Três Lagoas-MS

  Últimas
Chance de ganhar no Nota MS Premiada é 28 vezes maior do que na Mega-Sena
Comissão estadual revisa decretos de quatro décadas
Fornatur e ABEAR se reúnem para alinhar informações sobre acordos com empresas aéreas durante pandemia
Vídeo sobre planejamento financeiro está disponível no canal da PGE/MS
Com mutirão nos fins de semana, Agesul conclui manutenção de muitas estradas após período de chuvas
Tempo firme com chuvas isoladas são esperadas para este sábado
PMMS realiza solenidade do Espadim Tiradentes, evento inédito em Mato Grosso do Sul
Estado faz repasses a clubes para a disputa do Estadual de Futebol 2021
Sinergia-MS presta homenagem à eletricista e denuncia terceirizada da Energisa
Em MS, Suzano abre processos seletivos com vagas para Água Clara, Brasilândia e Três Lagoas
PMA de Porto Murtinho utiliza imagem de satélite e autua infrator em R$ 55 mil por desmatamento ilegal de vegetação nativa protegida por lei ocorrido em 2019
Polícia Militar de Maracaju encerrou a 1º reunião de treinamento e planejamento do “Plano de Defesa”
Força Tática do 4º BPM apreende menor infrator pelo crime de tráfico de drogas
Equipes da Sanesul iniciam obras de setorização em Três Lagoas
BOLETIM COVID-19: Saúde registra 56 novos casos positivos e 82 recuperados nesta sexta-feira (26)
Alterações no regimento interno têm o intuito de otimizar os serviços prestados pela PGE
Escolagov e Prefeitura de Costa Rica firmam termo de cooperação para intercâmbio de conhecimentos
Aberto período de inscrições para contratação de Técnicos de Suporte em Tecnologia da REE
Inédita no país, granja em Dourados usa ração líquida e novas tecnologias da Suinocultura 4.0
Oficializada prorrogação de calamidade pública em mais três municípios de MS
Polícia Militar Ambiental de Bela Vista captura coruja dentro de farmácia no centro da cidade e a solta em seu habitat
Trailer Odontológico volta a atender a partir da próxima segunda-feira (01), no bairro São Carlos
Mais de 15.430 alunos da REME de Três Lagoas voltam as aulas segunda-feira (01) com Unidades de Ensino seguindo protocolo de biossegurança
PMA de Batayporã autua infrator em R$ 12,5 mil devido à falta de atividade de conservação do solo causando processos erosivos em sua propriedade no município
Elenco principal terá período de recesso; Retorno acontecerá no dia 15 de março
Abel comanda treino tático de olho na primeira decisão da Copa do Brasil
Em abordagem preventiva em Três Lagoas, Polícia Militar recupera bicicleta e apreende adolescente
Calamidade pública de Laguna Carapã e Douradina podem ser prorrogadas até 30 de junho
Santos perde para o Bahia em Salvador
Grêmio é superado pelo Red Bull Bragantino e encerra Brasileiro na sétima posição
Next
Prev

Assembléia Legislativa MS

Gravidez na adolescência é tema do programa Vida Saudável 

Publicado


Com objetivo de conscientizar os adolescentes em relação à gravidez precoce, o programa Vida Saudável da Rádio ALEMS, que vai ao ar nesta segunda-feira (22), irá falar sobre a “Prevenção à Gravidez na Adolescência”, em alusão ao mês de conscientização do tema. A entrevistada desta edição foi a ginecologista e obstetra, Vanessa Chaves Miranda, que também é presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado (Sogomat-Sul).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta fase é uma condição que pode elevar as chances de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de agravar questões socioeconômicas daquele grupo familiar. No Brasil, de acordo com o Governo Federal, a taxa é de 400 mil casos de gestações durante a adolescência ao ano, em 2019.

A ginecologista e obstetra, Vanessa Chaves Miranda, destaca durante o bate-papo que está cada vez mais comum a gravidez na adolescência. “Esse passou a ser um problema grave de saúde nos dias atuais, pois os números têm mostrado que as adolescentes estão engravidando mais. Se antes tínhamos meninas de 15 anos grávidas, atualmente a faixa etária é de 12 anos”.

