Três Lagoas-MS

  Últimas
Em Água Clara| Vereador Elizeu Pereira poderá ser o próximo presidente da Câmara Municipal
Polícia Militar, em ação conjunta com a Polícia Civil e PRF, realiza a incineração de 400 kg de cocaína em Aparecida do Taboado
Polícia Militar, em ação conjunta com a Polícia Civil e PRF, realiza a incineração de 400 kg de cocaína em Aparecida do Taboado
Polícia Militar apreende mercadorias oriundas do Paraguai
Polícia Militar prende mulher que levaria droga para o Estado do Tocantins
Homem que seguia com maconha para Cuiabá foi preso pelo DOF durante a Operação Hórus
Maracaju fica com o título do Festival On-Line da Melhor Idade de MS 2020
Camionete furtada é recuperada pelo DOF durante a Operação Hórus
Caminhoneiro é detido pelo DOF pelo transporte ilegal de 100 aparelhos de telefone celular durante a Operação Hórus
Reforma do Parque dos Poderes une resgate histórico com preservação do meio ambiente
Procuradorias Especializadas que atendem no Centro estarão com atendimento presencial suspenso
Athletico PR treina com foco ao Campeonato Brasileiro
Pedro Naressi do Ceará fala sobre a alegria de marcar seu primeiro gol no time
Detran publica calendário de licenciamento anual e alerta sobre extinção do modelo antigo em 2021
Práticas da Agepen serão apresentadas no IV Seminário sobre trabalho prisional do Depen nesta sexta-feira
Fundtur promove famtour com operadora de turismo e coloca destinos do MS em destaque
Agehab notifica mutuários de Nova Andradina por inadimplência
Simpósio de Fitossanidade também vai abordar manejo integrado em grandes áreas agrícolas
De palestra a atendimento especializado, ações de saúde do homem são realizadas em presídios da capital
Em meio aos desafios das aulas remotas, alunos e professores descobrem novas possibilidades e motivação para o Ensino em Três Lagoas
Agências do Detran em Ladário e Mundo Novo suspendem atividades por suspeita de Covid-19 entre servidores
Seis propostas do Executivo passam a tramitar na Assembleia Legislativa
Confira os relacionados do Chapecoense para jogo contra Juventude
Sampaio fecha a rodada na terceira colocação e já mira o próximo compromisso
Figueirense informa que jogo contra o Náutico terá novo horário
Veículo que seguia para Goiânia com mais de meia tonelada de maconha foi apreendido pelo DOF durante a Operação Hórus
Depois de quase 40 anos, Parque dos Poderes será todo revitalizado
Palmeiras treina após classificação e inicia preparação visando o jogo contra Santos
Grêmio definido para decisão na Libertadores
Parque dos Poderes vai ganhar primeira revitalização em mais de três décadas
Next
Prev

Mato Grosso do Sul

Novembro Azul: saúde do homem vai além do combate ao câncer de próstata

Publicado


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) segue com a Campanha Novembro Azul com objetivo de conscientizar a população sobre a importância aos cuidados da Saúde do Homem. Dados do Ministério da Saúde apontam que os índices de mortalidade de homens em Mato Grosso do Sul por cânceres de pênis, próstata e boca figuram entre os mais altos do país.

No próximo dia 24 de novembro, terça-feira, os debates por meio de live vão girar em torno das doenças vasculares e da saúde mental. “Você sabia que Doença Vascular também afeta os homens?” é o tema da conversa com a Dra. Marília Lomonoco Galhardo. Já “Saúde Mental e População Masculina: estratégias de prevenção e cuidado” será o bate-papo com a Dra. Patrícia Arakaki Marques.

As lives poderão ser acompanhadas pelo site telessaude.saude.ms.gov.br/forms/participe.

Câncer nos homens 

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 65,8 mil homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata neste ano. A doença ocupa a primeira posição no Brasil e atinge principalmente, homens a partir dos 45 anos.

Em Mato Grosso do Sul estima-se que apareçam por ano, 1,1 mil novos casos da doença para cada 100 mil habitantes.

Outro tipo de câncer considerado raro é o tumor de pênis que atinge homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir os mais jovens também. Esta doença representa 2% de todos os tipos de cânceres que atingem o homem. O Atlas de Mortalidade por Câncer registrou em 2018, 454 casos no país.

O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, e a maioria dos casos são diagnosticados em estágios avançados. O Inca estima que dos 15.190 novos casos registrados neste ano, 11.180 deverão atingir homens.

Para a técnica da Saúde do Homem da SES, Fernanda Lamera, o significado do Novembro Azul vai além do câncer de próstata, justamente, por o homem ser mais avesso às questões de saúde. “Essa campanha tem como intuito ver o homem como um todo chamando atenção da sociedade da importância da prevenção das doenças, quebrando tabus, provendo uma melhora na qualidade de vida. Vale ressaltar a importância da sensibilização aos profissionais de saúde para acolher e receber homens na atenção primária e secundária”.

Em Mato Grosso do Sul a taxa de mortalidade em razão do câncer de pênis é de 0,57%, próstata 17,19% e boca 4,63%. A recomendação da SES é que a partir dos 45 anos todos os homens devem fazer exames preventivos para detectar qualquer alteração, principalmente, na próstata. Aqueles com fatores de risco, como antecedentes de câncer de próstata ou de mama na família, e homens da raça negra, a recomendação é que façam exames a partir dos 40 anos.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), elaborada pelo Ministério da Saúde, desenvolve políticas com estados e municípios para que possam desenvolver ações de prevenções sobre doenças que possam afetar o bem-estar da saúde dos homens. Além de campanhas que cuidam da prevenção de cânceres, doenças cardiovasculares também entram na mira, bem como, a importância de se alimentar bem.

Novembro Azul

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

No entanto, para o Ministério da Saúde, este mês vêm sendo oportuno para sensibilizar os homens e os profissionais de saúde quanto às ações do autocuidado e cuidado integral considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade e ao adoecimento. Toda a comunicação envolvida se baseia na promoção, proteção e prevenção para cuidados integrais em saúde.

Rodson Lima, SES
Foto: Marcio James/Semcom/Fotos Públicas

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Maracaju fica com o título do Festival On-Line da Melhor Idade de MS 2020

Publicado

por


O município de Maracaju, representado pelo casal Ida Biersteker e Olívio Portela, é o campeão da primeira edição do Festival On-Line da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul – Dança de Salão 2020. A decisão foi realizada nesta quarta-feira (o2), com a participação de seis duplas e contou com a presença ilustre da cantora Delinha, ícone da música e cultura sul-mato-grossense, conhecida por ser a “Dama do Rasqueado” e “Embaixadora Cultural de Mato Grosso do Sul”.

A competição virtual foi organizada pelo Governo do Estado, via Gerência-Geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas e de Lazer (Gedel) da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), em uma ação inédita voltada à população idosa durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A finalidade foi incentivar, por meio da dança de salão, a prática esportiva como forma de melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, do fortalecimento do sistema imunológico, além de proporcionar a integração entre centros de convivência de diversos municípios.

Foram quase três semanas de evento, que movimentou não só os casais participantes, mas também amigos, familiares, colegas e demais pessoas dos municípios. “O distanciamento físico, imposto pela pandemia, não deve ser necessariamente o distanciamento entre as pessoas. A gente pode estar junto on-line, unidos pela emoção e pelo esporte. Com esse Festival, a Fundesporte mostrou que é possível, mesmo com todas as dificuldades deste período, movimentar a terceira idade, levando alegria, diversão e, acima de tudo, qualidade de vida”, destaca o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

A final foi disputada ao som do gênero chamamé, com músicas de Delinha. Disputaram o título casais de Caarapó, Glória de Dourados, Ivinhema, Maracaju, Sidrolândia e Vicentina. Estes foram avaliados por cinco jurados técnicos, especialistas em dança de salão do Núcleo de Arte e Cultura (NUAC) da Secretaria de Estado de Educação (SED), vinculado à Fundesporte, que atribuíram nota de 1 a 5. Foram avaliados os quesitos ritmo, sincronismo, criatividade e expressão.

A dupla maracajuense sagrou-se campeã do torneio on-line ao receber média 4,96 dos jurados. Na segunda colocação, ficou Sidrolândia (Anália Lopes e Wilson Canejo), com 4,92. Ivinhema (Eunice Moura e João Ferreira) terminou em terceiro lugar, com 4,86. Vicentina (média 4,42), Caarapó (4,36) e Glória de Dourados (3,98) completaram a classificação final.

“Foi com satisfação que participamos, porque gostamos muito de dançar. Em nenhum momento pensamos em vencer, mas fomos avançando ao longo da competição e, no fim, conseguimos. É uma alegria enorme terminar em primeiro lugar”, disse Ida Biersteker, metade feminina do casal de Maracaju.

Parceiro de dança de Ida e apaixonado pelo chamamé, Olívio Portela sentiu-se honrado em ter representado seu município no Festival. “Foi muito legal que vários casais participaram e foi uma honra ter representado Maracaju. A Fundesporte está de parabéns por trazer esse evento, proporcionando alegria aos idosos, que estão em isolamento”.

Os três primeiros casais receberam troféu. Além disso, todos os participantes ganharam placa de homenagem. Por meio de votação popular, com link disponibilizado durante a live, também foram escolhidos os centros de convivência dos municípios com maior torcida. Ao todo, foram 47.374 votos. Sidrolândia, Ivinhema e Glória de Dourados foram os mais votados e receberam kits esportivos da Fundesporte.

“Parabéns aos casais que se apresentaram e a todas as cidades que se mobilizaram, abraçando o Festival. A Fundesporte pensou em levar aos lares sul-mato-grossenses conforto por meio da música, porque ela nos contagia e também nos une. Neste tempo de pandemia, não poderíamos ter deixado de criar um evento especial voltado aos nossos idosos”, frisa a gerente da Gedel, Karina Pereira Quaini.

Dama do Rasqueado presente

A cantora Delinha, de 84 anos, expoente da cultura regional, abrilhantou ainda mais o evento. Além de acompanhar os casais finalistas, a artista, que possui a maior discografia da história do Estado, com 32 títulos lançados, cantou nos intervalos das apresentações.

“Agradeço de coração o carinho e a oportunidade de ter participado deste baile maravilhoso da melhor idade, que é a minha melhor idade”, disse Delinha, que ainda brincou ao término das apresentações. “Todos os casais estão de parabéns, dançaram muito bem, gostei demais das apresentações. Até fiquei com vontade de dançar. No ano que vem, se Deus quiser, quero participar também, vamos bailar”.

Delinha apresentou-se ao lado do Grupo Antigo Aposento, formado pelo seu filho João Paulo Pompeu e pelos músicos Gerson Douglas, Vagner Pekois, Wilson Braga e Cláudio Paes.

Lucas Castro, Fundesporte

Foto de destaque: Divulgação

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso do Sul

Reforma do Parque dos Poderes une resgate histórico com preservação do meio ambiente

Publicado

por


Idealizado pelo ex-governador Pedro Pedrossian (1980-1983/1991-1995), o Parque dos Poderes concentra as sedes administrativas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Mato Grosso do Sul. A construção dos prédios foi pensada para facilitar o acesso das pessoas aos serviços públicos, tudo em um único lugar, e dar “cara de capital” para Campo Grande.

O Parque dos Poderes foi entregue em duas partes. No início da década de 1980 foi finalizada a construção dos oito blocos que hoje abrigam as secretarias estaduais do Poder Executivo. Já no final da mesma década foram construídos o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas, a Assembleia Legislativa e o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, conhecido como Palácio Popular da Cultura. 

Quase 40 anos depois da entrega da primeira parte do Parque, o Governo do Estado anuncia uma completa revitalização do espaço. A ideia é modernizar o acesso da população e de servidores, assim como melhorar a estrutura para os praticantes de esportes que frequentam o local, já que o desenvolvimento dessas práticas, incluindo atividades de lazer, cresceu nos últimos anos.

Conforme o Plano Diretor do Parque dos Poderes, a reserva florestal ecológica possui 285 hectares. A reforma do espaço que abriga nascentes de córregos, apresenta extensa área de vegetação nativa, com espécies preservadas da fauna e da flora regional, vai unir o resgate histórico com a preservação do meio ambiente. A ideia agrada moradores da região e praticantes de atividades esportivas.

Cópia do Plano Diretor desenvolvido no início da década de 1980

Dividido em quatro setores, o Parque dos Poderes tinha em seu projeto inicial a construção do Palácio do Governo, que seria instalado na outra extremidade do Palácio Popular de Cultura. Mas a ideia não avançou e o local segue intacto até hoje.

O primeiro setor da região foi definido como Parque Ecológico, já que a área foi reservada para preservação da vegetação nativa. O Setor 2 foi destinado para as secretarias do Poder Executivo, para o Centro de Convenções (Palácio Popular) e para o Palácio do Governo (não foi edificado).

Já o Setor 3 foi reservado para a instalação de autarquias, empresas, tribunais de Justiça e de Contas, Assembleia Legislativa, creche e clube dos servidores (onde hoje funciona a Prefeitura do Parque).

Por último, o Setor 4 foi destinado para prédios de repartições federais, Academia de Polícia, Tribunal Regional Eleitoral e obras necessários para atendimento médico; além de depósitos, bancos, laboratórios, garagens, oficinas, posto de bombeiros e de polícia.

O Plano Diretor do Parque ainda previu a padronização dos prédios: os setores 2 e 3 com fachadas em concreto aparente, fechamento de vão com esquadrias de ferro, vidro fumês, acessos asfaltados para carros, acessos em concreto para pedestres e grama na área excedente desmatada.

Já o Setor 4 ficou livre de uma padronização arquitetônica mais rígida por contar com diferentes tipos de obra.

Parque dos Poderes foi inaugurado no início da décadas de 1980 com oito blocos do Poder Executivo (Foto: Edemir Rodrigues)
Reforma prevê construção de ciclovia nos canteiros centrais

Reforma

A revitalização do Parque dos Poderes inclui o recapeamento de 110 mil m² de ruas, implantação de 4 quilômetros de pista de caminhada e corrida, 4,2 quilômetros de ciclovia no canteiro central, acessibilidade, paisagismo, 70 bancos de descanso, três estações de ginástica, reforma dos estacionamentos e instalação de 41 abrigos nos pontos de ônibus e de lixeiras, além da construção de um Centro de Apoio ao Usuário com banheiros masculinos, femininos e adaptado para pessoas com deficiência.

Bruno Chaves, Subcom
Foto destaque: Biblioteca IBGE

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

BRASILÂNDIA

POLICIAL

Mais Lidas da Semana