Três Lagoas-MS

  Últimas
PRF apreende 105 Kg de cocaína em Camapuã (MS)
Em Japorã, Polícia Militar prende autor de violência doméstica
Em Naviraí, Polícia Militar apreende motocicleta adulterada
Em Iguatemi, Polícia Militar prende homem por violência doméstica
Em Naviraí, Polícia Militar apreende quase 61 quilos de maconha
Marcelo Lomba garante empate do Inter contra o São Paulo no Brasileiro
Série B: Paraná cede a empate contra Brasil de Pelotas no fim do jogo
CSA vence Juventude e sai do Z4 da Série B do Campeonato Brasileiro
CBF e clubes mantêm proibição de torcedores em jogos do Brasileirão
Polícia Militar Ambiental de Bela Vista devolve à natureza arara-azul apreendida pela Polícia Militar com dois paraguaios
PMA de Bela Vista é acionada para prender incendiário, usa técnica de contenção e apaga fogo antes que se alastrasse por uma grande área de vegetação
TRT-RJ suspende Palmeiras e Flamengo devido a infectados pela covid-19
Força-tarefa combate incêndio na RPPN Eliezer Batista, um dos maiores na Serra do Amolar
Polícia militar apreende motocicleta adulterada em Rio Verde
Polícia Militar cumpre mandado de internação provisória em Rio Verde
Polícia Militar prende jovem por dirigir embriagado e apreende veículo irregular em Coxim
PRF apreende 228,4 Kg de maconha, 39,2 Kg de skunk e prende 5 pessoas em Rio Brilhante (MS)
Time principal do Fluminense tem cinco jogadores com covid-19
Polícia Militar Ambiental de Batayporã usa imagem de satélite e autua paranaense em R$ 21 mil por desmatamento ilegal de áreas protegidas em sua propriedade no município
Série B: Figueirense e Guarani empatam em 2 a 2, em Florianópolis
Número de casos Covid – 19 continua alto e médias são preocupantes, alerta SES
Bolsonaro continua apresentando ótima evolução clínica
Tem grana! Maioria dos candidatos à prefeitura de Campo Grande é milionária
Candidato a vereador é morto após fazer live criticando obras da prefeitura
Novas regras para prevenção à COVID-19 em Três Lagoas foram publicadas no Diário Oficial dos Municípios desta sexta-feira (25)
Três Lagoas tem 31 novos casos e chega a 653 ativos para COVID-19 neste sábado (26)
Sanesul ativará bombas flutuantes neste domingo em Corumbá para garantir abastecimento de água
Carreta com mais de 3 toneladas de maconha foram apreendidas pelo DOF em Caarapó
Carreta com mais de quarenta mil pacotes de cigarros do Paraguai foi apreendida pelo DOF durante a Operação Hórus
Polícia Militar Ambiental de Cassilândia autua infratora em R$ 11 mil por degradação de área protegida e por exploração ilegal de madeira
Next
Prev

Mato Grosso do Sul

Governo do Estado autoriza implantação de Telediagnóstico em Dermatologia em Três Lagoas e Corumbá

Publicado

.

O Governo do Estado publicou nesta terça-feira (15) resolução autorizando a implantação do serviço de Telediagnóstico em Dermatologia nas macrorregiões de Três Lagoas e Corumbá. O objetivo é reduzir a fila de pacientes que podem ter seu atendimento feito pelo próprio médico de família e antecipando o atendimento em casos considerados prioritários.

Um dos pontos de estrangulamento no SUS é o acesso para a média e alta complexidade. A teledermatologia vem para solucionar o problema ao permitir acesso a exames em qualquer município e unidade de saúde, evitando o transporte de pacientes a centros maiores e agilizando a emissão de laudos.

Para incentivar a implantação do Serviço Telediagnóstico em Dermatologia, a Secretaria de Estado de Saúde disponibiliza ao Fundo Municipal de Saúde (FMS), em observância de normas legais específicas, recursos oriundos do Fundo Especial de Saúde (FESA), para fins de adquirir os equipamentos para registro de imagem – Kit de dermatologia (dermatoscópio, adaptador, câmera fotográfica).

Para implantação deverão ser observadas as recomendações do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina, referência da SES/MS na disponibilização da Oferta Nacional de Telediagnóstico em Dermatologia.

Para o início das atividades, o Município deve comunicar à SES, por meio de oficio, de que todas as medidas, para o funcionamento do Serviço de Telediagnóstico em Dermatologia, foram efetuadas e está apto, para que o Gestor Estadual informe à Diretoria do Departamento de Saúde Digital no Ministério da Saúde (DESD/ SE/MS) e Oferta Nacional de Telediagnóstico em Dermatologia do Núcleo Telessaúde de Santa Catarina.

Em outubro do ano passado, a Secretaria de Estado de Saúde, através da Coordenadoria Estadual do Telessaúde, realizou capacitação dos profissionais  da saúde dos municípios para  realização de Telediagnostico em Teledermatologia. O curso foi ministrado pelo Núcleo   de Telessaúde de Santa Catarina.

Airton Araes, SES
Foto: Divulgação

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Força-tarefa combate incêndio na RPPN Eliezer Batista, um dos maiores na Serra do Amolar

Publicado

por


.

Um incêndio de grandes proporções foi combatido e controlado pelos bombeiros de Mato Grosso do Sul e do Paraná, Ibama e de organizações não-governamentais na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Eliezer Batista (Novos Dourados), durante a sexta-feira (25) e madrugada deste sábado (26), na região da Serra do Amolar, Pantanal de Corumbá.

Cerca de 30 homens enfrentaram as chamas durante 20 horas, ininterruptamente. O fogo se alastrou rapidamente devido a vegetação seca e a força do vento Sul em direção à morraria, formando rastros de destruição por mais de três quilômetros. As chamas se deslocaram para o outro lado do morro próximo à sede da reserva, em direção a um vale que se interliga à Serra do Amolar.

A ação que exigiu esforço físico extremo dos bombeiros, brigadistas e voluntários faz parte da Operação Pantanal II, uma força-tarefa criada pelo Governo do Mato Grosso do Sul para combater, controlar e monitorar os focos de calor que ressurgiram na região, situada ao Norte de Corumbá e próxima à divisa do Estado com Mato Grosso.

Ação exigiu esforço físico extremo dos bombeiros, brigadistas e voluntários

Pelo menos 55 homens estão atuando na área crítica, protegendo as comunidades ribeirinhas e controlando os focos. A maioria dos incêndios está ocorrendo próxima às margens dos rios Paraguai e Cuiabá, este no limite dos municípios de Poconé (MT) e Corumbá. À noite se tem a dimensão dos incêndios pelos clarões no céu estrelado do Pantanal.

O socorro a 45 km

O incêndio na RPPN Eliezer Batista, de 12,6 mil hectares, teria ocorrido no pé da morraria que margeia o Rio Paraguai, saiu em direção à sede da reserva e desviou com a mudança do vento de volta a morraria. O fogo mantinha-se ativo até a tarde desde sábado circundando os morros. Os bombeiros observaram muitos animais fugindo das chamas, dentre eles dois cervos.

O tenente bombeiro do Paraná, Pedro Faria, informou que a chegada do fogo na morraria dificultou os trabalhos, porém o enfrentamento direto e indireto (contrafogo) deu resultado com a formação de uma linha de defesa. Neste sábado, parte da equipe se manteve no local monitoramento a área queimada para impedir que fagulhas dessem reinício ao fogo.

A rápida ação para combater o incêndio na RPPN foi possível pela iniciativa da funcionária da reserva, Keli Monique Silva, que pediu socorro pelo rádio transmissor. Seu alerta foi captado pela lancha do Instituto Homem Pantaneiro (IHN), ong que administra a RPPN, numa distância de 45 km. A lanha se encontrava no Rio Cuiabá acompanhando uma guarnição do Corpo de Bombeiros.

Os bombeiros de MS e PR que estão na região desde terça-feira foram os primeiros a chegar a  reserva, depois dos brigadistas do Ibama que passavam pelo local no momento em que o fogo se propagava. Neste sábado, uma segunda equipe de bombeiros seguiu para a reserva, deslocando-se da RPPN Acurizal, onde montaram base, a uma distância de 45 km pelo rio. Uma viagem dificultada pela pouca visibilidade devido densa fumaça.

Apoio de helicóptero

O diretor de relações públicas do IHP, coronel Ângelo Rabelo, disse que ainda não é possível mensurar a destruição causada pelo fogo, bem como a dimensão da área afetada. No entanto, avaliou que, considerando ser uma região de extrema importância para a proteção da biodiversidade do bioma, os impactos são irreversíveis, especialmente para a abundante fauna que habita o Amolar.

Por ser uma região de extrema importância para a proteção da biodiversidade do bioma, os impactos do fogo são irreversíveis

“O esforço agora é impedir que o fogo atinja as reservas ao lado, da Penha e do Acurizal. Para isso estamos reforçando a equipe de combate com mais cinco brigadistas do Ibama”, informou.

Rabelo informou que um helicóptero do ICMbio chegará à região na segunda-feira (28) para auxiliar no combate aos incêndios, com a tarefa de transportar os bombeiros e brigadistas para as áreas de focos. O IHP providenciou o transporte pelo Rio Paraguai de um caminhão com 20 mil litros de gasolina até a Serra Negra, uma área ao lado da RPPN, para abastecer a aeronave.

Sílvio de Andrade, Subcom
Fotos: Silvio Andrade e Andrè Zumak (IHP)

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso do Sul

Número de casos Covid – 19 continua alto e médias são preocupantes, alerta SES

Publicado

por


.

Conforme o Boletim Covid 19 deste sábado (26), foram registrados 638 novos casos em Mato Grosso do Sul nas últimas 24 horas, a taxa de infecção é de 0,9/dia. Números considerados preocupantes, conforme a Secretaria de Estado de Saúde. “Estamos num platô muito alto”, destacou o secretário, Geraldo Resende.
Óbitos também continuam alto. Foram 15 pacientes que não resistiram à doença. Em Campo Grande 8 pessoas; Corumbá 4 , e 1 nas demais cidades de Aquidauana, Nova Andradina e Cassilândia. As idades variam entre 48 a 94 anos.
O total de óbitos desde o início da pandemia é de 1.249, com taxa de 1,8 de mortalidade. A capital do Estado continua sendo o epicentro da doença. De acordo com o último boletim, Campo Grande registrou 282 novos casos. Em seguida vem Dourados, +72; Três Lagoas +38; Cassilândia +20 e Miranda +18.
O número total de casos confirmados no Estado é de 67,834. Destes 59584 foram recuperados; 7.001 casos ativos, 6.523 seguem em isolamento domiciliar e 489 estão internados.

Veja boletim aqui.

Theresa Hilcar. Subcom

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

BRASILÂNDIA

POLICIAL

Mais Lidas da Semana