TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Assembléia Legislativa MS

Lei: Pessoas com neurofibromatose têm direitos reconhecidos em MS

Publicado em

Em Mato Grosso do Sul, por força da Lei Estadual 6.425 de 2025, fica assegurado aos indivíduos afetados pela Síndrome de Von Recklinghausen (neurofibromatose) os mesmos direitos legalmente reconhecidos às pessoas com deficiência. De acordo com a publicação do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (9), a neurofibromatose se refere a três tipos de doenças genéticas autossômicas dominantes que têm em comum o surgimento de tumores benignos múltiplos no sistema nervoso, que se apresentam sob as formas clínicas de: I – neurofibromatose tipo 1 (NF1, ou doença de Von Recklinghausen) é mais prevalente; II – schwannomatose relacionada com NF2 (NF2) é responsável por 10% dos casos; III – schwannomatose não NF2 (schwannomatose) é uma doença rara.

De autoria do deputado Junior Mochi (MDB), a nova lei garante os benefícios às pessoas que se enquadrem nos requisitos estabelecidos na Lei Federal 13.146 de 2015, que dispõe sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Considera-se pessoa com deficiência, aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, desde que observado no disposto desta Lei Federal.

Junior Mochi argumentou que a inclusão das pessoas com neurofibromatose no rol de beneficiários dos direitos das pessoas com deficiência promoverá maior conscientização sobre a doença e suas implicações. “Também vai motivar a criação de políticas públicas mais abrangentes e eficientes. Esse reconhecimento é um passo fundamental para garantir que essas pessoas tenham acesso adequado a serviços de saúde, educação, transporte e inclusão no mercado de trabalho”, justificou o deputado.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook

Assembléia Legislativa MS

Projeto cria programa de atenção à saúde nos primeiros 1000 dias de vida

Published

on

By

Mato Grosso do Sul poderá implantar uma ação contínua voltada à saúde de crianças com até dois anos. É o que estabelece o Projeto de Lei 148/2025, protocolado na tarde desta segunda-feira (16), na Assembleia Legislativa (ALEMS), pelo deputado João Henrique (PL). A proposta institui diretrizes para implantação do “Programa Estadual de Acompanhamento Integral de Saúde e Detecção Precoce de Deficiências – 1000 dias”.

O projeto visa promover, no Sistema Único de Saúde (SUS), ações integradas e continuadas de atenção à saúde materno-infantil, desde a concepção até os dois anos de idade, com ênfase na identificação precoce de autismo e outras condições que possam comprometer o desenvolvimento da criança.

Dentro das disponibilidades orçamentárias do Executivo, o programa busca promover o acompanhamento médico, psicológico e nutricional de gestantes e crianças nos primeiros 1000 dias de vida; estimular a implementação de práticas de triagem, diagnóstico precoce e monitoramento de condições neurológicas, genéticas ou comportamentais; incentivar o apoio psicológico e social a famílias e cuidadores; entre outros objetivos.

“O acompanhamento da criança durante os primeiros 1000 dias de vida, que compreende desde a concepção até os dois anos de idade, é crucial para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo da criança. Este período é fundamental porque é quando ocorrem as etapas mais rápidas e críticas do desenvolvimento infantil”, afirma o parlamentar na justificativa da proposta.

O projeto deve ser apresentado na sessão ordinária desta terça-feira (17) e ficará em período de pauta para eventual recebimento de emendas. Depois, seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável, continua tramitando na Casa de Leis, com análises e votações das comissões de mérito e no plenário.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Assembléia Legislativa MS

Audiência para discutir obra e transferência do Estádio Morenão será na terça-feira

Published

on

By

A audiência pública para discutir as obras, a reforma e a transferência do Estádio Morenão ao Governo do Estado será na terça-feira (17), a partir das 14h, no plenarinho da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O debate é proposto pelo deputado Pedrossian Neto (PSD). Uma audiência já foi conduzida pelo deputado – reveja aqui – quem coordena uma comissão temporária para o acompanhamento das obras.

Estão confirmadas as presenças do secretário da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte Cultura, Marcelo Miranda, do secretário de Governo, Rodrigo Perez, e do secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha. Ainda devem participar representantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que hoje detém a gestão do Estádio Morenão. A ideia é reunir representantes da Universidade, do Governo do Estado e do Escritório de Parcerias Estratégicas para atualizar a situação do processo de transferência do estádio e discutir os eventuais projetos relacionados ao espaço.

O tema vem sendo acompanhado de perto pelo deputado, para debater a situação do Morenão que, até então, não tem “uma solução concreta”. A partir desse debate, o Governo do Estado formalizou, por meio de uma carta assinada pelo secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o pedido de interesse em assumir a gestão do estádio. Agora, o objetivo da nova audiência é atualizar os encaminhamentos a partir desse documento e definir os próximos passos para que o Estádio Morenão reabra.

Serviço

Todos os eventos na ALEMS são abertos ao público e à imprensa. A Casa de Leis fica localizada na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Bloco 9 do Parque dos Poderes – primeiro bloco pela entrada da Avenida Mato Grosso. As ações terão a cobertura e banco de imagens pelo Portal da ALEMS e transmissões pelo Facebook e Youtube.

Você também pode acompanhar pelos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis: TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana