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Na última semana, Concurso Nacional chega a 1,5 milhão de inscrições

Candidatos podem se inscrever até esta sexta-feira, 9 de fevereiro. São 6640 vagas abertas em 21 órgãos públicos federais

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O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) alcançou a marca de 1,5 milhão de inscritos. As inscrições, iniciadas em 19 de janeiro, permanecem abertas até esta sexta-feira, 09 de fevereiro. Para os cargos de nível superior, a taxa de inscrição é de R$90, enquanto para o bloco de cargos de nível médio o valor é de R$60.

“Nós sabemos que existe uma corrida na primeira e na última semana. Na primeira semana, atingimos 1 milhão de inscritos, embora esta semana tenha sido um pouco mais lenta como o esperado, imaginamos que na próxima semana o ritmo acelerará novamente”, disse a ministra Esther Dweck em entrevista a uma rádio na quinta-feira (1°) de fevereiro.

A ministra também destacou que, até o momento, metade dos 1,5 milhão de inscritos já efetuaram o pagamento ou tiveram a isenção confirmada. A titular do MGI fez um alerta direcionado aos candidatos que já realizaram a inscrição, mas receberam a negativa do pedido de isenção ou ainda não fizeram o pagamento da taxa. “A inscrição final depende do pagamento das inscrições, então faço esse alerta ao pessoal que já se inscreveu e não pagou”, orientou.

Diante da crescente demanda e importância do concurso, a ministra também reforçou o compromisso com a segurança dos candidatos. “Antes mesmo da abertura das inscrições, identificamos tentativas de golpes. Estamos acompanhando de perto e reforçamentos as informações para evitar qualquer engano. Lembramos que as inscrições são realizadas pela plataforma GOVBR, e a taxa deve ser paga apenas por meio da guia de recolhimento da União, que pode ser paga no banco, ou via PIX, mas precisa ser a guia, e não um número de PIX fixo. As agências dos correios das cidades de aplicação das provas estão prontas para auxiliar quem precisar de suporte, seja para efetuar o pagamento das inscrições ou solucionar eventuais problemas digitais”, alertou.

O QUE É O CPNU — O Concurso Público Nacional Unificado é um modelo inovador de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O novo modelo consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.

Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do GOV܂BR. Em seguida, é necessário fazer o login e seguir as orientações indicadas. No momento da inscrição, o candidato faz a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco reúne as carreiras que possuem semelhanças entre si.

O CPNU permitirá a inscrição para a disputa por vagas para mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático. Uma das vantagens é que o candidato pagará uma taxa de inscrição única. Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, baseada na nota alcançada.

O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos. A prova será realizada simultaneamente em 220 cidades do Brasil no dia 5 de maio.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

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Final de semana de Black Friday movimenta mais de R$ 8 bilhões no e-commerce brasileiro 

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Entre quinta-feira (28), às 00h, e a manhã deste domingo (1), às 6h59, o e-commerce brasileiro registrou mais de R$ 8 bilhões em transações no final de semana de Black Friday, com um ticket médio de R$ 555,17 – redução de apenas 0,8% frente a 2023. Em comparação ao último ano, o faturamento teve um aumento de 11%. Houve também alta no volume de pedidos, que atingiu 14,4 milhões, 12% maior que o mesmo período do ano passado. Os dados são da plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados, em parceria com a ClearSale, referência em inteligência de dados e soluções para prevenção a riscos.

No âmbito das fraudes, até às 6h deste domingo, o comércio eletrônico já registrou cerca de 23 mil tentativas, totalizando aproximadamente R$ 36,6 milhões em golpes evitados. O valor representa uma queda percentual de 14,5% em relação a 2023. Nesse intervalo, as cinco categorias com maior impacto financeiro foram: instrumentos musicais (4,33%), games (3,79%), informática (2,38%), eletrônicos (2,02%) e celulares (1,98%). O ticket médio das fraudes foi de R$ 1.592,89, um aumento de 15% comparado a 2023. Os resultados refletem suspeitas de fraude; os números são dinâmicos e podem sofrer alterações após um período, quando ocorre a confirmação da tentativa.

“O crescimento expressivo no faturamento e no volume de pedidos desta Black Friday é fruto de um consumidor brasileiro que está cada vez mais digital. A data deixou de focar apenas em grandes compras, como TVs e celulares, e agora inclui itens do dia a dia, como mercado e delivery. Além disso, a feira de ofertas coincidiu com o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro, o que impulsionou ainda mais o consumo. Porém, apesar da redução nas tentativas de golpe, o ticket médio das fraudes continua alto e maior que no ano passado, exigindo atenção redobrada, especialmente neste final de semana”, comenta Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale.

Ainda segundo o levantamento da plataforma Hora a Hora, os cinco produtos mais vendidos no período foram: eletrodomésticos (16,6%), eletrônicos (11,6%), telefonia (9,9%), moda e acessórios (7,2%) e ar e ventilação (6,5%). No e-commerce, os meios de pagamento mais utilizados foram o cartão de crédito (62,5%), seguido por PIX (25,5%), boleto bancário (7,9%) e outros (4,1%), que incluem e-wallets, cashback, débito e vales.

Em relação ao perfil do consumidor, o público feminino foi responsável pela maioria das transações no período (50,8%), seguido por homens (49,2%). Quanto à faixa etária, a plataforma indica que a maior parte das compras foi realizada por pessoas entre 36 e 50 anos (41,2%), seguidas por consumidores de 26 a 35 anos (31,3%), acima de 51 anos (18,1%) e até 25 anos (9,4%).

“Após uma Black Friday 2023 marcada por retração, o cenário do varejo digital brasileiro passou por uma transformação significativa. Os grandes players se consolidaram e profissionalizaram, elevando o nível da experiência de compra, com melhorias na eficiência logística e estratégias de marketing mais agressivas. Atualmente, o e-commerce representa cerca de 10% do varejo nacional, um percentual ainda distante dos 16% observados no mercado norte-americano. Isso evidencia um vasto potencial de crescimento para os próximos anos”, analisa Juliana Lorenzetti, diretora de Growth da Neotrust.

Monitoramento Hora a Hora  

Para acompanhar os movimentos e ajudar empresas e consumidores, as companhias estão monitorando as tentativas de fraudes e outros indicadores do varejo eletrônico brasileiro durante a Black Friday. O monitoramento é feito via site oficial, diariamente durante todo o mês de novembro, e atualizado de hora em hora entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro.

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Caixa divulga resultado da seleção de projetos para programação de 2025 dos sete espaços culturais

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A CAIXA divulgou o resultado da Seleção CAIXA Cultural – Programação 2025. Foram selecionados 138 projetos culturais com investimento de R$ 51 milhões. Alguns projetos acontecerão em mais de uma cidade, desdobrando-se em 202 eventos culturais.

Os projetos irão compor a programação das sete unidades da CAIXA Cultural localizadas em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo entre janeiro e dezembro de 2025. A lista completa dos projetos selecionados está disponível em Seleção CAIXA Cultural.

De acordo com as estimativas das produções, a pauta tem potencial de geração de 10.673 postos de trabalhos (diretos e indiretos) para a execução dos projetos.

45 anos da CAIXA Cultural

Em 2025, a CAIXA Cultural completa 45 anos de existência, data que marca a fundação do espaço em Brasília, que ocorreu em 12 de agosto de 1980. Na sequência, em 1987, foi inaugurada a unidade no Rio de Janeiro, seguida por São Paulo em 1989, Salvador em 1999, Curitiba em 2004, e finalmente Recife e Fortaleza, ambas em 2012.

Ao longo dos anos, diversas atrações de renome fizeram história nos palcos e galerias dos espaços. Entre alguns artistas que já se apresentaram estão Vera Holtz, Jonas Bloch, Luís Melo, Paulo José, Erasmo Carlos, Tom Zé, Elza Soares, Jorge Mautner, Ron Carter, Arnaldo Antunes, Aldir Blanc, Fafá de Belém, Marina Lima, Toquinho, Nelson Sargento, Marcos Valle, entre outros. Nas exposições, destacam-se Di Cavalcanti, Jean-Baptiste Debret, Farnese de Andrade e Miró, entre outros.

Nos últimos 12 meses, as unidades da CAIXA Cultural realizaram 37 espetáculos teatrais, 66 espetáculos musicais, 14 mostras de cinema, 17 espetáculos de dança, 16 evento de vivências e 40 exposições de artes visuais, além dos projetos de arte-educação promovidos pelo Programa Educativo CAIXA Gente Arteira. De janeiro a outubro de 2024, quase 600 mil pessoas visitaram os espaços.

Seleção CAIXA Cultural

A CAIXA adota, há mais de uma década, uma seleção pública para identificação de projetos culturais que visam a compor a programação das unidades da CAIXA Cultural.

A seleção é aberta para inscrição nacional de projetos culturais nos segmentos de artes visuais, cinema, dança, música, teatro e vivências (encontros, ciclo de debates e palestras e outros projetos de arte integrada) e possibilita a circulação da produção artística pelo país. Além disso, promove a formação de plateia por meio do acesso gratuito ou cobrança de ingressos a preços acessíveis e de atividades de arte-educação.

As ações da CAIXA de apoio à cultura valorizam expressões culturais diversificadas e hábitos culturais, incentivando a participação do público de forma ativa, com experiências diferenciadas e momentos colaborativos.

A programação completa da CAIXA Cultural pode ser conhecida em www.caixacultural.gov.br .

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