Para a ginecologista a informação é a melhor maneira de oferecer segurança e cuidado aos jovens. “É necessário pensar em ações sistematizadas, educativas e também de conscientização, para que eles possam fazer suas escolhas de forma sensata, como protagonistas da própria vida. Também é necessário que os pais conversem com os filhos sobre o assunto, muitos ainda acham que ao falar sobre isso vai estimular a vida sexual. Conversar é essencial, afinal a vida sexual está começando precocemente”.

Vanessa ainda enfatiza que são vários os métodos para prevenir a gravidez indesejada, e é importante que eles sejam adotados antes de ter relação sexual, mas vale lembrar que o ideal é que a escolha seja feita sob orientação do médico, que deve levará em conta tanto o quadro e histórico clínico, quanto os hábitos, estilo de vida e rotina da paciente.

Para ouvir o programa, basta acessar a Rádio ALEMS, clicando aqui.

Comentários Facebook

Assembléia Legislativa MS

Oficializada prorrogação de calamidade pública em mais três municípios de MS

Publicado

por


A situação de calamidade pública em função da pandemia da Covid-19 foi prorrogada em mais três cidades sul-mato-grossenses. Os Decretos Legislativos 689/2021, 690/2021 e 691/2021 referem-se respectivamente a Rio Brilhante, Ivinhema e Naviraí. A oficialização foi feita nesta sexta-feira (26) pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Os documentos podem ser acessados neste link.

Com a publicação da medida, a situação de calamidade segue até o dia 30 de junho de 2021. Os decretos servem exclusivamente para os fins do artigo 65 da Lei Complementar Federal 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Os pedidos de prorrogação foram aprovados na Ordem do Dia da última quinta-feira (25). Dessa forma, os gestores municipais continuam autorizados a abrir crédito extraordinário, movimentar dotações por meio de transposição, remanejamento, transferência e utilizar a reserva de contingência.

Acesse aqui e saiba como a ALEMS auxilia os municípios a enfrentarem a pandemia.

Comentários Facebook
Continue lendo

Assembléia Legislativa MS

Calamidade pública de Laguna Carapã e Douradina podem ser prorrogadas até 30 de junho

Publicado

por


A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), em atendimento ao ofício encaminhado pelo chefe do Executivo municipal de Laguna Carapã, apresentou o Projeto de Decreto Legislativo 10/2021, que prorroga o reconhecimento da calamidade do município até o dia 30 de junho deste ano. A matéria segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

O projeto estende os efeitos do Decreto Legislativo 648, de 17 de junho de 2020, que reconhece o estado de calamidade pública em Laguna Carapã, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, até 31 de dezembro de 2020. Se aprovado e promulgado pela Casa de Leis, o estado de calamidade pública pode se estender até o dia 30 de junho de 2021, com os efeitos retroagidos a 1º de janeiro.

“O município de Laguna Carapã ainda sofre com os impactos negativos decorrentes da pandemia da Covid-19, somados ao aumento recente dos números de casos, e considerando que o plano nacional de vacinação é progressivo, e ainda está no seu estágio inicial, a prorrogação dos efeitos de reconhecimento do estado de calamidade pública até 30 de junho de 2021 é medida de extrema importância e necessidade”, afirma a justificativa da matéria.

Douradina

O pedido do chefe do Executivo municipal de Douradina também foi atendido pela Mesa Diretora da ALEMS, com a apresentação do Projeto de Decreto Legislativo 11/2021, que prorroga, até 30 de junho de 2021, os efeitos do Decreto Legislativo 639, de 10 de junho de 2020, que reconheceu a ocorrência do estado de calamidade pública no município até 31 de dezembro de 2020. Se aprovado e promulgado, seus efeitos também são retroativos a 1º de janeiro. 

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

BRASILÂNDIA

POLICIAL

Mais Lidas da Semana