TRÊS LAGOAS-MS
  Últimas
MS integrará Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito
Press trip de lançamento do novo voo Congonhas-Bonito tem como resultado mais de 230 matérias publicadas na imprensa de todo o país
Desde o início do mês, Detran-MS no Fácil Coronel Antonino só atende despachantes
Governo concede isenção de IPVA na primeira tributação para motos de até 125 cilindradas
Foragido da justiça é preso pela Polícia Militar em Nova Andradina
Polícia Militar apreende adolescente por direção perigosa e desobediência em Rio Verde
Comandante da Polícia Militar de Coxim participa da inauguração da PAV
CCJR é favorável à mudança no cargo de Professor de Ensino Superior da UEMS
Lei: Holerite deve ser disponibilizado em formato acessível para deficiente visual
Boletim da dengue notifica 11 casos suspeitos em Três Lagoas
Campanha da SMS leva conscientização e prevenção sobre descarte correto de materiais perfurocortantes
Alunos da Diretoria de Cultura se apresentam hoje no espetáculo ” O Circo”
Vereadores destacam importância de programa Nossa Praça
O POVO TÁ DE OLHO – Moradores do Jardim das Acácias se unem para fiscalizar e cuidar da nova praça do bairro
AS ETAPAS DE UM SONHO – Prédio principal da Feira Central será entregue aos feirantes. 2a. etapa da obra continua
Refis 2021: Governo abre nova oportunidade para negociação de débitos do Detran, Iagro, Imasul e Procon
“Vamos bancar a conta de luz de 141 mil famílias”, afirma Reinaldo Azambuja
Governo do Estado inicia a restauração de 11km da MS-480, em Batayporã
MIS realiza nesta quarta-feira a primeira sessão noturna presencial com filme premiado “Madalena”
Inscrições do vestibular da UEMS 2022 vão até dia 20 de dezembro
Artesanato sul-mato-grossense faz parte de feira nacional em Belo Horizonte
Quarta-feira de céu claro e temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul
Secretário Nacional de Trânsito vem a Campo Grande para assinatura de Pnatrans no próximo dia 14
Polícia Militar Ambiental do Distrito de Águas do Miranda salva jacaré de mais de dois metros preso a anzol no rio Nioaque
Deputados devem votar redação final da proposta de lei orçamentária para 2022
Visita de celebridades à Lagoa Maior de Três Lagoas repercute na imprensa nacional
Rebeca Andrade e Isaquias Queiroz conquistam Prêmio Brasil Olímpico
Projeto do Executivo cria taxa para custear funcionamento da Ageprev
PRF apreende 140,6 Kg de maconha em Jardim (MS)
Mbappé e Messi marcam em goleada do PSG na Liga dos Campeões
Next
Prev

Educação

IFMS prorroga inscrições para cursos técnicos subsequentes e Proeja

Publicado

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prorrogou até 28 de novembro as inscrições nas seleções que ofertam 360 vagas em cursos técnicos subsequentes e técnicos integrados, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Para cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, são oferecidas 160 vagas nas opções Agricultura (Naviraí e Ponta Porã), Marketing (Dourados) e Zootecnia (Nova Andradina).

Os interessados devem ter o ensino médio completo até a data da matrícula. Nesta modalidade de ensino, o estudante cursa a formação técnica na área escolhida.

Para cursos técnicos integrados na modalidade Proeja, são 200 vagas em Administração (Dourados e Três Lagoas) e Manutenção e Suporte em Informática (Corumbá e Naviraí).

Podem participar desta seleção aqueles que tenham pelo menos 18 anos e o ensino fundamental completo até a data da matrícula. Nesta modalidade, o estudante cursa o ensino médio e a formação técnica escolhida ao mesmo tempo.

Os editais de abertura dos processos seletivos estão publicados na Central de Seleção do IFMS.

Inscrição – São gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção. Caso o interessado nunca tenha participado de processo seletivo no IFMS, ele deverá fazer o cadastro prévio no sistema.

Metade das vagas é reservada a estudantes que cursaram todo o ensino fundamental (Proeja) ou médio (subsequente) em escolas públicas. Desse percentual, 50% das vagas são para candidatos com renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio. Também há cotas para candidatos pretos, pardos, indígenas, e para pessoas com deficiência.

A opção pelas Ações Afirmativas (cotas) deve ser informada no ato da inscrição e comprovada na matrícula.

Nos dois editais, a seleção será feita por sorteios eletrônicos, previstos para o dia 3 de dezembro, de acordo com os novos cronogramas publicados.

Ensino técnico – Os cursos serão ofertados de forma presencial, a partir do primeiro semestre de 2022.

A duração de cada curso consta nos respectivos projetos pedagógicos. Ambas modalidades permitem o exercício profissional na área escolhida ao término do curso.

A previsão é de que as aulas tenham início no dia 7 de fevereiro do ano que vem.

Vagas ofertadas pelo IFMS

Técnico Subsequente (edital nº 75/2021)

Campus Curso Turno Vagas
Dourados Marketing Noturno 40
Naviraí Agricultura Noturno 40
Nova Andradina Zootecnia Matutino 40
Ponta Porã Agricultura Noturno 40

Técnico Integrado Proeja (edital nº 76/2021)

Campus Curso Turno Vagas
Corumbá Manutenção e Suporte em Informática Noturno 40
Dourados Administração Noturno 80
Naviraí Manutenção e Suporte em Informática Noturno 40
Três Lagoas Administração Noturno 40

Assessoria de Comunicação do IFMS

Comentários Facebook

Educação

Caiu no Enem corrige questões do segundo dia de provas

Publicado

Encerrada às 18h30 de hoje (28), a edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio avaliou os conhecimentos dos aspirantes a uma vaga no ensino superior brasileiro.

Neste domingo, matemática e ciências naturais – física, química e biologia – estiveram entre os assuntos mais comentados do país. O gabarito final das provas só será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 1º de dezembro, mas professores e especialistas resolvem, ao vivo, as questões da prova no Caiu no Enem, o mais tradicional programa de apoio a alunos que desejam ingressar em universidades públicas.

O apresentador Giuliano Cartaxo entrevistou professores, especialistas e alunos, além de revelar curiosidades, informações e dicas para quem acompanha o Enem de perto.

Confira na íntegra:

Caiu no Enem também pode ser assistido nas redes sociais, no canal da TV Brasil no YouTube, nas TVs por assinatura e na TV aberta digital. A Rádio Nacional também participa da transmissão do Caiu no Enem.

Primeiro dia + redação

Perdeu a correção do primeiro dia de provas do Enem 2021? Não tem problema, ainda dá tempo de comparar seu caderno de respostas com as respostas de professores e especialistas no primeiro episódio do Caiu no Enem de 2021. Confira:

Ao vivo e on demand

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv

TV Brasil também está nas redes sociais:
– Facebook: facebook.com/tvbrasil
– Twitter: twitter.com/TVBrasil
– Youtube: https://www.youtube.com/user/tvbrasil

Por Agência Brasil

Comentários Facebook
Continue lendo

Educação

MasterClass se consolida como evento de sucesso da Unigran EAD

Publicado

Pelo terceiro ano consecutivo, acadêmicos e comunidade tem dias de imersão com grandes personalidades do cenário nacional

Um evento para integrar alunos e comunidade ao oferecer conteúdos ricos, através das palavras de especialistas de renome nos mais diversos segmentos: assim é o MasterClass. Com essa proposta, a Unigran EAD realizou entre os dias 14 e 15 de setembro, mais uma edição do MasterClass, com grandes personalidades do mercado nacional.

“O principal objetivo do MasterClass é a extensão com a sociedade e também, por se tratar de alunos do EAD, a gente tem um movimento inverso, que é trazer o aluno para dentro da universidade, dando mais visibilidade para a universidade”, reforça Saulo Brum, Coordenador do Curso de Administração da Unigran EAD e um dos organizadores do evento.

Realizado presencialmente pela primeira vez em setembro de 2019, com a participação de Marcos Schwingel, Mário Gazin e Alfredo Rocha, o evento teve duração de 3 dias e debateu o tema “Cooperativismo e a inovação como propulsores do desenvolvimento”. O salão contou  com stands de parceiros que fizeram do MasterClass uma grande vitrine para os negócios, já que a presença de público em cada dia superou a marca de mil visitantes.

A coordenadora pedagógica da Unigran EAD, Andrea Klock, enfatiza que eventos dessa natureza são essenciais para a formação profissional. “Os projetos de extensão realizados pela Unigran EAD aperfeiçoam a formação profissional do aluno, pois permitem o acesso à realidade social, já que além de estar inserido em um espaço de produção de conhecimento, consegue agir de forma integrada socialmente”.

Como a Unigran está presente em 23 estados brasileiros, no Japão, Estados Unidos e Europa, através da Unigran EAD, o evento também foi transmitido on-line, entregando conhecimento a todos os acadêmicos inscritos nas mais diversas localidades.

Essa experiência digital permitiu que os organizadores pudessem garantir a realização do MasterClass mesmo durante a pandemia de Coronavírus, em outubro de 2020. Na ocasião, Arthur Igreja e Gustavo Caetano discutiram o tema “Em cenários inesperados, gerando oportunidades inimagináveis”, que somou mais de 8,5 mil espectadores nos dois dias de evento.

O MasterClass 2021 também foi realizado exclusivamente no ambiente digital, ainda por conta das restrições para participação de público. A tecnologia permitiu aos palestrantes José Luiz Tejon; Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; e Luiz Almeida Marins Filho, dividir seus conhecimentos sobre agronegócios, gestão e cooperativismo com os mais de 2.500 participantes inscritos e mais de 5 mil visualizadores no canal Unigran EAD no YouTube.

Um desses espectadores foi o acadêmico do 5º semestre de Ciências Contábeis da Unigran EAD, André Ricardo da Silva, de Itajaí/SC. Para ele, um evento desse porte é uma oportunidade de buscar um estudo que normalmente não se procura quando se está sozinho.

“Ter a oportunidade de participar de um evento igual ao MasterClass sendo EAD é muito bom, pois quando está cursando EAD geralmente ficamos mais presos em nosso estudo e isso acaba atrapalhando a forma de como vemos a nossa evolução. Tirei como ensinamento um olhar de forma mais abrangente, dentro e fora da minha área de atuação”, afirmou André.

Rosa Maria D’Amato De Déa, reitora da Unigran, reforça que os eventos de extensão são sempre importantes porque ampliam os conhecimentos adquiridos nas aulas dos cursos. “No caso do MasterClass é uma ação mais significativa ainda, porque possibilita a participação de renomados palestrantes do país, como foi o caso desse ano, que se houvesse necessidade de estarem presencialmente na instituição, não teriam disponibilidade de tempo para vir até Dourados. Além disso, o evento permite que muito mais pessoas possam assistir e aprender, entre nossos alunos do EAD do Brasil, do Exterior e pessoas da comunidade em geral”.

Para realizar o MasterClass com excelência, a organização preza por parcerias que fortalecessem o evento. O Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras), Sicredi, Sebrae, Index Comunicação e Expoagro Digital foram fundamentais para mais uma edição de sucesso.

A parceria de longa data entre a Unigran Educacional e o Sindicato Rural também foi um fator de peso na realização desse evento, segundo o Diretor Financeiro da Unigran EAD, Domingos Venturini. “Foi mais uma forma da gente inovar fazendo um evento totalmente digital e levando não só para os alunos do Brasil, mas também de fora, a realidade do agronegócio aqui no Brasil, com as palestras dos Ministros da Agricultura e do Turismo. Numa parceria que leva conhecimento e abre novos horizontes, todos têm a ganhar”, afirmou o diretor.

Fazendo um balanço geral, Saulo Brum avalia que a associação com a Expoagro foi um diferencial que proporcionou ao MasterClass uma extensão ainda maior, englobando a sociedade douradense com mais evidência e despertando maior interesse dos alunos do EAD nessa aproximação com a Instituição e suas realizações.

O organizador destacou que a expectativa para a quarta edição é que o MasterClass possa acontecer fisicamente. “A ideia para o próximo ano é trabalhar no formato que aconteceu em 2019, com palestras ao vivo, para todos os alunos de Dourados e região e para sociedade como um todo, além de transmitir para todo o EAD e proporcionar maior interação. De uma forma geral, trazer todo mundo para o mesmo evento”, frisou Saulo.

Para quem perdeu ou deseja rever as palestras das três edições do MasterClass, basta acessar o canal da Unigran EAD no YouTube e conferir todos os detalhes desse evento que é o maior workshop de negócios, oportunidades, inovações e gestão, promovido pela Unigran EAD.

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana