Assembléia Legislativa MS
Guerreiro apresenta projeto de Lei que garante inclusão social nas escolas

Angelo Guerreiro aproveitou a sessão plenária dessa quarta-feira, 03, para apresentar um projeto de Lei que garante o direito de alunos com deficiência, quando for necessária ao apoio escolar especializado, com o uso de Carteira Escolar Inclusiva – CEI nos estabelecimentos de ensino público e privado de Mato Grosso do Sul. Para o parlamentar, esta é uma forma de garantir a inclusão de jovens com deficiência ao ensino e educação. “Nós pesquisamos e confirmamos que existem muitos alunos com essa necessidade, mas que não são atendidos em suas condições, pois as escolas não estão adequadas”, justificou Guerreiro, que acredita que esses equipamentos possibilitam recuperar a autoestima do aluno e proporciona mais autonomia nas aulas, considerando que muitos estudantes com deficiência ficam excluídos no avanço escolar.
O deputado estadual acredita que uma lei que trata sobre este assunto pode fazer valer o direito de todos à educação. “Existem muitas leis que não são cumpridas até mesmo pela falta de fiscalização. Mas a gente espera que essas que vão de encontro às reais necessidades da população sejam cumpridas por todas as esferas públicas”, acredita. A proposta de Angelo Guerreiro inclui estabelecimentos de ensino público e privado que, no prazo de três anos, deverão se adequar disponibilizando as Carteiras Escolares Inclusivas, “CEI”.
A Carteira Escolar Inclusiva é um conjunto composto por mesa e cadeira com estabilidade e segurança. Possui diferentes regulagens moldadas para os diferentes tamanhos. O assento conta com um cinto de segurança que impede o ocupante com necessidades de escorregar. Ao lado da mesa, além de um aparador para colocar os livros e cadernos, em cima da tampa um adaptador para prender o material regulado de acordo com a vontade do aluno.
Vale lembrar que essas CEIs devem ter modelo atestado e aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, atender rigorosamente às normas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, assim como, que for pertinente, pelo que mais for definido pelos profissionais técnicos da área e outras regras importantes. O projeto de Lei está em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e será encaminhado às Comissões Permanentes da casa.
Assembléia Legislativa MS
Assembleia e Você traz o Abril Azul na programação da TV Assembleia

O Abril Azul, campanha de conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é o tema do próximo Assembleia e Você, que estreia essa semana na grade de programação da TV do Legislativo Estadual. Os entrevistados desta edição são o educador físico Gerson Jacobina e a secretária da Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Geraldo Castelo, Michelle Dibo. Os participantes falaram sobre suas experiências profissionais e de vida envolvendo o TEA e também avaliaram a movimentação legislativa produzida no estado acerca do tema.
Apresentado por Aretha Muritiba e Paulo Radamés, o “Assembleia e Você” tem exibições às segundas (7h), quartas (17h45), sextas-feiras (13h30), sábados (18h) e domingos (17h) na TV Assembleia, canal aberto 7.2, ou canal 9 da Claro TV, aos sábados (17h30) e domingos (22h30), podendo também ser assistido a qualquer momento pelo canal do ALEMS no Youtube.
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
Assembléia Legislativa MS
Instituídas a Medalha e o Diploma “Arquiteto Urbanista Celso Costa”

Arquitetos urbanistas que se destacarem em ações sociais e de desenvolvimento poderão ser homenageados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Esse reconhecimento é estabelecido pela Resolução 02/2025, que institui a Medalha e o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo “Arquiteto e Urbanista Celso Costa”. De autoria do deputado Rinaldo Modesto (Podemos), a Resolução foi publicada pela Mesa Diretora na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial do Parlamento.
De acordo com a Resolução 02/2025, as honrarias vão homenagear pessoas físicas e jurídicas que se destacarem na profissão de arquiteto urbanista e no desenvolvimento e atuação em atividades ligadas ao setor social. A medalha e o diploma serão entregues, anualmente, em sessão solene realizada pela ALEMS, possivelmente em 15 de dezembro, quando se comemora o Dia do Arquiteto Urbanista.
“É uma homenagem a esse ícone da arquitetura e urbanismo de Mato Grosso do Sul que, ao longo de sua atuação profissional participou e idealizou o crescimento do nosso Estado, sendo autor de importantes projetos arquitetônicos em Campo Grande, em municípios do interior e, inclusive, em outros estados da federação”, afirmou o deputado Rinaldo Modesto.
Celso Costa nasceu em Campo Grande no dia 28 de abril de 1941 e faleceu, também na Capital, em 15 de setembro de 2023, aos 82 anos. Formou-se em Arquitetura pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1967. Também ajudou na criação e estruturação do primeiro curso de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul, na Faculdade CESUP. Foi vereador em Campo Grande de 1997 a 2000.
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
-
Três Lagoas6 dias atrás
Bocha Paralímpica – Três Lagoas garante pódio no Open em Campo Grande
-
Três Lagoas6 dias atrás
Prefeito Cassiano Maia participa de entrega de ovos para crianças em acolhimento, com apoio de parceiros locais
-
Três Lagoas6 dias atrás
Três Lagoas realiza 10ª edição da Feira do Peixe amanhã, 17
-
Arapuá5 dias atrás
7ª Cavalgada dos Amigos movimenta Arapuá com grande público