Três Lagoas-MS

  Últimas
PMA de Coxim autua infrator por desmatamento ilegal de 3 hectares de vegetação nativa para formação de pastagem em sua propriedade em Alcinópolis
“Futsal é alternativa para colocar MS no cenário nacional”, afirma Herculano
Prosseguir: MS tem 31 municípios na bandeira vermelha, incluindo a Capital
Em apenas 24 horas, MS registra mais de mil novos casos de coronavírus
Projeto do Estado que destina recursos não resgatados do Nota Premiada para habitação é aprovado na Assembleia
Com Danilo e Henri, Palmeiras treina na Academia antes de viagem a Belo Horizonte-MG
Matéria prevê validade indeterminada a laudo médico que comprove condição autista
Projeto atualiza objetivos da campanha da Semana Estadual do Leite
Diretor comenta processo de escolha do novo treinador
Flamengo realiza mais um treino visando confronto decisivo contra o São Paulo
Projeto de Lei complementa normas estaduais de combate à corrupção
Presidente eleito destaca missão e desafios no comando da CCJR
Polícia Militar é acionada, e prende foragido da justiça que apresentou informações falsas em condomínio de luxo em Três Lagoas
Polícia Militar Ambiental de Mundo Novo captura serpente peçonhenta da espécie cascavel de cerca de 1,5 metro dentro de uma residência
Polícia Militar prende autores em flagrante por furtar energia do vizinho em Coxim
Antônio João: Investimento em esgotamento sanitário foi de R$ 4,2 milhões
Ordem do Dia: Sanção por descumprir ordem de vacinação da Covid-19 é aprovada
Polícia Militar do 8ºBPM prende dois irmãos por receptação em Batayporã
Polícia Militar recupera veículo roubado em Três Lagoas. Vítima foi mantida em cárcere privado e sofreu tentativa de estupro
Bicampeonato da Copa do Brasil veio em 1994 contra o Ceará
Com novidades, equipe coxa-branca se prepara para a última rodada do Brasileiro
Internacional trabalha forte mirando duelo com Corinthians
Duas ruas de Três Lagoas passam a ter sentido único a partir de hoje (24)
Polícia Militar apreende mercadorias ilegais em Ponta Porã
Polícia Militar prende autor de furto no bairro Lapa em Três Lagoas
Operação Hórus – Em Itaquiraí, Polícia Militar apreende 81.250 pacotes de cigarros contrabandeados
Polícia Militar prende homem com simulacro quando tentava entrar em Fórum de Coxim
Em Miranda, Polícia Militar recupera duas motocicletas que foram furtadas em Campo Grande
Polícia Militar de Rio Verde é homenageada pela câmara municipal com moção de congratulação
Polícia Militar de Sanga Puitã apreende mercadorias ilegais
Next
Prev

Arapuá

Laticínio de Arapuá encerra 2020 com crescimento médio de 20% na produção

Publicado

Com apoio da Suzano, produtores de leite da região conseguiram superar os desafios do ano passado e atingir a produção média de 1,2 mil litros de leite por dia

M

esmo com todos os desafios do ano passado, como a pandemia de Covid-19 e a seca, o Laticínio de Arapuá conseguiu fechar 2020 com aumento de 20% na produção de leite tipo C em comparação à 2019. Com o apoio da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, a indústria do leite, situada no Distrito Arapuá, em Três Lagoas -MS, registrou a produção média de 1,2 mil litros por dia de leite e 1 mil litros de iogurte ao mês no decorrer do ano passado.

Os resultados refletem o trabalho de qualificações e consultorias apoiado pela empresa, por meio do PDRT (Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial), em parceria com a Associação do Centro Rural de Arapuá, responsável pela gestão do Laticínio.

“A Suzano incentiva e apoia o desenvolvimento social nas regiões onde atua e esse compromisso se torna ainda mais forte diante das adversidades. Por isso, mantivemos as nossas ações de consultoria e qualificação à distância, de forma remota, com o empenho especial no sentido de sensibilizar as famílias em relação aos cuidados pessoais e de biossegurança para que a saúde dos produtores fosse preservada e buscando alternativas para mitigar quaisquer impactos, seja pela pandemia ou pelo período de seca”, destaca Evânia Lopes, consultora de Desenvolvimento Social da Suzano.

“Esperávamos mais de 20% de crescimento. Só que veio a pandemia e o período de estiagem maior do que os anos anteriores. Mas, temos muito o que agradecer, principalmente à Suzano, por meio do PDRT, que é indispensável para o laticínio. Seria impossível sem ele [programa]. Não tenho como descrever a importância desse programa para o manejo e a reforma das pastagens e toda consultoria especializada no campo e agora para o laticínio”, destaca Vanderlei Manoel, presidente da Associação e coordenador do Laticínio de Arapuá.

Dentre as práticas adotadas para mitigar o impacto da estiagem na produção por meio do PDRT, destaca-se a produção de silagem – armazenamento de forragem – para alimentação dos animais. Ações como orientações sobre o manejo de pastagem, rotação de piquetes e, em alguns casos irrigação das pastagens, também foram promovidas pelo PDRT ao longo do projeto.

Expectativa

Atualmente, o leite Arapuá é comercializado em 65 estabelecimentos de Três Lagoas, como supermercados e padarias. Há também a venda do leite para sorveterias e unidades hospitalares.  Para 2021, a intenção da Associação do Centro Rural de Arapuá é aumentar a produção leiteira e atingir a capacidade máxima de processamento do leite – dois mil litros de leite por dia. O grupo também espera dar início à produção de derivados do leite com selos Arapuá.

“Queremos chegar mais próximo da capacidade máxima do laticínio. Além disso, estamos em vistas de iniciar a ampliação do laticínio para iniciar a linha de muçarela. A produção de manteiga também está no nosso radar para este ano”, completa Vanderlei.

Laticínio

Com investimentos de R$ 1 milhão, por meio do PDRT, o Laticínio de Arapuá entrou em operação em dezembro de 2018 com capacidade para produzir 2 mil litros/dia do leite Tipo C. Inicialmente, a produção média era de 500 litros por dia.  Em abril de 2019, foi iniciada a produção de iogurte.

A associação conta com 50 produtores rurais, destes, 28 fornecem leite para laticínio. A produção média de leite por produtor apoiado pelo PDRT é de 60 litros/dia, aproximadamente.

Comentários Facebook

Arapuá

Três moradores de Arapuá acima de 90 anos são os primeiros imunizados contra o Coronavírus

Publicado

Nesta sexta-feira (05) de fevereiro, a equipe de Saúde da UBS “Altair Cabral Trannin” do Distrito de Arapuá, composta pela Coordenadora e enfermeira Karen Priscila Martins Lima, enfermeira Daiane Gomes da Silva e a técnica de enfermagem Idalina Cândido da Silva, estiveram vacinando a d0micilio os primeiros moradores do Distrito de Arapuá, que fazem parte da etapa acima de 90 anos.

A primeira moradora a ser imunizada contra o Coronavirus Covid-19, foi Maria Edvirgens Souza Lima, de 91 anos, moradora da rua Afonso Trannin próximo ao UBS.

O moradora mais velha do Distrito de Arapuá Ana Maria de Oliveira de 100 anos, residente a rua Carlos Alberto, foi a segunda a receber a vacina da Coronavac.

E por último o ferroviário aposentado André Gomes Costa, que completa 96 anos no dia 10 de fevereiro, e reside na rua Alarico Pimentel. Após 15 dias os três imunizados receberam a segunda dose da vacina.

A coordenadora Karen deu a honra para a técnica de enfermagem Idalina, a realizar a vacina nos três moradores.

Assista ao vídeo

Em Três Lagoas

Idosos com 90 anos idade ou mais começaram a ser vacinados nesta quarta-feira (03) contra o Coronavírus em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de Três Lagoas. Há a previsão de imunizar, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um total de 304 idosos dentro da faixa etária com a primeira dose, das duas necessárias.

Além dos idosos, que correspondem à 80% do total de 384 doses enviadas pelo Governo Federal, por meio do Mistério da Saúde (MS) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, 80 (20% do total de doses) profissionais remanescentes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Três Lagoas também serão imunizados no dia de hoje.

Adolfina Rodrigues de Oliveira, de 104 anos, moradora do bairro Santo Dumont, foi a primeira idosa a receber a dose da vacina contra Covid-19 em Três Lagoas. “Ela recebeu a dose em casa mesmo, pois não conseguia se deslocar até uma unidade de Saúde. Esse mesmo serviço será feito com todos os idosos acamados e que não consigam ir numa USF para receber a dose do imunizante”, comentou Elaine.

A primeira dose de vacina foi aplicada pela coordenadora do Setor de Imunização Municipal, Humberta Azambuja e acompanhada pela secretária de Saúde Elaine Furio, bem como pela primeira dama do Município Leide Dayane, que no ato, representou o Prefeito Angelo Guerreiro.

Após receber a vacina, Adolfina, que completará 105 anos agora em março, comentou que se sente bem e feliz por ter sido a primeira. “Estou feliz pela vacina ter chegado e tenho esperança que isso acabe logo. Acredito na vacina e sei que ela será a solução para essa pandemia”, enfatizou.

VACINAÇÃO DE IDOSOS

Devido ao quantitativo de doses recebidas e respeitando o critério de maior idade será iniciada a campanha com idosos de 90 anos ou mais. As vacinas para os idosos desta faixa etária serão ofertadas nas Unidades de Saúde da Família (USF).

“Para receber a vacina o idoso deve realizar a atualização de dados cadastrais e Cartão SUS juntamente com o seu Agente Comunitário de Saúde [ACS] de referência ou, pessoalmente, na USF”, esclareceu a diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, Larissa Linard.

Após essa atualização, o idoso será agendado (data e horário) para recebimento da dose. “Aqueles que estão acamados e não têm condições de irem à USF, uma equipe volante da SMS se encaminhará até a casa do paciente para realizar a imunização”, disse Larissa.

“A vacina está chegando aos poucos e, com isso, dificulta a organização a longo prazo. Por isso, pedimos o máximo de compreensão e colaboração da população, nós, da SMS, queremos vacinar o maior número de pessoas possível, mas dependemos do envio das doses para organização de cronograma e disponibilização das vacinas para outros grupos elencados como prioritários”, finalizou Elaine.

Comentários Facebook

Continue lendo

Arapuá

COM MUITA EMOÇÃO| Enfermeiras de Arapuá realizam parto domiciliar, trazendo a vida de um novo morador

Publicado

Quantos partos naturais já passaram nas mãos de uma parteira, profissão que existiu por muitos anos em nossa região, e com a evolução da saúde, essa deixou de existir.

Mas nesse domingo (07) de fevereiro, a equipe de Saúde da UBS “Altair Cabral Trannin” do Distrito de Arapuá, composta pela enfermeira Karen Priscila Martins Lima e a técnica de enfermagem Idalina Candido da Silva, realizaram um parto domiciliar, dão à luz a lindo garoto.

Nasceu de parto natural, sem nenhuma intervenção, às 7:15 deste domingo (07), Lorenzo filho de Karolayne Martins Rocha, na casa da vó Odete na rua Eduardo Galvão no centro do Distrito de Arapuá do Município de Três Lagoas-MS.

Conforme contou ao ArapuáNews a Coordenadora da UBS e enfermeira Karen Priscila, “foi um momento magico, realizei meu primeiro parto sem a presença de médico, a criança nasceu saudável, a mãe está bem, ela começou a sentir as dores e entrou em trabalho de parto a partir da meia noite deste domingo, mas achou normal e não pediu ajuda. Mas agora na manhã, entraram em contato a técnica Idalina, solicitando o transporte, para levar a mãe para Três Lagoas para uma avaliação, e fomos até a residência para verificar a situação da mamãe Karolyne, chegando ao local, foi constatado que estaria em trabalho de parto, e assim fizemos todo o procedimento, já que não daria tempo da equipe do SAMU chegar ao Distrito. Parto realizado à domicilio, com todo carinho e emoção, o SAMU chegou após o parto e conduziu mãe e filho para o Hospital Auxiliadora, onde foi realizado todos os procedimentos. Primeiramente a gratidão a Deus, pela vida, sabedoria, discernimento, de valer a pena cada minuto de estudo, dedicação, de poder cuidar das pessoas, de sentir essa emoção de colocar uma vida ao mundo”.

Para a Técnica de Enfermagem Idalina Candido foi um dia abençoado, “só tenho a agradecer a Deus a esse nosso dia que foi abençoado, o nascimento de um lindo bebê, saudável, aparentemente sem nenhum problema, agradeço também a toda a equipe de saúde do Arapuá, que sempre confiaram em mim, e me dão apoio quando preciso, a nossa coordenadora Karen, que liguei para ela, e prontamente me atendeu, e aí está o lindo garotão, parabéns a todos, que juntos somos uma equipe”.

O ArapuáNews parabeniza essas profissionais, pela rapidez e sabedoria na condução deste momento lindo, do novo morador de nosso Distrito. Muita saúde ao pequeno Lorenzo, que seja bem-vindo e a mãe Karolyne, que Deus lhe abençoe na criação dessa nova vida.

Comentários Facebook

Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

BRASILÂNDIA

POLICIAL

Mais Lidas da Semana