Três Lagoas-MS

  Últimas
Paulo Corrêa participa da posse no TJMS e ressalta respeito entre os poderes
Polícia Militar Ambiental de Bonito captura jiboia de dois metros em quintal de residência e a solta em seu habitat
Prorrogado por mais 15 dias o toque de recolher no MS
Senasp vai à fronteira conhecer trabalho das forças de segurança do Estado
Em Naviraí, Polícia Militar apreende adolescente por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo
Em Eldorado, Polícia Militar prende homem por transporte ilegal de agrotóxico
Em quatro dias, mais de 11 mil pessoas foram vacinadas contra Covid-19 em Mato Grosso do Sul
Chuva acima da média histórica desabriga famílias e meteorologia prevê tempo fechado para os próximos dias
Sala de Situação do Imasul alerta para risco de transbordamento dos rios Miranda e Aquidauana
Agehab e Prefeitura de Alcinópolis consolidam parceria que beneficiará mais 25 famílias
Em posse do TJMS, Reinaldo Azambuja destaca importância do Poder Judiciário no combate à pandemia
Medição de produção de carne, com foco em índices e resultados, é conteúdo de curso gratuito do Senar/MS
Suzano abre sete processos seletivos com vagas para a Indústria e setor florestal em Três Lagoas e Brasilândia
Hoje é o último dia para pais e responsáveis efetuarem a matrícula da primeira etapa para a Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas
Prazo de vencimento de certidões passa para 90 dias em Três Lagoas
Detran-MS inicia primeiro leilão do ano e mais de 150 veículos poderão voltar a circulação
MS tem plano de fiscalização do combate à Covid 2021
Vale Universidade começa a receber termos de compromisso de acadêmicos beneficiários
Homem é preso pela Polícia Militar por traficar drogas e corromper menor em Paranaíba
Policia Militar de Bodoquena conduziu três motoristas embriagados para a delegacia nesta semana
MS notifica 31 novos óbitos por coronavírus
Secretaria de Estado de Saúde toma medidas para evitar “fura filas” da vacina contra Covid-19
Polícia Militar Ambiental de Bela Vista captura tamanduá-mirim ferido no centro da cidade
Polícia Civil de Três Lagoas recupera mercadorias avaliada em R$ 400 mil
SUPERLIGA B MASCULINA: Primeira rodada começa neste sábado com duas partidas
Em Ribas do Rio Pardo| Suzano formará 30 operadores de colheita florestal
Escolagov abre inscrições para curso inédito sobre web conferências
Palmeiras não reage diante do Flamengo que brilha e conquista o 3º lugar na tabela
Em jogo repleto de emoções, Chapecoense vence e reassume a liderança da Série B
Em Salvador, Athletico fez primeiro treino visando o desafio contra o Flamengo
Next
Prev

Assembléia Legislativa MS

Ler é Viver de 2020 foi marcado por clássicos do terror e pérolas da ficção científica

Publicado


Na retrospectiva do Ler é Viver que entra no ar neste domingo (3), às 18h, na TV ALEMS, você vai conferir os destaques que marcaram as edições do programa no decorrer de 2020. De clássicos do terror a pérolas da ficção científica, passando por biografias como de Irmã Dulce e B. B. King, viajando pelo universo da literatura infanto-juvenil e evidenciando o protagonismo feminino literário, a atração está bem diversificada.


A produtora Larissa Anzoategui indicou livros de terror

A poesia é um texto poético, geralmente em verso, que faz parte do gênero literário denominado ‘lírico’, combinando palavras, significados e qualidades estéticas. Sobre ela o jornalista João Humberto, produtor e apresentador do Ler é Viver, conversou com os poetas Guimarães Rocha, Henrique de Medeiros e Rubenio Marcelo, membros da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), e ainda repercutiu o livro “Vertentes – nossos poemas”, escrito pelo trio, em parceria com as escritoras Elizabeth Fonseca e Ileides Muller, que também são acadêmicas da ASL.

Desde o surto do coronavírus em todo o mundo, as pessoas tiveram que mudar suas vidas, reorganizar o tempo, além de buscar alternativas terapêuticas para aliviar a tensão e o estresse, incluindo a literatura. Por esse motivo, no programa que foi ao ar em junho, a psicóloga Thaís Marcela falou sobre seu eBook “Ansiedade e controle nos tempos de quarentena” e indicou cinco obras essenciais para as pessoas se sentirem mais leves e não surtarem nesse período: “Quem Mexeu no Meu Queijo?”, do escritor Spencer Johnson, “A Coragem de ser Imperfeito”, de Brené Brown, “SOS Ajuda para Pais”, de Lynn Clark, “As 5 Linguagens do Amor”, de autoria de Gary Chapman, e “O Poder do Subconsciente”, escrito por Joseph Murphy. 


P.J. Maia, autor de “Espírito Perdido”, livro com prêmios internacionais

Se você é fã de filmes de terror e também curte o blues de B. B. King, com certeza vai gostar das indicações literárias da produtora cinematográfica Larissa Anzoategui, diretora de filmes de  terror, e do músico campo-grandense, Luis Henrique Ávila, que mora em Londres, na Inglaterra. No programa gravado em julho, ela falou sobre as obras “O Horror Sobrenatural em Literatura”, escrita por Howard Phillips Lovecraft, e “Dança Macabra”, de Stephen King, enquanto ele destacou a autobiografia “B. B. King – Uma Vida de Blues”, escrita pelo próprio artista, já falecido, em parceria com David Ritz, autor americano de romances, biografias, artigos de revistas e mais de cem anotações para artistas como Aretha Franklin, Ray Charles e Nat King Cole.

Ficção e biografias

A literatura de ficção científica é um gênero que normalmente lida com conceitos ficcionais e imaginativos relacionados ao futuro, ciência e tecnologia, e seus impactos ou consequências para determinada sociedade e seus indivíduos. Por sua importância, ela foi debatida no Ler é Viver que foi ao ar em agosto do ano passado.


Danilo falou de seu livro, baseado em canções de Milton Nascimento

O jornalista Daniel Rockenbach, coordenador do grupo de leitura ‘Vórtice Literário’, que debate livros de diversos gêneros, entre eles os de ficção científica, indicou duas obras super importantes que são clássicos desse gênero, enquanto o escritor campo-grandense P. J. Maia, autor do livro de fantasia ‘Espírito Perdido’, falou sobre sua primeira publicação, que conquistou dois prêmios internacionais: o de melhor livro de fantasia no Independent Press Award, em Nova York, e o de escolha dos leitores no Wishing Shelf Awards, realizado em Londres.

Detalhes curiosos do livro ‘Irmã Dulce, a santa dos pobres’, lançado em 2019, pelo jornalista Graciliano Rocha, poderão ser conferidos na retrospectiva, que também mostra um pouco da autobiografia “Nada Consta”, escrita pelo também jornalista Danilo Japa Nuha, que narra sua vida desde quando foi abandonado, ainda bebê, num boteco de Campo Grande aos cuidados de um casal de japoneses. Ele é assessor de imprensa do cantor Milton Nascimento e fala ainda a respeito de sua obra baseada nas histórias das letras e canções do artista mineiro.


Jane Duboc e Osvaldo Júnior falaram de seus livros infanto-juvenis

Já a literatura ifanto-juvenil foi pauta do Ler é Viver gravado com a cantora e escritora Jane Duboc, que falou sobre suas publicações infantis e como a arte de ler pode ajudar as crianças. Nessa perspectiva, o jornalista Osvaldo Júnior, autor de “Gigantes de Khor e a missão terra”, destacou detalhes do livro, que faz homenagem à Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, por meio do bairro campo-grandense Costa Verde. 


Jornalista Evelise Couto, criadora do grupo “Leia Mulheres CG MS” 

No último programa exibido em 2020, o jornalista João Humberto debateu o protagonismo feminino na literatura com a jornalista Evelise Couto, que explicou como criou o grupo de leitura “Leia Mulheres CG MS”, cujo objetivo é debater livros de autoras femininas, e com a psicóloga Gabriela Molento, que falou sobre o grupo de estudos “Mulheres que correm com os lobos”, criado após ter lido “Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem”, escrito por Clarissa Pinkola Estés.

Ler é Viver

A literatura é uma arte que enriquece a cultura e transforma vidas, além de levar o leitor a viajar por diversos universos. Valorizar a leitura e divulgar ações que dignificam a arte literária são os principais objetivos do programa Ler é Viver.

Após a exibição da retrospectiva, o programa pode ser conferido na grade de programação da TV ALEMS às segundas, às 8h, domingos, às 12h, e sextas, às 18h. A TV Assembleia de Mato Grosso do Sul pode ser assistida no YouTube ou no site www.al.ms.gov.br/tvassembleia.

Comentários Facebook

Assembléia Legislativa MS

Paulo Corrêa participa da posse no TJMS e ressalta respeito entre os poderes

Publicado

por


Nesta sexta-feira (23), o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Paulo Corrêa (PSDB), participou do evento de posse do novo Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Carlos Eduardo Contar. Na ocasião, Paulo Corrêa destacou a integração dos poderes em prol do estado de Mato Grosso do Sul.

“O desembargador Contar também esteve presente na posse da Mesa Diretora da Casa de Leis no dia primeiro de janeiro. Existe um relacionamento de respeito entre os poderes, uma integração dos poderes em prol da administração do estado de Mato Grosso do Sul”, ressaltou Paulo Corrêa, pontuando que cada poder, Judiciário, Legislativo e Executivo, age por um mesmo objetivo, mas preserva a interdependência.

No evento, Contar afirmou compromisso com a qualidade do serviço prestado pelo Poder Judiciário. “Como proposta objetiva, o que eu pretendo realmente trazer para o nosso Estado é uma questão de segurança e controle de qualidade. Então nós vamos buscar implantar isso”, afirmou. “Quero trazer para todo o Tribunal de Justiça. Faremos através de um trabalho de consultoria, depois de auditoria externa, que nos certifique em relação a estas questões da segurança do trabalho e sobre qualificação”, destacou, ainda, o desembargador empossado.

O evento de posse foi realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, com plano de biossegurança para evitar a propagação do coronavírus. Além do presidente do TJMS, foram empossados para o biênio 2021/2022 os desembargadores Sideni Soncini Pimentel (vice-presidente) e Luiz Tadeu Barbosa Silva (corregedor-geral de Justiça). O desembargador Paschoal Carmello Leandro foi quem deixou a presidência do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.

Comentários Facebook
Continue lendo

Assembléia Legislativa MS

Confira entrevistas marcantes do Programa Personalidades

Publicado

por


A edição de janeiro do Programa Personalidades traz ao telespectador da TV Assembleia uma retrospectiva das principais entrevistas realizadas em 2020.

Entre os entrevistados estão o Senador da República por Mato Grosso do Sul, Nelson Trad, o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, o ator e diretor Davi Cardoso e a procuradora de Justiça Criminal do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS).

O programa Personalidades é apresentado por Ben-Hur Ferreira. Ele é exibido pela TV Assembleia, no canal 9 da Claro Net TV, e também está disponível pelo canal da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), no Youtube.

Assista à retrospectiva:

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

BRASILÂNDIA

POLICIAL

Mais Lidas da Semana