Educação

Inscrições para graduação da IFMS devem ser feitas até quinta-feira

Publicado

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas até quinta-feira, 20, no processo seletivo que oferta vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso neste semestre.

São ofertados cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia nos municípios de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção, onde também está disponível o edital de abertura do Sisu 2020 com as regras da seleção para vagas remanescentes.

Ao se inscrever, o candidato deve optar por concorrer a uma das vagas disponíveis, cabendo e ele certificar-se de que cumpre os requisitos estabelecidos para a vaga que deseja concorrer, conforme a política de cotas.

Requisitos – Podem se inscrever neste processo seletivo candidatos que tenham participado das edições 2017, 2018 ou 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em ao menos uma das edições, o candidato deve ter obtido nota acima de zero em todas as provas (redação e áreas do conhecimento).

A inscrição deve ser feita com CPF do próprio candidato, para que a consulta do arquivo de notas do Enem seja possível.

Seleção – Será feita com base na nota total mais alta alcançada pelo candidato nas edições 2017, 2018 e 2019 do Enem.

A nota total é o resultado da soma das notas das provas nas áreas de conhecimento e de redação, juntamente com o percentual do bônus da cota local. Candidatos inscritos na ampla concorrência podem ter um bônus de 20% sobre a nota do Enem, devendo residir e ser domiciliado na área de abrangência do campus onde concorre à vaga, conforme a relação dos municípios contemplados disponível no edital do processo seletivo.

De acordo com o cronograma retificado do processo seletivo, o resultado preliminar está previsto para 24 de fevereiro. O resultado final e a chamada presencial para a matrícula serão divulgados no dia 28 de fevereiro. Se necessária, uma reconvocação dos candidatos para preenchimento de vagas remanescentes será divulgada no dia 4 de março.

Mais informações sobre cursos superiores do IFMS estão disponíveis na página dos cursos de graduação.

Cursos com vagas remanescentes

Município Curso Vagas
Aquidauana Engenharia Civil 11
Redes de Computadores 14
Sistemas para Internet 12
Corumbá Análise e Desenvolvimento de Sistemas 01
Coxim Alimentos 29
Engenharia de Pesca 33
Licenciatura em Química 24
Sistemas para Internet 29
Dourados Jogos Digitais 27
Jardim Arquitetura e Urbanismo 31
Licenciatura em Computação 20
Naviraí Análise e Desenvolvimento de Sistemas 07
Nova Andradina Produção de Grãos 17
Ponta Porã Agronomia 01
Gestão do Agronegócio 12
Três Lagoas Análise e Desenvolvimento de Sistemas 09
Automação Industrial 04
Engenharia de Computação 05
Engenharia de Controle e Automação 13

Comentários Facebook

Educação

IFMS produz materiais de prevenção ao coronavírus em impressoras 3D

Publicado

Com o aumento no número de casos do novo coronavírus e a disseminação da doença por todo país, algumas iniciativas têm sido desenvolvidas nos campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) como parte do combate à Covid-19.

Utilizando as impressoras 3D disponíveis nas unidades do Instituto, em Campo Grande e Dourados se iniciou a produção de protetores faciais (face shields), dispositivos que servem para resguardar o rosto e que complementam a proteção individual dos profissionais da área da Saúde.

No caso do coronavírus, eles visam garantir maior segurança para aqueles que tenham contato com pessoas infectadas, diminuindo a possibilidade de contágio.

Na Capital, a produção dos dispositivos tem sido feita com materiais da própria unidade, em parceria com a empresa do ramo, Imprima 3D. As primeiras unidades feitas foram entregues ao Corpo de Bombeiros, em Campo Grande. Até o momento já foram impressas cerca de 300 peças.

As atividades ocorrem na residência dos servidores responsáveis e na sede da empresa, uma vez que os campi do IFMS seguem sem atividades presenciais

“Estamos sendo procurados por algumas instituições, que inclusive têm se disponibilizado para providenciar os insumos. As impressoras estão em funcionamento na produção de dois tipos de protetores faciais. A tendência, de agora em diante, é que a demanda seja maior e mais constante. Essa é a resposta mais rápida que podemos dar no momento”, explica o diretor-geral do Campus Campo Grande, Dejahyr Lopes Júnior. 

Um dos idealizadores da iniciativa, Matheus Neivock, professor de Mecânica da unidade e responsável pela impressão dos protetores, destaca o contato com as instituições demandantes e a possibilidade de que passem a ser produzidos outros itens para o tratamento da doença.

“As ‘face shields’ são a demanda mais urgente. Até que existam outras, seguiremos com foco nelas, mas estamos em contato com muitas pessoas e existe a sugestão de itens como válvula para respirador, que permitiria que um aparelho atendesse mais pacientes, e até peças para a fabricação dos respiradores. Se for necessário, faremos o desenho, desenvolvermos e iremos imprimir. Veremos o que será mais necessário”, aponta.

A expectativa é de que, além do Corpo de Bombeiros, os protetores impressos no campus possam atender ainda órgãos e entidades como Hospital do Câncer, Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) e Conselho Regional de Enfermagem (Coren/MS), entre outros.


Dourados – O campus também tem atuado na prevenção à Covid-19. Assim como na Capital, a unidade está imprimindo protetores, utilizando equipamentos e materiais próprios. A inciativa atende a uma demanda do escritório técnico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para Mato Grosso do Sul.

“A impressão tem seguido as recomendações da OMS [Organização Mundial da Saúde]. Através dos testes e da validação, buscamos desenvolver um artefato que possa se adequar da melhor maneira à necessidade dos profissionais”, ressalta o professor de Informática do Campus Dourados, Evandro Falleiros, um dos responsáveis pela impressão, junto com outro docente da área, Rodrigo Devigo.

“São vários aspectos a serem observados como, por exemplo, a qualidade da peça, a efetividade e a área de proteção. Tudo isso é importante, devido ao grande período de tempo que os profissionais usarão os protetores”, complementa.

Após a realização de testes, no momento está sendo feita a impressão dos primeiros protetores, que em breve serão distribuídos aos demandantes. Já existe a solicitação de 60 peças. Os pedidos de impressão são encaminhados pela Fiocruz ao IFMS, de acordo com a necessidade das instituições do Estado. 

A ideia é que as impressões possam auxiliar profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MS), Hospital Regional de Dourados e demais hospitais da região, entre outros.

Para o diretor-geral do Campus Dourados, Carlos Vinícius Figueiredo, a iniciativa faz parte do compromisso que o Instituto tem junto à comunidade. “A ação materializa um dos nossos valores que é o compromisso social no enfrentamento do coronavírus, contribuindo para a proteção da população da Grande Dourados. É uma oportunidade para mostrar que estamos disponíveis para auxiliar com o conhecimento que temos”.

Mais informações sobre as ações do Instituto podem ser conferidas na página IFMS contra o coronavírus.

Comentários Facebook
Continue lendo

Educação

IFMS disponibiliza vagas para cursos de qualificação profissional a distância em 14 municípios

Publicado

Interessados devem comparecer ao campus do IFMS ou polo de ensino para fazer a matrícula. Preenchimento das vagas é por ordem de chegada.   

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com matrículas abertas para vagas remanescentes do processo seletivo que ofertou 750 vagas nos cursos de qualificação profissional em Espanhol Básico, Inglês Básico, Operador de Computador e Vendedor.

Ofertados na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), os cursos são oferecidos a distância, com encontros presenciais semanais, nos municípios de Água Clara, Aquidauana, Camapuã, Campo Grande, Deodápolis, Dourados, Itaporã, Fátima do Sul, Naviraí, Nova Andradina, Selvíria, Sonora, Três Lagoas e Vicentina.

Os interessados devem comparecer nos locais e horários indicados no anexo III do edital de abertura, com os seguintes documentos:

  • requerimento de matrícula, preenchido e assinado (onde deve constar o número do CPF do candidato);
  • original e fotocópia de documento que comprove a escolaridade mínima exigida para o curso;
  • original e fotocópia do RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • original e fotocópia de documento que comprove estar em dia com o serviço militar (homens entre 19 e 45 anos);
  • uma foto 3×4 recente, impressa em papel fotográfico;
  • comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico.

A matrícula pode ser feira por um procurador, caso o candidato esteja impedido de efetuá-la, com a apresentação de uma procuração simples, redigida de próprio punho.

O edital que oferta as vagas remanescentes informa que as matrículas podem ser feitas em até duas semanas após o início das aulas, ocorrido nesta segunda-feira, 2.

FIC – Os cursos de qualificação profissional oferecidos na modalidade Formação Inicial e Continuada conduzem o estudante à capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização profissional, em diferentes níveis de ensino.

O certificado dos cursos FIC têm validade nacional e habilita o concluinte ao exercício profissional.

Cursos com vagas remanescentes

Campus/polo Curso Local de matrícula Horário de atendimento
Aquidauana Operador de Computador Campus do IFMS
Rua José Tadao Arima, 222
8h às 12h
14h às 19h
Vendedor
Campo Grande Operador de Computador Campus do IFMS
Rua Taquari, 831, Bairro Santo Antônio
9h às 11h
14h às 16h
18h às 20h
Vendedor
Itaporã Operador de Computador Gerência Municipal
Rua José T. da Silva, 1.125
7h30 às 11h
13h30 às 17h
Vendedor
Vicentina Operador de Computador Secretaria de Cultura
Rua Carlos Farinha, n 924
7h30 às 11h30
13h às 17h
Fátima do Sul Operador de Computador Secretaria de Educação
Rua Ipiranga, 800
7h às 13h
Deodápolis Operador de Computador Escola Elizabeth L. Campos
Rua Antonio Bezerra Soares, 20
7h às 11h
13h às 17h
Dourados Vendedor Campus do IFMS
Rua Filinto Muller, 1790, Jardim Canaã I
8h às 11
14h às 19h30
Sonora Inglês Básico I SED
Rua da Alegria, 46
7h às 13h
Camapuã Inglês Básico I Rua Ferreira da Cunha, 200 7h às 11h
13h às 15h
19h às 21h
Vendedor
Naviraí Inglês Básico I Campus provisório do IFMS
Rua Hilda, 203
8h às 12h
12h às 18h
Água Clara Espanhol Básico I Escola Municipal Márcia C. F. Javarez Rua Antonio Marino de Oliveira, 39 19h às 21h
Três Lagoas Vendedor Campus do IFMS
Rua Ângelo Melão, 790
9h às 11h
14h às 16h
18h às 20h
Nova Andradina Inglês Básico I e II Campus do IFMS
Rodovia MS 473, km 23
8h às 11h
13h às 16h
Campus da UFMS
Av. Reitor Peró, 64
8h às 11h
13h20 às 17h
Selvíria Espanhol Básico I Escola Municipal Rural São Joaquim
Rodovia MS 112, km 56
13h às 17h
Operador de Computador

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

BRASILÂNDIA

POLICIAL

Mais Lidas da Semana