Mato Grosso do Sul
Guerreiro cobra obras emergenciais nas BRs 158 e 262

Manifestando preocupação quanto à segurança dos usuários das rodovias federais em Mato Grosso do Sul, o deputado Angelo Guerreiro apresentou proposição na Sessão Plenária desta quarta-feira, 06 de maio, que será encaminhada pela Mesa diretora do parlamento estadual ao Superintendente Regional do DNIT, Thiago Carim Bucker. A primeira solicitação diz respeito à implantação de Guard Rail na área urbana da BR-158 no trecho entre as duas rotatórias no Município de Selvíria.
“Nossa solicitação pela implantação do guard rail considera que diversos pontos da rodovia, onde muitos condutores utilizam a entrada da cidade sem sinalização adequada, estão oferecendo riscos para a integridade física dos condutores de veículos e contribuindo para ,as ocorrências de acidentes”, disse o Deputado informando que o pedido foi feito pelo vereador José Antônio de Souza Júnior.
Outra solicitação do Parlamentar pede ao Superintendente do DNIT que interceda junto a empresa responsável pela manutenção da BR-262 para que viabilize melhorias nas travessias das linhas férreas existentes entre Campo Grande a Água Clara. Conforme Angelo Guerreiro, “as passagens dos trilhos estão em péssimas condições, foram realizados vários recapeamentos ao longo dos anos e não houve levantamento junto aos trilhos. A profundidade da pista junto aos trilhos e os buracos em sua lateral, provocam cortes nos pneus e forte pancada, trazendo prejuízos e preocupações aos condutores”.
Curta a nossa página no Facebook
Assessoria de Imprensa/Dep. Angelo Guerreiro
Mato Grosso do Sul
Campanha “Doe o Melhor de Você: Doe Vida” chega à 13ª edição com mobilização no Comando-Geral da PMMS

Iniciativa da Secretaria de Estado de Fazenda promove a solidariedade entre servidores públicos e mobiliza sociedade
Nos dias 17 e 18 de junho, das 8h às 11h e das 13h às 16h, o Comando-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, no Parque dos Poderes, receberá a 13ª edição da campanha “Doe o Melhor de Você: Doe Vida”. A mobilização, já consolidada no calendário institucional do Estado, leva a estrutura completa de coleta de sangue para dentro dos órgãos públicos, promovendo cidadania, solidariedade e informação.
Idealizada em dezembro de 2021, a campanha percorreu até agora 12 instituições públicas, incluindo Governadoria, secretarias estaduais e autarquias. O diferencial da iniciativa é justamente a capacidade de mobilizar os servidores no próprio local de trabalho, montando uma estrutura que inclui macas, equipe de saúde, lanches, brindes e todo o suporte necessário ao doador. A organização conta com o apoio dos parceiros Sindifisco, Sindifiscal, Sindafaz, Digix, Unisaúde/MS e Cassems.
Com 1.217 bolsas de sangue coletadas até a última edição, número que representa a possibilidade de salvar cerca de 4.868 vidas, a campanha prepara-se agora para atingir um novo recorde. A expectativa é coletar 190 bolsas de sangue no Comando-Geral da PMMS, que se soma de forma decisiva a esse esforço humanitário e institucional.
O mascote da campanha, Zé Sanguinho, estará presente para interagir com os servidores e ajudar a reforçar a mensagem de que doar sangue é um gesto simples, mas de enorme impacto social.
Para o secretário de Estado de Fazenda, Flávio César Mendes de Oliveira, a campanha representa mais do que um ato de generosidade, é um exercício de cidadania que conecta diretamente o servidor público à sociedade que ele serve.
“Essa iniciativa mostra o quanto podemos ir além das nossas funções técnicas para impactar positivamente a vida das pessoas”, destaca o secretário.
Além de promover a doação, a campanha também abre espaço para uma conversa necessária sobre a importância dos tributos na manutenção dos serviços públicos essenciais, como saúde, segurança e educação. A Sefaz-MS aproveita o momento para reforçar que os tributos, bem aplicados, são instrumentos poderosos de justiça social.
O Comando-Geral da Polícia Militar abraça a causa de forma institucional e engajada. Para o comandante-geral da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes, iniciativas como essa refletem a missão maior da corporação.
“A Polícia Militar é vocacionada para servir e proteger. A campanha ‘Doe o Melhor de Você: Doe Vida’ se encaixa perfeitamente nesse propósito. Ao abrir as portas do nosso Comando para essa ação, conclamamos não apenas os policiais militares, mas toda a sociedade civil a se juntar a nós nesse gesto de empatia e responsabilidade social. Doar sangue é salvar vidas — e essa é uma missão de todos nós”, destaca.
Requisitos para doação
Os interessados em doar devem comparecer munidos de documento oficial com foto, estar bem alimentados, pesar no mínimo 51 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem estar acompanhados de pais ou responsáveis legais. Também é necessário respeitar os intervalos entre doações: homens podem doar até quatro vezes ao ano e mulheres até três vezes, conforme critérios da Rede Hemosul-MS.
Vacinas recentes, uso de certos medicamentos ou doenças crônicas podem impedir a doação temporariamente, por isso é essencial passar por triagem com a equipe de saúde presente no local.
Serviço
Campanha “Doe o Melhor de Você: Doe Vida” – 13ª Edição
17 e 18 de junho
Das 8h às 11h e das 13h às 16h
Comando-Geral da Polícia Militar de MS
Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 1203 – Palácio Tiradentes, Parque dos Poderes
Comunicação Sefaz
Foto: Bruno Rezende/Arquivo/Secom
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Turismo acessível ganha força em Rio Verde e MS reforça compromisso com a inclusão

O município de Rio Verde, região turística Rota Cerrado Pantanal em Mato Grosso do Sul, foi palco de um encontro que marcou um importante passo rumo à inclusão no setor. A cidade recebeu representantes do poder público, empresários, lideranças comunitárias e profissionais do turismo para discutir os rumos do Programa de Turismo Acessível e Inclusivo, iniciativa da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), em parceria com instituições públicas e privadas.
Com o tema “Turismo para todas as pessoas – Eliminando as barreiras atitudinais e construindo uma nova realidade para o Turismo de Mato Grosso do Sul”, o evento propôs uma reflexão profunda sobre a urgência de tornar os destinos turísticos mais acessíveis, destacando a necessidade de eliminar obstáculos não apenas arquitetônicos, mas também atitudinais e comunicacionais.
Durante o encontro, a coordenadora do programa e gestora na Fundtur MS, Telma Nantes de Matos, falou sobre a importância de se pensar o turismo como um direito.
“Falar em turismo acessível é falar de dignidade, autonomia e pertencimento. Não é mais possível ignorar as diretrizes existentes e as necessidades. O futuro se constrói com direitos garantidos, com atitudes, com políticas públicas para a construção de cidades e destinos acessíveis para todas as pessoas. O turismo do futuro é para todas as pessoas e o futuro começa aqui em MS”, reforça.
A iniciativa está alinhada com a Lei Brasileira de Inclusão, a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e as diretrizes da Organização Mundial do Turismo, posicionando Mato Grosso do Sul como protagonista na construção de um turismo mais inclusivo e cidadão.
Com um público potencial de mais de 45 milhões de brasileiros com deficiência e cerca de 30 milhões de pessoas idosas, o evento destacou a força desse segmento no mercado de viagens e os desafios ainda enfrentados. Presente na agenda, o gerente de Estruturação e Inovação da Oferta Turística da Fundtur MS, Edson Moroni, destacou os avanços e a visão de futuro da proposta:
“Estamos construindo um novo modelo de turismo, com base em inovação, acessibilidade e sustentabilidade. Não se trata apenas de uma adequação técnica, mas de uma transformação social, econômica e cultural.”
Para o presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling, o projeto representa uma mudança definitiva de paradigma no setor. “A acessibilidade não é um favor, é um direito. E estamos assumindo esse compromisso como política pública de Estado. Queremos fazer de Mato Grosso do Sul uma referência nacional e internacional em turismo inclusivo, com impactos sociais, culturais e econômicos positivos para todos os municípios”, declarou.
Durante o evento, os participantes reafirmaram os três pilares que norteiam o programa estadual:
- Acesso: estar em todos os lugares com segurança, autonomia e igualdade.
- Reconhecimento: valorizar a diversidade humana e eliminar barreiras nos espaços públicos e privados.
- Capacitação: promover a formação contínua de empresários, profissionais do turismo e comunidades locais.
Uma roda de conversa promoveu escuta qualificada e compromisso coletivo com a transformação dos destinos turísticos sul-mato-grossenses. A ação integra uma agenda contínua, que será levada a outras regiões do estado, com foco na construção de destinos turísticos inteligentes, sustentáveis e acessíveis.
“A acessibilidade que falta é a cidadania que se nega. Estamos aqui para garantir que ela seja realidade. Mato Grosso do Sul está fazendo história”, finaliza Telma Nantes.
Débora Bordin, comunicação Fundtur MS
Foto: Gerência de Estruturação e Inovação da Oferta Turística
Fonte: Governo MS
-
Notícias da Região7 dias atrás
Policial Militar e Filho de Vice-Prefeito Morre em Acidente na Marechal Rondon, em Andradina
-
Arapuá7 dias atrás
Em fotos| Celebração da 1ª Eucaristia e dos Crismandos de Arapuá ano 2025
-
Três Lagoas6 dias atrás
Três Lagoas 110 anos: Expotrês 2025 começa nesta quarta com shows gratuitos
-
Suzano6 dias atrás
Suzano abre 74 vagas para formação de Operador(a) de Máquinas Florestais em Ribas do Rio Pardo/MS