TRÊS LAGOAS-MS
  Últimas
Polícia Militar prende autor de Tráfico de Drogas e Receptação em Três Lagoas.
Petrobras desliga termoelétrica de Três Lagoas sob risco de ‘falha catastrófica’
Polícia Militar cumpre Mandado de Prisão em Três Lagoas.
Força Tática de Dourados prende em flagrante autor de estupro de vulnerável
Polícia Militar Ambiental Amambai e Policia Militar Rodoviária apreendem 260 Kg de maconha em ação conjunta
Taekwondo é o primeiro a definir campeões nos Jogos Escolares da Juventude de MS
Três-lagoense morre em acidente na Rodovia Marechal Rondon
Uberlândia-MG derruba invencibilidade do Joinville-SC na Série D
Brasil disputa Copa do Mundo por equipes de tênis em cadeira de rodas
Polícia Militar Ambiental de Amambai prende indígena com duas armas de fogo e cinco munições ilegais
Polícia Militar Ambiental de Dourados autua empresa em R$ 353 mil por incêndio em área plantada de cana-de-açúcar
Foragido da justiça é preso em flagrante pela PM por tentativa de Feminicídio
Com gols no fim, América-MG e Flamengo empatam pelo Brasileiro
Com gol de Jael, Ceará vence a Chapecoense na Arena Castelão
Em jogo equilibrado, São Paulo empata com Atlético-MG no Morumbi
Timão vence o Palmeiras na Neo Química Arena com dois gols de Róger Guedes
Brasil derrota o Marrocos e vai à semifinal da Copa do Mundo de futsal
Polícia Militar atende ocorrências de violência doméstica na madrugada e prende cinco pessoas
BOLETIM COVID-19 – Três Lagoas registra 03 novos casos neste domingo (26)
Polícia Militar Ambiental de Aquidauana atende denuncia de pesca predatória e prende o pescador que era foragido da justiça com mandado de prisão em aberto
Brasileiro: Fluminense recebe Bragantino no Maracanã
Série D: Uberlândia-MG e Joinville-SC iniciam confronto pelas oitavas
2º BPM realiza a III Operação Blitz de Trânsito “Condutor Não Habilitado”.
As inscrições para o 22º Encontro do Proler e o 18º Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas seguem até novembro
Novas leis estaduais promovem educação e bem estar econômico-social em MS
Termina na quarta-feira pesquisa da Agepan e Fundtur para projeto de melhoria do transporte turístico
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
Governo economiza milhões com trabalho prisional em obras públicas
Chuva ameniza calorão e melhora umidade do ar no primeiro domingo da primavera
Força Tática prende homem com mandado de prisão e recupera veículo roubado
Next
Prev

Câmara Municipal de Três Lagoas

Marcus Bazé solicita serviços de escoamento de água e pavimentação

Publicado


Durante a 43ª sessão, realizada na manhã desta segunda-feira (13), o vereador Marcus Bazé encaminhou ofídio à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, solicitando colocação de canaleta para escoamento de água no cruzamento das vias Luiz Correia da Silveira e Alfredo Justino, no bairro Jardim Alvorada, nesta cidade.

Ainda sugeriu que a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, faça a pavimentação asfáltica na rua Jorge Elias Seba, entre as vias Egidio Thomé e João Gonçalves de Oliveira, no bairro Jardim Alvorada.

Comentários Facebook

Câmara Municipal de Três Lagoas

Câmara de Três Lagoas busca inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual

Publicado

por


Na manhã desta sexta-feira (24), na sala de reunião da presidência da Casa do Povo, local amplo com uma grande mesa retangular de madeira, com capacidade para umas 18 pessoas, com cadeiras de rodinha na cor preta, Paula Silva Neres, mulher, branca, jovem de 21 anos, cega, cabelos cacheados, usando blusa branca com estampa floral, calça e máscara rosa, deu uma aula sobre inclusão e acessibilidade para o presidente da Câmara, Dr. Cassiano Maia, homem, branco, 45 anos, cabelo curto, usando máscara branca, óculos com armação preta, camisa xadrez e calça cinza.

Paula, que é autora do perfil @papodecego, no qual fala sobre inclusão e acessibilidade, compartilha dificuldades, angústias e faz desabafos, aceitou o convite do vereador Cassiano para uma conversa com ele e a equipe de comunicação do Poder Legislativo para nortear ações mais inclusivas, que estão em fase de teste, como a descrição de imagens e fotos nas mídias digitais da instituição. Pâmela da Silva Neres, irmã mais velha, acompanhou a reunião: “sou o cão-guia bravo dela”, brincou.

Quando se fala em acessibilidade, segundo Paula, a primeira coisa que se pensa é nas coisas físicas, em soluções materiais, como um livro em braile, uma rampa de acesso, “mas ter ajuda humana é fundamental. Na minha escola não tinha acessibilidade, mas tinha professores que estavam dispostos a ler o conteúdo para mim. E isso é uma questão cultural, por isso, é importante ter uma educação de acessibilidade”, defendeu.

“Inclusão é potencializar a pessoa com deficiência”, explicou Paula que, apesar das várias dificuldades encontradas, de todo o bullying que sofreu, demonstrou muito otimismo: “já ouvi dizer que não iriam tornar algo acessível por causa de apenas uma pessoa, já fui expulsa da aula por não acreditarem que tenho deficiência. Mas, eu prefiro falar mais das coisas positivas, pois as coisas negativas sempre vão existir”.

A possibilidade de sempre existir o negativo gera insegurança e é isso que a Paula deseja combater assim que se formar como psicóloga. “Penso em ajudar pessoas com deficiência visual, prestar um serviço de apoio, pois quem perde a visão, perde também a identidade. Eu era a ‘menina cega da psicologia’, por exemplo. Quero lutar pela causa. Pois sei que cada detalhe faz a diferença”.

Transformar em palavras

A Câmara Municipal de Três Lagoas pretende tornar sua comunicação um pouco mais acessível para pessoas com deficiência visual, por meio de um projeto que já existe nacionalmente e pode ser encontrado nas redes sociais por meio das hashtags #PraCegoVer ou #PraTodosVerem, por exemplo.

O projeto consiste em descrever as imagens para que possam ser lidas pelos aplicativos de celular que fazem a leitura de textos da tela para Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs). “A maioria dos smartphones possui a função de acessibilidade, que altera configurações do aparelho para facilitar o seu uso para pessoas com diversos tipos de deficiência, como visual, auditiva e até motora. Porém, esses aplicativos não conseguem ler imagens e precisamos da ajuda humana para descrever, transformar as imagens em palavras”, explicou Paula.

Sobre como fazer a descrição, Paula orientou: “primeiramente, escrever qual o tipo de imagem (se é foto, desenho, gráfico); depois, cores de fundo e das letras e a informação principal. E como algumas descrições podem ficam grandes, nesses casos podem ser priorizadas algumas informações. No caso de pessoas, sempre começar pelo gênero e depois descrição física”.

Nada sobre nós sem nós

O lema das pessoas com deficiência é “Nada sobre nós sem nós”. Por isso, a Câmara busca se integrar com elas para poder entender a melhor forma de se tornar mais acessível. Por exemplo, no dia 02 de setembro, a instituição recepcionou funcionários e alunos da Apae.

“Inserir a descrição pode ser um detalhe tão pequeno, mas que faz muita diferença. E esse processo de adaptação nunca termina, é um aprendizado constante”, disse Paula que aceitou o convite em auxiliar a instituição nesse processo de inclusão. Ela encerrou parabenizando a Câmara pela iniciativa.

#PraCegoVer
Foto do vereador Cassiano Maia e da autora do perfil “Papo de Cego” sentados na sala de reunião.

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Três Lagoas

Dr. Cassiano reúne setores para discutir criação de comitê para a primeira infância

Publicado

por


Com vistas ao cumprimento da Lei federal 13.257/2016, que dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância, o presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, vereador Doutor Cassiano Maia, promoveu reunião multisetorial, na manhã desta quinta-feira (23), dando início às discussões para a criação de um comitê que elabore e coloque em prática um plano municipal para atendimento integral a crianças até os cinco anos de idade. A medida também foi proposta pelo presidente, por meio de indicação encaminhada ao Executivo.

Participaram da reunião a secretária municipal de Educação, Ângela Maria de Brito, Ana Cláudia Bazé de Lima e Paulo Robertoi Friosi, ambos da SEMEC; Franscismeire Fioravante, da Secretaria Municipal de Saúde Pública; Jacimone Gomes da Silva e Daiane Ramos, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS); José Alves Pereira Neto, do Conselho Tutelar; Elisandra Dias e Jacimone dos Santos, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Silvânia Bersani, da Secretaria Municipal de Governo; o vereador Marcus Bazé o chefe de gabinete da presidência, Robson Trevisan.

Cassiano Maia destacou que o município já recebeu ações de desenvolvimento econômico em gestões anteriores, agora está recebendo investimentos em infraestrutura e está na hora de iniciar um grande projeto para trabalhar as gerações futuras para que Três Lagoas possa ser uma cidade modelo em todos os setores.

A secretária Ângela Maria de Brito apresentou a todos as principais necessidades para atendimento a esta demanda, inclusive destacando que o plano municipal deve seguir as diretrizes do Plano Nacional Pela Primeira Infância.

José Neto, do Conselho Tutelar pontuou que a falta de políticas públicas tem refletido em aumento nos índices de violação de direitos e avaliou  que a criação de um comitê poderá auxiliar na redução destes números.

A representante do SMAS, Daiane Ramos, sugeriu que seja realizado um amplo diagnóstico mapeando os atendimentos que o município já realiza em relação á primeira infância, os dados e as demandas manifestas até aqui.

Já a diretora de Políticas Públicas da prefeitura, Silvânia Bersani afirmou que o comitê poderá revisar as leis existentes e apoiar a estruturação de conselhos, por exemplo.

O grupo definiu que serão realizados outros encontros para delinear uma metodologia de trabalho, para chegar à formação do comitê e, em consequência, à elaboração do plano municipal para a primeira infância. Serão convidados novos setores, como Defensoria Pública e Ministério Público.

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana