TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Para melhoria pedagógica, Fadeb inicia seminário de formação para coordenadores escolares

Publicado em

Na manhã desta segunda-feira (22) a Fadeb-MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, sediada no polo de Ribeirão Preto – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), realizou a abertura do 1° Ciclo de Seminários: Inovação Pedagógica para Coordenadores.

A abertura contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel e também do secretário de Estado de Educação, Hélio Daher. Na
ocasião o governador afirmou que determinadas mudanças são feitas apenas por meio da educação e por isso é um dos pilares de sua gestão. “Entre 2023 e 2024 foram mais de R$ 510 milhões investidos na área da educação e vem mais investimentos por aí, a educação transforma”, afirmou Riedel.

Para a diretora-presidente da Fadeb-MS, Maria Cecília da Motta, os seminários têm o como intuito, proporcionar a atualização dos servidores públicos da educação, alavancando a aprendizagem no Estado. “A Fadeb é uma fundação que apoia a rede pública, tanto estadual quanto municipal, estamos fazendo um trabalho para alavancar a aprendizagem no Estado. No seminário temos coordenadores, diretores, secretários de 73 municípios, e também da rede estadual, e o objetivo maior desse evento é levantar o papel do coordenador pedagógico”, explicou Maria Cecília.

Elenice de Fátima Custódio, diretora da EM Professor Antônio Inácio Furtado Polo, do município de Figueirão, fez questão de participar desse
primeiro ciclo de seminários da Fadeb, e acredita que é se suma importância se atualizar e adquirir novos conhecimento. “Para mim é uma grande honra estar aqui inovando o meu trabalho, levar para minha escola, meus profissionais, essa inovação, para que possamos ter uma melhoria no ensino e no aprendizado. Isso para nós é muito gratificante, sempre inovar, sempre buscar conhecimento”.

O secretário Hélio Daher, explicou que a Fadeb foi pensada para ter esse nível de atuação, proporcionar debates e diminuir a burocracia. “A Fadeb é justamente a mão na massa, é aquela instituição do governo do Estado que faz acontecer, mesmo diante das burocracias, muitas vezes da falta de recurso, e mesmo assim ela faz a diferença e esse evento aqui é a um exemplo disso”, disse Daher.

O 1º Ciclo de Seminários: Inovação Pedagógica para Coordenadores está dividido em três módulos, hoje (22) aconteceu o primeiro, no dia 20
de maio será realizado o segundo e em 10 de junho, o ciclo se encerra com o terceiro módulo. Os encontros são presenciais, no teatro Dom
Bosco, em Campo Grande.

Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Ricardo Agra

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Governo envia primeira equipe de bombeiros militares para ajudar no salvamento de vítimas no RS

Published

on

By

Com nove militares e duas viaturas de salvamento, o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul enviou sua primeira equipe ao Rio Grande do Sul para ajudar nos trabalhos de resgate das vítimas das enchentes em todo estado. Eles vão percorrer 1.400 km por terra até Montenegro (RS), cidade que está 80% alagada.

Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Frederico Reis

As viaturas seguem com quatro embarcações, dispondo de barcos, caiaques e equipamentos de salvamento. O grupo tem oito especialistas em salvamento aquático e mergulho e um médico. A expectativa é que a equipe fique até 10 dias na base de Montenegro, estando à disposição das autoridades locais.

A equipe deixou o Quartel do Corpo de Bombeiros do Parque dos Poderes às 9h30 da manhã e deve chegar apenas no sábado em Montenegro. “Vamos ajudar no salvamento de muitas pessoas que estão ilhadas na cidade, fazendo um trabalho de formiguinha, passando de embarcação olhando casa por casa, retirando as pessoas”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Frederico Reis.

O comandante explicou que agora seguem estas duas viaturas por terra e mais um helicóptero da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), que deve seguir ao Rio Grande do Sul no período da tarde. Ao todo são 15 militares do Estado à disposição para ajudar no serviço de salvamento.

Capitão Rodrigo Alves Bueno

“Ontem assim que recebi a ordem do governador (Eduardo Riedel) para ajudar no que for necessário, começamos a organizar a nossa ida ao Rio Grande do Sul. Prontamente em menos de 24 horas já estamos com a primeira equipe na estrada para um trabalho árduo, em condições precárias, que vão contribuir no que for preciso. Só tinham nove vagas disponíveis e foram preenchidas em menos de uma hora”, destacou.

Frederico Reis ponderou que em um segundo momento, assim que as águas abaixarem, o Corpo de Bombeiros já está preparando o envio de mais uma equipe, que vai seguir com militares e cães para ajudar na parte de busca. “Neste momento só podemos mandar este grupo devido a logístico do local”.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Alves Bueno, estará no comando da equipe que seguiu por terra para Montenegro. “Nosso objetivo é dar todo o apoio necessário, por isso estamos levando especialistas em salvamento, além de todo material necessário, como coletes salva-vidas, cordas, equipamentos de salvamento aquático e mergulho”.

Apoio

O governador Eduardo Riedel anunciou ontem (2) o apoio e ajuda ao estado do Rio Grande do Sul, que foi vítima de fortes de chuvas e enchentes ocorridas nos últimos dias. Ele conversou com o governador Eduardo Leite se colocando à disposição para contribuir no salvamento.

“Estamos conversando com o governador Eduardo Leite, oferecendo todo o apoio necessário. Mato Grosso do Sul está à disposição dos irmãos gaúchos e, neste momento, temos que ser solidários e apoiá-los incondicionalmente naquilo que for preciso, estender a mão”, afirmou o governador.

O Governo do Rio Grande do Sul registrou no início desta sexta-feira a morte de 32 pessoas, tendo ainda 74 pessoas desaparecidas no Estado, em razão dos temporais que atingem todo o território gaúcho desde segunda-feira (29).

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende

ATENÇÃO IMPRENSA: Confira o pack com pool de imagens, sonora e entrevista coletiva

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

MS Ativo Municipalismo: adesão ao programa deve ser feita pelos municípios até o dia 10 de maio

Published

on

By

Os 79 municípios de Mato Grosso do Sul podem aderir ao programa MS Ativo Municipalismo até o dia 10 de maio, com a indicação de profissional para coordenar as ações.

As prefeituras que não aderirem ao programa até o prazo determinado, poderão aderir futuramente, porém vão entrar nos próximos ciclos do calendário de ações e com isso perdem algumas etapas do plano de trabalho.

“A ideia é não deixar nenhum município de fora do programa, por isso o Governo do Estado tem uma metodologia flexível para atender a todos os municípios, sem que afete o cronograma planejado”, esclareceu Thaner Nogueira, secretário-executivo da Segem (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), que coordena o programa.

A programação de atividades para execução do plano de trabalho terá início no dia 22 de maio, com a capacitação para o uso da plataforma, ambiente virtual onde o programa será operacionalizado.

Até o momento 58 municípios já confirmaram a adesão para participar do MS Ativo Municipalismo. Após o período de adesão dos municípios ao programa e indicações dos pontos focais, terá início a jornada de capacitação para o uso da plataforma que será entre os dias 22 de maio e 12 de junho.

MS Ativo Municipalismo

O programa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul apresenta um novo conceito de cooperação entre estado e municípios, e visa instituir um novo modelo de gestão pública orientada a resultados, baseada em dados e metas a serem atingidas de modo a garantir entregas melhores para a população. Com isso, o Governo e as prefeituras participam ativamente da construção de políticas personalizadas, que atendam as demandas locais e específicas de cada município.

Nesse primeiro ciclo, as áreas definidas como prioritárias são educação, infraestrutura, saúde e assistência social. Com previsão do municipalismo em diferentes fases. A primeira, conhecida como ‘municipalismo baseado em demandas’, refere-se ao repasse de recursos para os municípios a partir das demandas individuais. Na segunda, ‘municipalismo baseado em programas’, é o modelo no qual o repasse de recursos para os municípios se dá via acesso a programas estaduais.

Por fim, na terceira fase, o ‘municipalismo baseado na cooperação’, há a pactuarão de resultados, desenvolvimento de capacidades e compartilhamento de ações entre estado e municípios.

A operacionalização do programa apoia-se em uma plataforma on-line de planejamento, execução e monitoramento dos planos adotados que serão construídos a partir de um guia de ações relevantes para o enfrentamento dos desafios nos municípios.

A Segem coordena o programa MS Ativo Municipalismo, auxilia as secretarias estaduais a gerenciarem as ações e articula as políticas públicas junto aos municípios, por meio da Superintendência de Fomento ao Municipalismo.

Renata Brum, Comunicação Segem

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana