TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Nova Andradina| Hashioka entrega Prefeitura com R$ 15,5 milhões

Publicado em

O ex-prefeito Roberto Hashioka entregou a Prefeitura de Nova Andradina com R$ 15.554.007,37 milhões em caixa. Os valores foram confirmados durante a solenidade de transmissão de cargo, esta manhã no Paço Municipal, em que os documentos da situação orçamentária da Prefeitura de Nova Andradina foram entregues por Hashioka ao atual gestor.

De acordo com o relatório, no total global da situação financeira do município estão computados os valores em conta corrente da Prefeitura de Nova Andradina, bem como os demais fundos, de Assistência Social, Investimento Social, de Saúde, da Criança e Adolescente, Fundeb, de Habitação, meio ambiente, de Urbanização e da Finova.

“Considerando a situação econômica de dificuldades que muitos municípios têm enfrentado, temos que reconhecer que o valor que deixamos em caixa garante tranquilidade para o início da nova gestão”, afirma Hashioka.

Durante a transmissão do cargo, o ex-prefeito relatou sua satisfação com a recente pesquisa divulgada por um site de notícias do município que apurou a aprovação da administração em 56% de ótimo e bom, índice esse que supera e muito o percentual de votos obtidos nas últimas eleições e que corresponde a 41,85%.

“Conseguimos colocar Nova Andradina num patamar de referência no Mato Grosso do Sul e no Brasil. Trabalho que devemos à nossa equipe, à organização e gestão no trato da coisa pública. Reconheço a importante colaboração dos nossos servidores, do mais humilde ao mais graduado, em benefício da nossa cidade, o que nos permitiu conquistar as maiores honrarias em 2016”, destacou, fazendo menção à conquista do prêmio “Prefeito Amigo da Criança”. Premiado pela terceira vez, Hashioka integrou a lista de apenas seis gestores vencedores da categoria “Destaque Nacional”.

Quanto ao prêmio “Prefeito Empreendedor”, Hashioka venceu a etapa Estadual, nas categorias “Inovação e Sustentabilidade”, “Melhor Projeto” e o troféu “Atores do Desenvolvimento”. Na etapa Nacional, venceu com o “Melhor Projeto da Região Centro-Oeste”. E com o “Mérito Brasil de Governança e Gestão Públicas”, na primeira edição do prêmio concedido pelo Tribunal de Contas a apenas cinco prefeitos do Brasil, um de cada região do país.

Hashioka também elencou o trabalho efetuado ao longo do mandato, com destaque às 25 obras que estão em andamento e que totalizam investimentos de R$ 21.846.424,42, sendo que R$ 6.572.237,45 já foram pagos, restando R$ 10.652.034,20 para o Governo Federal, R$ 685.710,77 ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a parcela correspondente do município, que totaliza R$ 3.936.442,00.

Quanto às 10 obras conveniadas, que ainda serão iniciadas, totalizam R$ 9.640.953,30, obras estas importantes nas mais diversas áreas da administração, sendo que R$ 5.212.376,00 são provenientes do Governo Federal, R$ 4.117.690,93 de recursos Estaduais, e  para o município, como contrapartida, somente R$ 310.886,37.  “Tanto as obras em andamento como as conveniadas sofreram atrasos por conta da crise política e econômica que atingiu o país nos últimos anos, impossibilitando assim que os recursos federais fossem liberados, respeitando os cronogramas destas obras”, frisou Hashioka.

Os avanços na área da Educação também foram elencados pelo  ex-gestor que aplicou 28,47% do orçamento na área. Com o maior número de servidores, a Secretaria de Educação é uma das mais premiadas do Estado, com destaque para a primeira colocação do Ideb, nos anos finais, em Mato Grosso do Sul. De acordo com o índice divulgado no último ano, o Ideb de Nova Andradina saltou de 4,9 para 6,4 nos anos iniciais e de 4,9 para 6,6 nos anos finais.

Destaque também para a Finova (Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina), primeira de Mato Grosso do Sul nas respectivas áreas. Instituída na gestão tucana, é referência pelo modelo de cooperação estabelecido com as Universidades Públicas e Privada (IFMS, UFMS, UEMS, Uniesp), pelo estímulo ao empreendedorismo, à Agricultura Familiar e aos pequenos produtores e com capacitações que visam a produção com mais qualidade e menor custo, a iniciativa elevou Nova Andradina ao patamar de “Cidade Inovadora”.

Quanto ao título de “Cidade Salvadora de Vidas”, o ex-prefeito ressalta que 22,02% foram aplicados na Saúde e cita como maior conquista a ativação dos 10 leitos de UTI, fruto da sensibilidade e da boa parceria com o Governo do Estado, através o Governador Reinaldo Azambuja.

Os investimentos têm possibilitado ainda, a estruturação de um complexo de saúde que é referência no Mato Grosso do Sul, com a ativação da UTI de Adultos, a construção da UCI e UTI Neonatal, Centro de Diagnóstico de Imagem, a construção da Unidade Básica de Saúde com duas equipes completas e que permitirá o atendimento às áreas não cobertas, tanto urbanas quanto rurais e a implantação dos serviços de hemodiálise já anunciada pela iniciativa privada e que atenderá pacientes do SUS e conveniados.

Na área Social, destaque para os programas de apoio às crianças, jovens e idosos que pelas boas práticas, resultou em premiações importantes para a secretaria, a exemplo do “Prêmio Prefeito Amigo da Criança”, já mencionado.

Quanto ao orçamento do município, Hashioka apontou que, ao assumir o mandato, em 2013, era de R$ 101 milhões. “Estamos entregando o mandato com um orçamento de R$ 172 milhões, um aumento de 70% ”, expôs. Em relação à receita, segundo o ex-prefeito, 45,5% se restringe à despesa de pessoal. “Um índice muito favorável comparado às demais prefeituras do Estado”, pontua.

 “Assumimos a Prefeitura com 43% da Receita Corrente Líquida comprometida com os salários, porém não estavam computados os abonos de alimentação e o recolhimento da Previdência Própria sobre estes valores. Os servidores também estavam com 20% dos salários defasados, decorrentes da falta de correção nos anos de 2010, 2011 e 2012, excetuando-se os professores. A categoria, que recebeu em nossa gestão 25,5% de aumento, o que determinou o piso salarial do município em R$ 3.688,00, ou seja,  70% maior que o Piso Nacional, correspondente a R$ 2.135,00”, elencou, destacando ainda que ao longo de quatro anos, os salários dos servidores foram recuperamos com 61,6% de aumento.

“Agradecendo muito a Deus pela oportunidade, ao povo de Nova Andradina pelo apoio que recebi ao longo destes 12 anos de mandato, entendo eu que minha missão foi cumprida e fico feliz. Foram momentos muito difíceis que passamos, porém enfrentados sempre com austeridade. Aproveito para agradecer e reconhecer o mérito dos colaboradores, que fazem o brilho do Executivo Municipal”, afirmou Hashioka.

“Nova Andradina é uma cidade diferente, todos que aqui passam também entendem dessa forma. Que a nova gestão tenha sucesso, e desempenhe suas funções com fibra para comandar essa cidade que é construída por todos. Que a paz consolide o processo de desenvolvimento da cidade, pois todos nós aqui temos que defender Nova Andradina, defender essa terra. Viver aqui é bom demais. Nosso desejo é que Deus possa estar abençoando a todos. Um Feliz 2017, com muita saúde, paz e felicidade! ”, concluiu.

 

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Encontro de Gestores de Pessoas debate inovação, estratégias e o futuro da gestão pública em MS

Published

on

By

De 22 a 24 de junho, o Governo do Estado promove palestras, paineis e apresentação de casos que focam na transformação da Administração Pública através do desenvolvimento de pessoas

A Secretaria de Estado de Administração (SAD), por meio da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Suged), realiza o 5º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público de MS, entre hoje (22) e quarta-feira (24), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

O evento, que chega à quinta edição, neste ano conta com correalização do TCE (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) e da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), e abre um espaço de integração, aprendizado e troca de experiências entre profissionais que atuam na área de gestão de pessoas em diferentes instituições públicas.

Com o tema “Tendências, estratégias e inovação”, o encontro tem como proposta fortalecer a atuação dos gestores públicos, ampliar conhecimentos e estimular práticas que contribuam para a modernização dos processos e para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade.

A programação reúne palestras, cases e momentos de reflexão sobre desafios atuais da gestão de pessoas, abordando temas como saúde mental, cultura de pertencimento, liderança, clima organizacional, inteligência artificial, people analytics, bem-estar e estratégias para o desenvolvimento dos servidores públicos.

O Secretário de Estado de Administração, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, destaca a importância de ter a gestão de pessoas no centro da estratégia da Administração Pública. “Fortalecer a gestão de pessoas significa aprimorar a capacidade do Estado de desenvolver seus servidores, qualificar seus processos e promover uma Administração Pública cada vez mais eficiente, integrada e alinhada às necessidades da sociedade, com foco nas demandas do futuro do mundo do trabalho”, afirma Gurgel.

Encontro em 2025 reuniu diversos servidores e especialistas em Campo Grande

Com a proposta de promover o desenvolvimento dos servidores e ampliar a atuação estratégica dos profissionais da área, o encontro contará com a participação de palestrantes e especialistas reconhecidos nacionalmente, além da apresentação de experiências bem sucedidas desenvolvidas por órgãos públicos de Mato Grosso do Sul.

Entre os convidados está Dany Suzuki, que fará o encerramento do evento com a palestra “O Futuro é Humano”, trazendo uma reflexão alinhada ao movimento de transformação da gestão pública.

A programação também contará com a participação de nomes como Izabella Carmargo, Marina Dias, André Mazinni, Vanessa Weber, Renisson Araújo, Myrelle Jacob e um painel sobre liderança feminina com Ana Carolina Ali, Ana Paula Martins, Luciana Ferreira e Patrícia Sarmento, que irão compartilhar conhecimentos e perspectivas sobre os novos desafios da gestão de pessoas e o papel estratégico dos profissionais que atuam no desenvolvimento de equipes e organizações públicas.

Focado no desenvolvimento e transformação da gestão de pessoas, o encontro está alinhado às ações estratégicas previstas no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, com foco no desenvolvimento dos servidores, modernização da gestão e construção de soluções inovadoras para a Administração Pública.

Como órgão central da estrutura institucional do Poder Executivo Estadual na área de Gestão de Pessoas, a SAD, por meio da Suged (Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas), tem entre suas atribuições a proposição de políticas estratégicas, a supervisão e o gerenciamento de ações voltadas à valorização e ao desenvolvimento dos servidores públicos.

Nesse contexto, a Suged atua no fortalecimento das competências dos servidores e na integração das unidades de gestão de pessoas dos diferentes órgãos, buscando soluções que preparem a Administração Pública para os desafios do futuro.

“Este encontro representa um movimento estratégico para fortalecer a gestão de pessoas no serviço público de Mato Grosso do Sul. É um momento de integração entre os órgãos, de troca de experiências e de construção coletiva de caminhos que contribuam para a evolução dos processos, o desenvolvimento dos servidores e a mudança de comportamentos necessários para uma gestão de pessoas mais inovadora e preparada para os desafios do futuro”, pontua Lea Maria Ribeiro, superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

O evento é destinado aos profissionais da área de Gestão de Pessoas da Administração Pública Estadual, Tribunal de Contas, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, prefeituras do Estado e estudantes universitários.

A expectativa é reunir aproximadamente mil participantes. Na edição de 2025, o encontro alcançou 1.300 inscrições e teve 1.215 certificados emitidos pela Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov-MS), demonstrando a relevância da iniciativa para a formação e integração dos profissionais da área.

Ao promover a troca de experiências e estimular novas práticas, o 5º Encontro de Gestores de Pessoas reafirma o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com uma gestão pública mais estratégica, inovadora e centrada nas pessoas.

Serviço
5º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público de MS
Data: 22 a 24 de junho de 2026
Abertura: 22 de junho, 13h30.
Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo

Laiana Horing Nantes, Comunicação SAD
Fotos: Cleython Vasconcelos/SAD/Arquivo

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Ressonância no Hospital Regional de Dourados reduz viagens e anos de espera por diagnóstico no SUS

Published

on

By

Tecnologia na rede pública amplia o acesso a exames de alta complexidade para pacientes de 34 municípios do Cone Sul

A viagem de Adelina Sales começou quando a maioria das casas ainda dormia. Moradora da zona rural, ela levantou à meia-noite e saiu de casa por volta das três da manhã para conseguir chegar ao Hospital Regional de Dourados quase às sete. O cansaço da estrada se somava a uma espera bem mais longa: havia cerca de quatro anos que ela aguardava a realização de uma ressonância magnética pelo Sistema Único de Saúde.

Em tratamento por causa de artrose no joelho, Adelina já havia passado por consultas, encaminhamentos e até feito um exame anterior fora de Mato Grosso do Sul. Ainda assim, seguia à espera de uma nova avaliação que pudesse ajudar na continuidade do tratamento. A chamada para realizar o exame no HRD representou, para ela, mais do que a marcação de um procedimento. Foi a interrupção de uma espera que atravessou anos.

“Levantamos meia-noite para poder estar aqui. Saímos de casa às três da manhã e chegamos quase às sete. Foi cansativo, mas graças a Deus deu tudo certo”, contou. “A gente mora na roça e ficava esperando, esperando, e nunca saía. Agora saiu, graças a Deus.”

A instalação do primeiro aparelho de ressonância magnética da rede pública no Hospital Regional de Dourados começou a alterar a rotina de pacientes como Adelina, especialmente moradores de cidades do interior, distritos e comunidades rurais. O equipamento entrou em funcionamento no dia 27 de abril e passou a atender a macrorregião do Cone Sul, formada por 34 municípios. Com capacidade estimada para cerca de 500 exames por mês, o serviço diminui a necessidade de deslocamentos para outros centros e aproxima exames de alta complexidade de pacientes que dependem exclusivamente da rede pública.

No caso de Adelina, a mudança não se resume à distância percorrida. O atendimento recebido também ficou marcado em sua memória. Acostumada à vida no sítio, ela relata que nem sempre se sentiu acolhida nos serviços de saúde por ser moradora da zona rural. No Hospital Regional, segundo ela, a experiência foi diferente.

“Tem lugar que parece que a gente é tratada diferente porque é da roça”, desabafou. “Cheguei e já vieram pegar meus documentos, me encaminharam rápido, os médicos atenderam muito bem. Fui muito bem tratada.”

A história de Luciene de Medeiros, moradora de Itaporã, também ajuda a dimensionar o peso da espera por exames especializados no interior. Ela convive com bursite e rompimento dos tendões dos ombros e aguardava uma ressonância magnética desde 2019. O pedido de cirurgia veio em 2023, mas o exame seguia como etapa necessária para a continuidade do tratamento.

“Esse exame que vim fazer hoje já estava esperando há mais de dois anos”, afirmou.

Para quem depende do SUS, a demora em um exame pode significar dor prolongada, dificuldade de trabalhar, perda de mobilidade e adiamento de decisões médicas. A ressonância magnética é fundamental em diferentes áreas, especialmente na ortopedia, por permitir uma avaliação detalhada de articulações, músculos, tendões, ligamentos, coluna e outras estruturas do corpo. Sem o exame, muitos pacientes permanecem em uma espécie de corredor de espera entre a suspeita clínica e a definição do tratamento.

Luciene avalia que a chegada do equipamento ao Hospital Regional pode encurtar esse caminho para outras pessoas que enfrentam o mesmo percurso. “Se depender de pagar, muita gente nunca consegue fazer. Então isso aqui faz diferença demais para a população”, disse. Ela também destacou a estrutura da unidade e o atendimento recebido. “Já é a terceira vez que venho aqui e continuo achando maravilhoso. A estrutura é muito boa e os aparelhos ajudam bastante.”

O aparelho instalado no Hospital Regional de Dourados recebeu investimento de R$ 7,5 milhões da Secretaria de Estado de Saúde. A incorporação do serviço amplia a capacidade diagnóstica da rede pública na região e atende a uma demanda antiga de pacientes que, até então, precisavam esperar por vagas em outras localidades ou enfrentar viagens longas para realizar o exame.

Para o médico João Hoffmann, profissional da unidade, a ressonância magnética tem impacto direto em especialidades que dependem do exame para definir diagnósticos e condutas. Segundo ele, o novo serviço fortalece a ortopedia de alta complexidade, com atendimentos voltados a problemas de coluna, ombro, joelho e lesões ligamentares, além de auxiliar em cirurgias do aparelho digestivo e em outros métodos diagnósticos necessários dentro da rede.

“A ressonância vem para somar à ortopedia de alta complexidade, com atendimentos voltados para coluna, ombro, joelho e lesões ligamentares, além de auxiliar em cirurgias do aparelho digestivo e outros métodos diagnósticos necessários dentro da rede”, explicou.

Na prática, a presença do equipamento em Dourados altera uma etapa decisiva do cuidado em saúde: o tempo entre a dor, a suspeita médica e a confirmação do diagnóstico. Para pacientes do interior, esse intervalo costuma ser atravessado por deslocamentos, custos indiretos, perda de dias de trabalho e dependência de transporte. Quando o exame passa a ser oferecido mais perto, a tecnologia deixa de ser apenas um recurso hospitalar e se transforma em acesso concreto.

Para Adelina, depois de anos esperando, o significado é simples e direto. A ressonância não elimina sozinha a doença nem encerra o tratamento, mas abre uma porta que permaneceu fechada por tempo demais. Entre a madrugada na estrada e a chegada ao hospital, o exame representou uma chance de seguir adiante com mais clareza sobre o próprio corpo e com a sensação de que, desta vez, a espera encontrou resposta.

Juliana França, Comunicação HRD

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana