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Educação

IFMS oferta 175 auxílios permanência a estudantes dos 10 campi

Publicado

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa segunda-feira, 26, o edital para concessão do Auxílio Permanência a estudantes dos cursos técnicos integrados, incluindo os da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), subsequentes e de graduação presenciais.

Está prevista a concessão de 175 auxílios mensais, no valor de R$ 200, distribuídos entre os campi Aquidauana (20), Campo Grande (25), Corumbá (16), Coxim (16), Dourados (20), Jardim (11), Naviraí (30), Nova Andradina (11), Ponta Porã (11) e Três Lagoas (15). A vigência do benefício será de agosto a dezembro deste ano.

Enquanto prosseguir a suspensão das atividades presenciais em virtude da pandemia de Covid-19, o estudante deve estar matriculado em pelo menos três horas-aulas semanais nos cursos do IFMS. Em caso de retorno às atividades presenciais, é necessário estar matriculado em, no mínimo, três unidades curriculares presenciais

Além disso, o candidato não pode estar cursando apenas estágio, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e/ou atividade complementar, e também precisa comprovar renda familiar per capita não excedente a um salário mínimo e meio.

O auxílio, ofertado por meio do Programa de Assistência Estudantil do IFMS, busca contribuir com o custeio de necessidades acadêmicas e pessoais que favoreçam a permanência do estudante beneficiário na instituição.

Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital publicado na Central de Seleção.

Inscrições – Deverão ser feitas pela Página do Candidato entre os dias 2 e 15 de agosto. Para fazer a inscrição, será necessário preencher o formulário, além de responder ou atualizar o Questionário Socioeconômico.

Também será preciso anexar a seguinte documentação:

  • cópia da última declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil, de todos os membros da família maiores de 18 anos, caso declare o imposto;
  • declaração de “nada consta”, caso não declare o IRPF, de todos os membros da família maiores de 18 anos, o que pode ser obtida mediante consulta de restituição no endereço eletrônico da Receita Federal e impressão da situação da declaração  do IRPF 2020 na qual consta a mensagem “Sua declaração não consta na base de dados da Receita Federal”;
  • extrato do último pagamento do Bolsa Família, Vale Renda, Auxílio Emergencial ou BPC/LOAS constando nome do beneficiário, nome do auxílio, data de pagamento e valor do auxílio, caso alguém da família receba;
  • declaração de pertencimento à comunidade indígena ou quilombola, caso o estudante resida nessas comunidades;
  • foto do cartão do banco ou comprovante com os dados bancários em seu nome, caso o estudante já possua conta bancária.

Os contemplados no resultado final que não apresentaram comprovante de conta bancária no ato da inscrição terão o prazo de quatro dias úteis para enviar os dados bancários aos e-mails dos campi, que constam no edital do processo seletivo.

Seleção – Terão prioridade estudantes pertencentes a núcleos familiares beneficiários do Programa de Transferência de Renda, tais como Bolsa Família, Vale Renda e Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), e aqueles que residam em comunidades quilombolas ou indígenas.

Caso haja empate entre os classificados, o desempate será realizado de acordo com os seguintes critérios, em ordem de prioridade:

  • ser beneficiário de Programa de Transferência de Renda;
  • possuir maior número de integrantes do grupo familiar;
  • ter crianças com até 6 anos incompletos no mesmo grupo familiar;
  • ter a maior idade;
  • não possuir outras modalidades de bolsas acadêmicas.

Os resultados preliminar e final serão divulgados, respectivamente, nos dias 31 de agosto e 3 de setembro.

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Educação

Aplicativo Museu Virtual é lançado no Estado

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Foi lançado no Estado de Mato Grosso do Sul, o aplicativo Museu Virtual, que conta com diversas atividades, curiosidades e conhecimentos para informar e interessar de forma lúdica a população a respeito da ciência e tecnologia.

Com oportunidade de saber e se interessar mais pela ciência chegue a todos os estudantes, professores e interessados do estado e Brasil.

O app está disponível para Google Play e Apple Store, através do link: http://www.nhandearandu.com/

O Grupo Nhande Arandu

O projeto Nhande Arandu – Da inteligência Humana à inteligência artificial foi colocado em prática em 2020 com a intenção de promover diálogos acerca da ciência nos espaços educacionais de Mato Grosso do Sul, começando no ensino básico até ao médio, desde então foram realizados encontros, palestras e rodas de conversas presenciais e onlines a respeito do tema.

A iniciativa leva esse nome como forma de destacar a forte cultura guarani presente em solo sul-mato-grossense, assim Nhande é pessoa e Arandú sabedoria, ou seja, uma pessoa sábia. Na organização do grupo não se encontra somente o coordenador proponente  Prof. Dr. Ivo Leite Filho, mas também existe o auxílio dos coordenadores, Prof. Me. Diogo Careli dos Santos e as Prof.a M.a Geisiely Pedrosa de Freitas Paini e Prof.a Denise de Souza Ferreira da Cunha. Além, da colaboração dos estudantes que participam das coletividades Arandú e Minerva, integrados tanto por graduados da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), quanto por alunos do ensino médio, juntamente com os participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC Jr).

O projeto está presente nas três principais redes sociais Instagram (@nhandearandu), facebook (Museu Virtual Nhande Arandu) e twitter (@nhandearandu). Sendo sua principal ferramenta de divulgação o Instagram que chega a 300 seguidores em menos de um  ano de criação. O grupo lançou também o aplicativo Museu Virtual, que possibilita acesso livre e gratuito aos conteúdos científicos e informações que compõem a iniciativa de forma lúdica, possuindo como público alvo os professores, estudantes e interessados em ciência.

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Educação

Na volta às aulas, Reinaldo Azambuja destaca investimento de R$ 289 milhões em reformas de escolas

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Mais de 200 mil alunos da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul voltaram às aulas presenciais nesta segunda-feira (2) depois de 16 meses de ensino remoto, por causa da pandemia de Covid-19. Ao voltar às atividades, a maioria dos estudantes encontrou escolas reformadas e equipadas.

Felipe de Souza: feliz com a volta às aulas presenciais

Um dos prédios novos entregues pelo Governo do Estado é o da Escola Estadual Vespasiano Martins, de Campo Grande, que atende 232 estudantes e foi revitalizado com R$ 2,9 milhões. “Muito bom poder voltar e encontrar tudo novo. A expectativa agora é grande, rever os amigos e estudar presencial. Será bem legal esse segundo semestre”, disse o jovem Felipe de Souza, do 2º ano do ensino médio.

Ao recepcionar os alunos da unidade na acolhida de volta às aulas, o governador Reinaldo Azambuja detalhou os investimentos que têm sido feitos na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, que vão das reformas em prédios à valorização dos servidores da Educação, entre professores e administrativos.

Essa escola passou por reforma completa. Reconstrução, melhorias e laboratórios que estão sendo feitos em praticamente todas as 347 escolas da Rede Estadual. Estamos com mais de R$ 289 milhões em investimentos. Só neste momento, mais de 132 escolas passam por reformas como essa do Vespasiano Martins. Isso faz parte do conjunto e do trabalho que estamos realizando no setor educacional”, afirmou.

Governador Reinaldo Azambuja destaca investimentos do governo na reforma de escolas e valorização de professores e administrativos da educação

Segundo o governador, a reestruturação da Rede contempla ainda a mudança no sistema de ensino. “Vamos entregar até 2022 praticamente 60% das 347 em escolas em tempo integral. Entendo que investimento em Educação é um conjunto, que vai da valorização dos profissionais da Educação aos alunos”, pontuou.

“Agora em outubro, enviaremos projeto de lei à Assembleia Legislativa para valorização dos administrativos, vou publicar também um novo concurso para professores e continuar fazendo a reestruturação da Rede, com laboratórios de tecnologia, salas de ciência e reformas de prédios”, completou.

Reinaldo Azambuja recepcionado pelos alunos da escola cívico-militar prof. Tito

Também nesta segunda-feira, o governador Reinaldo Azambuja inaugurou a construção do prédio da Escola Cívico-Militar Prof. Alberto Elpídio Ferreira Dias (Professor Tito). O prédio era uma obra inacabada que entrou no Programa das Escolas Cívico-Militares (Pecim), do Governo Federal, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, e vai atender 404 alunos.

A unidade foi construída com R$ 4,4 milhões e possui 14 salas de aula e quadra de esportes coberta com arquibancada, totalizando 3,6 mil m² de área construída. A unidade ainda tem biblioteca, cantinho da leitura, sala de informática, cantina, despensa, área de descanso, espaço de múltiplo uso e um palco, além de toda estrutura administrativa e banheiros, todos com acessibilidade.

Acompanharam o governador no acolhimento de volta às aulas a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, e o adjunto da pasta, Édio Rezende; o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira; o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Miranda; e os comandantes do Corpo de Bombeiros, coronel Hugo Djan, e da Polícia Militar, coronel Marcos Paulo Gimenez.

Fotos: Chico Ribeiro

Fonte: Governo MS

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