Três Lagoas-MS

  Últimas
MS estuda cancelar ponto facultativo de Carnaval para tentar conter avanço da Covid
Em Cassilândia, Polícia Militar prende foragido da justiça cidade de Rondonópolis – MT
Mato Grosso do Sul lidera ranking de distribuição de vacinas contra Covid-19
Polícia Militar apreende mercadorias descaminhadas em Bataguassu.
Polícia Militar prende autor de tentativa de Feminicídio em Bataguassu.
CCZ de Três Lagoas trabalha campanha de conscientização da Posse Responsável de animais em Três Lagoas
PMA de Três Lagoas realiza fiscalização no rio Sucuriú na operação piracema e apreende 170 metros de redes de pesca
Polícia Militar prende homem por Homicídio Simples na forma tentada no Núcleo Habitacional Buriti
Final da Libertadores entre Palmeiras e Santos terá venda de ingressos solidários
Athletico tem a quarta melhor campanha no segundo turno
Elenco alvinegro terá quatro treinamentos até o jogo contra o Athletico
VACINAÇÃO COVID-19 – Três Lagoas recebe mais 1.334 doses de vacina para dar continuidade na imunização dos profissionais da saúde
Policia Militar acaba com aglomeração em festa no Universitário
Paulo Corrêa assume governo e inicia agenda discutindo ações relativas à pandemia
PMA de Miranda e Defesa Civil municipal trabalham no resgate de famílias atingidas por enchentes
Presidente da ALEMS assume o Governo do Estado até dia 30
Terceiro lote de vacina contra a Covid-19 chega a MS
Janeiro registra mais de 460 óbitos por coronavírus e já é o 3º pior mês da pandemia
MS registra 1.047 novos casos; outros 5,2 aguardam encerramento
Presidente da Alems, Paulo Corrêa assume como governador em exercício de MS
Comandante do 4º BPM se reúne com Secretário de Segurança Pública do Município
Sub-17| Fluminense empata com São Paulo e leva decisão para o Rio
Após folga, Ceará vai se reapresentar visando Athletico PR
BOLETIM COVID-19: Saúde registra 91 novos casos positivos e investiga 01 novo óbito nesta terça-feira (26) em Três Lagoas
Comandante-Geral da PMMS visita a sede da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar RU-Segredo
Presidente da ALEMS recebe pedido para assumir Governo até dia 30
Confiança renova com auxiliar técnico Daniel Cerqueira
Furacão fará quatro treinamentos antes da partida contra o Ceará
Equipe de Motopatrulhamento prende homem com mandado de prisão em São Gabriel do Oeste.
Corinthians deixa a desejar e é derrotado pelo Bragantino
Next
Prev

Assembléia Legislativa MS

Neighbor Hero, game para combater o Aedes Aegypti, é lançado na ALEMS

Publicado


Uma das ações previstas pela Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia (dengue, chikungunya e zika) foi realizada nesta manhã (27), o lançamento do jogo Neighbor Hero. A live foi conduzida do Plenário Júlio Maia, pelo coordenador do grupo de trabalho, deputado Renato Câmara (MDB), e membros que integram a Frente Parlamentar. Também participaram representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), da Secretaria de Estado de Educação (SED), entre outros envolvidos no combate à triplice epidemia.


Renato Câmara é o coordenador da Frente de Enfrentamento à Triplice Epidemia

Renato Câmara explicou que a previsão é que o jogo seja distribuído em laboratórios de informáticas e lojas digitais após o lançamento. “Divulguem esse game entre as crianças, jovens, filhos, amigos e parentes. Esta é uma ação importante, que com a criação já feita, passamos a divulgação, parte importante do projeto que precisa ser feita com as parcerias com o Executivo, para levar até as escolas, aos professores, salas de tecnologias das escolas, e alunos. As campanhas de divulgações são importantes, e a Frente Parlamentar estará acompanhando todo o processo”, destacou.

Câmara ainda agradeceu o esforço coletivo em nome de todos os parlamentares e instituições que compõem a Frente Parlamentar. “Essa Frente Parlamentar nasceu da vontade de superar o controle das arboviroses em nosso Estado. E isso é uma responsabilidade de todos nós. Precisamos compreender tudo isso, e apresentar caminhos para liderar essas mudanças. Este jogo reconhecido cientificamente é educativo, objetivo e pretende mudar o comportamento de crianças e jovens para conhecerem e fazerem a prevenção em suas casas, além de disseminarem o conhecimento entre os amigos e a família”, relatou.  


O game foi desenvolvido pelo professor do IFMS, Yuri Karan

Na apresentação do game, Yuri Karan explica que ideia é fazer do jogador um agente ativo do ambiente ao seu redor. “Ele será um dos responsáveis pela melhoria do bairro onde mora. Na fase inicial, o jogador coleta itens recicláveis e os entrega ao centro de reciclagens, acabando com focos de dengue e contribuindo para o melhor uso dos recursos naturais. Com isso, o jogador estará trabalhando com o conceito de que a saúde animal, humana e ambiental estão interligadas”, afirmou.


ALEMS reconhece o trabalho da Fiocruz em prol do cidadão sul-mato-grossense

A diretora da Fiocruz em Mato Grosso do Sul, Gislaine Guilhermino, que recebeu moção de congratulação da Assembleia Legislativa, pelos 120 de trabalhos prestados pela fundação, ressaltou a importância da Frente Parlamentar coordenada por Renato Câmara. “Agrega mais de 30 instituições, uma saída mágica, pois a ação isolada não daria conta de atender os desafios das doenças transmitidas por vetores, já que englobam questões de saneamento básico, descarte de resíduos, drenagem de águas das chuvas, entres outras. A Casa de Leis dispõe das ferramentas legais para que possamos aprimorar essas políticas. E aqui é o espaço adequado para o debate com o Executivo, sociedade civil e interessados. A Fiocruz  de Mato Grosso do Sul tem diversas iniciativas controle de doenças endêmicas, e 2020 reforçou seu compromisso como  Sistema Único de Saúde [Sus], e só nos traz orgulho, assim como toda a sociedade nestes 120 anos de existência”, declarou.


Elaine Borges reitera a parceria no desenvolvimento da pesquisa e ciência em MS

A reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Dourados, Elaine Borges Ribeiro Cassiano, agradeceu a todos que tanto se empenharam para que este game fosse concluído. “A pesquisa e parceria da Fiocruz foram fundamentais para a gente os resultados trazidos hoje. Para nós motivo de muito orgulho e honra sermos parceiros da Fiocruz, são12 anos de IFMS com mais de um século da Fundação Osvaldo Cruz. Esta entrega de hoje é de muito esforço e dedicação de todos os estudantes e servidores do campus Dourados que contribuíram direta ou indiretamente. Uma ferramenta pedagógica para alcançar a nova geração. Parabenizo toda a nossa equipe que integra uma instituição pública gratuita, e de qualidade, onde é produzido ciência por meio de pesquisa e evidências”, informou.

Christine Maymone, secretária-adjunta de Estado de Saúde, acredita que todos os poderes devem estar engajados em um novo movimento. “Infelizmente quem está ganhando a guerra é o Aedes Aegypti. Foram 42 mortes este ano. Só temos ganhos nós últimos tempos, por ter aprendido a trabalhar em rede, e sempre com bases em pesquisas e evidências científicas. Agradeço a Fiocruz pelo que representa a todo estado de Mato Grosso do Sul, e a todas as instituições participantes da Frente Parlamentar, em especial ao Instituto Federal, desenvolvedor do jogo. O diálogo será permanente com a Secretaria de Estado de Saúde”, frisou.

O superintendente de Planejamento e Apoio Institucional da Secretaria de Estado de Educação (SED), Paulo Cezar Rodrigues dos Santos, enfatizou a importância da pesquisa e ciência, presentes na Educação. “Por conta deste ano atípico, os professores tiveram que trazer a tecnologia para a realidade. O jogo é fundamental, parabenizo os desenvolvedores de algo que é prática da Educação, pois a gamenização traz inúmeras possibilidades. Quando o jovem é colocado numa proposta desafiadora, ele consegue levar essa prática a sua realidade. Me comprometo a fazer  chegar em todas as escolas e incentivar o nossos alunos. Que possamos leva isso Às escolas particulares e a todos os secretários de educação Brasil afora, junto a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação [Undime]”, declarou.


Marcos Menezes, da Fiocruz nacional, participou da live desta manhã

O vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Marcos Menezes, explicou que o combate ao vetor é uma questão fundamental de saúde pública. “Discussão que passa por diversas áreas, o Brasil é plural, com grande desigualdade social. Este ano de pandemia tem revelado isso. O olhar para essa questão das arboviroses é essencial agora, um grande desafio para as políticas públicas. O lançamento deste grame traz uma discussão pertinente e muito importante”, declarou.

Ana Teresa Acatuassú Venancio, do programa de pós graduação em ciências e saúde da Fiocruz, falou da elaboração do produto. “Quando iniciamos as tratativas de desenvolver esse game por em 2017, percebemos que era necessária uma ferramenta tecnológica digital inclusiva para que as crianças e os adolescentes começassem a ter essa sensibilização, essa educação. Trouxemos esta questão à Frente Parlamentar e tivemos total apoio dos membros. Estou muito feliz e emocionada, é realização de um sonho, após apenas dois anos, e que vai participar da formação do cidadão”, disse.

Composição

A Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia (Dengue, Chikungunya e Zika) é composta por Antônio Vaz (Republicanos), Cabo Almi (PT), Capitão Contar (PSL), Coronel David (Sem Partido), Evander Vendramini (PP), Felipe Orro (PSDB), Gerson Claro (PP), Herculano Borges (SD), João Henrique (PL), Lidio Lopes (PATRI), Lucas de Lima (Solidariedade), Marçal Filho (PSDB), Marcio Fernandes (MDB), Neno Razuk (PTB), Paulo Corrêa (PSDB), Pedro Kemp (PT) e Professor Rinaldo (PSDB). Para saber mais sobre o jogo, confira o seu vídeo de lançamento, no Youtube.

 

 

 

Comentários Facebook

Assembléia Legislativa MS

Paulo Corrêa assume governo e inicia agenda discutindo ações relativas à pandemia

Publicado

por


O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Paulo Corrêa (PSDB), assume a chefia do Poder Executivo com atenção à pandemia da Covid-19. O primeiro compromisso oficial do governador em exercício na tarde desta terça-feira (26) será uma reunião com o secretário de Saúde, Geraldo Resende, para discutir medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. Paulo Corrêa assinou o termo de assunção de cargo no fim da manhã de hoje em ato realizado na governadoria.

O governador em exercício afirmou que as ações referentes à pandemia estão sendo bem conduzidas pelo secretário Geraldo Resende. “Vamos dar continuidade a esse trabalho e faremos, na parte da tarde, a primeira reunião com o secretário”, informou. Paulo Corrêa, que ocupa o cargo de governador até o dia 30 deste mês, disse, ainda, que cumprirá, nesse período, a agenda prévia do Executivo.

Nesta quarta-feira (27), Paulo Corrêa viaja aos municípios de Três Lagoas, Chapadão do Sul e Bonito. Pela manhã, ele visita as obras do Hospital Regional de Três Lagoas. No início da tarde, vistoriará serviços de pavimentação asfáltica em Chapadão. Também irá visitar, em Bonito, os trabalhos de reforma do quartel do Corpo de Bombeiros, obras em duas estradas e uma comunidade com cerca de 50 famílias.


Solenidade foi realizada na manhã de hoje na governadoria

“Durante esses cinco dias, vou procurar cumprir tudo que aprendi quanto à relação entre os poderes”, afirmou o governador em exercício na solenidade. Ele acrescentou que não haverá problemas e que a agenda governamental será cumprida. Em um discurso rápido, também agradeceu aos presentes e informou alguns de seus compromissos de agenda. “Discurso bom é discurso curto. Estou aqui para trabalhar”, finalizou.  

Entre outras autoridades, participaram do evento os deputados estaduais Neno Razuk (PTB) e Evander Vendramini (PP), os secretários Sérgio de Paula (Casa Civil), Geraldo Resende (Saúde), Felipe Matos (Fazenda), Jaime Verruck (Seprotur) e Antônio Carlos Videira (Segurança Pública), e a procuradora-geral do Estado, Fabíola Marquetti. Como representantes do setor produtivo, estiveram presentes Sérgio Longen (Fiems), Edson Araújo (Fecomercio) e Maurício Saito (Famasul).

Um pouco mais cedo, a procuradora do Estado e consultora Legislativa, Ana Carolina Alie Garcia, entregou a Paulo Corrêa ofício com solicitação para que assumisse a chefia do Poder Executivo (leia a matéria). O evento foi realizado na presidência da ALEMS  e contou também com a presença do 1º secretário, Zé Teixeira (DEM). Veja a matéria completa da TV ALEMS clicando aqui

Afastamentos

O governador Reinaldo Azambuja está em férias até o dia 3 de fevereiro. O comunicado de afastamento de Azambuja foi publicado no Diário Oficial da ALEMS de 17 de dezembro do ano passado. No Diário Oficial de hoje, há publicação relativa ao exercício da chefia do Executivo, até o dia 30 deste mês, pelo deputado Paulo Corrêa. 

Durante o período de afastamento de Reinaldo Azambuja, o cargo seria assumido pelo vice-governador, Murilo Zauith. No entanto, ele testou positivo para Covid-19, e ficará afastado de suas funções até o dia 30. A partir do dia 1º até o retorno de Azambuja (dia 3), Zauith assume o governo, trabalhando remotamente.  

Essa é a terceira vez na história de Mato Grosso do Sul que um presidente do Legislativo assume a chefia do Executivo. Essa situação é prevista no artigo 63 e 86 da Constituição Estadual. Quando o período de afastamento for inferior a 15 dias, como é o caso, não há  necessidade de autorização ou deliberação do plenário da Casa de Leis.

Comentários Facebook
Continue lendo

Assembléia Legislativa MS

Presidente da ALEMS recebe pedido para assumir Governo até dia 30

Publicado

por


O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Paulo Corrêa (PSDB), recebeu, na manhã desta terça-feira (25), solicitação oficial para que assuma a chefia do Poder Executivo do Estado até o dia 30 deste mês. O ofício foi entregue pela procuradora do Estado e consultora Legislativa, Ana Carolina Alie Garcia, na sala de reuniões da Presidência da Casa de Leis. . 

O parlamentar assumirá a chefia do Executivo porque o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se encontra de férias e o vice-governador, Murilo Zauith (DEM), está com Covid-19. O pedido é assinado por Zauith e está em conformidade com os artigos 86 e 87 da Constituição Federal. 

A decisão, assinada por Paulo Corrêa, foi publicada no Diário Oficial da ALEMS de hoje. A publicação detalha que, se o “período de afastamento for inferior a 15 dias, como ocorre na espécie, não existe necessidade de qualquer autorização ou deliberação do Plenário desta Casa”. O comunicado de afastamento do governador Reinaldo Azambuja de 25 de janeiro a 3 de fevereiro foi publicado no Diário Oficial da Casa de Leis no dia 17 de dezembro do ano passado. 

“É uma oportunidade única, uma missão”, definiu Paulo Corrêa, depois de agradecer a Deus, ao governador Reinaldo Azambuja e ao vice Murilo Zauith. O parlamentar informou que convocará, de imediato, o vice-presidente, Eduardo Rocha (MDB), para que assuma, até o dia 30, a presidência da Casa de Leis. “Vou buscar cumprir minha missão da melhor forma possível e vou contar com a experiência do deputado Zé Texeira, que estará nos ajudando aqui na Casa”, acrescentou. 

O deputado Zé Teixeira (DEM), que é 1º Secretário da ALEMS, também esteve no evento . É motivo de muita alegria e muito orgulho o presidente da Assembleia Legislativa assumir o Governo do Estado”, comentou o parlamentar. “Tenho certeza que ele desempenhará um grande papel neste período”, finalizou. 

A solenidade de posse do deputado Paulo Corrêa na chefia do Executivo será realizada às 11h de hoje na Governadoria.

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

BRASILÂNDIA

POLICIAL

Mais Lidas da Semana