TRÊS LAGOAS-MS
  Últimas
Polícia Militar prende autor de Tráfico de Drogas e Receptação em Três Lagoas.
Petrobras desliga termoelétrica de Três Lagoas sob risco de ‘falha catastrófica’
Polícia Militar cumpre Mandado de Prisão em Três Lagoas.
Força Tática de Dourados prende em flagrante autor de estupro de vulnerável
Polícia Militar Ambiental Amambai e Policia Militar Rodoviária apreendem 260 Kg de maconha em ação conjunta
Taekwondo é o primeiro a definir campeões nos Jogos Escolares da Juventude de MS
Três-lagoense morre em acidente na Rodovia Marechal Rondon
Uberlândia-MG derruba invencibilidade do Joinville-SC na Série D
Brasil disputa Copa do Mundo por equipes de tênis em cadeira de rodas
Polícia Militar Ambiental de Amambai prende indígena com duas armas de fogo e cinco munições ilegais
Polícia Militar Ambiental de Dourados autua empresa em R$ 353 mil por incêndio em área plantada de cana-de-açúcar
Foragido da justiça é preso em flagrante pela PM por tentativa de Feminicídio
Com gols no fim, América-MG e Flamengo empatam pelo Brasileiro
Com gol de Jael, Ceará vence a Chapecoense na Arena Castelão
Em jogo equilibrado, São Paulo empata com Atlético-MG no Morumbi
Timão vence o Palmeiras na Neo Química Arena com dois gols de Róger Guedes
Brasil derrota o Marrocos e vai à semifinal da Copa do Mundo de futsal
Polícia Militar atende ocorrências de violência doméstica na madrugada e prende cinco pessoas
BOLETIM COVID-19 – Três Lagoas registra 03 novos casos neste domingo (26)
Polícia Militar Ambiental de Aquidauana atende denuncia de pesca predatória e prende o pescador que era foragido da justiça com mandado de prisão em aberto
Brasileiro: Fluminense recebe Bragantino no Maracanã
Série D: Uberlândia-MG e Joinville-SC iniciam confronto pelas oitavas
2º BPM realiza a III Operação Blitz de Trânsito “Condutor Não Habilitado”.
As inscrições para o 22º Encontro do Proler e o 18º Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas seguem até novembro
Novas leis estaduais promovem educação e bem estar econômico-social em MS
Termina na quarta-feira pesquisa da Agepan e Fundtur para projeto de melhoria do transporte turístico
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
Governo economiza milhões com trabalho prisional em obras públicas
Chuva ameniza calorão e melhora umidade do ar no primeiro domingo da primavera
Força Tática prende homem com mandado de prisão e recupera veículo roubado
Next
Prev

Assembléia Legislativa MS

Há dois meses, podcast traz assuntos da Casa de Leis de maneira descontraída

Publicado


Após dois meses da estreia do Podcast Falando da Casa, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) destaca a publicação de cinco episódios do programa na plataforma Spotify. As edições trazem, de forma descontraída, os assuntos que permeiam o Legislativo – com um bate-papo conduzido por jornalistas do Parlamento e a presença de convidados nas gravações.

A iniciativa inédita da Casa de Leis foi lançada no dia 14 de maio, com o apoio da Mesa Diretora da ALEMS e realização da Secretaria de Comunicação Institucional. Idealizadores do projeto, os jornalistas Osvaldo Júnior e Paulo Radamés fizeram uma avaliação desses dois meses do podcast Falando da Casa.


Podcast conta com auxílio de equipe de Comunciação da ALEMS

Foto: Luciana Kawassaki

“Todos os episódios foram muito gratificantes de serem gravados, pois, a cada um deles, a gente aprendeu alguma coisa e pôde oferecer, para quem nos ouve, um lado mais humano do nosso trabalho. Os episódios que passam pelas histórias de vida são muito emocionantes de serem gravados”, destaca Radamés.

Para Osvaldo, a experiência tem sido produtiva. “A cada programa, eu me sinto mais em casa, mais familiarizado com o formato, com a linguagem, com as trocas com o Paulo e eventuais entrevistados. No jornalismo, eu amo escrever, mas também tenho fascínio por rádio. E o podcast é, basicamente, um programa de rádio com transmissão pela internet. E o Falando de Casa nos oportuniza a falar de tudo que se relaciona à Assembleia Legislativa, de uma forma descontraída, como se fosse um bate-papo na cozinha de casa, tomando um cafezinho”, reflete.

O jornalista conta que para ele um dos episódios mais interessantes é o que aborda a campanha Junho Prata, devido à participação de crianças nessa edição. “As crianças falaram sobre o que gostam em seus avós. Demos o recado sobre a importância do enfrentamento da violência contra idosos, mas demos a leveza com a participação das crianças”, afirma Osvaldo.


Episódios gravados na Rádio ALEMS estão disponíveis no Spotify

Foto: Paulo Radamés

Episódios

A ideia é que a cada edição seja apresentada alguma curiosidade ou história das atividades no Legislativo. “Esse tipo de trabalho durante a pandemia traz um pouco mais de leveza à rotina, que foi mudada radicalmente para todos”, explica Radamés. Na lista abaixo, confira e ouça o que já foi assunto no podcast.

Ep. 00 – Falando da Casa

Neste episódio, o ouvinte fica sabendo como a iniciativa do podcast começou e o porquê ele foi criado.

Ep. 01 – Dever de Casa

Esta edição conta com as participações do presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB), e do 1º secretário, deputado Zé Teixeira (DEM). A conversa aborda os desafios durante a pandemia. Até o fechamento desta reportagem, esse era o episódio mais ouvido.

Ep. 02 – A Casa é Sua

Aqui o ouvinte fica sabendo um pouco mais sobre a atuação das frentes parlamentares, as quais promovem debates e na buscam soluções conjuntas para problemas que afligem toda a população.


Entrevistados ajudam a enriquecer bate-papo sobre a Casa de Leis

Foto: Paulo Radamés

Ep. 03 – Escola da Casa

O coordenador da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Ben-Hur Ferreira, fala sobre o trabalho do setor.

Ep. 04 – Casa dos Avós

Nesta edição, o bate-papo é sobre o Junho Prata, campanha dedicada a combater a violência contra a pessoa idosa. Quem participa deste episódio é o deputado Renato Câmara e a criançada que falou sobre as vovós e os vovôs.

Falando da Casa

O podcast Falando da Casa é realizado por meio de parceria entre as Gerências de Site e Mídias Sociais e de TV e Rádio da ALEMS. “Eu sempre conversava com o Osvaldo na redação sobre as possibilidades que tínhamos de contar as histórias da Assembleia trabalhando na Comunicação da Casa de Leis. E a ideia do podcast veio naturalmente dessa vontade. Como também sempre conversava com a gerente do site e das mídias sociais, Fabiana Silvestre, sobre a convergência das plataformas de mídia da ALEMS, tudo casou para que o podcast nascesse”, detalha Radamés.


Jornalistas Osvaldo (à esquerda) e Radamés (à direita)

Foto: Paulo Radamés

Com o apoio conquistado, começaram as reuniões para definição do novo produto de comunicação e a escolha do nome. “Fizemos a primeira reunião no início de março e começamos a trocar ideais, um brainstorming sobre o podcast, como se chamaria, entre outras definições. A palavra “casa” foi muito discutida, por causa de Casa de Leis e dos sentidos ricos que esse termo tem. Rapidamente, chegamos a Falando de Casa e afinamos para Falando da Casa. Foi uma escolha bem democrática, como deve ser em uma Casa de Leis”, conta Osvaldo.

Além da participação de jornalistas da ALEMS, o podcast Falando da Casa conta com o auxílio de uma equipe de técnicos, coordenadores e gerentes. Todas as edições podem ser conferidas neste link.

Comentários Facebook

Assembléia Legislativa MS

Lei: Abril Azul de conscientização sobre o autismo é instituído em MS

Publicado

por


De autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), foi publicada esta manhã a Lei 5721/2021, que institui e inclui no Anexo do Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, previsto na Lei 3.945, de 4 de agosto de 2010, o Abril Azul, voltado para a conscientização sobre o autismo.

O objetivo das campanhas de conscientização, que serão realizadas anualmente, durante o mês de abril é informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade civil sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Uma das medidas para dar visibilidade ao tema é a iluminação ou decoração de espaços físicos de prédios públicos com a cor azul.

O autor da lei fala sobre o Transtorno do Espectro Autista. “Costuma ser identificado na infância, afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e a adaptação da criança. O quanto antes a família e os profissionais da educação forem orientados sobre o quadro da criança, melhor será sua inserção social e aquisição de autonomia. A campanha deve destacar que o autismo não é uma doença, e sim uma peculiaridade que precisa ser entendida e aceita”, destacou Antonio Vaz.

Comentários Facebook
Continue lendo

Assembléia Legislativa MS

ALEMS convida para Semana Estadual do Idoso com programação online

Publicado

por


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) convida a todos para participar da Semana Estadual do Idoso de 25 de setembro a 1º de outubro, que realizará uma série de mesas redondas e debates online sobre diversas temáticas que envolvem as pessoas que têm mais de 60 anos de idade. O evento, promovido por meio do gabinete do deputado Renato Câmara (MDB) e da Frente Parlamentar em Defesa aos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa, terá programação por diversos canais – confira a agenda do evento completa clicando aqui.

Segundo o deputado, quem também coordena a Frente, os encontros online buscam apontar caminhos e soluções para o envelhecimento com qualidade de vida. “São ações fundamentais para contribuir na criação de projetos de leis e também defender a dignidade da pessoa idosa. Aqui na Assembleia Legislativa somos parceiros de todas as pessoas que busquem os seus direitos. Participe, acompanhe nossas redes sociais e vamos juntos nessa caminhada”, convidou Renato Câmara.

Além do evento, a Frente Parlamentar em Defesa aos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa enviou indicações ao Governo do Estado com pleitos para a criação das Delegacias Especializadas para Pessoa Idosa, regulamentação do Fundo Estadual da Pessoa Idosa do MS, discussão do Programa de Enfrentamento a Violência da Pessoa Idosa, ativação do Disque Idoso (Lei 4.255/2012) e ao Tribunal de Justiça a criação de uma Curadoria Judicial.

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana