TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Para proteger o cidadão e seguindo orientação do Consesp, estados manterão abordagens de suspeitos

Publicado em

Seguindo decisão unânime do Conselho Nacional de Secretários de Segurança (Consesp), em reunião realizada na semana passada, em Manaus (AM), o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, afirma que polícias do Estado continuarão a realizar abordagens preventivas de suspeitos em todo o MS.

Em decisão recente, os ministros do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) entenderam que a chamada busca pessoal, abordagem ou revista, feita por agentes de segurança é ilegal, caso seja realizada sob a alegação de atitude suspeita ou mesmo a partir de denúncias anônimas.

Para o STJ, a fundada suspeita – que é um item previsto no Código do Processo Penal (CPP) para determinar a possibilidade da busca pessoal sem mandado judicial – só se concretiza se os policiais comprovarem, de forma “descrita com a maior precisão possível, aferida de modo objetivo e devidamente justificada pelos indícios e circunstância do caso concreto”, que o indivíduo esteja na posse de drogas, armas ou outros objetos que constituam corpo de delito.

Secretário Antonio Carlos Videira: decisão do Consesp tem a preocupação com a segurança da população

Conforme Videira, que representa a região Centro-Oeste no Consesp, o Conselho de Secretários entende que não houve restrição legal às abordagens policiais por parte do STJ e a decisão do Tribunal não tem amplitude geral, ou seja, vale apenas no contexto do caso específico – ocorrido na Bahia, que foi julgado pelo órgão.

O secretário reforça que o Consesp respeita a decisão do STJ, mas afirma que a não realização de revistas a partir do recebimento de denúncias anônimas ou fundadas suspeitas dos policiais, colocaria em risco a segurança da população como um todo. “Quando a polícia não age, o crime se fortalece, impactando diretamente na segurança de todos com o aumento de mortes violentas, furtos, roubos e tráfico de drogas, por exemplo”, enumera.

Da mesma opinião, compartilha o presidente do Consesp, Danilo Souza Ferreira, que é também secretário de Segurança do Distrito Federal. “O Conselho Nacional de Secretários não se opõe ao Judiciário. Mas houve análise de um caso concreto, um caso específico de uma abordagem que aconteceu na Bahia. Por isso, a decisão não tem o poder de limitar que as abordagens não sejam realizadas quando houver fundada suspeita”, garante.

Preocupação

Segundo o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, em termos práticos, além de inviabilizar as abordagens, a medida abriria caminho para que cidadãos flagrados com objetos comprovadamente ilícitos em abordagens policiais questionem a forma como a busca se deu e tentem anular as denúncias contra eles.

Por isso, além de colocar o assunto na pauta das discussões da 82ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), realizada em Manaus (AM), na semana passada, o Conselho também decidiu pela elaboração de um documento a ser encaminhado a todos os estados e ao Distrito Federal, reforçando a manutenção das abordagens – o texto está em etapa de finalização e o envio deve ocorrer até sexta-feira, dia 10 de junho.

A ideia é que os secretários utilizem dessas diretrizes para levar a discussão ao Judiciário e ao Ministério Público dos estados, além das próprias corporações de polícias, para afastar o risco de enfraquecimento da atuação preventiva das forças de segurança.

Caso da Bahia

O caso específico, objeto do julgamento do STJ na referida decisão, é de um homem denunciado pelo Ministério Público da Bahia por tráfico de drogas. O rapaz foi abordado por policiais ao circular em uma motocicleta durante a madrugada com uma mochila nas costas e com atitude considerada suspeita pelos agentes de segurança, após buscas, os policiais encontraram na mochila 72 porções de cocaína, 50 de maconha e uma balança digital.

A defesa do homem, preso em flagrante por tráfico de drogas, recorreu da condenação em primeira instância. Ao avaliar o caso, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) decidiu manter a condenação. Em novo recurso, a questão chegou ao Superior Tribunal de Justiça. O STJ, por outro lado, apontou que a busca pessoal foi irregular porque os policiais não descreveram precisamente o que havia motivado a suspeita. Como efeito, o tribunal de Brasília decidiu trancar o processo e considerou ilegítimas as provas coletadas na abordagem.

Joelma Belchior, Sejusp

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Titular da SAD debate inovação na gestão pública na 128ª edição de fórum nacional da Consad

Published

on

By

O secretário de Estado de Administração de Mato Grosso do Sul, Frederico Felini, e uma comitiva de servidores da pasta participam, entre hoje (18) e amanhã (19), do Consad Express e do 128º Fórum do Consad (Conselho Nacional de Secretários de Administração), realizado em Salvador (BA).

Os eventos reúnem cerca de 400 servidores públicos de todo o país, incluindo os secretários de administração dos 26 estados e do Distrito Federal.

Durante os dois dias os representantes de Mato Grosso do Sul poderão participar de palestras, painéis e grupos de trabalho temáticos para debater o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil, conhecer soluções inovadoras para a administração estadual, além de trocar experiências.

Frederico Felini é conselheiro do Consad e representa o Estado nas discussões sobre as melhores práticas de administração pública do país.

“Os fóruns do Consad são momentos importantes para aprimorarmos nossas práticas de gestão estratégica e governança, ao possibilitar o contato com as tendências mais inovadoras em administração pública, além de debater os desafios e as soluções que se apresentam para as secretarias de administração em todo o país”, pontua Felini.

O Consad Express e Fórum de Secretários são iniciativas do Consad que promovem encontros periódicos, a fim de desenvolver modelos de gestão pública com foco em resultados e voltados para o bom atendimento ao cidadão. Nos dois dias de evento na capital baiana, serão debatidos temas como tecnologia e inovação na gestão pública, avaliação de políticas públicas no ciclo orçamentário, gestão de pessoas e gestão climática estratégica.

Fórum de secretários e grupos temáticos

No segundo dia do evento, Frederico Felini, que é conselheiro do Consad, representa MS no 128º Fórum do Conselho Nacional de Secretário de Administração. Na oportunidade, o titular da administração de MS participará do painel sobre Reforma Administrativa, com representantes do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Governo Federal.

Paralelamente ao Fórum de Secretário de Estado da Administração, a comitiva de servidores da SAD participará de Grupos de Trabalho (GTs), divididos em 10 áreas temáticas: Transformação Digital; Gestão Estratégica de Pessoas; Rede de Escolas de Governo; Gestão de Patrimônio; Gestão Estratégica de Suprimentos e Compras Públicas; Ciência de Dados; Saúde e Segurança do Servidor; ESG; Concessões e PPPs; Comissão de Comunicação.

Laiana Horing Nantes, Comunicação SAD

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Novos membros do Conselho de Recursos Administrativos dos Servidores de MS são empossados

Published

on

By

Os novos membros do Conselho de Recursos Administrativos dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Crase/MS), para o biênio 2024/2026, tomaram posse nesta quinta-feira (18), na Secretaria de Estado de Administração.
Órgão de deliberação coletiva, o Crase tem a missão de representar os servidores e assegurar as relações entre a categoria e a administração pública, bem como, julgar em última instância os recursos administrativos interpostos pelos servidores. Reconduzido à presidência, Oriovaldo Lino Leite, classifica o Crase como um mecanismo de representatividade dos servidores.

“O Conselho se destaca como importante amparo ao servidor público, bem como instância de recursos administrativos. Além das atribuições inerentes à sua finalidade básica, compete examinar a acumulação de cargos, empregos e funções em que incorrem ou venham a incorrer os servidores estaduais”, ressaltou o presidente.

O presidente lembrou ainda, que o órgão aprecia os pedidos de revisão de processo administrativo, quando este importar em reintegração de servidor que tenha sofrido pena de demissão ou cassação de aposentadoria e disponibilidade, assim como instância de justificação administrativa nas contagens e averbações de tempo de serviço público estadual.

Membro representante do funcionalismo público, Maria Carolina Iung de Lima, destacou a importância do Crase para a vida dos servidores do Estado. “O Conselho é um guardião e uma salvaguarda para os servidores em relação aos seus direitos. Buscamos sempre ser equânimes na aplicação dos princípios e valores administrativos, na busca da garantia da defesa dos direitos”.

O Crase é composto por dez conselheiros, sendo sete efetivos e três suplentes os quais foram nomeados por meio do Decreto “P” nº 284, de 11 de abril de 2024.

Tomaram posse como membros efetivos: Oriovaldo Lino Leite e Tânia Regina Luzardo de Souza Sichinel, representando a Secretaria de Estado de Administração; Ana Paula Ribeiro Costa, da Procuradoria-Geral do Estado; Aladir Shirado, da Secretaria de Estado Educação; Arthur Barbosa Cascudo Rodrigues, da Secretaria de Estado de Fazenda; Leandro Garcia Salgado, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos; e Maria Carolina Iung de Lima, representando o funcionalismo público.

Como suplentes tomaram posse Cláudia Flores Cavacanti e Balbina Mirna de Souza Lima Barbeta, representando a Secretaria de Estado de Administração, e Samara Magalhães de Carvalho, representando a Procuradoria-Geral do Estado.

Raquel dos Passos, Comunicação SAD

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas18/04/2024

MAIS UMA VITÓRIA – Colégio Anglo leva o troféu de campeão no vôlei de praia masculino e feminino

A casa do vôlei em Três Lagoas é o Colégio Anglo. A escola faturou os títulos de campeão no vôlei...

Três Lagoas18/04/2024

Faixa etária da vacinação contra Dengue será ampliada temporariamente; entenda

A partir desta sexta-feira, 19 de abril, o público-alvo da vacinação contra a dengue será ampliado, conforme orientação da Nota...

Três Lagoas18/04/2024

SMAS realiza blitz em alusão a campanha “Esmola Não, Cidadania Sim!”

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para...

Três Lagoas18/04/2024

SMAS dá início aos cursos de capacitação voltados para a comunidade nesta quinta-feira (18)

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) por meio do Setor de Planejamento e Articulação Intersetorial e Departamento de Proteção...

Três Lagoas18/04/2024

ATENÇÃO CONDUTORES – Algumas ruas do Bairro Jardim Roriz passam a ter sentido único a partir desta sexta-feira (19)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Deptran), da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e...

Três Lagoas18/04/2024

SEMANA MUNICIPAL DE TRÂNSITO – Deptran realizou passeio ciclístico e blitz educativa com estudantes

Seguindo o cronograma da agenda de ações da 18ª Semana Municipal de Trânsito, promovida pelo Departamento Municipal de Trânsito (Deptran),...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana