 habitantes, apresentando um crescimento de 8% desde 2010. A área destinada para pastagens é de 81% da sua extensão territorial  e o seu rebanho é de 520.657 cabeças de bovinos.

O Produto Interno Bruto (PIB) do município é de R$ 718.226.000,00 e encontra-se na 15ª posição no ranking do Estado.Apesar de ter a pecuária forte, com 14% no valor da produção, o setor que mais gera valores no município é o comércio e o de serviços.

Paranaíba tem 2.643 empresas instaladas, indicando crescimento de 13,93% em relação aos anos anteriores, gerando um total de 9.624 empregos. A  maior parte de empresas atua no setor de comércio e sua maioria é constituída como micro ou pequena empresa.

Na área da educação, Paranaíba tem seis escola estaduais urbanas, duas escolas particulares, além de uma faculdade, além de ter cursos ministrados por quatro universidades.

Durante as comemorações dos 158 anos de Paranaíba que estão sendo celebradas na cidade, o prefeito Diogo Robalinho de Queiroz (Tita) anunciou a captação de recursos federais para reforma, ampliação e construção de escolas, unidades de saúde; pavimentação asfáltica para diversas ruas da cidade, drenagem em bairros, aquisição de caminhão basculante, além da instalação de academias ao ar livre.  No total, serão investidos R$ 10.8 milhões em 21 itens..

A programação oficial do aniversario da cidade teve início na última quinta-feira, quando foram entregues lotes no Jardim das Paineiras, inauguração da reforma da Escola Dona Maria Paula, no distrito do Tamandaré. Palestra do Juiz Federal, Odilon de Oliveira, abordou o tema “Família, Drogas e Escola”.

No dia 4 de julho, data do aniversário de Paranaíba, governador Reinaldo Azambuja visita a cidade. A  programação do dia, prevê pela manhã,  homenagem ao pioneiro da aviação civil da cidade, Guilherme Nunes Leal “Beco Piloto”, entrega de veículos para a Secretaria de Saúde, missa em Ação de Graças e inaugurações do CEINF e consultório odontológico no Jardim América.Lançamento da pedra fundamental da indústria Latasa, visita na usina Orbi Bioenergia, visita à área destinada para a construção do campus da  Faculdade de Medicina Veterinária, inauguração do serviço do SAMU,  revitalização do Espelho D’Agua, lançamento de obras de reforma do Museu e Biblioteca Municipal, visita à Caravana da Saúde e abertura oficial da Expopar 2015. A programação será encerrada no domingo com a tradicional Cavalgada, com saída nos altos da Avenida Três Lagoas.

HISTÓRIA

Nos primórdios do século XVIII, a região onde se localiza o município de Paranaíba era habitada pelos índios caiapós e passou a ser explorada pelos bandeirantes vindo de São paulo.

Entre 1739 e 1755, a região permaneceu sob a liderança de Antônio Pires de Campos, o célebre “Pai Pira” como era conhecido pelos gentios, e somente a partir de 1830, começou a ser povoada por várias famílias oriundas de Minas Gerais, lideradas por José Garcia Leal, que estabelecidas a três léguas da cidade de Paranaíba, desenvolveram  culturas de subsistência.

A abertura da estrada pioneira do Piquirí, partindo de Cuiabá se bifurcava, na região, em direção a Uberaba, MG e Araraquara, SP, e a exploração de grande parte do sertão sulino, contou com a participação dos Irmãos Garcia, originando o nome da localidade  de “Sertão dos Garcias”, que logo se desenvolveu por se constituir passagem obrigatória de rebanho de bovinos.

Em 1836, conjugando os esforços dos Garcias e do Padre Francisco Sales de Souza Fleury, pároco da Freguesia, erigiu-se no povoado, a primeira igreja em louvor a Nossa Senhora de Sant’ Ana, padroeira da Cidade.

Os reflexos da fase cruenta porque passou o município de Paranaíba de 1900 a 1923 diluíram-se com o decorrer do tempo, permitindo que o mesmo se apresente, hoje, como um dos mais favoráveis ao processo de desenvolvimento do Estado.

O topônimo do município originou-se do rio Paranaíba, que banha grande extensão de seu território.

O território, foi primitivamente povoado pelos índios Caiapós, tornando-se conhecido das primeiras bandeiras paulistas no início do ano de 1700,  permanecendo sob a liderança do bandeirante Antônio Pires de Campos, o célebre “Pai Pirá”, entre os anos de 1739 e 1755, que vinham para o sertão capturar escravos índios.

Somente em 1830 vieram os primeiros colonizadores, oriundos de Minas Gerais. Destacando-se José Garcia Leal, líder dos colonizadores, trazendo basicamente seus familiares, os quais vieram tocando à frente escravos e gado, estabelecendo-se a três léguas aquém de Paranaíba, seduzidos pelas águas existentes e pela fertilidade do solo que se prestava as várias culturas de subsistência.

No dia 04 de junho de 1857, a povoação foi denominada de Sant´Ana do Paranaíba, em homenagem a Nossa Senhora Santana, padroeira do lugar.

Na Guerra do Paraguai, Paranaíba teve uma participação muito importante, pois foi na época, a rota de apoio logístico e de fuga dos civis envolvidos no conflito, tendo como pontos máximos, a atuação de José Francisco Lopes em 1867, o Guia Lopes, na célebre retirada da Laguna. Registros de Alfredo de Taunay, o Visconde de Taunay, que atravessou a região neste ano, observa que hábitos dos seus habitantes, além da natureza de cada um, e a partir desta anotações escreveu o romance Inocência, cujo drama se passa naquele universo, tornando a região conhecida em grande parte do mundo.

Foi elevada a distrito pela Lei 04 de 19/04/1838, e o município criado pela Lei 05 de 10/07/1857.

Por:Jp News

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Rede social é utilizada para estudar “Clube do Manoel” na EE Arlindo de Sampaio Jorge

Publicado

por

Estudantes, durante a eletiva, vêm postando desenhos, letterings, vídeos, caricaturas, biografia, obras e muitas outras coisas relacionadas ao poeta sul matogrossense  Manoel de Barros

 No início do ano, diversas escolas  da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) inseriram em sua grade a disciplina itinerária intitulada de “Clube do Manoel”. Entre elas, a Escola Estadual Arlindo de Sampaio Jorge, localizada no Bairro Moreninha II, em Campo Grande, sob orientação  do professor de Língua Portuguesa e da disiciplina de Clube de Manoel,  Lucas Lester Pereira Ipólito.

Estudantes da disciplina “Clube do Manoel ASJ”

O professor propôs aos seus alunos que de fato fizessem um “Clube”, entretanto, que não ficasse somente entre as quatro paredes da sala de aula, mas que propagasse na rede social “Instagram”, onde este (@clubemanoelasj) teria o propósito de estudar profundamente e divulgar ainda mais Manoel de Barros.

Clube do Manoel ASJ

Com isso, formaram o “Clube do Manoel ASJ” e há pouco mais de um mês eles vêm postando desenhos, letterings, vídeos, caricaturas, biografia, obras e muitas outras coisas relacionadas ao nosso poeta amado.

O professor Lucas Ipólito quando recebeu a proposta de ministrar esta disciplina, a única certeza que ele tinha em mente era de que não faria mural biográfico com fotos, não levaria os alunos a lerem um livro de Manoel de Barros por obrigação, “mas, queria formar um grupo onde os alunos pudessem fazer parte dele e também sentissem vontade e gosto ao buscar da biografia, das obras e de outros materiais que temos neste mundo sobre Manoel”, enfatiza.

Os estudantes Kennedy da Silva Constantino e João Vitor Martins dos Santos, do 2º ano do Ensino Médio afirmam que ter escolhido esta disciplina e participar do clube foi uma das suas melhores decisões, pois os ajudaram a romper as barreiras da timidez e os têm levado a verem com outros olhos sobre o ato de falar em e com o público.

Já a aluna Larissa Corrêa Rocha de Oliveira, do 2º ano do Ensino Médio, ressalta o fato de que vê com bons olhos a forma como esta disciplina vem sendo trabalhada e avaliada, “afinal, as metodologias que são mais agradáveis e eficazes. Percebemos que a substituição das avaliações tradicionais por avaliações atuais e mais dinâmicas (produção de material para o Instagram) tem sido mais instigante e atraente para a aprendizagem”, relata Larissa.

“A turma do “Clube do Manoel ASJ” pontua em voz uníssona que cursar esta e outras disciplinas itinerárias tem sido fantástico, pois cada dia é superado os desafios e trabalhos que lhes são propostos”, relata diretora Rosana Cristina Ferreira Soares.

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso do Sul

Presídio de Amambai amplia sistema de câmeras e garante reforço na segurança 24 horas por dia

Publicado

por

Com mais 16 câmeras que acabam de ser instaladas, o Estabelecimento Penal de Amambai (EPAm) agora tem cobertura interna e externa de praticamente todo o presídio, garantindo ainda mais segurança para o local, além de auxiliar consideravelmente o trabalho dos policiais penais.

Ao todo, hoje são 77 câmeras conectadas ao posto de vigilância, que funciona 24 horas por dia na unidade prisional, além da possibilidade de acesso remoto por pessoas autorizadas e capacidade de armazenamento de dados por cerca de 10 dias, dependendo da movimentação da rotina. Com isso, é possível acompanhar em tempo real e até mesmo após as gravações tudo o que acontece no local.

“Como o sistema funciona via transmissão por internet, é possível liberar acesso à gerência de inteligência, à direção da Agepen, Ministério Público, Judiciário, ou quem s se fizer necessário, proporcionando maior transparência aos trabalhos”, comenta o diretor do EPam, Alexandre Ferreira de Souza.

A iniciativa integra parceria da Agência Estadual de Administração do sistema Penitenciário (Agepen), por meio da direção do presídio, e o Conselho da Comunidade de Amambai, e conta com o apoio do Poder Judiciário, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para a ampliação no sistema de vigilância, foram investidos R$ 14.580.

O diretor da unidade reforça o apoio das autoridades locais para as ações desenvolvidas, como o juiz corregedor, Daniel Raimundo da Mata; a promotora de justiça Nara Mendes dos Santos Fernandes e o presidente do Conselho da Comunidade, Valdir José Luiz, que também preside a seccional da OAB na cidade. “Graças a esses importantes apoios, temos conseguido garantir melhores condições de uma forma geral”, agradece Alexandre.

Além das câmeras, outra melhoria possibilitada recentemente graças à parceria foi a reposição de uniformes aos custodiados, com investimento de cerca de R$ 10 mil, com apoio do conselho.

Uma sala de advogados também está sendo construída no presídio, contemplando três repartições para atendimentos simultâneos, o que agilizará o trabalho dos profissionais. O local está sendo equipado com vidros de separação e sistema de sonorização, além da instalação de câmeras de vigilância. “Agora, a OAB local está em contato com a estadual para oferecimento de ar condicionado e mobília”, informa o dirigente, reforçando que o local também poderá ser utilizado por oficiais de justiça.

O exemplo de Amambai é bastante positivo, segundo o diretor-presidente Agepen, Aud de Oliveira Chaves, já que o uso da tecnologia tem se demonstrado muito útil para reforçar a segurança nas unidades prisionais. “O videomonitoramento, por exemplo, torna mais rápida qualquer ação necessária, tanto para contenção de possíveis tentativas de fuga, quanto para repressão de ataques externos, ou mesmo para interceptar arremessos de ilícitos”, pontua.

O diretor-presidente também reforça a importância de parcerias para o aperfeiçoamento do sistema prisional. “Juntos, com certeza, somos mais fortes e eficazes, pois, graças a esses apoios, temos conseguido levar tratamento penal mais humanizado aos custodiados e melhores condições de segurança para as unidades e de trabalho para os nossos policiais penais, o que melhora na prestação de serviço para a sociedade como um todo”, finaliza.

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana