Mato Grosso do Sul
Mesmo com avanço digital, Detran-MS investe na estrutura física para garantir conforto e acolhimento nas agências do interior
ento presencial e humanizado continua recendo destaque nas ações de engenharia do órgão. Com esse olhar focado no bem-estar do cidadão e dos servidores, o órgão intensificou um cronograma de manutenções estruturais nas agências do interior, provando que o avanço tecnológico caminha lado a lado com o conforto físico dos cidadãos sul-mato-grossenses.
As frentes de trabalho, que já transformaram o ambiente de atendimento em municípios como Terenos, Corguinho e Rochedo, focam estritamente na manutenção, conservação e acessibilidade, garantindo que as instalações prediais estejam sempre prontas para acolher quem ainda necessita ou prefere o suporte presencial.

“Ao manter suas agências limpas, modernas e acessíveis, o Detran-MS reafirma o compromisso de que a inovação digital não substitui o respeito ao cidadão que busca o balcão físico, consolidando um padrão de excelência em todas as suas plataformas de atendimento”, afirma a diretora de Engenharia do Detran-MS, Maria Moura.
Os Gerentes indicam o caminho
O planejamento das melhorias conta com a participação ativa de quem vive a realidade de cada município: os gerentes das agências. Por estarem em contato direto com o público, eles atuam como os olhos da engenharia do Detran-MS, apontando os pontos que impactam diretamente no conforto e na segurança dos usuários. “O gerente mostra muito para a gente onde tem vazamento, onde tem infiltração ou telhado quebrado. Eles têm um papel fundamental nessas manutenções, e nós temos que ouvi-los bastante”, detalhou Caroline Naglis, gerente de infraestrutura do Detran-MS.
As intervenções recentes foram planejadas de acordo com as necessidades específicas de cada recepção, devolvendo a dignidade e a praticidade ao atendimento. Em Terenos, a agência recebeu uma importante obra de acessibilidade para garantir o direito de ir e vir com segurança. O local, que antes contava apenas com uma escada, agora possui uma rampa de acesso lateral totalmente adaptada para cadeirantes, carrinhos de bebê e idosos. “A construção da rampa de acessibilidade representa um avanço significativo na inclusão e no acesso aos serviços por pessoas com mobilidade reduzida, garantindo mais autonomia e segurança aos cidadãos”, mencionou Ana Beatriz Lacerda Silveira, gerente da Agência de Terenos.

A gerente ainda informou que atualmente, a agência de Terenos realiza uma média de 400 atendimentos por mês, em demandas relacionadas a habilitação, veículos e demais serviços de trânsito oferecidos à população. “Nossa expectativa é que a população perceba essas mudanças de forma positiva, tornando a experiência de quem busca os serviços da agência mais confortável e acessível”, disse Ana Beatriz.
Já a agência de Corguinho, conhecida por sua charmosa fachada pastilhada, sofria com problemas crônicos no chão da recepção. A equipe de manutenção realizou a troca integral do piso da área de atendimento ao público, eliminando imperfeições e trazendo muito mais conforto visual e tátil para os visitantes.


Em Rochedo, sob a coordenação do Gerente Regional Juliana Castro, o prédio passou por reparos operacionais urgentes, que incluíram o conserto do portão principal e da porta lateral do setor de vistoria veicular, garantindo maior fluidez e segurança nos procedimentos. “Mesmo com os avanços na parte digital, o Detran ainda preza muito pelo bom atendimento, o atendimento de excelência, levando conforto para a população com essas manutenções e remodelações feitas nas agências”, comentou Juliana Castro.

Identidade visual e bem-estar
O cuidado com o patrimônio público também se reflete na renovação estética das unidades. Todas as agências que integram o cronograma recebem uma nova pintura institucional em suas fachadas e interiores. “Mais do que uma questão visual, a pintura e a substituição da iluminação antiga por lâmpadas de LED geram um ambiente climatizado e psicologicamente mais acolhedor. A pintura acaba dando um ‘up’ na agência, renovando o ambiente de forma global”, destacou Caroline Naglis.
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued e Direng
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Bem posicionado nas discussões geoeconômicas mundiais, MS cria ambiente positivo de negócios
O governador Eduardo Riedel participou nesta terça-feira (9) de seminário sobre a Nova Geoeconomia Mundial, em São Paulo. Durante o evento destacou que Mato Grosso do Sul está no coração das principais discussões internacionais, entre elas segurança alimentar, sustentabilidade e transição energética. Bem posicionado e com ambiente positivo de negócios, consegue atrair grandes investimentos privados, que geram empregos, aumento de renda e novas oportunidades à população.
“Mato Grosso do Sul está no coração desta discussão. Tudo que estamos vendo aqui sobre geopolítica e comércio, estamos bem organizados. Gerando prosperidade, com um crescimento extremamente vigoroso, que depende das relações internacionais entre os mercados para continuarmos atraindo investimento, gerando oportunidades de empregos e renda”, descreveu.
Riedel ponderou que para criar este ambiente positivo de desenvolvimento o Estado está fazendo sua parte, com investimentos públicos em educação, preparação e qualificação profissional, assim como na infraestrutura e logística.
“Desta forma seremos mais competitivos. Importante participar destas discussões diretamente com quem está realizando estes negócios, sentando com as grandes empresas presentes no Estado, ou com aquelas que querem vir para cá. Excelente oportunidade, colocando toda (discussão) geopolítica na mesa e assim sabermos como a gente se posiciona”.

O governador ainda lembrou que o foco da gestão estadual é promover discussões e desenvolver projetos que possam trazer resultados diretos às pessoas. “Muitos estão atrás de oportunidades de qualidade. Nossas políticas públicas precisamos entregar resultados à sociedade. Precisamos agir de forma estratégica e com equilíbrio em busca de desenvolvimento”.
Ainda citou que a segurança pública do Estado é fator determinante para atração de novos investimentos. “Sempre fomos intolerantes ao crime organizado e ainda atuamos como escudo do Brasil na entrada de ilícitos como armas e drogas. Fazemos este combate de forma efetiva para manter a segurança e a ordem”.
Seminário
O governador participou deste debate (geoeconomia) no o primeiro encontro da trilha “Diálogos em Movimento”, promovido pelo instituto Diálogos. O evento reuniu autoridades, analistas internacionais, empresários e formadores de opinião para discutir cenários econômicos, transações comerciais e realinhamentos geopolíticos que influenciam o Brasil e a Ásia, EUA e blocos regionais.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Chaves/Secom-MS
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Polícia Civil inaugura em Fátima do Sul a 67ª Sala Lilás em Mato Grosso do Sul
A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), em parceria com a Prefeitura de Fátima do Sul, inaugurou nesta segunda-feira (8) a Sala Lilás do município. A unidade é a 67ª implantada no Estado e a décima entregue em 2026.
A nova estrutura integra a política pública de enfrentamento à violência contra a mulher e amplia a rede de acolhimento e proteção disponível às vítimas em Mato Grosso do Sul. O espaço foi concebido para oferecer atendimento humanizado, garantindo privacidade, escuta qualificada e acolhimento adequado às mulheres em situação de violência.
Com a inauguração da unidade em Fátima do Sul, o Estado avança na meta de implantar Salas Lilás nos 79 municípios sul-mato-grossenses, fortalecendo o acesso aos serviços de proteção e apoio em todas as regiões. As Salas Lilás funcionam como ambientes preparados para receber mulheres vítimas de violência, proporcionando um atendimento mais acolhedor e contribuindo para o encaminhamento das demandas à rede de proteção e aos órgãos competentes.
A entrega da 67ª unidade reforça o compromisso do Governo do Estado, da Sejusp e da Polícia Civil com a ampliação das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e ao enfrentamento da violência de gênero. A Sala Lilás de Fátima do Sul passa a integrar a rede estadual de atendimento especializada, ampliando a oferta de acolhimento e fortalecendo as ações de prevenção e proteção às mulheres no município e região.
Keila Flores, Comunicação Polícia Civil de MS
Fotos: PCMS
Fonte: Governo MS
-
Três Lagoas6 dias atrásEscola Fernando Corrêa é a grande vencedora do Vôlei feminino do JET’s 2026
-
Três Lagoas7 dias atrásPontes entre a MS-320 e o Posto Vera Cruz passam por vistoria da Defesa Civil de Três Lagoas
-
Três Lagoas6 dias atrásApós recapeamento, pista da Lagoa ganha nova sinalização viária
-
Agronegócios6 dias atrásFórum internacional vai discutir o futuro da agricultura regenerativa


