Mato Grosso do Sul
Lacen recebe certificado de qualidade laboratorial em saúde pública
O Lacen/MS (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul) da SES (Secretaria de Estado de Saúde) recebeu certificados importantes que avaliam a confiabilidade dos resultados analíticos obtidos por meio de Ensaios de Proficiência que visam identificar falhas e possibilitar a tomada de ações corretivas ou preventivas.
Para o diretor do Lacen/MS, Luiz Henrique Ferraz Demarchi, os ensaios de proficiência e a realização de Workshops e treinamentos fazem parte das ações da Gestão da Qualidade e Biossegurança implantada em 2005. “Essas ações visam o aprimoramento constante dos colaboradores do Lacen/MS e garantem que os resultados dos exames sejam entregues com maior confiabilidade e qualidade a população de Mato Grosso do Sul”.
A gerente da Qualidade e Biossegurança do Lacen/MS, Rita de Cássia Campos da Conceição, explica que a realização do Ensaios de Proficiência é uma maneira de saber se os resultados das análises laboratoriais e calibrações são válidas e isto promove uma constante evolução nas atividades.
“Além disso, a comparação entre os resultados do Lacen com os outros laboratórios que participam dos Ensaios de Proficiência por meio da empresa contratada (Controllab) e, também, da Funed (Fundação Ezequiel Dias) permite validar a precisão do método utilizado no Lacen e, consequentemente, propicia melhorias nos processos para aumentar a confiabilidade dos nossos cálculos”, destaca a Rita.
Assim, o Lacen/MS recebeu da empresa Controllab (referência ano 2022) o Certificado por Participação e Certificado e Ensaios de Proficiência (EP):
Proficiência clínica
- Bacteriologia (com Certicado EP): Bacterioscopia BAAR; GRAM; Identificação Ambulatorial; Hospitalar e teste de Sensibilidade;
- Biologia Molecular (com Certificado de Participação): Biologia Molecular e Coronavírus (SARS-CoV2)
- Biologia Molecular (com Certificado EP): HBV-DNA Quanti; HVC-RNA Quanti e Influenza A e B1;
- Imunologia (com Certificado de Participação): Anti-HAV IgM; CMV IgG; Dengue IgM; Dengue NS1; Leptospirose IgM; Sarampo IgM; Toxoplasmose IgG e Toxoplasmose IgM;
- Líquor (com Certificado EP): Bacterioscopia GRAM; Pesquisa BAAR;
- Líquor (com Certificado de Participação): Pesquisa direta para fungos;
- Micologia (com Certificado EP): Identificação Micológica;
- Micologia (com Certificado de Participação): Teste de Sensibilidade;
- Sorologia (com Certificado EP): Anti HBc; Anti HBs; Anti HCV triagem; Anti HIV triagem; Anti HTL triagem; Chagas; HBsAg triagem e Sífilis;
- Sorologia (com Certificado de Participação): HBsAg confirmatório e Leishmaniose visceral IgG;
- Imunologia (com Certificado de Participação): Rubéola IgG; Rubéola igM e Sarampo IgG;
- Virologia (com Certificado de Participação): Rotavírus.
Proficiência em microbiologia
- Água (com Certificado EP): Contagem de Bactérias Heterotróficas; Determinação de Endotoxina; Pesquisa de Coliformes Totais; Pesquisa de Coliformes Totais; Pesquisa de E.Coli e Pesquisa de Pseudomonas aeruginosa;
- Alimentos (com Certificado EP): Contagem de Bacillus cereus; Contagem de Coliformes Termotolerantes (45°C); Contagem Estafilococos Coagulase Positiva; Contagem Total de Aeróbios Mesófilos e Pesquisa
- pH em Águas Potáveis (do Laboratório de Físico-Química de Água);
- Água: Contagem de Bactérias Heterotróficas; Determinação de Endotoxina; Pesquisa de Coliformes Termotolerantes; Pesquisa de Coliformes Totais; Pesquisa de E.Coli (do Laboratório de Microbiologia de Água);
- Alimentos: contagem de Coliformes Termotolerantes (45°C); Contagem de Estafilococos Coagulase Positiva; Pesquisa de Salmonella spp (do Laboratório de Microbiologia de Alimentos);
- Alimentos (com Certificado de Participação): Contagem de Bolores e Leveduras; Contagem de Coliformes Totais (35ºC); Contagem de Enterobactérias e Contagem de Escherichia coli;
- Cafés, Chás e Produtos para Infusão (com Certificado de Participação): Contagem de Bactérias Aeróbias Mesófilas Viáveis; Contagem de Escherichia coli e Pesquisa de Salmonella spp.
Proficiência em análises físico-químicas
- pH em águas.
Já pela Funed (referência ano 2022), o Lacen/MS recebeu o Certificado pelo desempenho satisfatório no Programa de Ensaio de Proficiência PEP-FUNED nos seguintes ensaios:
- · Chikungunya IgM;
- · Doença de Chagas;
- · Dengue IgM;
- · HIV;
- · Leptospirose.
A Gerência da Qualidade e Biossegurança do Lacen também realizou capacitações do seu quadro de funcionários por meio do Workshops de Qualidade e Biossegurança. “Os quais se estenderão ao longo do ano, com treinamentos em ferramentas da qualidade e cursos de auditorias. Tudo isso visando a melhoria da gestão da qualidade e, consequentemente, em prestar melhores serviços laboratoriais a toda comunidade”, finaliza Rita.
Sobre o Lacen/MS
O Lacen/MS tem como competência coordenar a rede de laboratórios públicos e privados que realizam análises de interesse em saúde pública; realizar o controle de qualidade analítica da rede estadual; realizar procedimentos laboratoriais de maior complexidade para complementação de diagnóstico; promover a capacitação de recursos humanos da rede de laboratórios e disponibilizar aos gestores nacionais as informações relativas às atividades laboratoriais realizadas por intermédio do encaminhamento de relatórios periódicos, obedecendo cronograma definido e apoio a pesquisa.
O Lacen/MS tem como missão prestar serviços laboratoriais à comunidade no que tange à saúde pública, visando atender com qualidade e confiabilidade no âmbito da Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador.
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Gás do Povo atende mais de 142 mil famílias em Mato Grosso do Sul em setembro
Em setembro, o Programa Gás do Povo chega a 142.056 famílias em Mato Grosso do Sul, alcançando um total de 461.268 pessoas. Para o atendimento às famílias beneficiárias, o estado conta atualmente com 409 revendas credenciadas ao Programa.
COBERTURA NACIONAL – O Gás do Povo assegura a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha de GLP de 13 kg às famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal per capita de até meio salário-mínimo, priorizando, neste momento, para a concessão do benefício, as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família compostas por duas ou mais pessoas no mesmo código familiar. Lançado em novembro de 2025 em dez capitais, o Programa passou a atender todas as capitais em janeiro de 2026 e, a partir de março, foi ampliado para outros municípios, alcançando cobertura nacional.
Desde abril de 2026, os vales são disponibilizados no dia 10 de cada mês. Com a definição de uma data fixa, as famílias podem consultar a disponibilidade do vale e se organizar para utilizá-lo dentro do prazo de validade de dois ou três meses, conforme a quantidade de pessoas da família registradas no Cadastro Único.
A quantidade de recargas varia conforme o número de pessoas da família registradas no Cadastro Único. Famílias com duas a três pessoas têm direito a um vale a cada 3 meses, e famílias com quatro ou mais integrantes recebem um vale a cada 2 meses.
O vale pode ser usado em qualquer revenda credenciada de três formas. Em todas elas, o valor da recarga é pago diretamente pelo Programa ao revendedor, sem custo adicional para a família:
- Cartão do Bolsa Família (com chip): passado na maquininha Azulzinha ou no aplicativo Azulzinha Aproxima no celular do revendedor, com digitação da senha.
- Cartão de débito da CAIXA: mesmo procedimento do cartão do Bolsa Família.
- CPF da pessoa Responsável Familiar: a família informa o CPF na maquininha Azulzinha e digita o código de validação enviado ao celular cadastrado na CAIXA.
APP MEU SOCIAL – As famílias podem consultar no Meu Social se são beneficiárias do Programa Gás do Povo, acompanhar a situação do benefício e acessar outras informações relacionadas ao vale. Pelo aplicativo, é possível verificar a disponibilidade, o período de vigência e o histórico de uso, localizar revendas credenciadas e conferir orientações sobre como utilizar o benefício.
O Meu Social também conta com notificações sobre novos vales disponíveis, alertas relacionados à atualização do Cadastro Único e mensagens que explicam a situação da família e orientam sobre os procedimentos necessários em cada caso.
NACIONAL – Em setembro, o Gás do Povo disponibilizou 4.230.776 vales em todo o país. Atualmente, o Programa conta com 26.920 revendas credenciadas em todas as unidades da Federação e 2.246 planos de atendimento alternativos para localidades com menor disponibilidade de pontos de venda.
ATENDIMENTO SEGUE NORMALMENTE – O Gás do Povo continua funcionando normalmente em todo o país. Durante o período de defeso eleitoral, a identidade visual utilizada na comunicação do Programa precisou ser modificada. A alteração pode fazer com que algumas pessoas tenham dúvidas.
O Gás do Povo, no entanto, não foi interrompido. O atendimento nas revendas credenciadas segue normalmente, e as famílias beneficiárias continuam podendo utilizar o benefício conforme as regras do Programa – confira no App Meu Social as revendas credenciadas.
ORIENTAÇÃO A ESTADOS E MUNICÍPIOS – O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) mantém canais de orientação para gestores estaduais e municipais sobre a operacionalização do Gás do Povo.
Entre os canais disponíveis estão os informes técnicos, o portal institucional, o Disque Social 121.
SERVIÇO
Como consultar o benefício
Para saber se sua família foi selecionada para receber o vale do Programa Gás do Povo, a pessoa Responsável Familiar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) poderá verificar em:
- Aplicativo Meu Social – baixe o aplicativo na Play Store (sistema Android) ou na Apple Store (sistema iOS)
- Portal Cidadão
- Atendimento CAIXA Cidadão – 0800 726 0207
Em caso de dúvidas sobre o Programa, também estão disponíveis:
- Disque Social 121, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
- FalaBR
SAC da CAIXA: 0800 726 0101
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Mato Grosso do Sul
Brasil e Alemanha trocam experiências sobre biomassa e tecnologias para indústria de baixo carbono
O Brasil tem biomassa em abundância. A Alemanha, experiência no desenvolvimento de tecnologias para aproveitar resíduos e fontes renováveis. Os pesquisadores dos dois países discutiram como essa combinação pode abrir novos caminhos para uma indústria de baixo carbono durante o 4º Workshop Internacional de Inovação em Biomassa, evento realizado na sede do Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa), em Três Lagoas.
Duas palestras magnas no primeiro dia de evento trouxeram experiências dos institutos alemães Fraunhofer IGB e Fraunhofer UMSICHT. Ambos são institutos de pesquisa aplicada pertencentes à rede alemã Fraunhofer-Gesellschaft, mas diferem em seus focos científicos e áreas de atuação.
A brasileira Luciana Vieira, líder de grupo do Instituto Fraunhofer de Engenharia de Interfaces e Biotecnologia (IGB), na Alemanha, apresentou trabalhos que integram processos eletroquímicos, energia renovável, biotecnologia e outras áreas para desenvolver alternativas mais sustentáveis e ampliar a valorização da biomassa.
“Não acho que haverá uma tecnologia que vai salvar tudo. Precisamos de interdisciplinaridade, de pessoas de várias áreas trabalhando juntas para chegar a soluções inovadoras. O básico e o de sempre já não funcionam mais. Precisamos de novas ideias, novas possibilidades e diferentes expertises”, argumentou.
A pesquisadora também destacou a colaboração entre o Fraunhofer e o ISI Biomassa. Para ela, a relação entre os centros de pesquisa brasileiros e alemães não deve ser entendida apenas como transferência de conhecimento da Europa para o Brasil.
“Muitas vezes, quando se fala de colaboração com a Alemanha, fala-se em transferência de tecnologia. Eu não estou falando de transferência, mas de troca. O que é desenvolvido aqui no ISI Biomassa nos coloca em um nível de troca de tecnologias. Estou aprendendo muito e trocando muito”, ressaltou.
O potencial brasileiro em biomassa
O pesquisador alemão Robert Daschner, chefe de departamento do Instituto Fraunhofer de Tecnologia Ambiental, de Segurança e Energética (UMSICHT), atua há cerca de 20 anos em pesquisas na área. Ele apresentou experiências relacionadas ao aproveitamento de resíduos biogênicos, conversão termoquímica e desenvolvimento de tecnologias voltadas à redução de emissões.
“Na Alemanha, trabalhamos muito com resíduos da agricultura e do setor florestal porque temos uma área menor e menos biomassa disponível. Quando olhamos para o Brasil, a disponibilidade é muito maior. Por isso, acredito que o papel da biomassa pode ser ainda maior do que na Europa”, afirmou.
Parceiro do ISI Biomassa há três anos, esta foi a primeira vez do pesquisador em Três Lagoas. Para Daschner, a cooperação entre os países abre oportunidades para transformar o potencial brasileiro.
“A parceria entre a Alemanha e o Fraunhofer com o Brasil, especialmente com o Senai e o ISI Biomassa, representa uma grande oportunidade para avançarmos no setor de biomassa. Temos muita experiência para compartilhar e, trabalhando juntos, podemos desenvolver boas tecnologias para o mercado brasileiro”, destacou.
-
Eldorado5 dias atrásEldorado Brasil abre 90 vagas de trainee para operador e mecânico de máquinas florestais em MS
-
Suzano7 dias atrásSuzano abre 15 vagas para diferentes áreas de atuação em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas (MS)
-
Câmara Municipal de Três Lagoas5 dias atrásEm Três Lagoas| Sessão do Parlamento Jovem conta com aprovação de cinco projetos de lei e posse de vereador
-
Três Lagoas5 dias atrásQuanto o calor pode chegar em Três Lagoas nesta segunda-feira (28)?