TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Imasul participa do maior evento sobre gerenciamento de áreas contaminadas da América Latina

Publicado em

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) marcou presença na III Conferência AESAS – Gerenciamento de Áreas Contaminadas, considerada o maior evento da América Latina voltado ao tema. Representando o instituto, a fiscal ambiental Larissa Nantes, do Núcleo Técnico de Áreas Impactadas por Atividades Potencialmente Poluidoras (NTAI-GLA-Gerencia de Licenciamento Ambiental/Imasul), participou da programação, que reúne os principais especialistas do setor ambiental no Brasil e no exterior.

Idealizada pela AESAS (Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental), a conferência reúne mais de 1 mil profissionais de diversas áreas, incluindo órgãos estaduais e federais de meio ambiente, centros de pesquisa, empresas de consultoria, laboratórios especializados, companhias de remediação, incorporadoras e indústrias de diferentes setores.

“A participação na III Conferência de Gerenciamento de Áreas Contaminadas da AESAS representou uma oportunidade valiosa de atualização técnica e troca de experiências com especialistas de referência nacional no tema da gestão ambiental de passivos ambientais, especialmente relacionados à contaminação do solo e das águas subterrâneas”, comentou Larissa Nantes.

Eventos dessa proporção são fundamentais para o aprimoramento contínuo da atuação dos órgãos ambientais, pois permitem o acesso a estudos de caso, inovações tecnológicas, diretrizes normativas e debates interinstitucionais que contribuem para o fortalecimento das políticas públicas de controle e remediação ambiental.

Com quatro anos de atuação no Imasul, Larissa Nantes No último ano, passou a direcionar sua atuação para o tema das áreas contaminadas, reconhecendo a importância do tema diante do cenário atual de crescimento industrial no Estado.

Referência técnica e espaço para inovação

O evento, que acontece em São Paulo, destaca-se por sua ampla programação com palestras técnicas, apresentação de pôsteres científicos, mesas-redondas com especialistas e uma Feira de Negócios. A feira abre espaço para a participação de patrocinadores e expositores que atuam em toda a cadeia de Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC).

A presença do Imasul reforça o compromisso do Estado de Mato Grosso do Sul com as melhores práticas e tecnologias aplicadas à gestão ambiental, especialmente no que se refere à identificação, avaliação e remediação de áreas impactadas por atividades potencialmente poluidoras.

Cooperação e fortalecimento institucional

Para Larissa Nantes, a participação na conferência representa uma oportunidade estratégica de atualização técnica e de fortalecimento da atuação institucional. “É um espaço de troca de experiências valiosas, onde conseguimos absorver soluções inovadoras e estabelecer conexões com instituições que também enfrentam os desafios da gestão ambiental”, afirma a servidora.

O diretor-presidente do Imasul, André Borges, destacou a relevância da iniciativa. “É fundamental que o Imasul esteja presente em espaços de alto nível técnico como esse, pois são oportunidades que fortalecem a nossa capacidade institucional e nos mantêm atualizados com o que há de mais moderno no campo da remediação ambiental. A qualificação contínua das equipes é uma prioridade da gestão ambiental em Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Comunicação Imasul

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Comissão de turismo de MS se reune para traçar diagnósticos de 2025 e planejar ações para 2026

Published

on

By

A Comissão Permanente de Planejamento do Conselho Estadual de Turismo de Mato Grosso do Sul (CET-MS) se reuniu na tarde desta quinta-feira (04) para realizar um panorama de sua atuação em 2025 e definir as próximas etapas do trabalho de monitoramento e atualização do Mapa Estratégico do Turismo do Estado.

Entre as ações já realizadas pela comissão, destaca-se o diagnóstico sobre o eixo Melhoria da Oferta Turística, que avaliou o nível de execução das ações pelos municípios sul-mato-grossenses. A pesquisa contou com a participação de mais de 40 municípios, cujos resultados foram apresentados na última reunião ordinária do CET, realizada em 24 de novembro de 2025.

Segundo o presidente da Comissão de Planejamento, Erick Pusch Wilke, representante da UFMS no Conselho, o trabalho realizado tem papel decisivo no aperfeiçoamento das políticas públicas de turismo. Para ele, “esse trabalho demonstra o compromisso do Conselho Estadual de Turismo de Mato Grosso do Sul com o desenvolvimento dinâmico do turismo, considerando a necessidade de aprimoramentos e ajustes nos objetivos e metas definidas em 2023”.

Erick destacou também que a etapa atual é fundamental para a construção de um diagnóstico preciso e representativo: “Estamos em fase de diagnóstico, reunindo informações de todas as regiões turísticas para identificar tanto as metas já alcançadas quanto aquelas que ainda demandam maior atenção e investimento”.

A próxima ação da comissão será a aplicação do mesmo diagnóstico junto às entidades e organizações da sociedade civil que compõem o CET-MS. A coleta dessas informações permitirá uma análise ampliada do eixo Melhoria da Oferta Turística, incorporando diferentes perspectivas do setor. Após a tabulação dos dados, a comissão avançará para os próximos dois eixos prioritários do Mapa Estratégico: Fortalecimento da Promoção e Comercialização e Fortalecimento da Governança do Destino.

Erick reforçou a importância da participação ativa das regiões turísticas e das entidades que compõem o Conselho. “A comissão conta com o apoio das IGRs e demais membros do CET-MS, uma vez que as informações coletadas darão subsídio para a atualização do Mapa Estratégico do Turismo de MS em uma visão que abrange todo o estado até 2030”.

A Comissão Permanente de Planejamento é formada por representantes da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), UEMS, UFMS e Visit Pantanal.

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul foi o grande vencedor do Prêmio Nacional do Turismo

Published

on

By

O turismo sul-mato-grossense brilhou durante a entrega da 4ª edição do Prêmio Nacional do Turismo, em Brasília (DF). Considerada o “Oscar” do turismo brasileiro, a premiação de 2025 reconheceu profissionais que vêm transformando o setor. Foram anunciados os vencedores das oito categorias, que se destacaram por inovação, inclusão social e o compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo no país.

O estado de Mato Grosso do Sul foi o mais premiado nesta edição do Prêmio Nacional do Turismo. Foram agraciados os seguintes trabalhadores no Turismo de MS: Édson Moroni ficou em 1º lugar na categoria Governo – Técnico; Danielle Moura ficou com o 3° lugar na categoria Governo – Técnico (dois colaboradores da Fundtur indicados na mesma categoria, coisa inédita no prêmio); Daniela Sottili Garcia foi premiada em 1° lugar na categoria Academia; Plataforma de Inteligência Turística/ ALUMIA MS ficou em 2° lugar na categoria Gestão de Dados e Inteligência de Mercado e na categoria Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, a Fundação de Turismo ficou em 3º lugar.

Promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), o prêmio reforça o papel estratégico do turismo para o crescimento econômico e o fortalecimento cultural, social e ambiental do país. Os profissionais agraciados receberam votos do público, mobilizando participantes de todo o Brasil. A apresentação dos vencedores foi feita pelo jornalista e escritor, Zeca Camargo.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, que entregou os prêmios, enalteceu a atuação dos profissionais. “Hoje celebramos aqueles que, na ponta, fazem a diferença com criatividade, dedicação e soluções inovadoras – no afroturismo, na sustentabilidade, no turismo realizado por mulheres, no ecoturismo e em tantas outras modalidades. Este prêmio reconhece o talento de profissionais que constroem, junto ao governo e ao trade, um turismo forte, diverso e sustentável”, ressaltou.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, disse estar muito feliz com o prêmio e com o fato de Mato Grosso Sul ter sido um dos principais destaques do Prêmio Nacional do Turismo.

“Foram cinco premiações em cases importantes, como inteligência de mercado, como inteligência competitiva de dados, academia, sustentabilidade, mais uma vez, com o case de Bonito carbono neutro e, na verdade, nossa política de governança para a sustentabilidade. E mais feliz ainda pelos nossos técnicos, os nossos gerentes da Fundação, o Edson Moroni e a Danielle, terem sido finalistas e ganhado prêmios, além da nossa professora da UEMS também, a Daniela, mostrando a força, de fato, do Estado hoje no cenário nacional, reforça a nossa posição hoje de ser o órgão referência na gestão de destinos, e é, de fato, o resultado, o reconhecimento do resultado dos últimos anos de muito trabalho, de implementação de diversas ações, que vem aí transformado e colocado. O Estado do Mato do Sul, hoje, no centro nacional e internacional, com muita força”.

O Prêmio Nacional do Turismo, uma parceria entre o Ministério do Turismo – MTur e o Conselho Nacional do Turismo – CNT, é um tributo às iniciativas inovadoras, à excelência na gestão e ao impacto positivo que prestadores de serviços turísticos e profissionais comprometidos exercem no setor do turismo.

A premiação é o reconhecimento de quem faz o turismo brasileiro crescer e fortalecer como um dos segmentos econômicos com maior potencial para geração de emprego e renda no Brasil, bem como para promoção da inclusão social e da sustentabilidade ambiental.

Comunicação Fundtur

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas08/12/2025

CEI Novo Alvorada realiza Mostra Cultural do Projeto Integrador “Ilha de Tutóia” e celebra criatividade e conexão com a natureza

O Centro de Educação Infantil (CEI) Novo Alvorada, unidade da Rede Municipal de Ensino (REME) da Prefeitura de Três Lagoas,...

Três Lagoas08/12/2025

Coral Renascer encanta o público com musical “De Volta ao Tempo” durante o Natal Encantado 2025

A noite do dia, 5 de dezembro, foi marcada por emoção, magia e nostalgia na Esplanada NOB, onde o Coral...

Três Lagoas08/12/2025

AE União São João conquista o título da Copa Municipal de Futebol Society 2025

A manhã de domingo, 7 de dezembro, foi marcada por emoção, disputa intensa e celebração no Estádio do Madrugadão, durante...

Três Lagoas08/12/2025

Espetáculo “Circus” encanta público e reúne mais de 300 bailarinas no Natal Encantado 2025 de Três Lagoas

O clima de magia tomou conta do espaço da N.O.B na noite de 6 de dezembro, quando o Núcleo de...

Três Lagoas08/12/2025

Três Lagoas realiza 1º Simpósio de HIV/AIDS com foco em prevenção, cuidado e enfrentamento ao estigma

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Programa Municipal IST/HIV/AIDS, realizará no...

Três Lagoas08/12/2025

Carreta da Mulher realiza 218 atendimentos em seis dias e ampliará oferta de exames em Três Lagoas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o primeiro balanço das atividades da Carreta da Mulher, instalada em Três Lagoas...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana