TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Assembléia Legislativa MS

João Henrique aponta falhas no Seguro Defeso e defende alternativa para pescadores

Publicado em

O deputado João Henrique (PL) realizou um levantamento sobre os beneficiários sul-mato-grossenses do Seguro Defeso e revelou situações como o pagamento do auxílio a pescadores registrados em locais onde a atividade pesqueira não é praticada. O parlamentar abordou o tema na tribuna durante a sessão ordinária desta quinta-feira (3).

O Seguro Defeso é voltado para pessoas que dependem da pesca artesanal e não podem exercer suas atividades devido ao período de piracema. “Campo Grande tem 83 pescadores ativos. Eles pescam no Córrego Prosa ou no Córrego Segredo? Chapadão do Sul, Bandeirantes, Inocência, Sonora, Sidrolândia, Vicentina, Dourados, São Gabriel, Ponta Porã e Maracaju têm beneficiários. São informações, no mínimo, intrigantes”, disse.

João Henrique voltou a defender a aprovação do Projeto de Lei 19 de 2025, que cria o Programa Pescador Guia no Estado de Mato Grosso do Sul. Ao profissional é oferecida uma alternativa ao Seguro Defeso, com capacitação e atuação formal como guias de pesca na época da piracema.

“O programa, que institui o Recurso Estadual de Apoio ao Guia de Pesca, fortalece o turismo de pesca sustentável, reduz a pressão sobre os estoques pesqueiros, promove a conservação dos recursos naturais e gera novas oportunidades econômicas para as comunidades ribeirinhas”, afirmou.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook

Assembléia Legislativa MS

Declarado ponto facultativo no dia 2 de maio na ALEMS

Published

on

By

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia seguinte ao feriado do Dia do Trabalhador. A decisão está no Ato 274/2025, publicado na edição desta segunda-feira (28) do Diário Oficial do Parlamento.

De acordo com a publicação, o ponto facultativo não prejudica a prestação de serviços essenciais. Após o feriado, a Casa de Leis retorna normalmente às suas atividades na próxima segunda-feira, dia 5. O Governo de Mato Grosso do Sul também decretou o dia 2 de maio como ponto facultativo, conforme relação constante do Decreto 2/2025, publicado em janeiro deste ano no Diário Oficial do Estado.

No Brasil, o Dia do Trabalhador foi instituído como feriado nacional pela Lei Federal 662/1949. No entanto, a data já era comemorada e reconhecida desde 1924, por meio do Decreto 4.859/1924.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Assembléia Legislativa MS

Lei: Multas de trânsito leves e médias podem ser convertidas em advertência

Published

on

By

A partir desta segunda-feira (28), as multas de trânsito de natureza leve ou média podem ser convertidas em advertências por escrito, caso o infrator não tenha cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses. A medida foi proposta pelo deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Gerson Claro (PP), com coautoria do deputado Paulo Duarte (PSB).

A nova Lei Estadual 6.400 de 2025 acrescentou a possibilidade de conversão à Lei Estadual 4.282 de 2012, que estabelece os valores das taxas da Tabela de Serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS). Segundo a nova lei, publicada no Diário Oficial do Estado de hoje, antes de ser aplicada a penalidade de multa às infrações leves ou médias “devem ser examinadas as informações contidas no prontuário dos condutores e veículos junto ao Sistema Nacional de Trânsito” para avaliar a aplicação da advertência por escrito. Ainda segundo a nova lei, será “nula a penalidade de multa aplicada quando o infrator se enquadrar nos requisitos estabelecidos no art. 267 do Código de Trânsito Brasileiro”.

No dia da aprovação no Legislativo, o presidente Gerson Claro explicou o motivo da elaboração da proposta. “Existe uma previsão legal federal para a possibilidade de converter multa em advertência, então a maioria dos Departamentos Estaduais de Trânsito [Detrans] estão fazendo isso” ressaltou. Paulo Duarte concordou. “É justamente para evitar prejuízos aos condutores e a arrecadação de multas indevidas, que poderão ser convertidas em advertências escritas”, justificou o deputado coautor da matéria.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana